05/05/25, 10:42 Unicesumar – Ensino a Distância
ATIVIDADE 1 – BEDU — ATV INTEGRADORA ESPECÍFICA 2 – 52_2025 |
Período:05/05/2025 08:00 a 06/07/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO Nota máxima:2,00 Gabarito:Gabarito será liberado no dia 18/08/2025 00:00 (Horário de Brasília) Nota obtida: |
1ª QUESTÃO
A organização de eventos é desafiadora. Essa organização, a nível mundial é, ainda mais, motivo de preocupação. No entanto, as cerimônias de abertura e encerramento dos eventos esportivos mundiais que aconteceram no Brasil, empolgou e emocionou o mundo com sua simplicidade e criatividade.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set. 2016. Nas palavras da autora passamos uma imagem positiva ao mundo. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: I. O Brasil tem a capacidade de organizar qualquer evento mundial. PORQUE II. Sabemos organizar o melhor carnaval. Assinale a afirmativa correta: |
ALTERNATIVAS
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. As afirmativas I e II são falsas. |
2ª QUESTÃO
Segundo a autora Bastos (2016), seu estudo tem por objetivo colocar em pauta o “fazer” em relação com o futuro do esporte no país, sobretudo o esporte de alto rendimento, já que não temos uma visão do “fazer” sobre a gestão do esporte nacional.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. O desenvolvimento de modelos esportivos que se configuraram como modelos nacionais, vem sendo estudado. Assinale a alternativa que salienta o porquê desse estudo sobre os modelos: |
ALTERNATIVAS
Para compreender os pontos-chave na avaliação de políticas públicas de Estado e governo de diferentes nações. Garantir a unificação do esporte a nível mundial, estabelecendo regras e novos modelos.
Criar um comitê que abranja todos os modelos esportivos em um único evento. Criar políticas públicas para as diferentes nações, no contexto esportivo. Estabelecer metas e planos para o esporte mundial. |
3ª QUESTÃO
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Para garantir qualidade no desenvolvimento do esporte de alto rendimento, é de suma importância seguir um modelo teórico e utilizá-lo como referência, Digel (2002, apud BASTOS, 2016). Ademais seguir seu passo a passo estruturado, pode favorecer o desenvolvimento do atleta, em todas as áreas.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca do modelo teórico desenvolvido por Digel (2002), assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
O modelo analisa apenas a participação da mídia como promotora do esporte.
O modelo possui três níveis de análise, a sociedade, a organização e as relações interpessoais dos atletas. A política, a economia e o sistema de educação não fazem parte dos níveis de estruturação do modelo de Digel. O modelo considera quatro níveis de análise estrutural: cultura esportiva, organização, localização e relações internacionais. Digel (2002) desenvolveu o modelo para analisar as estruturas esportivas de nações diferentes para encontrar pontos convergentes e divergentes do esporte de alto nível. |
4ª QUESTÃO
Recentemente, propuseram uma abordagem específica para o esporte de alto rendimento, onde são considerados três níveis de análise. Esses níveis compreendem os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais, as políticas nacionais voltadas ao esporte e os aspectos específicos relativos ao desempenho individual dos atletas. Partindo dessa base foram construídos pilares norteadores para análise e comparação do esporte de alto rendimento.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta corretamente quantos são os pilares norteadores de análise que permite comparação entre nações: |
ALTERNATIVAS
São 03 pilares.
São 05 pilares. São 09 pilares. São 10 pilares. São 12 pilares. |
5ª QUESTÃO
O esporte de alto rendimento mundial é visto como alvo de estudos e envolvem pontos de interseção e aproximação entre os componentes do mesmo, em diferentes nações. No Brasil, o estudo sobre o esporte de alto rendimento é recente e vem ganhando mais importância com a expectativa da participação do país em olimpíadas e paraolimpíadas.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Em relação ao sistema brasileiro do desporto, analise as asserções e a relação entre elas: I. Não é possível estabelecer pontos de interseção/aproximação entre os componentes do sistema. PORQUE II. Esses não dialogam entre si, o que indica pouca possibilidade de viabilizar a criação de um sistema nacional de esporte para o Brasil. Assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
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As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. As afirmativas I e II são falsas. |
6ª QUESTÃO
Esse impasse sobre o Sistema Nacional do Desporto no Brasil aparece em estudos que obtiveram conclusões semelhantes. Esses estudos revelam pontos críticos quanto à estruturação de políticas, organizações e governança que nos permitem visualizar alguns cenários.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Analise as alternativas sobre os cenários que o texto nos aponta: I. O terceiro, por sua vez, apenas reforça os anteriores, pois refere-se à existência de recursos financeiros e mão de obra para desenvolvimento do atleta. II. O segundo cenário refere-se à necessidade de uma estrutura esportiva nacional que coordene as ações de órgãos governamentais e entidades nacionais do esporte. III. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos assistemáticos, onde o Estado, os clubes e também a família se responsabiliza pelo desenvolvimento dos atletas. IV. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos, onde o Estado é o maior provedor e responsável pelo desenvolvimento do atleta, ficando em responsabilidade dos clubes e da família apenas o bem-estar do atleta. Assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
II apenas.
