ATIVIDADE 2 – CBIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2024
QUESTÃO 1
fonte: Disponível em: https://twitter.com/danielbrandaohq/status/1191643379790237697. Acesso em 14 de abril de 2024.
Considerando a imagem, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A charge contempla a importância do questionamento no processo de aprendizagem como recurso cognitivo promotor da articulação entre o vivido e experenciado.
PORQUE
II – A aprendizagem corresponde as mudanças na capacidade, ou na potencialidade, dos indivíduos para a realização de ações cognitiva ou psicomotoras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A aprendizagem é o recurso pelo qual o homem modifica o seu desenvolvimento, implicando em mudanças de atitudes e na capacidade de experienciar as situações cotidianas de forma mais flexível e adaptada. A realização dessa capacidade, aprender, está ancorada em fatores hereditários, culturais e psicossociais. Sendo assim, como futuro profissional da educação, compreender os aspectos pertinentes ao desenvolvimento humano é fundamental para uma prática ativa e efetiva.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.
Considerando o exposto acerca das premissas sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, analise as imagens as seguir:
Descrição de imagem1: menino de aproximadamente 5 anos, descalço em uma rua de chão batido; vegetação natural ao fundo, segurando um carretel de linha.
Descrição de imagem 2: criança de aproximadamente 3 anos segurando um tablet, sentado em uma poltrona, olhando para frente, infere-se que seja para uma televisão, enquanto há outras crianças brincando ao seu lado.
Fonte:
Figura 1 : Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/filho-jogar-tail%C3%A2ndia-topo-garoto-1124720/. Acesso em 14 abril de 2024.
Figura 2: Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7as-brincando-conectado-1253096/. Acesso em 14 abril de 2024.
- O desenvolvimento humano no âmbito físico, primordialmente, é relativamente ordenado, ou seja, certas habilidades são desenvolvidas antes de outras, funcionando como pré-requisito para a próxima etapa.
- As transformações do indivíduo humano ocorrem continuamente nos âmbitos físico, cognitivo e psicossocial desde a sua concepção até a sua morte.
III. As imagens evidenciam os aspectos ambiental e cultural que devem ser contemplados na análise do desenvolvimento humano, pois interferem na aprendizagem e, consequentemente, no desenvolvimento dos sujeitos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I, II, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 3
A epistemologia genética postulada por Jean Piaget propiciou grandes debates na educação, uma vez que rompeu com pressupostos até então difundidos como a hereditariedade da capacidade cognitiva e com o ideal empirista afirmativo da soberania do meio físico e social para a apreensão do conhecimento.
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, 2021.
Tendo isso posto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A teoria piagetiana é tida no campo da ciência como interacionista por compreender que o desenvolvimento do conhecimento se dá na relação posta entre sujeito e objeto.
PORQUE
II- O desenvolvimento cognitivo articula a experiência vivida pelo sujeito na relação com os objetos e as mudanças nas estruturas mentais dos mesmos que permitem interações com a realidade de formas mais adaptadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, [… ] o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo e alcançam a mente” (FREUD, 1915/1976, p.142 apud SOUZA, RAMOS, 2021, p. 34). Ela é exigências de trabalho para a vida psíquica, uma carga de excitação que o organismo necessita descarregar. Representa então, uma excitação que encontra sua fonte no próprio corpo (zonas erógenas), provinda, a princípio, das necessidades mais primárias de sobrevivência; a força diz respeito ao aspecto econômico, quantitativo da energia psíquica.
SOUZA, D. P.; RAMOS, A. A. M. Pulsão de vida e pulsão de morte frente à toxicomania.
São Paulo, v.11, n.1, p. 30-45 , jan/2021.
Sobre as pulsões, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A libido é a quantidade de energia física.
Alternativa 2 – A energia física é a fonte de energia vital do ser humano.
Alternativa 3 – Libido é a energia psíquica, considerada uma energia sexual.
Alternativa 4 – Freud centra seus estudos em processos observáveis, isto é, a energia psíquica.
Alternativa 5 – O desenvolvimento da personalidade é descrito por fases de desenvolvimento pulsional.
QUESTÃO 5
A sistematização teórica piagetiana postula que a criança elabora novas formas de organização mental conforme se adapta ao ambiente, ajustando sua capacidade de intervir sobre o seu contexto social. Este processo de adaptação implica em avanços cognitivos que se desdobram em 4 estágios do desenvolvimento preconizados por Jean Piaget.
fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, 2021
Considerando os pressupostos teóricos da epistemologia genética, analise as afirmações a seguir.
- O período sensório-motor é marcado por 3 estágios que incluem desde os esquemas reflexos até o estabelecimento da inteligência prática.
- O período pré-operatório é marcado pelo pensamento intuitivo, logo organizado primordialmente pelas percepções imediatas acerca do objeto.
III. O período operatório concreto é marcado pelo alcance da lógica formal, na qual o sujeito é capaz de pensar abstratamente e se descolar do concreto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I, II apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 6
Na educação, um termo muito comum é a generalização, que na visão da teoria behaviorista consiste em uma situação em que uma resposta é controlada por um determinado estímulo, mas que existem outros estímulos que são próximos ou similares, que devido a alguma particularidade, também podem ser efetivados. Ao mesmo tempo, no meio educacional, a visão de Jean Piaget rompeu com alguns paradigmas, principalmente com a ideia de que o conhecimento é concedido ou pelo meio hereditário (concepção do apriorismo) ou pelo meio físico e social (concepção do empirismo).
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A abordagem behaviorista enfatiza a importância do ambiente na formação do comportamento.
PORQUE
II. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de estágios universais.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Vygotsky (2007) explica que existe uma distância entre o nível de desenvolvimento real (determinado pela solução de problemas de modo independente) e o nível de desenvolvimento potencial (em que os problemas são solucionados com a orientação de outro mais capaz), a qual ele denominou Zona de Desenvolvimento Proximal. Enquanto isso, a abordagem behaviorista focava seus estudos na interação que acontece entre o comportamento do organismo e o ambiente. Ao discorrer sobre o ensino, acreditava que este estava relacionado a uma disposição coerente de possibilidades de reforço, por meio do qual o sujeito aprende.
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Vygotsky destaca a zona de desenvolvimento proximal como crucial para a aprendizagem.
PORQUE
A abordagem behaviorista concentra-se principalmente em comportamentos observáveis.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O behaviorismo se difundiu principalmente com os estudos de Skinner (1904-1990) ao destacar o papel do comportamento operante. Acerca do tema analise o excerto a seguir:
O comportamento operante refere-se à inter-relação sujeito-ambiente. Quando o organismo se comporta (emitindo essa ou aquela resposta), sua ação produz uma alteração ambiental, uma determinada consequência que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência. Assim, agimos sobre o mundo em função das consequências criadas pela ação (BOCK, 2018, p. 55).
fonte:BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
Considerando os pressupostos da teoria behaviorista e as implicações desta na aprendizagem dos indivíduos podemos afirma que:
Alternativas
Alternativa 1 – O aumento da frequência de um comportamento está associado a subtração de um estímulo atrativo ao sujeito.
Alternativa 2 – A manutenção de um comportamento independe das consequências apresentadas ao indivíduo após a sua realização.
Alternativa 3 – A punição é o recurso utilizado quando se objetiva aumentar a frequência de uma determinada resposta emitida pelo sujeito.
Alternativa 4 – A modelagem de comportamentos corresponde ao uso adequado de estratégias que aumentem a frequência do comportamento selecionado.
Alternativa 5 – A extinção de um comportamento acontece de forma mais rápida e efetiva, pois trata-se de um recurso mais eficiente que o condicionamento operante.
QUESTÃO 9
A Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky destaca a influência do contexto social no desenvolvimento humano. O conceito-chave enfatiza a construção do conhecimento na interação com outros indivíduos. Assim, a Abordagem Histórico-Cultural traz um novo olhar para o desenvolvimento e a aprendizagem, provocando você a pensar sobre a construção do conhecimento em uma perspectiva social, na qual o homem se constitui por meio de suas relações, tanto com a natureza quanto com outros homens.
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o conceito-chave da Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Aprendizagem social.
Alternativa 2 – Reforço positivo.
Alternativa 3 – Desenvolvimento individual.
Alternativa 4 – Observação direta.
Alternativa 5 – Condicionamento clássico.
QUESTÃO 10
A psicologia, inicialmente, tomou forma não como uma disciplina ou uma área profissional, mas como uma cadeia de pretensões de conhecimento sobre pessoas, individual e coletivamente, que permitiria que elas fossem melhor administradas. Por essa razão, essa não é a “psicologia aplicada” – os vetores não foram de um conhecimento formado na academia para o campo das aplicações, mas o contrário.
ROSE, N. Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 155-164, 2008.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/9vmjdfJLFkXYLcPbRNYgnbt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- Para se organizar enquanto ciência, a psicologia passou por diversas definições e teve influência de várias correntes filosóficas.
PORQUE
- Após o avanço científico surge a necessidade de estabelecer técnicas mais específicas, pois surgem novos questionamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.