ATIVIDADE 2 – BEDU – INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 53_2024
QUESTÃO 1
As transformações sociais e tecnológicas influenciaram no campo de atuação da Educação Física. A partir da década de 1980, debates sobre o processo formativo e intervenção profissional tiveram destaque e a formação passou então, a ter um papel central no universo acadêmico. A Educação Física passou, deste modo, por um processo de reestruturação curricular, que redefiniu seus conteúdos e métodos de ensino.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Com relação às resoluções que régem a Educação Física no Brasil, verifique as proposições a seguir e responda:
- A Resolução CFE nº 03/87 trouxe como avanços a divisão da Educação Física em duas áreas acadêmico-profissionais: bacharelado e licenciatura.
- Com a Resolução CNE/CES nº 4/2009 foi instituída a carga horária mínima para o curso de graduação em bacharelado, sendo estabelecido 3.200 horas.
III. As resoluções nº 01/CNE/2002 e Resolução nº 07/CNE/2004 trouxeram novas propostas para a formação do profissional de Educação Física tratando das competências. Devido a este fato, os cursos de formação foram solicitados a reajustar seus currículos.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I apenas.
Alternativa 3 – II apenas.
Alternativa 4 – I e II apenas.
Alternativa 5 – II e III apenas.
QUESTÃO 2
No intuito de aperfeiçoar o modelo que visava o tratamento e a cura de doenças, o Sistema Único de Saúde (SUS) aprimorou o modelo de saúde para que as ações se voltassem à promoção da saúde. Essa ação abriu as portas para a intervenção do profissional bacharel em Educação Física na área da saúde pública.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações:
- O bacharel em Educação Física é um dos profissionais que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
- O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um tipo de programa público que visa prevenir doenças, melhorando assim, a saúde pública.
III. O bacharel em Educação Física atuante na saúde pública deve intervir profissionalmente de forma geral e ampliada, enfocando sobre os aspectos biológicos dos pacientes pois os mesmos se encontram hospitalizados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 3
O campo de atuação do profissional de Educação Física tem crescido gradativamente nos últimos anos, abrindo espaço para a atuação em diferentes locais e populações. Um dos fatores que contribuíram para esse crescimento foi os benefícios que as pessoas adquirem ao praticar regularmente exercícios físicos.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações:
- O personal trainer realiza treinamento personalizado a seus alunos.
- O atendimento personalizado proporciona autonomia ao profissional bacharel na realização de exercícios físicos específicos para seus alunos.
III. A academia de ginástica, um dos locais que obteve grande expansão nos últimos anos, permite que o bacharel em Educação Física atue em diferentes atividades, como lutas e natação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 4
A preparação de um planejamento é essencial para o alcance das metas, sendo este um dos segredos para o sucesso. Existem diversos tipos de planejamentos que podem ser elaborados de acordo com a necessidade do profissional ou das organizações.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Considerando os tipos de planejamento, avalie as asserções e assinale V para verdadeiro e F para falso:
- ( ) O planejamento estratégico busca traçar estratégias administrativas, a fim de aperfeiçoar os resultados estabelecidos. Este pode ser um documento formal e deve ser de curta duração.
II. ( ) O planejamento operacional está relacionado a implementação dos resultados obtidos. As tarefas devem ser descritas detalhadamente, assim como os recursos e ações necessárias, deve possuir um curto prazo de duração.
III.( ) O planejamento tático está vinculado aos métodos administrativos e busca estipular a utilização dos recursos de maneira eficiente, a fim de atender as metas. Deve possuir os objetivos como ponto de partida e sua organização deve ser realizada a médio e longo prazo.
IV.( ) O planejamento estratégico está associado ao estabelecimento dos objetivos e a escolha das estratégias a serem seguidas. Deve ser baseado em dados, fatos e informações que propiciem informações importantes para as tarefas a serem realizadas. Relaciona-se ainda aos recursos disponíveis e aos prazos a serem cumpridos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – V, F, F, V.
Alternativa 3 – F, F, V, V.
