Sobre os modelos, leia com atenção as proposições abaixo:
I. É importante conceber os jogos desportivos dentro de um modelo de ensino,
PORQUE
II. Permite ensinar esse jogo de uma maneira modificada. Perde-se sua essência, mas reduz a complexidade, para que o indivíduo compreenda suas características.
É correto afirmar que:
Sobre o fragmento de texto acima, assinale a alternativa que dita quais são as estruturas citadas:
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre como o professor/profissional pode intervir para que o estudante tenha plenas experiências com o esporte dentro e fora do ambiente formal:
I. O professor/profissional de Educação Física terá que dar respostas a altura das exigências que lhe são colocadas.
II. O professor/profissional de Educação Física deverá ter sempre calculado estratégias que evidenciem todos os aspectos do jogo e da competição esportiva.
III. O professor/profissional de Educação Física terá que idealizar a sua intervenção de uma forma contextualizada e distinta para cada grupo em sua responsabilidade.
IV. O professor/profissional de Educação Física deverá ter um conjunto de conhecimentos diversificados, embasados cientificamente para dar sustento à aprendizagem do indivíduo com sua intervenção.
Diante do exposto, assinale a alternativa que engloba todas as maneiras de intervenção do professor/profissional de Educação Física:
Sabendo sobre as classificações do esporte, assinale a alternativa correta:
Sabendo disso, o treinador terá de se envolver em ações de formação em caráteres diferentes. Analise as afirmativas abaixo:
I. Formação regular
II. Aprendizagem culta
III. Aprendizagem única
IV. Aprendizagem informal
V. Aprendizagem não formal
Assinale a alternativa correta:
Em relação ao esporte-educação, analise as afirmativas a seguir:
I. Tem como foco principal o lazer e a diversão.
II. Aborda as modalidades esportivas e suas características, excluindo o aspecto crítico e social.
III. É praticado em escolas e escolinhas de iniciação esportiva e tem como objetivo formar atletas profissionais.
IV. Deve proporcionar vivências de diferentes modalidades esportivas, evitando a exclusão a competição excessiva.
É correto o que se afirma em:
De acordo com Metzeler (2005), veja as características do modelo abaixo:
I. Fornece uma estrutura teórica unificada.
II. Permanece com a ideia central para o ensino.
III. Permite uma avaliação válida da aprendizagem.
IV. Fornece uma linguagem técnica aos professores e treinadores.
V. Facilita a tomada de decisão do professor dentro de uma estrutura formal de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com as classificações dos esportes, analise as afirmativas abaixo:
I. Judô, Boxe, Taekwondo são classificados como esportes de combate.
II. Curling, Golf, Tiro com Arco são classificados como esportes de precisão.
III. Críquete, Softbol, Beisebal são classificados como esportes de campo e taco.
IV. Remo, Ciclismo, Provas de Atletismo são classificados como esportes de marca.
V. Squash, Beach Tennis, Voleibol, são classificados como esportes de rede/quadra.
VI. Polo Aquático, Rúgbi, Futebol Americano são classificados como esportes de invasão.
VII. Ginástica rítmica, saltos ornamentais, Nado sincronizado são classificados como esportes técnicos-combinatórios.
É correto o que se afirma em:
De acordo com esse modelo, assinale a alternativa correta:
A estrutura temporal é dividida em 09 (nove) fases. Nesse sentido, analise as características abaixo:
I. O foco nessa fase é desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas gerais.
II. Nesse momento ocorre o aperfeiçoamento e otimização do potencial técnico e tático do indivíduo.
III. O objetivo dessa fase é a iniciação técnica, ou seja, o gesto motor de forma global ou ações motoras gerais que possam ser utilizadas em tarefas esportivas.
IV. Nessa fase, os domínios técnico-tático-psíquicos atingidos na fase anterior serão aprimorados, considerando o aumento da carga de treinamento.
V. Com essa fase jovem terá um acervo motor que permitirá optar por escolher a prática esportiva com vistas ao alto nível de rendimento.
VI. Nessa fase as atividades deverão proporcionar uma vivência ampla de movimentos, sem que haja preocupação com a execução.
VII. Nessa fase ocorre a otimização das capacidades técnicas, táticas e físicas e capacidades psíquicas e sociais.
VIII. Aqui ocorre a readaptação do ex-atleta à sociedade.
IX. Nessa fase o importante é a manutenção das funções corporais.
Assinale a alternativa que classifique de forma correta cada uma das fases: