ATIVIDADE 1 – PSICO – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA – 52_2025
Nesta disciplina, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica, você estudou que o psicopedagogo clínico trabalha na identificação e no acompanhamento de dificuldades e transtornos de aprendizagem, considerando as especificidades de cada sujeito-aprendiz. O profissional investiga as causas das dificuldades apresentadas por meio de avaliações psicopedagógicas e intervém de forma personalizada, promovendo estratégias que favoreçam o desenvolvimento do indivíduo e a superação dos obstáculos da aprendizagem.
A partir da Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, proposta por Vitor da Fonseca (2014), compreende-se que o aprendizado depende da interação entre funções cognitivas (processamento da informação), funções executivas (planejamento e autorregulação) e funções conativas (motivação e persistência). O psicopedagogo clínico, ao realizar um diagnóstico preciso e propor intervenções eficazes, contribui para o fortalecimento dessas funções, auxiliando o sujeito-aprendiz na superação de barreiras que impactam seu processo de aprendizagem.
Figura 1 − Tríade funcional da aprendizagem humana.
Fonte: FONSECA, V. da. Papel das Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v31n96a02.pdf. Acesso em: 9 abr. 2025.
Com base na Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, elabore um texto explicando a interatividade e a inseparabilidade dinâmica da cognição, da conação e da execução e a sua importância no processo de aprendizagem.
Instruções:
O texto deve ter entre 10 e 20 linhas.
Utilize uma escrita clara, coesa e fundamentada.
Caso necessário, cite referências teóricas para embasar sua resposta.