Alternativa 4 – F, F, F, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 5
Sabe-se que aspectos psicológicos estão relacionados ao bom desempenho esportivo, ou ainda a adesão e participação em programas de exercício físico. Deste modo é importante que o profissional de Educação Física possua conhecimentos a respeito das avaliações possíveis de serem realizadas quanto a estas variáveis.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019
Considerando as avaliações psicológicas que podem ser realizadas, avalie as asserções e assinale V para verdadeiro e F para falso:
- Uma das funções do profissional de Educação Física é estar apto para o trabalho com intervenções psicológicas junto a seus atletas/alunos.
- Todos os instrumentos voltados à análise de variáveis podem ser utilizados pelos profissionais de Educação Física, não sendo necessário ter o auxílio de um psicólogo.
III. É importante que o profissional de Educação Física conheça instrumentos que possa utilizar em sua intervenção a fim de detectar comportamentos positivos e negativos de seus atletas/alunos.
- A avaliação de variáveis psicológicas é essencial para os profissionais de Educação Física, visto que ao identificar comportamentos diferentes possa encaminhar seus atletas/alunos para os profissionais responsáveis.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, V.
Alternativa 2 – V, V, V, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, F, F, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 6
Com a criação do bacharelado em Educação Física foi aberto novo leque de possibilidades de atuação em áreas diversas relacionadas ao movimento humano. Nesse sentido, o profissional deve possuir conhecimentos específicos e desenvolver competências e habilidades específicas para sua atuação.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Nesse sentido, relacione as competências profissionais às suas categorias/classificações:
1. Competências gerais | ( ) Trabalho lazer e recreação |
2. Competências específicas | ( ) Liderança |
( ) Trabalho saúde pública | |
( ) Trabalho equipes multidisciplinares | |
( ) Planejamento, Supervisão,
e Gerenciamento |
|
( ) Comunicação |
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1 – 1, 1, 1, 2, 2 e 1.
Alternativa 2 – 2, 1, 2, 2, 1 e 1.
Alternativa 3 – 1, 2, 1, 2, 1 e 2.
Alternativa 4 – 2, 2, 2, 1, 1 e 2.
Alternativa 5 – 2, 1, 2, 1, 2 e 1.
QUESTÃO 7
Com a expansão da área de atuação do bacharelado o reconhecimento do profissional tem crescido, sobretudo na área da saúde. Portanto, ser um profissional está relacionado a prática mediante um conhecimento específico inerente ao trabalho realizado. Por isso é primordial que os profissionais tenham pleno conhecimento de sua profissão.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Quanto à atuação profissional e a profissão de bacharel, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- O profissional de Educação Física, a partir de sua formação inicial, é qualificado para trabalhar com a prevenção, a promoção e a reabilitação da saúde. Sendo reconhecido ainda, como uma das treze profissões da área da saúde.
- Como a educação física é uma área que lida com exercícios físicos e esportes, em locais diversos, não há um conselho que regulamente esta profissão e nem normas éticas. Isto porque o trabalho deste profissional se dá em espaços informais de ensino.
III. Para uma atuação profissional qualificada, os profissionais devem conhecer as áreas de intervenção inerentes à sua profissão. Portanto, o profissional deve buscar além da graduação, cursos de formação continuada para que possam tornar-se especialistas nas áreas que desejam desenvolver suas intervenções.
- Toda profissão tem uma estrutura de conhecimentos especializados, que é organizado e regulamentado por instituições e conselhos profissionais. No caso da Educação Física o Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais de Educação Física, são os órgãos responsáveis por essa organização.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V; V; V; F.
Alternativa 2 – F; V; V; V.
Alternativa 3 – V; F; V; V.
Alternativa 4 – F; F; F; F.
Alternativa 5 – V; V; V; V.
QUESTÃO 8
A atuação profissional no campo do bacharelado, requer que os profissionais possuam competências para conseguir atender às diversas demandas. Neste sentido, diversos estudos têm investigado quais as competências mais comuns e mais exigidas neste ofício.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Com relação as competências necessárias para o trabalho com a orientação de exercícios físicos, verifique as proposições a seguir:
- A competência mais importante para o profissional de Educação Física é a de relacionamento interpessoal, visto que uma das características desta profissão é a de lidar com o público em geral.
- Os aspectos éticos da profissão são importantes, no entanto não é preciso que o profissional desenvolva competências específicas quanto a esta variável. Isto porque esta não se relaciona com a prática profissional.
III. As competências que se destacam nos estudos estão relacionadas aos conhecimentos, ao relacionamento interpessoal, ao trabalho em equipe, à postura ética, à organização, à gestão, à comunicação e às noções de marketing pessoal.
- Os diversos estudos realizados sobre a competência profissional identificaram a necessidade de uma formação contínua, visto que é preciso que os profissionais apresentem domínio teórico relacionado à atividade física, além de outros conhecimentos pertinentes a profissão.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III e IV.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – I, II e III apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV apenas.
QUESTÃO 9
O treinador é peça fundamental no processo desportivo, por ser o responsável pelo desenvolvimento e bem-estar dos atletas. Quando se trato do treinamento esportivo para crianças e jovens, estudos internacionais têm apontado a necessidade de alicerçar os treinamentos, de modo a conduzir ao desenvolvimento positivo no âmbito esportivo. Para isso, o treinador deve estar preparado, o que exige diversidade de conhecimentos profissionais, interpessoais e intrapessoais.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Considerando a atuação do treinador/técnico para o Desenvolvimento Positivo do Joven atleta, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – Os treinadores devem focar seu trabalho no desenvolvimento das capacidades físicas, uma vez que estes são os aspectos mais importantes para o esporte.
Alternativa 2 – Os treinos devem ser pensados de modo a trabalhar também com intervenções psicológicas realizadas pelo treinador, a fim de promover o bem-estar dos atletas.
Alternativa 3 – Os treinadores consideraram que o mais importante é o trabalho lúdico durante os treinamentos, pois isto proporciona experiências positivas e acaba motivando os atletas.
Alternativa 4 – O treinador não deve se preocupar com as relações interpessoais, isto porque este aspecto exerce pouca ou nenhuma influência no processo de desenvolvimento dos jovens atletas.
Alternativa 5 – O treinador deve ser capaz de criar um ambiente que promova o progresso em seus atletas, estando então preparado, o que exige uma diversidade de conhecimentos profissionais, interpessoais e intrapessoais, além dos conhecimentos específicos do esporte.
QUESTÃO 10
A formação acadêmico-profissional, portanto, configura-se como o espaço inicial, para o exercício das primeiras avaliações das consequências da intervenção profissional, pois é nesse espaço que se possibilita o contato com o conhecimento sistematizado de mecanismos que compõem a intervenção profissional. Sobretudo, porque é nesse ambiente onde se revela o grau de responsabilidade e de comprometimento do profissional com a área, com a produção de conhecimento, e principalmente com o cliente.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Quanto a qualificação da atuação profissional do bacharelado, verifique as proposições a seguir e responda:
I – É essencial que os profissionais compreendam que a formação é um é processo permanente, que se inicia na graduação e deve ser levado adiante por meio de cursos complementares na área que deseja se especializar. Portanto, a preparação profissional tem que ser vista como processo de constante aprendizado.
II – Os profissionais de educação física devem ter domínio de conhecimentos específicos de sua área de formação. Por isto, o profissional deve ser capacitado à intervenção qualificada, competente e responsável, demonstrando comprometimento ético na prestação de seus serviços, para além dos conhecimentos específicos.
III – Um profissional qualificado contribui para a legitimidade da profissão. Isto porque uma ação responsável demonstra o conhecimento e a competência destes, não apenas para sua intervenção, como para a tarefa de mudar o contexto social em que intervém, beneficiando aqueles que o procuram. Sua intervenção vai muito além do domínio do saber-fazer, ou melhor, ao saber-fazer profissional em Educação Física devem estar incorporados atitudes e valores.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.