ATIVIDADE 1 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E TERCEIRA IDADE – 52_2025
A pessoa adulta e idosa que busca a escola para desenvolver e ampliar seus conhecimentos tem interesse em obter outras oportunidades de convivência social e realização pessoal. Contudo, não consegue avançar em seu aprendizado escolar, quando lhe são propostos métodos de ensino e atividades escolares infantilizadas. Mesmo matriculado no ano referente ao Ensino Fundamental – fase I, com direito aos conhecimentos indicados no currículo, o encaminhamento metodológico deve partir de suas experiências e seu conhecimento de mundo.
Fonte: adaptado de: https://www3.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/curriculo-maringa-final-20200922-on-line.pdf. Acesso em: 17 mar. 2025.
Considerando o que estudamos no Tema 3 do livro didático, enquanto Psicopedagoga de uma escola que oferta a modalidade EJA referente ao Ensino Fundamental – fase I (1º e 2º anos), na qual o aluno está em processo de alfabetização:
- Elenque dois materiais concretos que o professor poderá utilizar para auxiliar a aprendizagem da Matemática, considerando a vivência e experiência de vida dos alunos jovens, adultos e da terceira idade.
- Explique e exemplifique como esses materiais poderão ser utilizados para apresentar conteúdos matemáticos de maneira prática e próxima da realidade, por meio de jogos ou situações cotidianas nas quais os alunos estão inseridos.
- Pense em materiais que façam parte do cotidiano desses alunos, como objetos utilizados em suas atividades diárias ou elementos que representem situações práticas e significativas para eles.
– O texto não necessita de título e deve ter entre 10 e 15 linhas.