ATIVIDADE 2 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2024
QUESTÃO 1
“[…] o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito, nem no objeto, mas resulta das interações estabelecidas entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito”.
Fonte: COLLARES, Darli. Epistemologia genética e pesquisa docente: estudo das ações no contexto escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
De acordo com a afirmação sobre o Construtivismo, assinale a altertiva que exprima qual é o papel central na construção do conhecimento.
Alternativas
Alternativa 1 – O sujeito.
Alternativa 2 – O objeto.
Alternativa 3 – A interação entre sujeito e objeto.
Alternativa 4 – A ação do objeto.
Alternativa 5 – A ação do sujeito.
QUESTÃO 2
Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula com sua turma: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Neste sentido, analise as afirmações a seguir a respeito dos caminhos que a professora pode trilhar para atingir seu objetivo no desenvolvimento desta habilidade:
- Criar rodas de conversa em que as crianças possam reconhecer as emoções e os sentimentos das demais crianças da turma.
- Confeccionar uma varinha mágica e combinar com a criançada que só poderá falar quando estiver de posse da varinha.
III. Criar situações para que as crianças ilustrem situações cotidianas que expressem sentimentos.
- Colocar de castigo a criança que não respeita a vez do colega falar, coibindo problemas semelhantes que poderão ocorrer.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
No contexto da educação contemporânea, o desenvolvimento das competências socioemocionais emerge como um pilar essencial para o crescimento integral dos indivíduos e a construção de uma sociedade mais empática e inclusiva. Nesse sentido, o planejamento e a implementação de ações e projetos voltados para o desenvolvimento dessas competências são de suma importância no ambiente educacional.
Considerando o exposto, julgue os itens a seguir acerca dos pontos mais importantes que podem contribuir para o sucesso do trabalho de um profissional da educação:
- Conscientizar os profissionais ( professores, psicopedagogos) e alunos sobre a importância das competências cognitivas e socioemocionais para a aprendizagem.
- Capacitar profissionais da educação para que consigam lidar com as dificuldades advindas da violência na escola.
III. Apresentar conhecimentos restritivos ao ensino de filosofia.
- Trabalhar de maneira multidisciplinar.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas os itens I e II estão corretos.
Alternativa 2 – Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Alternativa 3 – Apenas os itens II e III estão corretos
Alternativa 4 – Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Alternativa 5 – Todos os itens estão corretos.
QUESTÃO 4
A construção da autorregulação depende do desenvolvimento de competências que permitem ao aprendiz saber, de forma realista, o que necessita aprender, organizar, planejar e desenvolver, determinando objetivos e selecionando estratégias para a realização da atividade. A autorregulação é um sistema auto-organizado que necessita cognição, emoção, motivação, objetivo e motivo para a ação. Sendo assim, o mediador deve implementar estratégias para estimular o aprender constante de formas diferenciadas, onde o aprendiz encontre a melhor forma ‘de fazer’ para superar os obstáculos (Beber; Silva; Bonfiglio, 2010, p. 147).
Fonte: BEBER, B.; SILVA, E.; BONFIGLIO, S. Metacognição como processo da aprendizagem. Psicopedagogia, v. 31, n. 95, p. 144-151, 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v31n95/07.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que exprima o que é necessário para a construção da autorregulação:
Alternativas
Alternativa 1 – Desenvolvimento de competências emocionais.
Alternativa 2 – Capacidade de autoavaliação.
Alternativa 3 – Planejamento e organização das atividades.
Alternativa 4 – Motivação e objetivo para a ação.
Alternativa 5 – Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 5
A educação ao longo da vida, proposta pela Unesco, propõe que o foco seja para satisfazer às necessidades básicas de aprendizagem que tem por objetivo promover a equidade e o acesso à educação (Moura, 2020).
Fonte: MOURA, K. L. de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020.
De acordo com a proposta da Unesco sobre educação ao longo da vida, assinale a alternativa correta que exprime o qual é o principal objetivo relacionado às necessidades básicas de aprendizagem:
Alternativas
Alternativa 1 – Promover a competitividade entre os estudantes.
Alternativa 2 – Garantir o acesso universal à educação.
Alternativa 3 – Focar apenas nas habilidades cognitivas dos alunos.
Alternativa 4 – Aumentar a carga horária das escolas.
Alternativa 5 – Priorizar a seleção dos alunos mais talentosos.
QUESTÃO 6
[…] a maturação (fatores herdados) coloca amplas restrições ao desenvolvimento cognitivo. Estas restrições mudam à medida que a maturação progride. A realização do “potencial” subentendido por estas restrições, a qualquer ponto do desenvolvimento, depende as ações da criança sobre o seu meio (WADSWORTH, 1993, p. 20).
WADSWORTH, Paul, BEAVIN, Janet Helmick e JACKSON, Don D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1993.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- I) A maturação, segundo Piaget, é responsável pela construção das estruturas cognitivas da criança.
Porque
- II) A maturação é definida como um processo exclusivamente biológico que não envolve influências ambientais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Alternativa 2 – A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 7
O mundo está cada vez mais exigente e competitivo. Um exemplo disso é a formação educacional do indivíduo que, desde a sua infância, requer, para além da aprendizagem cognitiva dos conteúdos curriculares desenvolvidas nas escolas, uma formação integral voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, que possibilite aos alunos uma vida emocionalmente equilibrada, é o que se denomina de Educação Socioemocional. A educação socioemocional visa desenvolver várias competências do aluno, trabalhando com a sua formação integral, tornando-o consciente de sua responsabilidade consigo e com os outros, possibilitando adquirir habilidades necessárias para reconhecer e gerenciar emoções, estabelecer relações sociais positivas e ser capaz de administrar situações desafiadoras de forma eficaz.
Fonte: adaptado de: CARNEIRO, M. D. L.; LOPES, C. A. N. Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula. Id on Line Rev. Mult. Psic., v. 154, n. 53, dez. 2020.
Nesse sentido, como afirmação, temos que a formação educacional do indivíduo na infância requer uma abordagem que inclua o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para uma vida emocionalmente equilibrada, conhecida como Educação Socioemocional. No entanto, como razão, a Educação Socioemocional visa desenvolver competências, como o reconhecimento e gerenciamento de emoções, estabelecimento de relações sociais positivas e habilidades para lidar com desafios de forma eficaz, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Sobre a afirmação e a razão relacionadas à Educação Socioemocional, analise as proposições a seguir:
- A formação educacional desde a infância requer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para uma vida emocionalmente equilibrada.
- A Educação Socioemocional visa desenvolver competências como o reconhecimento e gerenciamento de emoções.
III. A formação integral dos alunos inclui apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
- As habilidades socioemocionais ajudam os alunos a lidar de forma eficaz com situações desafiadoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Piaget aborda que a questão interacionista está ligada aos fatores orgânicos, à hereditariedade e ao desenvolvimento biológico do ser humano, e esses elementos, juntos,retratam o que ele denominou de maturação. Esta permite a construção de estruturas cognitivas já que é por meio dela que é dado o momento de desenvolvimento da criança.
[…] a maturação (fatores herdados) coloca amplas restrições ao desenvolvimento cognitivo. Estas restrições mudam à medida que a maturação progride. A realização do “potencial” subentendido por estas restrições, a qualquer ponto do desenvolvimento, depende as ações da criança sobre o seu meio (WADSWORTH, 1993, p. 20).
WADSWORTH, Paul, BEAVIN, Janet Helmick e JACKSON, Don D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1993.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I_ Segundo Piaget, a questão interacionista está relacionada aos fatores orgânicos, à hereditariedade e ao desenvolvimento biológico do ser humano.
Porque
II_ Esses elementos, em conjunto, representam o conceito de maturação, que é fundamental para a construção das estruturas cognitivas durante o desenvolvimento da criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Alternativa 2 – A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 9
“Nas instituições educacionais, o função do professor(a) está associado também à investigação de formas que possibilitem atuar para romper com os preconceitos, por meio de pesquisas, levantamentos, assim como do contato com as famílias das crianças, para permitir maior conhecimento da história de vida das mesmas” (Brasil, 2006).
Fonte: BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006. pg 115.
Essa abordagem visa promover um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, contribuindo para a formação integral dos alunos e para o combate às desigualdades sociais.
Considerando a afirmação relacionada ao papel do professor nas instituições educacionais, analise as seguintes proposições:
- O papel do professor inclui o combate aos preconceitos por meio de pesquisas e contato com as famílias dos alunos.
- A investigação de formas para romper com os preconceitos é uma abordagem relevante para promover um ambiente educacional mais inclusivo.
III. A atuação do professor se limita ao ensino dos conteúdos curriculares, sem considerar questões sociais.
- A investigação e o combate aos preconceitos contribuem para a formação integral dos alunos e para a redução das desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – III, IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Maria é professora integrante da equipe da escola Cora Coralina e tem como atribuição planejar as aulas e elaborar projetos que visam desenvolver e gerenciar as competências socioemocionais tanto dos professores quanto dos alunos.
Considerando o exposto sobre o trabalho da professora na escola Cora Coralina e sobre o que pode contribuir para o sucesso do seu trabalho, analise as afirmações a seguir:
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância das competências cognitivas e socioemocionais para a aprendizagem.
- Capacitar professores para que consigam lidar com as dificuldades advindas da violência na escola.
III. Apresentar conhecimentos restritivos ao ensino de filosofia.
- Trabalhar de maneira multidisciplinar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, apenas.