ATIVIDADE 1 – EESP – TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA – 53_2024
Como educadores, pensar na educação efetiva da pessoa com deficiência auditiva é imprescindível. Falar sobre inclusão dos surdos sempre foi o tema principal de nossas aulas, a base da língua de sinais nos faz conhecer as especificidades da comunidade surda e sabermos discorrer sobre a dinâmica com os alunos. Em uma escola inclusiva, a disciplina é ministrada em língua portuguesa, mas com a presença de um intérprete de libras junto ao professor.
Acerca dessa importância, observe o relato de Izabella Nogueira. Izabella foi acadêmica da Unicesumar no curso de Gestão hospitalar. Ela é surda e desde a infância enfrentou os maiores desafios entre: exclusão, inclusão e educação, que fora adequada a sua realidade, como mostra o vídeo a seguir:
https://youtu.be/UyiD6hMUdrY
No relato de superação de Izabella, vimos a importância de uma condição bilíngue para ela e os demais surdos, e não entender essa realidade pode confrontar com nossa expectativa em docência. Sobre essa realidade vivida por Izabela, com base em seus conhecimentos acerca da disciplina, em um texto de até 15 linhas, discorra sobre a importância de conhecer o seu aluno surdo para uma real experiência acerca da aprendizagem.