ATIVIDADE 2 – ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM I: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
Um dos documentos que norteia e direciona as Instituições de Ensino Superior, ao criarem os cursos de Educação Física, é a Resolução nº 07, elaborada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004. Um dos artigos deste documento nos faz compreender a importância de disciplinas de cunho histórico nos cursos de Educação Física.
JUNIOR, Carlos Herold. História da Educação Física. Maringá – PR.: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto acima e o que foi estudado na disciplina, assinale a alternativa que corredponde a esse artigo.
Alternativas
Alternativa 1 – As graduações em Educação Física deverão assegurar aos alunos uma formação de cunho biologicista, crítico e individualizado, qualificando a intervenção profissional dos futuros professores de Educação Física.
Alternativa 2 – As Instituições de Ensino Superior em Educação Física devem garantir aos futuros professores uma formação eclética, inovadora e fragmentada, visando a uma maior qualificação do profissional a ser formado.
Alternativa 3 – O curso de graduação em Educação Física deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
Alternativa 4 – O curso de graduação em Educação Física deve garantir aos alunos uma formação de cunho biológico, pedagógico e fragmentado de conhecimento.
Alternativa 5 – A formação crítica, pautada nas ciências humanas e desvinculadas da realidade, deve fundamentar as graduações em Educação Física, com o objetivo de qualificar a intervenção profissional, pautadas na ética profissional.
QUESTÃO 2
A dualidade entre corpo e alma foi um fenômeno marcante nos séculos anteriores à construção do domínio da Igreja Católica e que se consolidou a partir do século IV d.C. Essa dualidade não pode ser entendida como uma simples relação de desprezo em relação ao corpo. Com efeito, é possível perceber que o lugar do corpo e a relação que estabelece com o pensamento é algo bastante complexo.
HEROLD JÚNIOR, C. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o excerto supracitado e as reflexões sobre a dualidade entre corpo e alma contida no material da disciplina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Na filosofia grega, o corpo detém a sua atenção, é detentor do conhecimento único, uma vez que só ele pode levar à verdade.
Alternativa 2 – O pensamento e as ações do período medieval em relação ao corpo se fundamentavam, sobretudo na racionalidade técnica.
Alternativa 3 – No período medieval, é possível observar mais uma complementariedade do que uma oposição entre o corpo e alma.
Alternativa 4 – As primeiras reflexões sobre a oposição entre o sensível e o inteligível aparecem na modernidade.
Alternativa 5 – Em um de seus escritos, Platão afirmou que o corpo é “túmulo” da alma.
QUESTÃO 3
Ao estudar aspectos históricos nos cursos de graduação em Educação Física, é importante que os futuros professores transformem esses conhecimentos para temas de ensino nas salas de aula. Nas regulamentações e diretrizes curriculares, a Educação Física é apontada como um componente curricular.
HEROLD JUNIOR, C. História da Educação Física. Maringá – PR. UniCesumar, 2018.
Mediante o conteúdo estudado, assinale a alternativa que compreende uma das principais colaborações da Educação Física no ensino das crianças e jovens.
Alternativas
Alternativa 1 – Ensinar a história dos esportes em geral, pois esses são os mais praticados em nossa cultura.
Alternativa 2 – Ensinar aspectos históricos das manifestações culturais de interesse dos alunos e professores.
Alternativa 3 – Ensinar pontos históricos básicos, dando ênfase à ginástica por sua relevância no ambiente escolar.
Alternativa 4 – Ensinar os alunos a pensarem historicamente os esportes, a ginástica, os jogos, as lutas, a dança e o lazer.
Alternativa 5 – Ensinar brevemente os aspectos históricos e priorizar apenas aspectos motores e biológicos das atividades.
QUESTÃO 4
A partir de 1980 muitos professores e pesquisadores da Educação Física passaram a dialogar sobre as razões que justificavam a presença dessa área na escola. Somando-se ao empenho desses agentes frente a essa situação, um dos resultados mais visíveis desses esforços foi a discussão e definição de um objeto de estudo e trabalho para a Educação Física, o qual passou a ser conhecido como “cultura corporal”, defendido principalmente no ano de 1992 por um coletivo de autores: Carmen Lúcia Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.
Considerando o fragmento acima e a história da cultura corporal a partir da definição do Coletivo de Autores (Soares et al., 1992), analise as afirmações abaixo.
- Tendo como fonte as práticas produzidas socialmente, nessa óptica (cultura corporal) defendia-se a existência de uma “seleção de conteúdos” para serem trabalhados nas aulas de Educação Física na escola.
- A cultura corporal defendida no livro ficou organizada a partir de quatro conteúdos estruturantes: esportes, jogos, ginásticas e danças, os quais serviram de base para se pensar a estrutura da Educação Física nas etapas de ensino da Educação Básica.
III. Um aspecto importante a ser percebido sobre a cultura corporal foi que, ao tentarem encontrar justificativas pedagógicas para a presença da Educação Física na escola, os conteúdos estruturantes passaram a ser considerados “práticas sociais”.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II apenas.
