ATIVIDADE 2 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA – 52_2024
QUESTÃO 1
A gestão de quaisquer tipos de elementos como imóveis, equipamentos e bens em geral é de suma importância para um administrador, assim como a gestão de colaboradores de uma empresa, ativos financeiros, contas a pagar e outros componentes relacionados a um negócio. O chamado patrimônio de uma empresa é fundamental para sua operacionalidade, mesmo que não seja composta por uma grande quantidade de elementos físicos como no caso de pequenos negócios.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2022.
Com base no conteúdo estudado sobre gestão patrimonial, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Equipamentos de produção como máquinas para manipular insumos são exemplos de patrimônio de um negócio se forem de propriedade da mesma.
Alternativa 2 – Os ativos, bem como equipamentos e instalações, não desgastam naturalmente em função da sua utilização.
Alternativa 3 – O mobiliário dentro de uma empresa não pode ser considerado patrimônio por não gerarem faturamento.
Alternativa 4 – Depreciação é o ganho de valor que um bem passa a adiquirir no decorrer de sua utilização.
Alternativa 5 – Veículos e equipamentos comprados não são considerados ativos de uma empresa.
QUESTÃO 2
Esse sistema, doravante designado JIT, foi desenvolvido na Toyota Motor Company, no Japão, por Taiichi Ono, visando, sobretudo, ao combate ao desperdício. Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerado desperdício.
Fonte: LAUGENI,F. P.; MARTINS, P. G. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 393.
A filosofia do modelo JIT – Just in Time tem como principal foco a sua aplicação na indústria. Partindo deste princípio, no que revelam os principais objetivos da filosofia Just in Time, analise as afirmativas a seguir:
- Reduzir ao mínimo a quantidade fabricada, buscando lotes iguais à unidade.
II. Pouca redução dos níveis de estoques, aumentando os estoques em produção.
III. Maximização do tempo de fabricação, para considerar os níveis de estoques mais altos.
IV. Reduzir o período de preparação dos equipamentos, para ser possível flexibilizar a produção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A empresa ABC possui a necessidade de melhorar a sua organização na gestão de materiais. Nesta gestão procura realizar a entrada de materiais, gerar código e classificação dos materiais, otimizando o seu controle de estoque, compras e gestão financeira como um todo.
Fonte; Elaborado pelo professor, 2024.
Partindo do contexto do caso hipotético da empresa ABC, imagine que você é o gestor de materiais desta empresa e precisa sugerir a implantação de uma ferramenta que atende os objetivos na melhoria da organização na gestão desta empresa. Sendo assim, no que indica essa ferramenta, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – BI – Business Intelligence.
Alternativa 2 – ERP – Enterprise Resource Planning.
Alternativa 3 – WMS – Warehouse Management System.
Alternativa 4 – CRM – Customer Relationship Management.
Alternativa 5 – SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
QUESTÃO 4
O armazenamento, a movimentação e distribuição de produtos desempenham um papel de suma importância na eficiência e competitividade de uma operação logística. Esses aspectos garantem que os produtos sejam gerenciados de maneira eficaz desde o recebimento até a entrega, otimizando custos e prazos.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Considerando o texto apresentado, podemos afirmar que, o armazenamento, a movimentação e distribuição de produtos têm alguns objetivos importantes para a gestão logística, deste modo, qual a alternativa demostra, de forma correta, o objetivo de um armazém:
Alternativas
Alternativa 1 – Fazer o recebimento financeiro, bem como suas conferências, qualidade, pedido; montar pedidos; fazer transferências; separação de materiais para o processo produtivo.
Alternativa 2 – Fazer o recebimento dos serviços de manutenção, bem como suas conferências, qualidade, pedido; montar pedidos; fazer transferências; separação de materiais para o processo produtivo.
Alternativa 3 – Ter a operações de armazenem como uma operação que agreguem valor, e que produz os produtos finais.
Alternativa 4 – Planejamento de Vendas Operacionais, Plano mestre de produção, Plano das necessidades dos materiais e controle das atividades dos processos.
Alternativa 5 – Fazer o recebimento de materiais, bem como suas conferências, qualidade, pedido; montar pedidos; fazer transferências; separação de materiais para o processo produtivo.
QUESTÃO 5
O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é de fato uma parte essencial da gestão da produção em empresas de manufatura. Ele envolve o processo de planejar, organizar e coordenar os recursos e atividades necessárias para produzir bens ou serviços de maneira eficiente e eficaz. O objetivo principal do PCP é garantir que a produção seja realizada de acordo com os objetivos da empresa, atendendo às demandas dos clientes, otimizando recursos e mantendo um fluxo de produção.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Considerando o texto apresentado, podemos afirmar que, a Logística de Produção tem uma hierarquia no planejamento da empresa, deste modo, qual afirmativa está correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Planejamento estratégico do negócio, planejamento de vendas operacionais, plano mestre de produção, plano das necessidades dos materiais e controle das atividades dos processos.
