ATIVIDADE 2 – BEDU – GINÁSTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A Ginástica Artística chegou ao Brasil por meio da colonização alemã no Rio Grande do Sul em 1824. Devido ao “Bloqueio Ginástico”, que ocorreu no período de 1820-1842, o Brasil foi um dos países que recebeu alemães e, consequentemente, a Ginástica.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
Com relação à chegada da GA no Brasil, analise as afirmativas:
- Inicialmente, foram criadas sociedades, fundações e federações de ginástica no Rio Grande do Sul.
- As primeiras instituições a terem aulas de Ginástica Artística, estavam localizadas nas regiões norte e nordeste do país.
III. O estatuto da Confederação Brasileira de Ginástica foi aprovado e a Ginástica Artística passa a receber orientações desse órgão, o que ocorre até os dias de hoje.
- Os primeiros campeonatos oficiais de Ginástica, foram organizados e dirigidos pelo Conselho de Assessores de Ginástica da Confederação Brasileira de Desportos (CAG-CBD).
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A história da ginástica é ampla e variada, envolvendo diferentes períodos históricos e influências culturais. Desde suas origens antigas até sua formalização como uma prática esportiva moderna, a ginástica desempenhou um papel significativo na promoção da saúde, na educação física e até mesmo como forma de expressão artística. Ao entender essa trajetória histórica, podemos apreciar melhor o desenvolvimento e a importância dessa atividade ao longo do tempo.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Foi durante período histórico moderno que a ginástica começou a ganhar destaque como uma prática formalizada.
PORQUE
- A ginástica como atividade formalizada começou a ganhar destaque durante o século XIX, com a influência de figuras como o Friedrich Ludwig Jahn na Alemanha, que fundou o movimento conhecido como Turnen, promovendo a prática de exercícios físicos como parte da formação nacionalista e militar.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Ao longo da história da Ginástica, percebe-se que todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos ao assistir a uma apresentação nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir do excerto acima e do conhecimento sobre os elementos constitutivos da Ginástica, relacione as duas colunas:
- Manejo de aparelhos
- Elementos Corporais
- Exercícios Acrobáticos
- Exercícios de Condicionamento Físico
( ) Passos, corridas, saltos, saltitos, giros, equilíbrios, ondas, poses, marcações, balanceamentos, circunduções. Pode ser com/sem/em aparelhos.
( ) Rotações, apoios, reversões, suspensões. Pode ser com/sem/em aparelhos.
( ) Desenvolvimento da força, resistência, flexibilidades, entre outros. Pode ser com/sem/em aparelhos.
( ) Tradicionais e Adaptados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – 1, 2, 3 e 4.
Alternativa 2 – 2, 3, 4 e 1.
Alternativa 3 – 4, 3, 2 e 1.
Alternativa 4 – 3, 4, 1 e 2.
Alternativa 5 – 4, 2, 3 e 1.
QUESTÃO 4
A Ginástica Artística (GA), é dividida em masculina e feminina. A GA feminina possui quatro tipos de aparelhos: mesa de salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, sendo que este último possui acompanhamento musical. Já na masculina são seis aparelhos: solo (sem acompanhamento musical), cavalo com alças, argolas, mesa de salto, paralelas simétricas e barra fixa. Cada aparelho da modalidade possui uma medida específica oficial, e essas medidas são usados para as competições e treinamentos dos atletas de alto nível.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
Com relação às características da GA, analise as afirmativas:
- A modalidade chama a atenção pela característica de colocar os corpos em voo.
- As acrobacias e coreografias destacam-se pelo nível de dificuldade e precisão de movimentos.
III. A presença de figuras acrobáticas (ou seja, montagem de figuras com o corpo) é a sua principal característica.
- Força, equilíbrio, concentração, agilidade são elementos básicos e que, em qualquer apresentação de Ginástica Artística, estarão presentes.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV
.
QUESTÃO 5
Para um programa de treinamento ser bem planejado, deve-se considerar alguns princípios básicos, resultantes de estudos científicos sobre o treinamento esportivo. São cinco os princípios básicos: da individualidade biológica; da sobrecarga; da progressão e da continuidade; do uso e desuso; e da especificidade. Este último é o que irá diferenciar um treino de uma modalidade para outra, pois trata-se de exercícios específicos de cada modalidade. No caso da Ginástica Rítmica, predominam exercícios de alongamento muscular, para a melhora da flexibilidade, bem como exercícios com os manejos de aparelhos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.
A partir do texto, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio da especificidade da Ginástica de Trampolim:
Alternativas
Alternativa 1 – Exercícios de manejo de aparelhos.
Alternativa 2 – Exercícios de flexibilidade.
Alternativa 3 – Exercícios de impulsão.
Alternativa 4 – Exercícios de equilíbrio.
Alternativa 5 – Exercícios de giros.
QUESTÃO 6
Quando se olha para a história da Educação Física e sua sistematização em métodos, no final do século XVIII e início do XIX, percebe-se que o Método Inglês, de Thomas Arnold (1795-1842), Desportivo Generalizado, estava relacionado ao esporte; os demais, que eram três, estavam relacionados à ginástica. Merece destaque o fato de a Inglaterra possuir uma posição geográfica isolada e, no século XIX, uma poderosa marinha, o que colaborou para que não houvesse ênfase na disciplina e no treinamento físico visando à defesa nacional, fator que em alguns países europeus estimulou o desenvolvimento não do esporte, mas de outra atividade física: a ginástica.
Fonte: GAIO, Roberta. O lúdico na iniciação esportiva: o caso da Ginástica Rítmica Popular. Conexões, Campinas, v. 22, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675319. Acesso em: 12 jun. 2024.
A partir do excerto, assinale a alternativa correta que possui os métodos/escolas que influenciaram diretamente o surgimento da ginástica:
Alternativas
Alternativa 1 – Método Inglês, Francês e Sueco.
Alternativa 2 – Método Francês, Alemão e Sueco.
Alternativa 3 – Método Português, Sueco e Inglês.
Alternativa 4 – Método Alemão, Sueco e Dinamarquês.
Alternativa 5 – Método Escandinavo, Inglês e Português.
QUESTÃO 7
Todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos, ao assistir a uma apresentação, nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.
A partir do excerto, analise as afirmativas a seguir:
- Esses movimentos naturais ou habilidades específicas do ser humano passam a ser considerados como movimentos construídos (exercícios).
- Um movimento próprio do homem como o saltar foi sendo estudado, transformado e aperfeiçoado através dos tempos.
III. Os movimentos foram sendo alterados para alcançar os objetivos de cada um dos esportes onde ele aparece.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
O solo é um dos aparelhos mais clássicos da Ginástica Artística. Ele chama a atenção pelas diferentes possibilidades de execução realizadas pelos atletas. É no solo onde normalmente tudo começa, onde os atletas aprendem os movimentos básicos que depois serão utilizados nos demais aparelhos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
Com relação às características do solo, avalie as afirmações a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
- A ginasta tem acompanhamento musical e o tempo de 70 a 90 segundos para a execução da série.
- Neste aparelho, que mede 12×12, o atleta realiza movimentos de aterrissagens, movimentos estáticos, deslocamentos, rotações e saltos.
III. A série masculina apresenta mais elementos de flexibilidade do que força, e por não ter música não possui movimentos que remetam à dança ou expressão corporal.
- É muito importante que o atleta use todo o espaço do tablado, o uso das diagonais acontece para que o atleta tenha mais espaços de corrida, preparação e execução dos movimentos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, F, F.
Alternativa 3 – V, V, F, V.
Alternativa 4 – V, F, F, V.
Alternativa 5 – F, F, V, V.
QUESTÃO 9
Observe a imagem:
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
Na Ginástica, alguns elementos corporais sem deslocamentos, apesar de serem realizados com o corpo parado, podem ser executados com um pequeno deslocamento ou transferência do peso de corpo de um segmento a outro, como é o caso das ondas.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir do excerto exposto e do livro didático da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente o elemento corporal onda:
Alternativas
Alternativa 1 – São movimentos específicos que partem do centro do corpo e irradiam para as extremidades.
Alternativa 2 – É um movimento de rotação com a mesma intensidade executado no mesmo lugar ou com deslocamentos.
Alternativa 3 – É uma posição estática que deve ser executada durante um curto período de tempo sobre um ou mais apoios.
Alternativa 4 – É uma rotação de um segmento corporal, o qual tem que executar uma volta de 360 graus, tendo como ponto fixo uma articulação.
Alternativa 5 – Possui três fases: o impulso, que é onde se dá o início da trajetória do movimento, energia que impulsiona o movimento; o acento, que é a fase de evidência do movimento; e o relaxamento, que é a fase final do movimento.
QUESTÃO 10
Na Educação Física escolar, uma aula deve estar planejada de acordo com os conteúdos programáticos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos legislativos. A Educação Física é o componente curricular que, na BNCC, tem como tema as diversas práticas corporais em suas diversas formas de codificação e relevância social, e elas são divididas em seis unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
A partir dos seus estudos sobre a BNCC, assinale a alternativa correta sobre a divisão dos conteúdos da Ginástica:
Alternativas
Alternativa 1 – Ginástica competitivas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e as ginásticas de condicionamento físico e de demonstração para os anos finais do Ensino Fundamental.
Alternativa 2 – Ginástica de conscientização corporal e competitivas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral e condicionamento físico para os anos finais do Ensino Fundamental.
Alternativa 3 – Ginástica de condicionamento físico e conscientização corporal para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral (e as demais modalidades competitivas) para os anos finais do Ensino Fundamental.
Alternativa 4 – Ginástica de condicionamento físico para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral (e as demais modalidades competitivas) e conscientização corporal para os anos finais do Ensino Fundamental.
Alternativa 5 – Ginástica Geral (e as demais modalidades competitivas) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e as ginásticas de condicionamento físico e conscientização corporal para os anos finais do Ensino Fundamental.