ATIVIDADE 1 – CCONT – ECONOMIA – 53_2024
QUESTÃO 1
Leia a situação hipotética a seguir:
Abelardo é estudante de Ciências Contábeis e estagiário em um Banco. Ele começou a pensar sobre o significado da moeda, como definir moeda, e, assim, as mais variadas dúvidas sobre a moeda começaram a surgir, desde a sua origem até o complexo sistema que criou a sua volta. Abelardo descobriu que a moeda é a mercadoria que serve de equivalente geral para todas as mercadorias. Além disso, ele descobriu também alguns motivos que levam as pessoas a demandarem moeda.
Sobre as razões que levam as pessoas a demandarem moeda, conforme a teoria econômica, analise as afirmativas a seguir:
- Motivo especulação: você quer manter seus recursos em moeda para poder utilizá-lo em algo que seja vantajoso para você, mas aqui estamos falando de aplicações financeiras rápidas.
- Motivo transação: o motivo transação é que mantemos moeda para as transações necessárias em determinado período. Por exemplo, ao receber o salário, você guarda certa quantia em dinheiro para poder pagar suas contas mensais, como água, telefone etc.
III. Motivo precaução: nesse caso, as pessoas (nós) guardam dinheiro para um imprevisto. Quem aí não tem um avô ou uma avó que diz: “nunca se sabe o que vai ser amanhã, é melhor prevenir” e, por esse motivo, essas pessoas acabam guardando dinheiro em espécie.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Deve-se entender criação ou destruição de moeda como sendo a mesma coisa que criação ou destruição de meios de pagamento. Sabe-se que, no conceito tradicional, M1 é constituído por todos os ativos de liquidez imediata, possuído pelo setor não-bancário da economia. Dessa forma, a criação ou destruição de moeda envolve uma transação entre o setor bancário e o setor não-bancário da economia. Nesse contexto, leia as alternativas sobre criação e destruição de moeda e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Se um banco vende ações de sua emissão ao público, haverá destruição de moeda, pois há a troca de um ativo monetário pertencente ao banco (a ação) por um ativo monetário, possuído pelo público.
Alternativa 2 – Aumento dos empréstimos ao setor privado é destruição de moeda.
Alternativa 3 – Se uma empresa desconta duplicatas em um banco comercial e recebe o valor descontado em sua conta corrente nesse banco, há destruição de moeda, pois a empresa trocou um ativo não-monetário (duplicatas) por um ativo monetário (depósitos à vista), antes pertencente ao banco.
Alternativa 4 – Um indivíduo efetua um depósito a prazo fixo ou depósito em uma caderneta de poupança sacando, sobre seus depósitos, à vista; não há destruição de meios de pagamento, pois haverá decréscimo dos depósitos à vista sem nenhuma compensação, já que os depósitos a prazo e os de poupança não fazem parte de M1.
Alternativa 5 – Resgate de um empréstimo no banco é destruição de moeda.
QUESTÃO 3
Figura 1: Fluxos de troca em um sistema econômico capitalista
Fonte: IORI (2021)
Considerando o exposto acima e sobre o funcionamento do sistema econômico capitalista, avalie as afirmações abaixo.
I. O Fluxo Circular de renda se dá a partir da união dos fluxos real e monetário da economia.
II. Os fluxos reais são constituídos pelos fatores de produção entregues por seus proprietários ao sistema produtivo.
III. Os fluxos financeiros, também chamados de monetários, são as remunerações pagas pelo sistema produtivo aos proprietários dos fatores produtivos, que são as famílias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
A política fiscal centraliza suas preocupações nos gastos do setor público e nos impostos cobrados da sociedade procurando, por meio de maior eficácia no equilíbrio entre a arrecadação tributária e as despesas governamentais, atingir determinados objetivos macroeconômicos e sociais.
A partir das informações extraídas do gráfico, avalie as afirmações a seguir.
- Um aumento nos gastos do governo ou uma redução nos impostos deslocam a curva de demanda agregada para a direita, provocando expansão fiscal.
- As expansões fiscais podem provocar a elevação no nível geral de preços, comumente chamada de inflação.
III. Uma redução nos gastos do governo ou um aumento nos impostos deslocam a curva de demanda agregada para a esquerda, provocando uma contração fiscal.
- A alteração de gastos públicos ou impostos não impacta a demanda agregada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – I, II e III apenas.
Alternativa 4 – III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Leia a situação hipotética a seguir:
Aline Amanda administra uma grande empresa de bebidas. Realizando uma pesquisa de mercado, ela percebeu que a empresa para a qual trabalha possui apenas dois concorrentes diretos. Por esse motivo, ela ficou em dúvida sobre a qual estrutura de mercado pertence a empresa em que trabalha. Em conversa com um dos diretores da empresa, ele disse acreditar que a empresa pertença ao setor oligopolista.
Considerando a estrutura de mercado olipolista, analise as afirmativas a seguir:
- São poucas empresas que fazem parte do mercado, podemos contá-las.
- As empresas são interdependentes, ou seja, a decisão de uma afeta diretamente a decisão da concorrente, incluindo a decisão de preços.
III. O grau de dificuldade que uma nova empresa tem em fazer parte do mercado é médio, ou seja, existe um certo grau de dificuldade, ainda que menor do que no monopólio.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
Abigail Acácia é administradora de uma empresa que exporta soja para o mundo todo. Ela é muito estudiosa e atualmente está estudando sobre economia internacional, mais especificamente sobre vantagens comparativas. Assim, para ficar mais clara essa temática, Abigail Acácia criou um exemplo. Ela supôs que o Brasil produz 60 milhões de toneladas de soja, e que os recursos envolvidos nessa produção agrícola seriam suficientes para o país produzir 30 mil notebooks. A China, para produzir 60 milhões de toneladas de soja, com os mesmos recursos, poderia fabricar 100 mil notebooks.
Com base na situação hipotética, considerando a teoria das vantagens comparativas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os países enfrentam os custos de oportunidade quando empregam recursos para produzir bens e serviços.
PORQUE
- Os fatores de produção são limitados e devem ser bem administrados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.