Alternativa 2 – Plano diretoria estratégico, plano da venda, plano mapa, plano de compra e produção.
Alternativa 3 – Planejamento estratégico do negócio, planejamento de vendas operacionais e plano mestre de produção.
Alternativa 4 – Plano das necessidades dos materiais e controle das atividades dos processos, planejamento estratégico do negócio, planejamento de vendas operacionais.
Alternativa 5 – Planejamento de Vendas Operacionais, plano mestre de produção, plano das necessidades dos materiais e controle das atividades dos processos.
QUESTÃO 6
A gestão da cadeia de suprimentos, ou supply chain management, é uma abordagem estratégica para gerenciar todas as atividades relacionadas à obtenção de materiais, transformação de matérias-primas em produtos acabados e entrega desses produtos aos consumidores finais. Envolve a integração de diversas etapas e processos ao longo da cadeia de suprimentos, desde os fornecedores de matérias-primas até os clientes finais.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Considerando o contexto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos da gestão da cadeia de suprimento é a redução de custos, que auxilia na maximização dos processos e a redução de desperdícios ao longo da cadeia de suprimentos podem levar a economias significativas.
( ) A melhoria na qualidade, até poderia ser destacada como um dos objetivos, mas se torna difícil de gerenciar com eficaz a cadeia de suprimentos uma vez que isso é papel da área da garantia da qualidade.
( ) Um objetivo muito importante é a satisfação do cliente, visto que ao atender às necessidades deles de forma eficaz e eficiente, a gestão da cadeia de suprimentos contribui para a satisfação do cliente e, por sua vez, para o sucesso do negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, F, V.
Alternativa 5 – F, V, V.
QUESTÃO 7
O transporte é considerado um elemento muito importante para a economia, senão o mais importante do custo logístico das empresas. O transporte é um sistema muito importante para o desenvolvimento de uma nação. Normalmente, nas nações menos desenvolvidas, a produção e o consumo ocorrem no mesmo lugar, não dando chance para o transporte participar da transação. Quando, porém, o transporte tem preço bom, disponibiliza seus produtos para outras localidades com grande chance de desenvolvimento.
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2015.
Considerando o modal de maior expressão no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Rodoviário.
Alternativa 2 – Hidroviário.
Alternativa 3 – Ferroviário.
Alternativa 4 – Dutoviário.
Alternativa 5 – Aéreo.
QUESTÃO 8
A empresa XYZ fabrica bicicletas e deseja garantir que tenha os componentes necessários disponíveis no momento certo para atender à demanda do mercado. Ao usar o MRP, a empresa realiza uma análise das necessidades de materiais, incluindo a quantidade e o momento de aquisição de cada componente.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Compreendendo o contexto do caso hipotético apresentado, quanto ao principal objetivo do sistema MRP para a empresa XYZ, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Minimizar os custos de produção.
Alternativa 2 – Maximizar o estoque de segurança.
Alternativa 3 – Reduzir o tempo de ciclo de produção.
Alternativa 4 – Aumentar a capacidade de armazenamento.
Alternativa 5 – Garantir a disponibilidade de materiais necessários.
QUESTÃO 9
Esse procedimento aumenta a velocidade no atendimento dos clientes e minimiza erros, melhorando a produtividade. Para que todos esses processos sejam cumpridos sem erros, é necessária a gerência de um sistema de informação denominado warehouse management system (WMS) ou sistema de gerenciamento de depósito e armazéns.
Fonte: ARBACHE, Fernando Saba, et al.. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
O WMS – warehouse management system é o sistema de gerenciamento de depósito e armazéns. Sobre suas principais características, analise as afirmativas a seguir:
- Falta de integração com os outros sistemas da empresa.
II. Facilidade para gerenciar diversos centros de armazenagens.
III. Sinergia com outras tecnologias, como leitura óptica e rádio frequência.
IV. Capacidade de gerenciamento de uma grande quantidade de produtos, provenientes de diferentes clientes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A logística empresarial trata-se da gestão estratégica, tática e operacional do fluxo de materiais, serviços e principalmente das informações dentro de uma empresa, com o objetivo de otimizar a eficiência, a qualidade e a rentabilidade de todo o processo logístico.
Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Considerando o texto apresentado, pode-se afirmar que, de modo geral, a logística empresarial pode ser medida por seus desempenhos, qual desta afirmativa faz parte dos objetivos:
Alternativas
Alternativa 1 – Tempo de Parada de processo, Disponibilidade e Desempenho Operacional
Alternativa 2 – Disponibilidade, Desempenho Operacional e Resultado Operacional Bruto
Alternativa 3 – Disponibilidade, Desempenho Operacional e Confiabilidade
Alternativa 4 – Disponibilidade, Desempenho Operacional e Atratividade
Alternativa 5 – Disponibilidade, Confiabilidade e Processo