MAPA – EDU – EDUCAÇÃO FÍSICA NA ED. INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS – 54_2024
Podemos compreender que os sentidos e significados de infância e de criança podem ser conceituados a partir de distintas definições. Alguns autores partem da concepção de uma infância entendida como categoria social e que a criança se caracteriza em um ser produtor de cultura. Sendo assim, é por meio da interação com os seus pares no contexto escolar que as crianças produzem uma série de culturas, conhecimentos e práticas. Construindo, dessa forma, seus saberes e seu universo.
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; BARALDI, Élen Carla da Costa. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos a ação de brincar na infância, como um dos conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da área da Educação Física, você precisará assistir atentamente ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl.
Crianças invisíveis é um filme, produzido em 2005 sem fins lucrativos, composto de sete curtas-metragens (episódios) realizados em países distintos com direções de vários cineastas. Retrata o cenário infanto-juvenil de várias culturas, no âmbito de um tema que necessita de maior debate que é a violência na infância, suas várias modalidades e consequências. Além de retratar, também, contextos distintos de brincadeiras ou a falta dessas atividades tão importantes nesse período.
No decorrer da tarefa de assistir ao filme completo, anote todos os pontos que te chamam a atenção sobre as brincadeiras realizadas pelas distintas crianças nos diferentes episódios, o contexto cultural em que vivem e o problema (violência/conflito social) que vivenciam nesses contextos.
Após assistir ao filme, com posse de suas anotações e dialogando com as discussões levantadas em nossa disciplina, ESCOLHA DOIS EPISÓDIOS DO FILME. A partir dessa escolha, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Nesse texto, você deve realizar uma comparação entre os dois contextos dos curtas escolhidos, pontuar as distintas brincadeiras realizadas pelos personagens dos curtas e comparar a situação crítica de cada um.
ATENÇÃO:
Orientações para a realização da atividade
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– Assista ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), o qual se encontra disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl, anotando todos os pontos que te chamam a atenção sobre a relação que se estabelece entre a infância e o brincar, vivenciados por distintas crianças de várias culturas com problemas graves em suas vidas;
– Leia suas anotações sobre o filme, ESCOLHA DUAS DAS HISTÓRIAS QUE O FILME TRAZ e construa um texto respeitando o limite de 15 a 20 linhas. No texto, após pontuar os episódios selecionados, você deverá comparar a realidade cultural dos personagens de cada episódio, pontuar as brincadeiras vivenciadas e problematizar o conflito social existente em cada episódio.
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA;
– A atividade deverá ser realizada individualmente;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto;
– Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio;
– Cópias parciais ou total serão zeradas.