ATIVIDADE 1 – ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA – 53_2024
QUESTÃO 1
Por meio do domínio de conhecimentos gerais e o domínio de conhecimentos específicos da modalidade, o treinador desenvolve a competência para saber como desempenhar a função. A competência emerge como fruto do domínio dos conhecimentos adquiridos e transforma-se em experiência na medida que é explorada. O International Council for Coaching Excellence (ICCE, 2013) refere e elenca as competências que o treinador necessita para a sua atuação, estabelecendo um conjunto de funções primárias que convergem em competências.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Nesse sentido, de acordo com o ICCE (2013), analise as afirmativas abaixo:
- Uma das competências desenvolvidas é o profissional definir visão e estratégia, para compreender o contexto da prática.
- A competência de moldar o ambiente é para favorecer uma prática segura, criar planos de ação e assim, definir os critérios para ter sucesso.
III. Conduzir práticas também é uma competência do profissional, visto que aqui é onde o treinador/professor conduz os alunos até local da prática.
- A competência que também é desenvolvida nesse profissional é aprender a refletir, onde pode-se desenvolver uma filosofia de treino e também refletir e avaliar a si mesmo, além de ter um aprendizado contínuo.
De acordo com seu livro didático, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Quando pensamos nas características e competências que fazem um treinador ser bem-sucedido, uma forma de observar criticamente o perfil de competências é identificar se há características comuns com treinadores que, durante a sua carreira, obtiveram sucesso. Por isso os autores Salmela, Draper e Laplante (1993) especificaram as características do treinador competente, proficiente e de sucesso.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
( ) Um treinador competente é o treinador que ao mesmo tempo que conquista experiência, registra em sua memória e começa a reconhecer similitudes em situações diferenciadas.
( ) Para ser proficiente, o treinador deve demonstrar continuamente, que possui a noção de timing para alterar as tarefas que não estão decorrendo satisfatoriamente, tomando decisões segundo um processo de análise consciente e deliberada.
( ) O treinador de sucesso tem como característica uma forte intuição sobre o que rodeia o processo de treino. É uma pessoa que edifica a sua competência de forma contínua, refletindo sobre a sua prática e comparando os seus procedimentos com os dos seus pares.
Assinale a alternativa que está correta na sequencia de Verdadeiro ou Falso:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V
Alternativa 2:
V, F, F
Alternativa 3:
V, F, V
Alternativa 4:
F, V, V
Alternativa 5:
F, F, F
QUESTÃO 3
O ambiente esportivo pode ser visto como um reflexo da sociedade, onde pode-se reproduzir e facilitar a preparação para a vida, por meio de uma intervenção esportiva adequada. No entanto, o interesse pelo esporte precisa ter um incentivo. Considerando os apontamentos, percebe-se que o incentivo pode ser provindo de diversos lugares.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Com base no trecho acima e seu livro didático, assinale a resposta correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A família é o agente secundário no processo de adesão da criança ao esporte.
Alternativa 2:
A escola é o agente secundário no processo de adesão da criança ao esporte.
Alternativa 3:
O meio onde se insere a criança e o jovem tem pouca influência na adesão ao esporte.
Alternativa 4:
As crianças possuem motivações iguais, indiferentemente da idade ou do estágio do desenvolvimento.
Alternativa 5:
As experiências prematuras com o esporte, parecem influenciar negativamente nas tendências de ocupação do tempo livre por parte dos jovens.
QUESTÃO 4
O esporte é toda atividade física realizada de forma competitiva, que segue um conjunto de regras e objetivos bem definidos. O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários, seguindo as regras impostas pelo regimento de cada modalidade esportiva. Os benefícios da prática são inúmeros, em todas as áreas.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sabendo dos benefícios, analise as afirmativas abaixo:
( ) Um dos benefícios da prática é a parte física.
( ) Elevação dos níveis de autoconfiança pode ser caracterizado como um benefício psicológico.
( ) O desenvolvimento de hábitos de autodisciplina, perseverança e resiliência se caracterizam como benefícios da prática.
( ) Outro benefício é o desenvolvimento de competências de liderança e de iniciativa, que podem auxiliar não só no esporte, mas em todas as esferas da vida.
Assinale a alternativa correta, de acordo com V para verdadeiro e F para Falso:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F
Alternativa 2:
V, V, F, V
Alternativa 3:
V, V, V, V
Alternativa 4:
V, V, F, F
Alternativa 5:
F, F, F, F
QUESTÃO 5
Uma Unidade de Treino (UT) existe para que o treinador consiga organizar sua prática de forma objetiva. Por isso é essencial entendermos como funciona essa estrutura na prática, ou seja, como a aula ou UT deve ser organizada e estruturada, considerando os objetivos e atividades propostas. Diante dessa análise compreendemos que a UT é composta por algumas vivências.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Diante do estudado, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Conscientização tática > Jogo Inicia > Jogo Final.
