ATIVIDADE 2 – AGRO – COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO – 53_2024
QUESTÃO 1
A Cadeia de Produção Agroindustrial, conhecida como CPA, baseia-se na abordagem da Filière, que emergiu nos anos 1960 na escola industrial francesa. Esse método analítico é organizado da etapa final para a inicial, ou seja, do produto acabado até a matéria-prima correspondente. Por exemplo, consideremos o trajeto do suco de laranja gelado nas prateleiras do supermercado até chegar à própria laranja na árvore, levando em conta todos os elementos envolvidos no processo de cultivo.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Com base na abordagem da CPA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O foco dessa abordagem está no consumidor final, considerado o principal determinante da dinâmica da cadeia produtiva como um todo.
PORQUE
- O principal fluxo de informações parte do comportamento do consumidor e dos padrões de consumo em direção ao restante da cadeia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O consumidor representa o estágio final para os produtos originados nos sistemas agroindustriais. Em última instância, é o consumidor que influencia o que será produzido pelos Sistemas Agroindustriais (SAGs). Todos os intervenientes envolvidos no processo de transformação, desde a matéria-prima até o produto final, têm como alvo atender às necessidades e demandas dos consumidores.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando as características dos consumidores e sua importância para a análise do SAG, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- É preciso que os agentes estejam coordenados para identificar as mudanças nos padrões de consumo e passar essas informações aos demais agentes.
PORQUE
- Os consumidores se encontram, geralmente, próximos da produção agropecuária e agroindustrial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O agronegócio é significativamente importante, não só para o crescimento econômico do Brasil em termos de renda real, como também para a inserção do país no mercado internacional e para o equilíbrio da balança comercial. Além disso, o setor também é relevante para o mercado de trabalho nacional e a geração de renda. Nesse sentido, autores como Johnston e Mellor (1961) e Bacha (2004 apud PALOSCHI TOMÉ) destacam a relevância da agropecuária para as economias e apontam seis papeis centrais do setor para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país.
Fonte adaptada de: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre os papéis centrais da agropecuária para as economias, avalie as afirmativas a seguir:
- Produção de alimentos para a população.
- Geração de capital excedente destinado ao investimento nos demais setores.
III. Mercado consumidor para absorção da produção industrial interna.
- Fornecimento de matéria-prima à indústria nacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – II, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
O agronegócio torna-se cada vez mais integrado, à medida que as mudanças ambientais exigem maior eficiência em resposta às ações dos concorrentes, à sazonalidade dos mercados, à redução do protecionismo estatal e, ainda, às maiores exigência e influência dos mercados consumidores. Para que os produtos cheguem até o consumidor, existem muitas empresas que dependem umas das outras para que tudo funcione e a satisfação do consumidor seja garantida.
Elaborado pelo professor, 2023.
No que tange à interdependência no agronegócio, avalie as afirmativas a seguir:
- A análise separada de cada segmento ou agente que compõe o agronegócio não está alinhada à realidade de interdependência entre esses setores.
- Apenas preços e quantidades fornecem informações suficientes para auxiliar na tomada de decisão e posicionamento estratégico das cadeias agroindustriais.
III. As relações de dependência entre fornecedores de insumos, produtores rurais, agroindústrias, atacadistas, varejistas e consumidores não podem ser negligenciadas.
- O caráter sistêmico e mesoanalítico do agribusiness, caracterizado pela interdependência entre os atores e pelas características e dinamismo dos ambientes em que estão inseridos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – I, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Por definição, agronegócio significa a soma de todas as operações envolvidas na fabricação e distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção na fazenda; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens fabricados a partir deles. Desse modo, a definição do termo agribusiness (agronegócio) o considera como o sistema integrado de transformação do produto.
Fonte: adaptado de: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Qual o agente que conecta todo o sistema e que define o próprio agronegócio como uma unidade de análise?
Alternativas
Alternativa 1 – A produção primária rural.
Alternativa 2 – As agroindústrias.
Alternativa 3 – Os agentes logísticos.
Alternativa 4 – As cooperativas.
Alternativa 5 – O varejo.
QUESTÃO 6
Na análise do Sistema Agroindustrial (SAG), o enfoque é abrangente, abarcando não somente a produção agropecuária, mas também a totalidade do sistema que engloba fornecedores de insumos, produtores rurais, unidades de processamento agroindustrial, distribuição e consumidores. Essas conexões interdependentes entre os participantes englobam as várias etapas de um sistema agroindustrial, com diferentes tipos de interações ocorrendo entre os diversos agentes que o constituem. Além disso, essa perspectiva considera as conexões e a interligação entre os diversos setores que compõem os sistemas, bem como os ambientes nos quais os agentes e os sistemas estão inseridos.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
No que concerne à abordagem de Sistema Agroindustrial, avalie as afirmativas a seguir:
- O conceito de sistema agroindustrial considera, em sua análise, a economia das organizações e a nova economia institucional.
- Essa abordagem serve como ferramenta de análise das estruturas de governança no agronegócio e facilita o estudo dos problemas agroindustriais.
III. Um aspecto que o conceito de SAG introduz às análises do agronegócio é a relação entre os atores e o ambiente em que as transações acontecem.
- Esse conceito é menos amplo que o de cadeias produtivas, por focalizar apenas a cadeia de transformação do produto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – I, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Um grande expoente responsável pelo desenvolvimento da Nova Economia Institucional foi Ronald H. Coase. Esse autor criticou a capacidade de coordenação do sistema econômico pelo mecanismo de preços, como era defendido pela teoria econômica, e sugeriu uma nova definição de firma. Para ele, a firma é um sistema de relações (transações) que surge quando a alocação dos recursos é definida por um empreendedor ou uma organização interna.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Sobre as ideias de Coase em relação à firma e aos custos de transação, avalie as afirmativas a seguir:
- O autor chamou a atenção para o fato de que tanto mercado quanto organização interna não funcionam sem custos.
- Os custos de transação podem ser de duas naturezas: custos de obtenção de informações e custos de negociação e estabelecimento de contratos.
III. Como firma e mercado são mecanismos substitutos para coordenação das transações, os agentes escolherão, baseando-se nos custos de transação.
- A transação será coordenada via firma e a governança via firma é eficiente, se os custos via mercado forem menores ou iguais aos custos via firma.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – I, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O autor Commons (1924 apud PALOSCHI TOMÉ), ao analisar as relações sociais e econômicas pela ótica legal, defendeu que a mercadoria e/ou o indivíduo isolados não devem ser as unidades últimas de investigação. Para esse estudioso, é a interação entre dois ou mais indivíduos que carrega as informações mais importantes das relações econômicas.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Qual elemento, de acordo com Commons (1924 apud PALOSCHI TOMÉ), contém em si os princípios de conflito, mutualidade e ordem? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A incerteza.
Alternativa 2 – A racionalidade.
Alternativa 3 – O ambiente institucional.
Alternativa 4 – A transação.
Alternativa 5 – O risco.
QUESTÃO 9
Como os Sistemas Agroindustriais (SAGs) são formados por encadeamento de agentes, existe clara interdependência entre eles. O agronegócio tem se desenvolvido e se adaptado a um ambiente mais complexo, competitivo e globalizado. Nesse cenário, a coordenação é imprescindível para a eficiência dos sistemas agroindustriais. Uma eficiente e ampla coordenação das cadeias de valor é determinante para a entrega de produtos e serviços na quantidade e qualidade demandada pelos consumidores.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
No que diz respeito à interdependência e a coordenação nos sistemas agroindustriais, avalie as afirmativas a seguir:
- Um SAG sem coordenação ou com falhas nessa se caracteriza por custos de transação e dificuldade de resposta às mudanças ambientais.
- A necessidade de coordenação é reflexo direto da interdependência interna dos sistemas agroindustriais.
III. Para que o sistema agroindustrial seja eficiente, basta que o encadeamento de transformações físicas funcione.
- Desde que ao menos um agente do sistema agroindustrial se atente as necessidades dos mercados, haverá eficiência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – I, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A discrepância na distribuição de informações (assimetria), que implica na presença de informações não reveladas entre dois ou mais participantes de uma transação, abre a possibilidade, se essas informações forem pertinentes à transação em questão, para que um dos lados, detentor dessas informações, tire vantagem dessa situação, agindo de maneira oportunista (movido pelo próprio interesse, egoísta e em desacordo com princípios éticos).
Fonte: adaptada de: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considere o mercado de produtos orgânicos. Admita que produtores oportunistas decidam produzir seus produtos no sistema convencional, mas ofertem esses produtos aos consumidores falando que são orgânicos. Contudo, como o preço depende da qualidade, os consumidores, sabendo que podem existir oportunistas nesse mercado, criam uma expectativa de baixa qualidade. A presença de “falsos orgânicos” tende a reduzir a expectativa dos consumidores juntamente com os valores que estão dispostos a pagar, expulsando os “orgânicos verdadeiros” do mercado, já que não é vantajoso ao produtor ofertar bens de alta qualidade, dada a impossibilidade de convencer o consumidor sobre essa qualidade superior e cobrar um alto valor (justo). Analisando o exemplo acima, assinale a alternativa correspondente ao tipo de problema de assimetria de informação descrito no cenário apresentado:
Alternativas
Alternativa 1 – Racionalidade limitada.
Alternativa 2 – Seleção adversa.
Alternativa 3 – Risco moral.
Alternativa 4 – Falha de qualidade.
Alternativa 5 – Moral hazard.