ATIVIDADE 2 – EDU – ANATOMIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA – 53_2024
QUESTÃO 1
O pâncreas está situado profundamente na cavidade abdominal, atrás do estômago e é fixo à parede posterior do abdome. É considerado a segunda maior glândula anexa do sistema digestório (depois do fígado) e é classificado como glândula mista, uma vez que secreta substâncias do tipo endócrina e exócrina.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Considerando o texto base acima e seus estudos assinale a alternativa que apresenta um dos hormônios produzido pelo pâncreas:
Alternativas
Alternativa 1 – irisina
Alternativa 2 – cortisol
Alternativa 3 – insulina
Alternativa 4 – serotonina
Alternativa 5 – melatonina
QUESTÃO 2
O rim é o órgão central do sistema urinário. Ele é par, de cor avermelhada, em forma de feijão, situado na cavidade abdominal, um pouco acima da linha da cintura. Suas principais funções são filtrar o plasma sanguíneo e formar a urina (uropoiese), sintetizar a forma ativa da vitamina D, a glicose, em casos de jejum prolongado, e a eritropoetina (uma glicoproteína que atua na medula óssea estimulando a produção de hemácias). Além disso, o rim também sintetiza renina, que é uma enzima produzida por fibras musculares lisas das paredes das artérias aferentes, cuja liberação para a corrente sanguínea ocorre quando a pressão arterial cai.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Considerando o texto acima observe a imagem abaixo, assinale a alternativa que apresenta as estruturas renais em destaque.
Figura 1
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Alternativas
Alternativa 1 – A) Córtex renal B) Ureter C) Papila renal
Alternativa 2 – A) Córtex renal B) Ureter C) Pelve renal
Alternativa 3 – A) Córtex renal B) Ureter C) Coluna renal
Alternativa 4 – A) Papila Renal B) Córtex renal C) Ureter
Alternativa 5 – A) Córtex renal B) Pirâmide renal C) Ureter
QUESTÃO 3
O estômago é considerado uma dilatação do canal alimentar. Ele segue o esôfago, dá continuidade ao intestino e está situado logo abaixo do músculo diafragma, com sua maior porção à esquerda do plano mediano. Sua principal função é realizar a digestão química e mecânica dos alimentos (já que apresenta movimentos circulares e peristálticos).
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Considerando o texto acima, observe a imagem abaixo, identifique as estruturas da figura e assinale a alternativa que corresponde com o nome das estruturas em destaque, respectivamente.
Figura 1
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Alternativas
Alternativa 1 – A) Esôfago B) Cárdia C) Piloro D) Corpo E) Fundo F) Curvatura gástrica maior G) Curvatura gástrica menor.
Alternativa 2 – A) Traqueia B) Cárdia C) Fundo D) Corpo E) Piloro F) Curvatura gástrica maior G) Curvatura gástrica menor.
Alternativa 3 – A) Esôfago B) Cárdia C) Fundo D) Corpo E) Piloro F) Curvatura gástrica maior G) Curvatura gástrica menor.
Alternativa 4 – A) Esôfago B) Cárdia C) Fundo D) Corpo E) Piloro F) Curvatura gástrica menor G) Curvatura gástrica maior.
Alternativa 5 – A) Estômago B) Piloro C) Fundo D) Corpo E) Cárdia F) Curvatura gástrica maior G) Curvatura gástrica menor.
QUESTÃO 4
Os hormônios secretados pelas glândulas exócrinas do corpo humano, exercem um papel primordial no controle do metabolismo. As secreções hormonais acontecem de forma controlada, mas alguns fatores externos podem interferir no papel das glândulas, estimulando-as ou inibindo-as.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Considerando os fatores externos que podem interferir na secreção hormonal, observe as alternativas a seguir:
- Após uma refeição o pâncreas produz insulina para levar a glicose dos alimentos até as células.
- O estresse crônico eleva o nível de cortisol podendo desenvolver doenças, como a depressão.
III. A luz do ambiente, pode influenciar na secreção da melatonina, na glândula pineal.
Estão corretas as questões:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, somente.
Alternativa 2 – II, somente.
Alternativa 3 – I e III, somente
Alternativa 4 – III, somente.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
O aparelho urogenital é constituído pelos sistemas urinário, genital masculino e genital feminino. Enquanto os sistemas genitais agem em conjunto para possibilitar a continuidade da vida humana, o sistema urinário garante a manutenção da homeostasia dos líquidos corpóreos. Ambos são de suma importância para a manutenção da vida.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Considerando as estruturas anatomicas dos sistemas genitais, assinale a alternativa verdadeira:
Alternativas
Alternativa 1 – É composto por: órgãos de cópula, estruturas eréteis, glândulas anexas e órgãos externos.
Alternativa 2 – É composto por: órgãos gametóforos ou vias espermáticas, órgãos de cópula, estruturas eréteis, glândulas anexas e órgãos externos.
Alternativa 3 – É composto por: estruturas agrupadas em órgãos gametógenos ou gônadas, órgãos gametóforos ou vias espermáticas, órgãos de cópula e órgãos externos.
Alternativa 4 – É composto por: estruturas agrupadas em órgãos gametógenos ou gônadas, órgãos gametóforos ou vias espermáticas, órgãos de cópula, estruturas eréteis e glândulas anexas.
Alternativa 5 – É composto por: estruturas agrupadas em órgãos gametógenos ou gônadas, órgãos gametóforos ou vias espermáticas, órgãos de cópula, estruturas eréteis, glândulas anexas e órgãos externos.
QUESTÃO 6
Os espermatozoides são gametas masculino produzidos pelo processo de espermatogênese, que ocorre nos testículos. Essas células são leves e móveis e são capazes de se movimentar em direção ao óvulo com uma velocidade de 1mm/min a 4mm/min em média.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
Considerando o texto acima e seus estudos, assinale a alternativa que apresente o percurso que o espermatozoide percorre no sistema reprodutor masculino até a ejaculação.
Alternativas
Alternativa 1 – Testículos, o canal deferente, próstata e a uretra.
Alternativa 2 – Testículos, o ducto diferente, o ducto ejaculatório e a uretra.
Alternativa 3 – Testículo, o ducto deferente, glândula bulbouretral e a uretra.
Alternativa 4 – Testículos, epidídimo, o ducto deferente, o ducto ejaculatório e a uretra.
Alternativa 5 – Bolsa escrotal, ducto deferente, epidídimo, ducto ejaculatório e a uretra.
QUESTÃO 7
As veias são tubos pelos quais o sangue circula com direção centrípeta (ou seja, chegam ao coração). São responsáveis pela drenagem sanguínea ou retorno venoso, pois coletam o sangue rico em gás carbônico (CO2) e metabólitos dos tecidos para o coração. Elas se formam pelas sucessivas confluências de vênulas e capilares venosos e aumentam gradativamente de calibre. Assim, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019.
De acordo com o texto acima, o sangue que circula nas veias é rico em CO2. Entretanto, existe uma veia que é exceção a regra, onde nela circula sangue rico em gás oxigênio (O2). Assinale a alternativa que corresponde a veia que transporta sangue oxigenado:
Alternativas
Alternativa 1 – Veia cava
Alternativa 2 – Veia ilíaca
Alternativa 3 – Veia pulmonar
Alternativa 4 – Veia cava inferior
Alternativa 5 – Veia cava superior
QUESTÃO 8
Existem várias glândulas espalhadas pelo corpo humano, cada uma com uma função e secretando hormônios específicos que são essenciais para a manutenção do organismo. Essas glândulas podem ser endócrinas, exócrinas e mista.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Considerando o texto e as informações sobre as glândulas e hormônios, analise as afirmativas:
- A glândula pineal se localiza no epitálamo e é responsaável pela produção da melatonina.
- A glândula paratireóide se localize na face posteior da glândula tireoide e produz o hormônio PTH.
III. A tireoide se encontra próximo à traqueia e sintetiza a tiroxina que aceleramo metabolismo de carboidratos.
- A glândula suprarenal, como o nome sugere, se localiza acima do rins e é responsável pela produção da insulina.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O sistema endócrino se encarrega de manter a homeostasia corpórea, uma vez que ele é responsável pela produção e liberação hormonal. Assim, o controle necessário à manutenção da vida é feito pelos sistemas nervoso e endócrino, os quais apresentam atuação conjunta e sincrônica, influenciando, desta forma, os outros sistemas. Uma das glândulas endócrinas do corpo humano é a glândula hipófise que fica alojada na fossa hipofisial do osso esfenoide e está ligada ao hipotálamo. Essa glândula libera hormônios que atuam em vários órgãos do nosso corpo.
BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Neste sentido, considerando a glândula hipófise analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
- A glândula hipófise é responsável por secretar o hormônio do crescimento, a corticotropina, a tireotropina, a prolactina, o hormônio folículo estimulante, o hormônio luteinizante, o hormônio antidiurético e a ocitocina.
PORQUE
- Devido a sua ampla função, a disfunção dessa glândula pode levar até a morte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Alternativa 5 – A asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
QUESTÃO 10
O sistema respiratório é compreendido por um conjunto de estruturas anatômicas as quais, em conjunto, tem por objetivo captar o ar do meio ambiente e transportar para o pulmão para posteriormente este ser transferido para a circulação sanguínea. Neste processo, o oxigênio do ambiente passa por vários locais até chegar no seu objetivo final. Esses locais são divididos em porção que tem objetivo de conduzir o oxigênio e porção respiratória, propriamente dita.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Neste sentido, fazem parte da porção de condução:
Alternativas
Alternativa 1 – Nariz; faringe; laringe; traqueia; e brônquios.
Alternativa 2 – Nariz; faringe; laringe; traqueia; esôfago; e brônquios.
Alternativa 3 – Nariz; faringe; laringe; traqueia; brônquios; e alvéolos.
Alternativa 4 – Nariz; laringe; brônquios; bronquíolos; alvéolos; pulmões; e circulação.
Alternativa 5 – Nariz; faringe; laringe; traqueia; brônquios; bronquíolos; alvéolos; pulmões; e circulação.