Alternativa 2:
Conscientização Tática >Jogo Inicial > Primeiros Movimentos > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.
Alternativa 3:
Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Jogo Final.
Alternativa 4:
Jogo Final > Primeiros Movimentos > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Inicial.
Alternativa 5:
Primeiros Movimentos > Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.
QUESTÃO 6
Os programas que visam o desenvolvimento positivo dos jovens, se apoiam substancialmente no talento, interesses e potencial que se evidenciam nessas idades. Com isso as lideranças precisam almejar o enquadramento dos jovens em parcerias sustentadas de colaboração com adultos para que o desenvolvimento e a construção das competências pretendidas decorram de forma harmoniosa. Para que a participação em programas esportivos potencialize os efeitos positivos pretendidos no desenvolvimento dos jovens, deverão ser considerados alguns itens.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as características dos programas esportivos:
- Possuir normas e regulamentos implementados de forma positiva.
- Mútuo apoio e comprometimento de todos envolvidos na realização do programa.
III. O programa precisa ser claro e consistente, sempre contando com a supervisão de adultos.
- Os programas precisam de estratégias que impliquem e corresponsabilizem o jovem na atividade desenvolvida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Os treinadores com maior relevância na aquisição de competências de vida dos atletas são aqueles que se caracterizam por evidenciar filosofias de treino de sua preferência e são proativos no desenvolvimento dessas competências de forma explícita, preocupando-se permanentemente com as transferências dessas competências para outros ambientes. Por esse motivo, sabendo da necessidade dessa característica do treinador, Vella e Gilbert (2015) propõem estratégias de ensino para o desenvolvimento positivo dos jovens por meio do esporte.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Analise as afirmativas abaixo sobre as estratégias propostas pelos autores Vella e Gilbert:
- Deve-se ter consciência do sucesso, pois não se pode perder dentro do esporte.
- É importante aceitar o erro e a derrota, pois é natural dentro do processo esportivo.
III. Os jovens atletas devem ser inspirados e motivados para promoverem sua autoconfiança.
- Ter foco no esforço e persistência. O sucesso depende do quanto o atleta se dedica no treino.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
II apenas
Alternativa 2:
I e II apenas
Alternativa 3:
II e III apenas
Alternativa 4:
II, III e IV apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV
QUESTÃO 8
A filosofia do treinador se constrói sobre um conjunto de padrões pelos quais o treinador vai influenciar, ensinar e modelar os seus atletas. Idealmente, reflete a sua própria filosofia de vida, pois os objetivos e os valores têm que ser significativos em nível pessoal, se não, são somente propósitos vazios.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Para iniciar a construção de sua filosofia, o treinador deverá:
Alternativas
Alternativa 1:
?Deverá entender-se como se é, enquanto profissional e enquanto pessoa.
Alternativa 2:
Saber quem poderá segui-lo, definir seu público antes de denotar sua filosofia.
Alternativa 3:
Entender como sua filosofia pode mudar a vida das pessoas antes de criar uma.
Alternativa 4:
Deverá criar regras para sua filosofia e depois, pensar em qual linha se encaixa.
Alternativa 5:
Procurar um filósofo que ensine técnicas para que possa se aprofundar no entendimento da filosofia.
QUESTÃO 9
A filosofia de treino descreve a maneira como será efetuada a abordagem como treinador e assegura que esta seja fiel aos objetivos e valores definidos. Os valores podem ser abertos à discussão por parte da equipe e até ser ligeiramente alterados de forma a se adequarem ao grupo de atletas a quem se dirigem.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre os valores e suas aplicações práticas, analise as afirmativas abaixo:
- O valor do compromisso, pode ser adquirido aceitando responsabilidades e tendo consciência do próprio valor para a equipe.
- O valor de autonomia é entendido criando consciência do que se pretende com as tarefas de treino e competição.
III. Valores como superação pessoa, podem ser adquiridos entendendo que não precisa ser competitivo.
- Corresponsabilização é ajudar no treino com as bolas e demais materiais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II apenas
Alternativa 2:
I e II apenas
Alternativa 3:
II e III apenas
Alternativa 4:
I, II e IV apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV
QUESTÃO 10
Considerando que não se planeja de forma abstrata, mas, sim, a partir de situações reais, o treinador terá que fazer uso da sua capacidade de análise da situação que enfrenta para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, algumas variáveis precisam ser consideradas para que o planejamento de uma temporada esportiva seja realizado de forma adequada.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:
- Calendário das competições
- Condições de treino
III. Clube esportivo
- Atleta
Assinale a alternativa que aponte as variáveis a serem consideradas no planejamento:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas
Alternativa 2:
II e III apenas
Alternativa 3:
I, III e IV apenas
Alternativa 4:
II, III e IV apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV