ATIVIDADE 1 – GQ – FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA – 52_2024
As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos. Ou seja, as ferramentas da qualidade são utilizadas pelas organizações, para demonstrar com facilidade os problemas encontrados nos processos produtivos, ou de serviços, e assim, solucionar o problema e focar com eficiência no resultado, para obter a qualidade e na satisfação de seus consumidores.
Desse modo, são técnicas que permitem ser utilizadas em diversas finalidades como: definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e prejudicam no bom desempenho dos processos de trabalho.
São utilizadas com o intuito de desenvolver, implementar, monitorar e melhorar os preceitos da qualidade nas empresas, os programas e ferramentas da qualidade são instrumentos importantes e necessários para que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tenha eficiência e eficácia em todo o seu processo institucional.
Além de proporcionar a organização a possibilidade de avaliar a satisfação do cliente, com o intuito de melhorar a qualidade nos serviços e produtos. Sendo assim, caso a empresa trabalhe comas ferramentas e programas da qualidade poderá promove a confiabilidade e produzir consideráveis vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes.
As ferramentas básicas da qualidade são: Fluxograma, Brainstorming, Diagrama de causa e efeito ou Diagrama Ishikawa (Espinha de peixe), Cinco porquês, Folha de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas de controle, além da matriz GUT, 5W2H e do ciclo PDCA.
Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos21/803269.pdf. Acesso em 18 de fev. de 2024.
Você sendo gestor da qualidade, irá promover na empresa uma semana de conscientização, sobre qualidade, no qual irá demostrar aos colaboradores da empresa, o quanto trabalhar com as ferramentas da qualidade é importante para atingir resultados positivos. Para isso, precisará explicar algumas ferramentas da qualidade e sua finalidade para o processo organizacional. Sendo assim, você precisará pesquisar algumas ferramentas.
Vamos lá iniciar sua pesquisa, você poderá utilizar, artigos científicos e o próprio livro da disciplina, lembrando da importância de referenciar de onde retirou as informações.
Após a realização você irá explicar o que é, e qual o objetivo, de algumas ferramentas no processo institucional, ferramentas estas como:
Fluxograma, Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas (gráfico) de controle.