ATIVIDADE 2 – ADM – NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS – 52_2024
QUESTÃO 1
Segundo o departamento de economia da Uol, os efeitos da paralisação econômica pela pandemia de coronavírus são comparados à crise financeira global. A pandemia tem acabado com milhares de vidas por todos os continentes, praticamente paralisando a economia mundial, com milhões de pessoas em quarentena e as cadeias de suprimento globais em estado de caos, devido aos estragos extremos causados pelo vírus na China, a fábrica do mundo. A maior parte dos analistas não aceitam que o quadro seja tão desolador, e prediz que a economia global se recuperará rapidamente na segunda metade de 2020, contanto que o surto tenha se dissipado.
Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/18/o-que-e-pior-para-a-economia-coronavirus-ou-crise-global-de-2008.htm>. Acesso em: 18 mar. 2020.
Momentos de crises (em dimensões, proporções e tipologia distintas) exigem que se percorra o trajeto da criatividade, do empreendedorismo, da disrupção e da inovação, como forma de superá-los. Dessa vez, não somente no que se refere à negócios locais ou indivíduos, mas frente à realidade imposta ao mundo. Surge então, um volume ainda maior de modelos de negócios que têm sido criados e fomentados em curtíssimo espaço de tempo, e com uma base de recursos de toda natureza, na tentativa de proteger a vida, a saúde e os negócios. Ambiente propício para o nascimento das chamadas Startups.
Elaborado pelo professor, 2020.
Considerando os textos expostos acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir sobre as Startups.
I. Comum possuírem sua base de negócio pautada na tecnologia.
II. Tem a inovação como sua base de trabalho, negócio e existência.
III. Possuem capacidade de escala e crescimento muito rápida, e buscam o amadurecimento do negócio.
IV. Grupo de pessoas que acreditam que podem apresentar soluções, capazes de impactar a vida de um grande número de pessoas de forma positiva.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Empresas de alta tecnologia têm na inovação disruptiva a maior fonte de vantagem competitiva. Para difundir seus produtos inovadores, ou seja, para que as pessoas passem a consumir esses produtos inovadores, essas empresas precisam investir na marca, adotando estratégias de marketing que visem uma vantagem competitiva (HISRICH, PETERS, 2004).
Fonte: HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Quanto às estratégias de marketing associadas à inovação que são necessárias por determinada razão, analise as afirmativa sa seguir:
- Caráter disruptivo da inovação, que provoca transformações no modo de agir e nos mercados.
- Oferecer vantagens competitivas, associando a marca ao produto inovador.
III. Mostrar ao mercado como a empresa explorou a oportunidade inovadora.
- Testar o produto que está sendo lançado no mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Obter investimentos para a startup pode ser essencial para o seu crescimento e desenvolvimento, possibilitando ampliação do processo de pesquisa e desenvolvimento, ou mesmo o aporte de recursos de naturezas distintas. Ao optar por buscar investimento-anjo para a criação de uma nova empresa, o empreendedor precisa saber que este processo, de forma ampla, é dividido em fases.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima e a existência de fases na busca por investimento-anjo, avalie as afirmações a seguir :
- Contratação de um advisor.
- Pesquisa de mercado e produto.
III. Estruturação do negócio.
- Captação de investimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Um novo negócio pode surgir a partir de uma necessidade não atendida do empreendedor, que também pode ser a necessidade de outras pessoas. Ribas (2012 apud BIAZON, 2018) explica que quando uma lacuna é vista no mercado e não é preenchida pelos produtos ou empresas existentes, isso pode indicar uma maneira de lucrar com determinado produto/serviço, pois, o consumidor busca novidades. Esse é um dos fatores que leva a empreender.
BIAZON, Victor Vinícius. Negócios inovadores e startups. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o contexto, assinale a alternativa que indica corretamente a qual dos fatores essa descrição está se referindo:
Alternativas
Alternativa 1 – Empreendedor por oportunidade.
Alternativa 2 – Empreender por dica de amigos.
Alternativa 3 – Empreender por desejo.
Alternativa 4 – Empreender por paixão.
Alternativa 5 – Empreender por dinheiro.
QUESTÃO 5
O benchmarking é uma prática utilizada para impulsionar a inovação e o crescimento no mundo corporativo. Ao realizar benchmarking de forma eficaz, as empresas podem melhorar sua eficiência operacional, qualidade do produto ou serviço, satisfação do cliente e até mesmo abrir caminho para a criação de novos produtos ou serviços inovadores
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Benchmarking é uma prática empresarial que envolve comparar e analisar o desempenho, processos e práticas de uma organização com os concorrentes líderes do setor ou com empresas consideradas como referência em determinadas áreas
PORQUE
- Benchmarking representa o mesmo que espionar outras organizações que atuam no mesmo segmento de mercado, de modo a se apropriar ou desviar propriedades dessas outras empresas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Quando se pensa em empreender com uma Startup, um bom caminho é seguir algumas etapas que devem ser executadas em uma determinada sequência para que seja possível maximizar as possibilidades de sucesso.
Elaborado pelo professor (2020).
Diante do que foi exposto acima, assinale a alternativa que apresente a sequência de passos corretas para quem deseja empreender com uma Startup.
Alternativas
Alternativa 1 – Ideia – Validação da Ideia – Criação do protótipo – Modelo do negócio – Construção do time.
Alternativa 2 – Ideia – Construção do time – Validação da Ideia – Criação do protótipo – Modelo do negócio.
Alternativa 3 – Ideia – Validação da Ideia – Construção do time – Criação do protótipo – Modelo do negócio.
Alternativa 4 – Ideia – Modelo do negócio – Validação da Ideia – Criação do protótipo – Construção do time.
Alternativa 5 – Ideia – Criação do protótipo – Validação da Ideia – Construção do time – Modelo do negócio.
QUESTÃO 7
Existem modelos de negócios que orientam as ações de uma startup ou de um negócio inovador, assim como existem ferramentas que auxiliam no alinhamento e adequação da realidade destas iniciativas.Tudo isso para que o produto e/ou serviço esteja perfeitamente ajustado ao mercado de maneira dinâmica e que se oriente pelo modelo que se pauta no cliente, modelo este que possui processos sequenciais a serem executados.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: Unicesumar, 2018. (Adaptado).
A partir do exposto acima e dos estudos da disciplina, os processos desse modelo que se baseia no cliente são:
Alternativas
Alternativa 1 – Descoberta de clientes; validação de clientes; criação de clientes; criação da empresa.
Alternativa 2 – Identificação da ideia; identificação do cliente; definição de mercado; definição de produto.
Alternativa 3 – Definição do modelo de negócios; construção do plano de negócios; percepção de valor do cliente.
Alternativa 4 – Custo do produto; canal de distribuição; determinação de parcerias; definição de segmento de clientes.
Alternativa 5 – Construção do mapa da empatia; definição de produto ou serviço ao cliente; idealização; prototipação e testes com clientes; descoberta de clientes.
QUESTÃO 8
A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta. Afinal a motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Ela por sua vez, envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
BIAZON, Victor Vinícius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018
Considerando a situação mencionada e as teorias motivacionais, a seguir analise as afirmações em relação ao que pode ser considerado fatores motivacionais:
- Realização.
- Reconhecimento.
III. Responsabilidade.
- Salário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – I, II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O planejamento estratégico da empresa abrange toda a organização e visa direcionar as atividades da empresa no longo prazo. Ele pode ser estruturado por meio de diversas etapas consecutivas, constituindo-se assim um processo sequencial (MAXIMIANO, 2008).
Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
Sobre a sequência das etapas do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas; análise macroambiental; análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; análise do ambiente interno; valores e políticas; formulação e implementação de estratégias; definição dos objetivos; elaboração do orçamento; definição de parâmetros de avaliação e controle; formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades; implantação.
Alternativa 2 – Delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas; análise do ambiente interno; valores e políticas; formulação e implementação de estratégias; análise macroambiental; análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; elaboração do orçamento; definição dos objetivos; definição de parâmetros de avaliação e controle; formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades; implantação.
Alternativa 3 – Análise do ambiente interno; valores e políticas; formulação e implementação de estratégias; análise macroambiental; análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas; definição dos objetivos; definição de parâmetros de avaliação e controle; formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades; implantação; elaboração do orçamento.
Alternativa 4 – Análise macroambiental; análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; análise do ambiente interno; valores e políticas; formulação e implementação de estratégias; delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas; definição dos objetivos; formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades; a implantação; definição de parâmetros de avaliação e controle; elaboração do orçamento.
Alternativa 5 – Análise macroambiental; análise do ambiente interno; valores e políticas; análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; definição dos objetivos; formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades; formulação e implementação de estratégias; delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas; definição de parâmetros de avaliação e controle; elaboração do orçamento; implantação.
QUESTÃO 10
A inovação é um conceito amplo e pode se manifestar de várias maneiras, cada uma com seu próprio impacto e importância. Diante disso, existem diversas maneiras de se classificar a inovação, conforme o grau de originalidade, o setor em que ocorre, o tipo de tecnologia utilizada e até mesmo o seu impacto socioeconômico, entre outros. E, uma forma de classificá-la, é conforme o seu tipo, sendo: radical, semi-radical ou incremental.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá–PR: Unicesumar, 2023.
Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir:
- A inovação radical representa uma mudança significativa e disruptiva em relação ao que já existe, como o desenvolvimento de um novo produto, processo ou forma de organização da produção plenamente nova.
- A inovação semi-radical é aquela pautada na utilização de novas tecnologias, de modo a substituir a mão de obra humana, para eliminar os erros nos processos produtivos, como a utilização da inteligência artificial.
III. A inovação incremental refere-se a melhorias graduais em produtos, processos ou modelos de negócios existentes, como a realização de pequenos ajustes e refinamentos, sem a necessidade de reinventar completamente aquilo que já existe.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.