ATIVIDADE 2 – CFEL – FILOSOFIA DA FELICIDADE – 52_2024
QUESTÃO 1
Epicuro foi um filósofo grego do período helenístico e dentre suas muitas reflexões, trouxe a relação entre a experiência humana e os prazeres. Durante um dos seus momentos de reflexão escreve uma carta a seu amigo Meneceu. Essa carta traz muitas das suas impressões sobre a vida e a felicidade.
Com base na aula conceitual 2 e a “Carta a Meneceu” apresentada no e-book da disciplina analise as afirmativas abaixo:
I.Epicuro descreve ao seu amigo que o estudo da filosofia deve ser algo presente na vida daqueles que buscam a felicidade.
II.Descreve sua incredulidade nos deuses, relatando que a crença se dá apenas como reflexo de falsas suposições populares e como isso pode influenciar a busca pela sabedoria real.
III. Relata a importância de se pensar na passagem da vida, ou seja, na morte, como devemos refletir diariamente sobre como se dará esse processo e buscar formas de prolongar nossa vida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Segundo Sêneca, a busca mais importante da vida é encontrar-se em um estado de tranquilidade. Neste contexto, ele atribui características comuns àqueles que, por vezes, não alcançam esse tão desejado estado.
Tendo como referencial o texto resenha “ A tranquilidade da alma” analise as afirmativa abaixo:
- Intranquilos são pessoas presas na constância, objetivos traçados de forma muito rígida e portanto, a persistência desgasta a alma.
II.Aqueles homens que se sentem entorpecidos por seus projetos, que mesmo constantes em seus objetivos sentem medo, vivem de maneira que não desejam e isso os torna intranquilos.
III. Não alcançam a tranquilidade os indivíduos que resistem na mudança interna, fogem acreditando que as alterações externas trarão a resolução de todos os problemas e paz de espírito.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Leia a descrição abaixo:
Compreende-se como uma ciência, embora deve ser diferente de todas por conceber como forma de conhecimento a intuição, considera a ciência do ser enquanto ser, está voltada a desvendar o princípio de todas as coisas, na compreensão do ser contemplado e suas categorias.
DO AMARAL, Roberto Antonio Penedo; SILVA, Deyse Amorim; GOMES, Luciene Izabel. A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2012.
Lendo a descrição acima assinale a afirmativa que corresponde ao conceito relacionado.
Alternativas
Alternativa 1 – Conceito de Metafísica
Alternativa 2 – Conceito de Lógica
Alternativa 3 – Conceito de Linguagem
Alternativa 4 – Conceito de Totalidade
Alternativa 5 – Conceito de Silogismo
QUESTÃO 4
O grande foco das investigações de Aristóteles está disposto no “ ser”. Suas teorias são baseadas no reconhecimento do saber em sua totalidade. Para ele filosofia e ciência andam juntas, sendo a filosofia o caminho que desperta o prazer do conhecimento.
DO AMARAL, Roberto Antonio Penedo; SILVA, Deyse Amorim; GOMES, Luciene Izabel. A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2012.
De acordo com as discussões apresentadas no artigo “A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético” disponível no e-book da disciplina analise as afirmativas abaixo
- Na concepção de Aristóteles linguagem e pensamento são indissociáveis.
II. A lógica é considerada uma ciência preparatória para a introdução de qualquer estudo.
III. Para Aristóteles um homem que não consegue argumentar, ensinar ou participar de um diálogo era desprovido de razão.
IV. Aristóteles acredita que a sabedoria é uma ciência superior que objetiva conhecer os fundamentos da totalidade do ser.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III e IV.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
Delinear um esclarecimento conceitual a partir da compreensão de um determinado filósofo, envolve a compreensão de diferentes contextos, principalmente no que se refere ao momento histórico e político que está inserido.
DO AMARAL, Roberto Antonio Penedo; SILVA, Deyse Amorim; GOMES, Luciene Izabel. A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2012.
Com base no artigo presente no e-book da discipliana “A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético”, analise as afirmativas abaixo que descrevem vida e obra de Aristóteles.
I.Aristóteles classifica seus escritos em: ciências teórica, ciências práticas e ciências poéticas.
II.Aristóteles foi o grande Mestre de Platão, considerado um dos mais brilhantes professores da Academia de Atenas.
III.Aristóteles registrava todos seus pensamentos cuidadosamente, suas obras são conhecidas pela autenticidade apresentada e seu acervo arquivado e organizado.
- Aristóteles ficou conhecido como um organizador do saber, em um conjunto de catorze livros, discutiu temas como o ser e a essência e que posteriormente foi intitulado Metafísica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A ética foi um assunto discutido em diferentes contextos históricos, contudo, foi Aristóteles a denominá-la como filosofia prática empregando método, conteúdo e técnica, assim, a tornando uma ciência.
DO AMARAL, Roberto Antonio Penedo; SILVA, Deyse Amorim; GOMES, Luciene Izabel. A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2012.
Seguindo os referenciais da aula conceitual um e o artigo “A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético” analise as afirmativas abaixo e assinale V como verdadeiro e F para falso.
- Segundo Aristóteles todos nascem inatos, sem construção ética, e a partir das construções e convivência é possível desenvolver o carácter.
- A virtude significa potencialidade, vitalidade e vigor, para Aristóteles se refere a função da alma e a é o equilíbrio entre os dois extremos, conhecido como justo meio.
III. Existem diferentes categorias de virtudes, dentre elas, morais e intelectuais, a compreensão e a sabedoria prática são exemplos de virtudes classificadas como morais.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, F.
Alternativa 2 – F, V, V.
Alternativa 3 – F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – V, V, V.
QUESTÃO 7
Epicuro fala a Meneceu sobre os desejos, descreve que o homem que saber reconhecer e dominar seus desejos construí uma vida mais saudável e com mais paz de espírito.
Com base no texto acima, na aula conceitual 2 e na “Carta a Meneceu” apresentada no e-book da disciplina analise as afirmativas abaixo e assinale com V para verdadeiro e F para falso.
I.Classificamos os desejos em naturais e descartáveis.
- Os desejos naturais cumprem uma ordem necessária.
III.Existem desejos naturais que podem não ser necessários.
- Os desejos descartáveis são os desejos naturais que o homem modifica.
- Os desejos não necessários são classificados como descartáveis.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F, F.
Alternativa 2 – F, V, F, V, V.
Alternativa 3 – F, F, V, V, F.
Alternativa 4 – V, F, F, V, F.,
Alternativa 5 – V, F, V, F, V.
QUESTÃO 8
Segundo Aristóteles a finalidade da natureza humana consiste na busca por uma vida boa,justa e feliz. Partindo desse pressuposto ele busca investigar quais são os fins éticos que os indivíduos trilham nesta busca.
DO AMARAL, Roberto Antonio Penedo; SILVA, Deyse Amorim; GOMES, Luciene Izabel. A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2012.
Com base no artigo “A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético” analise as afirmativas abaixo
I.Na visão de Aristóteles a felicidade é dependente dos bens exteriores para ser atingida.
II.A felicidade como um fim em si mesmo é conceituado como um bem supremo, algo absoluto que converge na ação.
III.Segundo a filosofia aristotélica existem várias condições para considerar uma vida feliz, entre elas práticas de virtudes, o cultivo de amizades, preservação da saúde, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Sêneca, assim como Epicuro, se apropria de uma inquietação humana real, no caso de seu amigo Aneu Sereno, para trazer orientações que pudessem inspirar a todos que buscam o aperfeiçoamento moral.
Tendo como referencial o texto de Sêneca disponível do e-book da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale com V para verdadeira e F para falsa.
- Em seu livro Sêneca se apoia na doutrina estoica para trazer respostas aos sofrimentos causados pelos temores e desejos humanos.
- Ao buscar conforto nas palavras de Sêneca, seu amigo Sereno relata suas inquietações, dentre elas o dilema ético e estético relativo à busca pela fama.
III. Sereno relata que se sente convicto no controle dos seus desejos de prazeres corporais mas que sofre pela falta de desejo em se dedicar aos estudos da filosofia.
IV.Sêneca constrói uma metáfora entre sintomas e doenças e retrata que a grande causa do sofrimento de seu amigo revela a coisa mais importante da vida,a busca pela tranquilidade da alma.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, V.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – F, F, V. V.
QUESTÃO 10
Leia a definição abaixo:
“O que buscamos, então, é como a alma pode sempre seguir rumo firme, sem percalços, pode estar satisfeita consigo mesma e olhar como prazer para o que o rodeia, e não experimentar nenhuma interrupção dessa alegria, mas permanecer em uma condição pacífica, sem nunca estar eufórica ou deprimida”. (Sêneca)
A definição acima corresponde a:
Alternativas
Alternativa 1 – Tranquilidade
Alternativa 2 – Temperança
Alternativa 3 – Felicidade
Alternativa 4 – Natureza humana
Alternativa 5 – Constância do Sábio