ATIVIDADE 2 – CCONT – CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL – 52_2024
QUESTÃO 1
A Indústria Quero Mais, está satisfeita com as suas vendas, do seu único produto. No entanto, com o surgimento de um novo concorrente, a indústria encontra-se com a necessidade de definir qual é o ponto de equilíbrio contábil do seu produto fabricado. As informações da empresa estão listadas no Quadro 01:
Quadro 01: Custos, Despesas e Outros.
DESCRIÇÃO | VALORES R$ |
Preço de Venda Unitário | 20,00 |
Total dos Custos Variáveis | 6,00 |
Total das Despesas Variáveis | 2,00 |
Total do Custo Fixo | 34.000,00 |
Despesas Gerais | 2.000,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nas informações do Quadro 01 e considerando o tema Ponto de Equilíbrio Contábil, assinale a alternativa correta correspondente ao Ponto de Equilíbrio Contábil do produto da Indústria Quero Mais.
Alternativas
Alternativa 1 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é de 2.428 unidades.
Alternativa 2 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é de 2.571 unidades.
Alternativa 3 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é de 2.834 unidades.
Alternativa 4 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é de 3.000 unidades.
Alternativa 5 – O Ponto de Equilíbrio Contábil é de 3.100 unidades.
QUESTÃO 2
A contabilidade e a análise gerencial são influenciadas pela evolução da sociedade e pela economia das nações e organizações. A revolução industrial foi um dos fatores que proporcionou seu desenvolvimento devido a necessidade de informações para a tomada de decisão.
ALMEIDA, Rodrigo Gaspar de. Contabilidade e Análise Gerencial. Maringá: Unicesumar, 2019.PADOVEZE, C. L. Contabilidade de Custos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Considerando o texto acima e o tema dos principais métodos de custeios utilizados pelas organizações no estágio nº 1, analise as afirmações abaixo:
- Custeio Variável e Custeio ABC foram essenciais no estágio nº 1.
- O custeio por absorção, faz parte do estágio nº 1.
III. No estágio nº 1, a contabilidade gerencial tinha foco técnico, com base nos custos para atingir os objetivos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
O ambiente econômico empresarial vem se modificando ao longo do tempo. As tomadas de decisão são mais rápidas, as relações de trabalho mais flexíveis e incentivadas, a logística passa a ter papel fundamental em empresas que competem cliente a cliente, a tecnologia da informação abre novos canais de distribuição. Enfim, as empresas e sua demanda por informação evoluem a cada dia, alterando o papel da contabilidade dentro das organizações.
https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos52005/351.pdf acesso em abril de 2024.
Em relação aos estágios evolutivos da contabilidade gerencial, analise as afirmativas a seguir:
I, No Estágio nº 1 – nesse momento a contabilidade gerencial estava direcionada aos custos, utilizando alguns métodos de custeio para atender seu principal objetivo.
- No Estágio nº 2 – nesse momento a contabilidade gerencial estava sendo utilizada como ferramenta de apoio e gerenciamento, sendo desenvolvidas novas medidas de mensuração de desempenho organizacional.
III. No Estágio nº 3 – nesse momento a contabilidade gerencial direcionou seu foco na redução das perdas por meio da análise dos processos, contando com o surgimento de dois novos métodos de custeio.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
As organizações de modo geral, visam obter uma rentabilidade capaz de suprir todas as suas necessidades e gerar lucro. Nesse contexto a analise gerencial, pode contribuir com o planejamento da organização pelo cálculo da Margem de Contribuição, a qual utiliza o total dos produtos vendidos.
MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Considerando o texto acima e o tema Margem de Contribuição, analise as afirmações abaixo:
- A margem de contribuição é a diferença entre os custos variáveis e os custos fixos utilizados.
- A margem de contribuição é encontrada pela dedução dos custos variáveis, após a apuração dos impostos, não dedutíveis.
III. A margem de contribuição é a diferença entre a receita bruta e a soma dos custos e despesas variáveis utilizadas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
A Loja de Móveis Requintada Ltda fabrica dois modelos de armários, sendo um com dois puxadores e outro com três puxadores, ambos do mesmo modelo, conforme constam as informações a seguir:
Produto | Preço de Venda | Custos Variáveis | Despesas Variáveis |
Armário com 3 puxadores | R$ 250,00 | R$ 105,00 | 10% do Preço de venda |
Armário com 2 puxadores | R$ 220,00 | R$ 100,00 |
Para atender toda a demanda de mercado que gira em torno de 11 armários de cada modelo, a entidade precisa adquirir 55 puxadores, porém o mesmo esta em falta e o fornecedor conseguiu realizar a entrega de apenas 40 unidades.
Elaborado pela professora, 2024.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A margem de contribuição unitária do armário de 3 puxadores é R$120,00, enquanto a margem de contribuição por fator de restrição será de R$40,00.
- Sabendo que o fator de restrição são os puxadores, na falta do mesmo, a entidade deverá iniciar sua produção pelos armários com 2 puxadores.
III. A margem de contribuição unitária do armário de 2 puxadores é menor do que do armário de 3 puxadores, porém a margem de contribuição por fator de restrição será maior.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
A informação é matéria prima do processo de tomada de decisão. A informação útil é aquela que atende as necessidades especificas dos gestores, segundo as áreas que atuam, operações que desenvolvem e conceitos que lhes façam sentido lógico. Os sistemas de informações contábeis devem ser configurados de forma a atender eficientemente as necessidades informativas de seus usuários, bem como incorporar conceitos, políticas e procedimentos que motivem e estimulem o gestor a tomar as melhores decisões para a empresa.
https://www.scielo.br/j/cest/a/kcYSNtVtQxNnXQYFxNqbL3x/?lang=pt acesso em abril de 2024.
No que se refere ao processo de tomada de decisão dentro das organizações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O modelo de gestão BSC – Balanced Scorecard tem como objetivo mensurar o desempenho de uma entidade sob algumas perspectivas, sendo de característica: financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.
PORQUE
- O modelo Benchmarking é a comparação sistemática do desempenho da entidade com o desempenho de outras ou da própria organização em outros períodos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Com a finalidade de controlar o rumo das atividades desempenhadas nas empresas, sócios, executivos de diversos níveis e demais funcionários necessitam de medidas que indiquem o desempenho de suas atuações. Os indicadores de desempenho são uma das formas utilizadas pelas empresas que possibilitam esta avaliação, através de processos de mensuração e controle, indicando os pontos fortes e as necessidades de atuação para a mudança de rumo, visando atingir os objetivos previamente traçados. A classificação mais comum destes indicadores é sua divisão em Financeiros, expressos em moeda, ou Não-financeiros, expressos em diversas unidades de medida, quantitativas ou qualitativas.
Disponível em: https://l1nq.com/6Earq. Acesso em abril de 2024 (adaptada).
Em relação aos indicadores não financeiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os indicadores não financeiros começaram a ganhar importância no âmbito organizacional devido aos avanços tecnológicos, principalmente em relação aos aspectos produtivos e aos sistemas de informação.
PORQUE
- Medir a satisfação do cliente é, por exemplo, uma forma de se utilizar de um indicador não financeiro para mensurar o desempenho da entidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A organização Madeira Boa LTDA que produz móveis de madeira, precisa classificar seus custos em fixos e variáveis para depois calcular a sua margem de contribuição. O contador da Madeira Boa LTDA precisa classificar os seguintes custos em fixos ou variáveis (Quadro 01):
Quadro 01: custos fixos e variáveis da Madeira Boa LTDA.
Mão de Obra Direta aplicada no processo produtivo (por produtividade). | R$ 10.000,00 |
Madeira e cola, aplicadas no processo produtivo. | R$ 5.000,00 |
Aluguel da Fábrica (mensal) | R$ 1.500,00 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2019.
Os montantes relativos a Mão de Obra e Madeira e Cola, referem-se a produção de todas as unidades do período.
Considerando o exposto, e o tema Custeio Variável e Análise Custo x Volume x Lucro, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- O custo com Aluguel da Fábrica (mensal) é um exemplo de custo fixo, que não integra o cálculo da margem de contribuição.
- O custo com Madeira e cola, aplicadas no processo produtivo é um Custo Fixo. Desse modo, não integra o cálculo da margem de contribuição.
III. O custo Mão de Obra Direta aplicada no processo produtivo é um exemplo de custo variável, que integra o cálculo da margem de contribuição.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 9
As fontes de informações gerenciais devem seguir o que normatiza os princípios contábeis. As características qualitativas da informação contábil devem possuir utilidade e evidenciar os tipos de informação necessárias para os usuários, tomarem as decisões corretas.
Adaptado de: www.cpc.org.br – CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro
Referentes às características qualitativas fundamentais da informação, analise as afirmativas a seguir:
I – A representação fidedigna deve ser livre de riscos e fraudes.
II – Uma das características qualitativa fundamental da informação é a tempestividade.
III – Para ser representação fidedigna, a informação deve ser completa, neutra e livre de erros.
IV – Uma das características qualitativas fundamentais é representada pela materialidade.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, F.
Alternativa 2 – V, V, V, F.
Alternativa 3 – F, F, V, V.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, F, F, F.
QUESTÃO 10
A Companhia Sortuda Ltda, apresentou em determinado mês custos fixos totais de R$ 50.000,00 e custos variáveis de R$ 10,00 por unidade. Sabe-se que a mesma comercializa cada unidade desse produto por R$ 30,00 e que pretende obter no período um lucro equivalente a R$ 20.000,00.
Elaborado pela professora (2024)
Com base no exposto, assinale a alternativa correspondente a Margem de Segurança, em unidades, sabendo que a entidade está planejando a venda de 4.000 unidades do produto.
Alternativas
Alternativa 1 – 500 unidades.
Alternativa 2 – 1.500 unidades.
Alternativa 3 – 2.000 unidades.
Alternativa 4 – 3.500 unidades.
Alternativa 5 – 4.000 unidades.