II e III apenas. I, II e IV apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
7ª QUESTÃO
Outros indicadores da necessidade de refletir e atuar no sentido de um aperfeiçoamento do Sistema de Esporte de Alto Rendimento no país, se apresentam especificamente com projetos relacionados ao objetivo do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca desses indicadores, analise as afirmativas abaixo: I. O Brasil Medalhas, foi visto como uma tentativa tardia de buscar o desenvolvimento coordenado do esporte de alto rendimento. II. Os projetos implementados no país não possuem similaridade com programas realizados em outros países de sucesso esportivo. III. O Brasil ainda está em busca de artifícios para o sucesso desportivo e da construção de uma política de longo prazo com base científica. IV. Um dos programas, o Plano Brasil Medalhas, foi avaliado como um plano de emergência e não pode ser qualificado como plano estratégico. Assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
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II apenas.
II e III apenas. I, II e IV apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
8ª QUESTÃO
Regradas, institucionalizadas e internacionalizadas, as manifestações de cultura corporal de origem secular foram subtraídas de seu contexto de celebração para serem universalizadas, cabendo ao grupo produtor das regras o poder de incluir e de excluir os participantes de sua prática.
Fonte: RUBIO, Kátia. Esporte e Jogos Olímpicos: entre utopias e pragmatismos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação n° 11, dezembro 2020. Disponível em:file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Esporte%20e%20jogos%20ol%C3%ADmpicos%20entre%20utopias%20e%20pragmatismos%20(2020).pdf. Acesso em: Abr. 2024. Segundo o artigo, assinale a alternativa que aponta em qual momento da história, o esporte foi organizado de forma social e destacou-se: |
ALTERNATIVAS
Surgiu após a primeira Guerra Mundial, no século XX, na Inglaterra.
Aconteceu em meados do século XX, com a primeira olimpíada. Na Escócia, com os jogos escoceses no Século XVIII. Não sabemos a data exata, mas foi na França. Na Inglaterra, no Século XIX. |
9ª QUESTÃO
Idealizado para ser uma linguagem de entendimento universal por meio do esporte, o Olimpismo por meio de seus líderes e ideólogos, buscou seguir à margem das grandes tensões in- ternacionais para se firmar como uma proposta única.
Fonte: RUBIO, Kátia. Esporte e Jogos Olímpicos: entre utopias e pragmatismos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação n° 11, dezembro 2020. Disponível em:file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Esporte%20e%20jogos%20ol%C3%ADmpicos%20entre%20utopias%20e%20pragmatismos%20(2020).pdf. Acesso em: Abr. 2024. Assinale a alternativa que abrange o conceito de Olimpismo: |
ALTERNATIVAS
Olimpismo é o antônimo de olimpíada, ou seja, o esporte não olímpico.
O Olimpismo tem como base os clubes de esportes dentro das confederações e federações. Olimpismo é uma variante dos jogos olímpicos, é outro evento que acontece concomitantemente com os jogos. O olimpismo desestruturou a base para a formação do Comitê Olímpico Internacional (COI), deixando de se firmar como instituição. Olimpismo é afirmado como um ritual épico inspirado nas celebrações atléticas do passado com as características da sociedade pós-industrial europeia do século XIX. |
10ª QUESTÃO
Alguns autores, mencionados no artigo de Rubio (2020), entendem que o esporte é uma “tradição inventada” que ocupou um lugar privilegiado na sociedade europeia e norte-americana, por colaborar para a construção de identidades nacionais.
Fonte: RUBIO, Kátia. Esporte e Jogos Olímpicos: entre utopias e pragmatismos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação n° 11, dezembro 2020. Sobre o conceito de “tradição inventada”, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
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São tradições não existentes que envolvem o campo esportivo.
É uma continuidade do passado, como um ritual esportivo que contém danças e músicas para encenação. Tradições inventadas, são aquelas que incutem o improviso de alguma prática esportiva para adaptação do esporte para aquela região. É um termo utilizado para conceituar práticas de movimento que não são esportes, mas são jogos regionais, de muita aderência da população. É um conjunto de práticas reguladas por regras tácitas ou abertamente aceitas, de natureza simbólica, que vinculamvalores e comportamentos através da repetição. |
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