ATIVIDADE 1 – NUT – MARKETING DA NUTRIÇÃO – 54_2024
O marketing sensorial tem a finalidade de fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço, criando sensações através dos cinco sentidos humanos e, com isso, um vínculo emocional com o consumidor. É o uso dos sentidos para criar experiências inesquecíveis através do olfato, do tato, do paladar, da audição e da visão. Os últimos dois sentidos sempre foram muito usados pela comunicação de marketing, tanto nas propagandas impressas como nas de rádio e televisão. Esse é na verdade o princípio da neurocomunicação de marketing.
Um dos objetivos do marketing sensorial é fazer com que os consumidores se sintam à vontade no ponto de venda e passem um tempo grande na loja, o que gera uma possibilidade maior de compra. Para isso, entram em cena os especialistas em aromatização que trabalham para que um ambiente familiar com aromas como bolo, pão, chocolate, café, canela, sabonetes e perfumes lembre coisas boas. A ideia do “cheiro de carro novo” vem daí. Sabe-se, já há algum tempo, que num supermercado, quando o movimento é grande, cheio de pessoas fazendo compras, a intenção do ponto de venda é fazer o consumidor comprar e sair rapidamente, gerando uma rotatividade maior entre clientes e consequentemente um lucro também maior. Para tal intento, o ritmo da música deve ser mais agitado e ritmado. Porém, se o local estiver com pouco fluxo de pessoas ou vazio, o ideal é colocar músicas mais tranquilas, pois o consumidor irá demorar mais tempo fazendo suas compras e gastará mais.
É através do tato que o sujeito sente a textura e a maciez de certos produtos. Para chegar até a decisão de o comprar, o toque é essencial em vários casos, como nas roupas, nas pelúcias, móveis e objetos em geral. Nota-se, principalmente nas lojas de brinquedos, o crescimento dessa tendência, isto é, da disponibilidade de toque nos brinquedos, de experimentá-los. Nas livrarias também. O que em tempos atrás era uma afronta, uma falta de educação. Não se podia tocar no produto. Outra tática bastante usada na área promocional, para provocar os sentidos, e até mais antiga que as anteriores e com a intenção de apresentar lançamentos de novos produtos alimentícios, é a degustação ou provação. O consumidor sempre se depara com promotores oferecendo uma pequena porção de determinado produto. Essa ação, que aguça o sentido do paladar, facilita a compra.
Fonte: CAMARGO, P. C. J. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, p. 172-173, 2023.
Pensando nisso, agora é a sua vez:
1º) Entrar no site da Exame sobre a reportagem do Whopper da Burger King https://exame.com/marketing/burguer-king-cria-anuncio-com-cheiro-e-fumaca-do-whopper/, ler o conteúdo e assistir à campanha publicidade do Whopper.
2º) Descreva a campanha, explicando quais sentidos foram envolvidos e como eles foram utilizados para impactar os consumidores. Considere questões como: Qual era a campanha? Qual era o objetivo da campanha? Como os estímulos sensoriais foram integrados à estratégia de marketing? Quais foram os resultados obtidos com essa abordagem? Utilize entre 30 a 60 linhas para sua resposta.
Orientações:
– Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de citar as devidas referências no corpo do texto.
Dúvidas? Fale com o seu Professor Mediador.