Alternativa 5 – I e III apenas.
QUESTÃO 5
O jogo apresenta particularidades em relação às demais práticas corporais estudadas na disciplina, a exemplo do esporte, das lutas e da ginástica. Com efeito, ao estudá-lo, é necessário definir o que de fato o jogo contempla, quais são as especificidades que caracterizam o jogo e a variedade de elementos que podem ser contempladas por essa prática corporal.
HEROLD JÚNIOR, C. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o fragmento citado e as particularidades evidenciadas pela prática corporal jogo, analise as afirmações a seguir.
- A partir do século XX, os estudiosos passaram a reconhecer o valor da ludicidade e das brincadeiras infantis nos projetos educacionais, refutando o caráter demasiadamente sistemático da ginástica.
- A dimensão lúdica, o prazer proposto aos jogadores, as regras, a liberdade e sua desvinculação das situações do cotidiano são características marcantes do jogo.
III. Com o reconhecimento do jogo na sociedade moderna, a expressão homo ludens surge para evidenciar a relevância da racionalidade humana.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I e II apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
O esporte influencia a vida das pessoas há muito tempo, sendo considerado uma prática formativa em vários sentidos. Desde o século XV o vocábulo sport já era usado na Inglaterra. Porém, nesta época o esporte tinha um cunho diferente do esporte moderno.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
- No século XV, o esporte apresentava-se com cunho voltado à diversão.
- No século XIX, o esporte passou a ser uma prática de grande utilidade para educar jovens aristocratas.
III. O esporte passou por um grande momento de crise no século XIX, o que causou sua modificação para práticas de cunho educacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – III apenas.
Alternativa 4 – I e II apenas.
Alternativa 5 – I e III apenas.
QUESTÃO 7
Vários são os conhecimentos construídos nos âmbitos educacionais, embora sejam ambientes distintos com pessoas em idades diferentes e com objetivos educacionais diferentes. Existem ligações entre a socialização do conhecimento na área escolar e na produção do conhecimento na universidade.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
Existem reflexões que interligam conhecimentos na escola e na universidade. Dentro desse contexto e considerando o trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.
- São reflexões nos campos da Filosofia, História, Sociologia e Pedagogia.
- São reflexões nos campos da Sociologia, Psiquiatria e História.
III. São reflexões nos campos da Medicina, Sociologia e Filosofia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Durante o processo histórico de construção da Educação Física enquanto área do conhecimento, foi necessário especificar o conhecimento da educação física. A “Cultura Corporal” foi um dos termos designados as manifestações corporais presentes na educação física.
SOARES, C. L. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Segundo Soares (1992), a Cultura Corporal é composta por:
Alternativas
Alternativa 1 – Ginásticas, Lutas e Esportes Coletivos.
Alternativa 2 – Danças, brincadeiras e Ginástica Geral.
Alternativa 3 – Esportes, Jogos, Ginásticas, Danças e Lutas.
Alternativa 4 – Esportes de Raquete, Esportes com Bola, Esportes de Invasão.
Alternativa 5 – Esportes, Jogos, Ginásticas, Danças, Lutas e Esportes Alternativos.
QUESTÃO 9
Ao estudar a Unidade I do livro didático, refletimos sobre a importância, utilidade e objetividade do conhecimento histórico nas diferentes áreas do conhecimento. Segundo o autor Bloch (2001), no livro “Apologia da História”, existe um objeto da história comum a todos os historiadores e que reflete a importância desse conteúdo nos cursos de graduação.
HEROLD JUNIOR, C. História da Educação Física. Maringá – PR.: UniCesumar, 2019.
Sobre o objeto comum da história, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O homem, pois entende-se a presença humana em todos os objetos.
Alternativa 2 – O objeto a ser estudado, seja ele um artesanato, um lugar ou uma fantasia.
Alternativa 3 – Manifestações Culturais que estão presentes em todos os tempos e lugares.
Alternativa 4 – Sequência de eventos, datas e nomes que foram importantes em diferentes épocas passadas.
Alternativa 5 – A própria História, que com acontecimentos nobres ou maléficos são importantes ao historiador.
QUESTÃO 10
A importância da ginástica já foi justificada a partir de sua definição como uma prática corporal guiada pela racionalidade da ciência. A partir dessa perspectiva, as ginásticas presentes nas academias ou, então, as várias modalidades esportivas existentes são práticas que exemplificam, com muita clareza, o modo como o “olhar científico” em relação ao corpo é definido.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto anteriormente e tendo como base o livro da disciplina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Quando se estuda a Grécia Antiga, a interpretação conceitual das palavras não interfere na interpretação do contexto histórico.
Alternativa 2 – Para os gregos, realizar um treinamento era entendido como realizar ginástica.
Alternativa 3 – Para os gregos, realizar os treinamentos exigia vestimentas adequadas, feitas de linho.
Alternativa 4 – Para os gregos, o termo “Educação Física” era amplamente conhecido.
Alternativa 5 – Skholé é como os gregos denominavam seus treinamentos.