ATIVIDADE 1 – ADSIS – ESTRUTURA DE DADOS I – 52_2024
Ponteiros em linguagem C são poderosas ferramentas que permitem aos programadores manipular diretamente a memória do computador. Eles armazenam endereços de memória como valores, permitindo acesso eficiente e direto aos dados. Ao declarar um ponteiro, utilizamos um asterisco (*), como em ‘int *ptr;’, indicando que ‘ptr’ é um ponteiro para um inteiro. Com ponteiros, podemos alocar dinamicamente memória durante a execução do programa com funções como ‘malloc()’, ‘calloc()’, e ‘realloc()’, garantindo flexibilidade no uso de recursos. Entretanto, é crucial compreender e utilizar ponteiros com cuidado, pois erros como referenciar um ponteiro não inicializado podem resultar em comportamento indefinido ou falhas no programa. Portanto, dominar o uso de ponteiros é fundamental para programadores em C, permitindo a implementação de estruturas de dados complexas e algoritmos eficientes.
Ponteiros costumam confundir as pessoas que não estão acostumadas a utilizá-los, misturando a ideia de dados e de endereço na memória. Para esta atividade, você deverá DESENVOLVER um algoritmo em LINGUAGEM C seguindo os passos a seguir:
- Defina uma variável x, do tipo inteiro, e uma variável y, do tipo ponteiro de inteiro.
- Usuário deverá informar o valor 25 à variável x.
- Faça o ponteiro y apontar para o mesmo endereço da variável x.
- Altere o valor armazenado no endereço de y para 12.
- Execute a operação y = y + 1.
- Some 5 ao valor armazenado no endereço de y.
- Imprimir na tela: qual é o valor de x?
O que deverá ser entregue?
No espaço a seguir, deverá ser enviado, em formato de TEXTO, seu código-fonte que execute o que é requisitado nos passos anteriores.