ATIVIDADE 2 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 52_2024
QUESTÃO 1
↵
As _________ são elevações de tarifas de importação, referindo-se a determinados produtos, independentemente de suas origens, dispensado da comprovação prática de subsídios. São barreiras unilaterais e visam, geralmente, à proteção do setor produtivo, quando o produto importado é subsidiado na origem ou quando a produção interna não é suficientemente competitiva com as importações.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
O enunciado é o conceito de uma barreira, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde a barreira citada no enunciado.
Alternativas
Alternativa 1 – Salvaguardas.
Alternativa 2 – Barreiras laborais.
Alternativa 3 – Barreiras Sanitárias.
Alternativa 4 – Zoneamento agrícola.
Alternativa 5 – Direitos Compensatórios.
QUESTÃO 2
Vários fatores influenciam o ambiente do marketing global, o que aumenta a necessidade de atenção às variáveis que podem afetar as estratégias mercadológicas internacionais de determinada empresa.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Sobre esses fatores, analise as afirmativas a seguir:
- Recursos e fatores naturais.
- Concorrentes e fornecedores.
III. Clientes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III
.
QUESTÃO 3
O setor agropecuário está sujeito a riscos maiores do que outras atividades econômicas. Dessa forma, com o intuito de minimizar as perdas decorrentes com a presença desses riscos, é importante atentar-se a uma serie de particularidades desse setor, como, por exemplo: sazonalidade do Consumo, variações da qualidade do produto agropecuário, perecibilidade da matéria-prima, perecibilidade do produto final, questões sanitárias e outras particularidades e considerações.
Elaborado pelo professor, 2018.
Nessa conjuntura, analise as diversas particularidades do setor agropecuário:
- Perecibilidade da matéria-prima: alguns produtos não podem ser armazenados por muito tempo e devem ser transformados pela agroindústria o mais rápido possível.
- Variações da qualidade do produto agropecuário: as características das matérias-primas afetam a qualidade final dos produtos transformados quando ocorre um mal acondicionamento no processo de armazenagem.
lll. Questões Sanitárias: questões de saúde pública pertinentes à aplicação imprópria de defensivos agrícolas também são fatores que podem afetar a produção e a comercialização de produtos oriundos da agropecuária nacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – Il, apenas.
Alternativa 3 – l e lll, apenas.
Alternativa 4 – II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Obviamente que cada elemento do composto de marketing (produto, preço, praça promoção) tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios, atingindo, por sua vez, o objetivo principal, que é contribuir para o lucro da organização.
Tonin, J. M.; Barczsz, S. S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
- A novidade do produto pode afetar o comportamento de compra. Se for algo inovador, inédito, o processo até a decisão pela compra pode ser estendido, pois o consumidor procurará mais informações a respeito da mercadoria, o que faz com que a solução seja educá-lo ao apresentar o produto, sua serventia e quais problemas ele resolve.
- O preço será, especialmente, importante para estimular e criar alternativas para que a decisão de compra seja tomada, caso ele seja um dos atributos do produto que entre na avaliação e, também, na estimativa de valor dos consumidores, após a compra.
III. É fator especial no processo de compra do consumidor, uma vez que é responsável pela mensagem que impacta este potencial cliente, e a principal função da promoção é lembrar que há um problema, e o produto pode resolver, além de entregar um valor maior do que os produtos dos concorrentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
O marketing pode ser orientado de várias maneiras nas organizações. De forma mais objetiva, consideramos cinco principais orientações que permeiam grande parte das organizações, as quais são: orientação para produção, produto, vendas, marketing e valor. Vale destacar que a orientação de marketing é uma derivação do posicionamento estratégico, em tese, previamente definida pela alta gestão.
Tonin, J. M.; Barczsz, S. S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.
Sobre este tema, assinale a alternativa correta que apresenta o tipo de orientação que enfatiza a importância de desenvolver e comercializar produtos e serviços com base no que os clientes precisam e desejam, uma vez que as organizações devem satisfazer às necessidades e aos desejos dos clientes como meio de alcançar seus próprios objetivos, como o lucro e a expansão.
Alternativas
Alternativa 1 – Orientação de produção.
Alternativa 2 – Orientação de produto.
Alternativa 3 – Orientação de vendas.
Alternativa 4 – Orientação de valor.
Alternativa 5 – Orientação de marketing.
QUESTÃO 6
Segundo Churchill e Peter (2012), as estratégias de marketing que funcionam para os jornais não são as mesmas que funcionam para programas de busca na internet. Há muitas razões para as diferenças, mas uma das mais importantes é que esses produtos estão em diferentes estágios do seu ciclo de vida. Existe uma fase em que o produto se torna conhecido no mercado e quando as vendas sobem mais, gradualmente, sem grandes saltos verticais. A organização passa a direcionar sua comunicação e promoção para outro segmento de cliente e mercado-alvo.
CHURCHILL, G.; PETER, P. Marketing: Criando valor para os clientes. 3. ed. Tradução de Cecília C. Bartaloti e Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2012.
Considerando o contexto acima e os conceitos sobre ciclo de vida do produto, assinale a alternativa correta que apresenta em qual estágio o produto descrito acima pode ser classificado.
Alternativas
Alternativa 1 – Introdução.
Alternativa 2 – Crescimento.
Alternativa 3 – Maturidade.
Alternativa 4 – Declínio.
Alternativa 5 – Reestruturação.
QUESTÃO 7
Alguns autores analisam a margem de comercialização como a diferença entre o que os consumidores finais gastam com o consumo de seus alimentos em uma economia e o somatório dos preços recebidos pelos produtores por essas mercadorias em seu estado natural. O cálculo da margem de comercialização serve para auxiliar no acompanhamento do mercado de um determinado produto.
Tonin, J. M.; Barczsz, S. S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá-Pr. Unicesumar, 2020. Reimpresso 2023.
Sobre este tema, imagine que no mês de janeiro as cotações de balcão para determinado produto registraram o preço de R$ 1,75 ao produtor, R$ 2,76 no atacado e R$ 4,55 no varejo. Qual a margem do atacadista em valores absolutos e relativos, respectivamente? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – 1,01 e 22,20%.
Alternativa 2 – 2,80 e 61,45%.
Alternativa 3 – 1,79 e 39,34%.
Alternativa 4 – 2,02 e 29,42%.
Alternativa 5 – 1,22 e 36,42%.
QUESTÃO 8
A Associação Americana de Marketing (American Marketing Association), apresenta uma definição que está em vigor desde julho de 2013, com base na “criação e entrega de valor”. Vejamos a tradução da definição para o português, na íntegra: Marketing é uma atividade com conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral (AMA, [2019], on-line)3.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Sobre marketing, analise as afirmativas a seguir:
- No contexto dos negócios, o marketing envolve construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes.
- As estratégias e ações de marketing estão além da simples venda.
III. A venda é resultado e consequência das ações do marketing.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Os agentes cumprem determinadas funções que tornam o sistema de comercialização eficiente do ponto de vista econômico. Tais funções contribuem para o fluxo de produtos, serviços e informações e, além disso, para a previsão dos riscos envolvidos e para as negociações de pedidos e de financiamentos
WAQUIL, P. D.; MIELE, M.; SSCHULTZ, G. Mercados e comercialização de produtos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
Com relação os diversos agentes da comercialização de produtos agrícolas, analise as afirmativas sobre os agentes pertencentes a essa atividade:
- Distribuidores: aos distribuidores, compete a compra de produtos agropecuários, transformados ou não, bem como a realização de diversas operações que permitirão a apresentação desses produtos aos consumidores.
- Consumidores: são a ligação final da cadeia produtiva, estabelecendo o objetivo principal de todos os outros agentes econômicos, ou seja, são os agentes estimuladores das mudanças ao longo de uma cadeia.
III. Serviços auxiliares: existem as organizações auxiliares públicas e privadas, tais como instituições de regulação de mercados, órgãos de pesquisa e entre outros, que ajudam os diversos intermediários e produtores na realização de suas funções.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – Il, apenas.
Alternativa 3 – l e lII, apenas.
Alternativa 4 – II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Churchill e Peter (2012) elaboraram um fluxo de compra dos consumidores. Dividido em cinco etapas.
Elaborado pelo Professor.
Sobre o fluxo de compras do consumidor, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Reconhecimento da necessidade, Busca de informações, Avaliação de alternativas, Decisão de compra, Avaliação pós-compra.
Alternativa 2 – Busca de informações, Avaliação de alternativas, Decisão de compra Avaliação pós-compra, Reconhecimento da necessidade.
Alternativa 3 – Decisão de compra, Busca de informações, Avaliação de alternativas, Avaliação pós-compra, Reconhecimento da necessidade.
Alternativa 4 – Avaliação de alternativas, Decisão de compra, Busca de informações, Avaliação pós-compra, Reconhecimento da necessidade.
Alternativa 5 – Avaliação pré-compra,Reconhecimento da necessidade, Busca de informações, Avaliação de alternativas, Decisão de compra.