ATIVIDADE 1 – SEG – SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO – 52_2024Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional em segurança no trabalho, Já pensou em como a qualidade de vida no ambiente de trabalho é importante? Ou talvez como esse ambiente pode influenciar em seu desempenho ou até mesmo em sua saúde?
Quero que você faça a leitura comigo do texto abaixo:
A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
A Administração pública deve buscar permanentemente uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho promovendo ações para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus servidores. Para tanto, as instituições públicas devem desenvolver e implantar programas específicos que envolvam o grau de satisfação da pessoa com o ambiente de trabalho, melhoramento das condições ambientais gerais, promoção da saúde e segurança, integração social e desenvolvimento das capacidades humanas, entre outros fatores.
Investir na qualidade de vida objetiva satisfazer as necessidades do trabalhador tendo como princípio o fato de que as pessoas são mais produtivas quando mais satisfeitas e envolvidas com o trabalho. A ideia é conciliar os interesses dos indivíduos e os das organizações. Sabe-se que ao melhorar a qualidade de vida do servidor no seu ambiente de trabalho, existe a tendência de melhoria na produtividade e eficiência do órgão.
É importante avaliar, de forma sistemática, a satisfação dos servidores. As sondagens de opinião constituem ferramentas fundamentais para detectar os fatores humanos que podem estar reduzindo a eficiência do órgão. É também a melhor forma de saber o que modificar para que o servidor tenha melhor qualidade de vida na organização.
Ciente da importância dessa questão, o Ministério do Meio Ambiente atua firmemente com qualidade de vida. O MMA mantém um setor que cuida exclusivamente do assunto. Interessados podem ter acesso as várias ações desenvolvidas por este setor no link: https://qualidadedevida.mma.gov.br/
São listadas a seguir algumas ações que podem contribuir para dar mais qualidade de vida no ambiente do trabalho. Essa lista não esgota o assunto e nem se aplica a todos os órgãos públicos. Deve ser vista como como um conjunto de ideias, exemplos, ou elementos para reflexão.
Uso e desenvolvimento de capacidades
Aproveitamento das habilidades;
Autonomia na atividade desenvolvida;
Percepção do significado do trabalho.
Integração social e interna
Ausência de preconceitos;
Criação de áreas comuns para integração dos servidores;
Promoção dos relacionamentos interpessoais;
Senso comunitário.
Respeito à legislação
Liberdade de expressão;
Privacidade pessoal;
Tratamento imparcial.
Condições de segurança e saúde no trabalho
Acesso para portadores de deficiência física;
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA;
Controle da jornada de trabalho;
Ergonomia: equipamentos e mobiliário;
Ginástica laboral e outras atividades;
Grupos de apoio anti-tabagismo,
Alcoolismo, drogas e neuroses diversas;
Orientação nutricional;
Salubridade dos ambientes;
Saúde Ocupacional.
Disponível em: <https://bit.ly/4as2WgB>. Acesso em: 16 mar. 2024.
Observa-se nos fragmentos de textos aqui mencionados que, a qualidade de vida no trabalho está associada ao bem-estar do colaborador em seu ambiente de trabalho, assim como a produtividade de uma empresa, para isso, existe um programa chamado: Qualidade de Vida no Trabalho.
Diante deste cenário, após ler o texto proposto, leia os conteúdos da disciplina, realize pesquisas, reflita. A sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01, é elaborar um texto de no máximo 15 (quinze) linhas, contendo:
– Como você poderá elaborar e implantar um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho?
– Descreva os principais passos desse programa, e quais as formas de sensibilização você acredita dar mais resultados em seu local de trabalho.
Bons estudos!