ATIVIDADE 2 – EDU – DIDÁTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A Didática Magna de Comênio se constitui como um modelo do saber sobre a educação do homem, desde sua infância até sua juventude, por meio da interação social, que passaria a ser coletiva, ou seja, passaria a acontecer na escola.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Assim, assinale a alternativa que disserta corretamente sobre os elementos que constituem a base do método didático de Comênio:
Alternativas
Alternativa 1 – A base do método didático de Comênio se constitui por apenas dois elementos: teoria e prática. Por meio destes podemos chegar a inúmeras qualidades fundamentais.
Alternativa 2 – A base do método didático de Comênio se constitui por quatro elementos: compreensão, a catarse, a teoria e prática. Por meio destes podemos chegar inúmeras qualidades fundamentais.
Alternativa 3 – A base do método didático de Comênio se constitui por três elementos: compreensão, retenção de informações e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: empreendedorismo, positividade e autoritarismo.
Alternativa 4 – A base do método didático de Comênio se constitui por dois elementos: teoria e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: empreendedorismo, positividade e individualidade, as quais nos levam às duas competências que devem ser adquiridas: memorização e retórica.
Alternativa 5 – A base do método didático de Comênio se constitui por três elementos: compreensão, retenção de informações e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: erudição, instrução e religião, as quais nos levam às três competências que devem ser adquiridas: desenvolvimento intelectual, disposição em aprender e memória.
QUESTÃO 2
Outros métodos pedagógicos foram utilizados no Brasil para a educação escolar. Aqui, destacamos o método individual. O método individual consiste na relação entre professor e aluno: o professor atente cada aluno individualmente, ou seja, o professor chama o aluno e em alguns minutos lhe passa a lição. Ao retornar ao seu lugar, o aluno deveria realizar os exercícios a fim de aprender o ensinamento do professor.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre o método individual:
I – Esse método de ensino, pode ser considerado o método mais novo do ensino e da aprendizagem do século XXI.
II – Esse método de ensino. pode ser considerado o método que nunca foi utilizado por professores, pois, é considerado um método difícil de ser desenvolvido em escolas e instituições de ensino.
III – Esse método de ensino, que é considerado um dos mais antigos, apresenta mais algumas vantagens para o processo de ensino, a saber: o professor conhecia o seu aluno de forma a compreender se havia disposição para o conhecimento, conhecia o seu caráter, seu gênio, se poderia se tornar bom aluno.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 3
A tendência pedagógica libertadora, muito conhecida como a pedagogia do Paulo Freire (1921-1997), despontou no Brasil entre os anos de 1961 e 1964, com as contribuições de Paulo Freire, educador que obteve destaque internacional pelo seu método que revolucionou a alfabetização dos adultos, voltado para a luta e a organização da classe oprimida.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, analise as assertivas sobre o método educacional proposto por Paulo Freire:
I – O método proposto por Paulo Freire expõe o antagonismo existente entre a forma como a educação era realizada – autoritária – e a forma como se pretendia construir a educação – participativa.
II – O método proposto por Paulo Freire defendia uma prática educativa que fosse democrática e participativa pois, desta forma, a população teria consciência da sua realidade.
III – O método de Paulo Freire, que é a base da tendência pedagógica libertadora, tem como princípio que a educação consiste em um ato político, pois permite a construção de conhecimentos e a possibilidade de criação de uma nova sociedade, mais justa, solidária, humana e ética.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 4
A Didática Magna escrita por Comênio se destaca como uma das obras mais importantes da história da educação, consagrando seu autor como criador da didática moderna e um dos intelectuais mais importantes do século XVII.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
A partir disso, assinale a alternativa que expõe de forma correta a visão de homem para Comênio:
Alternativas
Alternativa 1 – Comênio concebia o homem em sua integralidade, ou seja, uma unidade dialética entre corpo e alma.
Alternativa 2 – Comênio concebia o homem apenas pelo seu lado humano. Ele não considerava a parte espiritual da humanidade.
Alternativa 3 – Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado humano quanto pelo seu lado instintivo. Pois, a condição biológica era o fator determinante no homem para ele.
Alternativa 4 – Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado humano quanto espiritual, tanto que faz uma proposta pedagógica que envolve ambos e que é referência nos estudos do processo de ensino, ou seja, da Didática.
Alternativa 5 – Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado instintivo quanto mercadológico, tanto que faz uma proposta pedagógica que envolve ambos e que é referência nos estudos do processo de ensino, ou seja, a Medicina.
QUESTÃO 5
O estudo das tendências pedagógicas visa proporcionar a compreensão da dimensão política e da dimensão educacional que estão propostas nas metodologias adotadas pelas instituições de ensino. Desta forma, é essencial o conhecimento dessas tendências, pois elas são pré-requisitos para que possamos refletir e transformar o processo educacional existente. Assim, podemos pontuar que são quatro as tendências pedagógicas liberais. Suas teorias serviram como norteadores do processo de ensino e de aprendizagem no Brasil até por volta da década de 1950.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192.
A partir do excerto, assinale a alternativa que aponta corretamente essas quatro tendências pedagógicas liberais do Brasil:
Alternativas
Alternativa 1 – Tendência Tradicional; Tendência Histórico-crítica, Tendência Multiculturalista e Tendência Tecnicista.
Alternativa 2 – Tendência Multiculturalista; Tendência Renovada progressista, Tendência libertadora e Tendência Histórico-Crítica.
Alternativa 3 – Tendência Tradicional; Tendência Libertadora, Tendência Renovada não-diretiva (Escola Nova e Tendência Histórico-crítica.
Alternativa 4 – Tendência Tradicional; Tendência Renovada progressista, Tendência Renovada não-diretiva (Escola Nova) e Tendência Tecnicista.
Alternativa 5 – Tendência Tradicional-tecnicista; Tendência Renovada progressista prática, Tendência Renovada não-diretiva (Escola Nova) e Tendência Histórico-crítica.
QUESTÃO 6
A Didática Magna se apresenta como uma proposta pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem no período de transição entre a Idade Média e o início da Modernidade. Comênio considerava a educação um instrumento necessário às transformações sociais tão urgentes no período turbulento e conflituoso no qual viveu (MENDONÇA E CORDEIRO, 2023).
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as ideias de Comênio:
I – Comênio via o capitalismo como o símbolo maior de uma força libertadora para as nações oprimidas;
II – A Didática Magna, escrita por Comênio, é uma das obras mais importantes para a educação institucional, tendo em vista seu caráter pioneiro no processo de democratização da escola;
III – Retomar a obra de Comênio significa resgatar a utopia de uma educação para todos, em que as mulheres e os menos favorecidos socialmente são incluídos. Significa uma possibilidade de educação que considere a multiculturalidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 7
Para Comênio a Didática é, ao mesmo tempo, um processo e um tratado; consiste tanto em um ato de ensinar como na arte de ensinar. É uma ação sublime, pois forma seres humanos, envolve professor e aluno, tornando ambos diferentes do que eram antes (MENDONÇA E CORDEIRO, 2023).
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Neste sentido, analise as assertivas sobre a didática de Comênio:
I – Comênio, em sua didática, também defendia a educação escolar das crianças pequenas, pois, assim, elas poderiam ter acesso, desde cedo, às noções das ciências básicas que viriam a estudar mais tarde.
II – Em sua didática, Comênio defendia que a aprendizagem iniciava pelo treino dos sentidos, pois as impressões das experiências vivenciadas com os objetos seriam internalizadas e mais tarde interpretadas pela consciência racional.
III – Na didática de Comênio, ensinar supõe que há conteúdos a serem ensinados, sejam eles de natureza moral, instrucional ou sobre a religião. Esses conhecimentos também dão base para a exploração e o conhecimento de nós próprios, assim, essa natureza que deve ser explorada é a natureza social, ou seja, os conteúdos historicamente acumulados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 8
A educação pansófica ou a sabedoria universal defendida por Comênio se traduz no seu ideário de se ensinar tudo a todos, necessidade atribuída a sua crença em Deus, em sua infinita bondade. Assim, a educação pansófica se constituiu em uma organização do saber, em um projeto educativo ou um ideal de vida imaginado por Comênio.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
O pensador organizou sua didática em quatro níveis, deste modo, assinale a alternativa que disserta de forma correta sobre esses níveis definidos por Comênio:
Alternativas
Alternativa 1 – Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola inicial, de 0 a 2 anos; escola média, de 3 a 12 anos; escola final, de 13 a 25 anos; e viagens a partir dos 26 anos.
Alternativa 2 – Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola materna, de 0 a 6 anos; escola vernácula, de 7 a 12 anos; escola latina, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
Alternativa 3 – Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola sensitiva, de 0 a 6 anos; escola pré-operatória, de 7 a 12 anos; escola estrutural, de 13 a 18 anos; e viagens a partir dos 19 anos.
Alternativa 4 – Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola eclesiástica, de 0 a 6 anos; escola vernácula, de 7 a 12 anos; escola anglo-saxônica, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
Alternativa 5 – Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola principiante, de 0 a 6 anos; escola mediana, de 7 a 12 anos; escola profissional, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
QUESTÃO 9
As tendências pedagógicas progressistas se constituem em um conjunto de duas tendências pedagógicas. As suas teorias norteiam o processo de ensino e de aprendizagem até os dias atuais.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as duas tendências pedagógicas progressistas:
I – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Libertadora e Histórico-crítica.
II – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Tecnicista e Multiculturalista.
III – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Tecnicista e Histórico-crítica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 10
Para falarmos da tendência pedagógica tecnicista é preciso, primeiramente, compreender o processo produtivo que foi sistematizado no final do século XIX e início do século XX, por meio da Teoria da Administração, empregada até os dias atuais na organização e controle do trabalho, cujo principal precursor foi Frederick Winslow Taylor (1856 -1915).
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Neste sentido, sobre a Teoria Geral da Administração, avalie as assertivas a seguir:
I – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo a falta de controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema capitalista não influenciou as relações de trabalho nos séculos XIX e início do século XX.
II – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo o controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema capitalista introduziu novas relações entre os trabalhadores e o processo de produção – a compra e venda da força do trabalho. Surge a figura do gerente, que planeja e controla os processos de produção.
III – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo a falta controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema feudalista introduziu novas relações entre os trabalhadores e o processo de produção no início do século XX – a compra e venda da força do trabalho. Surge a figura do escravagista, que planeja e controla os processos de produção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.