ATIVIDADE 2 – EDU – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53_2024
QUESTÃO 1
A coluna cervical é formada por uma série de ossos articulados, denominados vértebras. Como pode ser observado na imagem abaixo, temos 33 vértebras formando essa estrutura, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Sendo assim, o nível de comprometimento motor é definido pela altura em que lesão ocorre.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.
Figura 1
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considerando a coluna vertebral, relacione os diferentes níveis de comprometimento motor ao nome dos grupos vertebrais:
(1) Vértebras Sacrais.
(2) Vértebras Cervicais.
(3) Vértebras Coccigea.
(4) Vértebras Torácicas.
(5) Vértebras lombares.
( ) Sem comprometimentos motores.
( ) Comprometimento dos membros inferiores.
( ) Comprometimento leve dos membros inferiores.
( ) Comprometimento do tronco e membros inferiores.
( ) Comprometimento dos membros superiores, tronco e membros inferiores.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1 – (5); (4); (1); (2); (3).
Alternativa 2 – (3); (4); (1); (5); (1).
Alternativa 3 – (3); (5); (1); (4); (2).
Alternativa 4 – (1); (4); (3); (5); (2).
Alternativa 5 – (1); (5); (4); (3); (1).
QUESTÃO 2
A trajetória do indivíduo com deficiência é marcada por preconceitos e lutas em favor do direito à cidadania, de acordo com cada cultura dentro das sociedades. Na história da humanidade, a imagem que muitos deficientes carregavam era a imagem de deformação do corpo e da mente. O nascimento de indivíduos com deficiência era encarado como castigo de Deus; eles eram vistos como feiticeiros ou como bruxos. Eram seres diabólicos que deveriam ser castigados para poderem se purificar.
Fonte: FERNANDES, L. B.; SCHLESENER, A.; MOSQUERA, C. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas. Revista InCantare, 2011. Disponível em: https://bityli.com/lkOxhTs. Acesso em: 14 set. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre as quatro importantes fases acerca do desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
- A considerada primeira fase se destacou por ter sido o período mais complexo.
- A segunda fase ficou conhecida como a fase da segregação da pessoa com deficiência.
III. A terceira fase foi notável pelo desenvolvimento de escolas especializadas e turmas especiais em escolas públicas.
- A quarta fase foi considerada o primeiro passo para a valorização e luta pela igualdade de direitos na esfera educacional, fase da inclusão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV
QUESTÃO 3
A importância da atividade física está associada a perda de peso e a prevenção de diversas doenças, como a hipertensão e o diabetes. A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Por este motivo, é preciso atentar-se ao comportamento sedentário, considerando que este pode acarretar diversas complicações à saúde e ao bem-estar dos sujeitos.
Fonte: NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. rev. atual. Londrina: Midiograf, 2017. 354p
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Dentro desse contexto, considerando os riscos do comportamento sedentário analise as afirmativas abaixo:
- Diminuição da qualidade de vida.
- Ganho de peso e perda de massa magra.
III. Complicações cardiovasculares ou respiratórias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – II e III apenas.
Alternativa 4 – I e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Alguns estudiosos da área da Educação Especial, analisando a sua história em países da Europa e América do Norte, identificam quatro estágios no desenvolvimento do atendimento às pessoas que apresentam deficiências. Inicialmente é evidenciada uma primeira fase, marcada pela negligência, na era pré-cristã, em que havia uma ausência total de atendimento.
Fonte: MIRANDA, A. A. B. História, deficiência e educação especial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 15, p. 1-7, 2004. Disponível em: https://bityli.com/zYyJJwI. Acesso em: 13 set. 2022.
Considerando o texto e as informações a respeito da primeira fase do desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência, avalie as afirmativas a seguir:
- As crianças que nasciam com deficiência eram mantidas escondidas ou eram mortas.
- A primeira fase foi considerada o período mais complexo, em que as pessoas acreditavam que era por causa do pecado.
III. A pessoa com deficiência era entendida como punição e castigo de Deus, acreditavam que era obra de espíritos e do demônio.
- A criança que nascia com deficiência não era examinada pra constatar a deficiência, e então sofria as consequências da época, sendo morta.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Uma primeira leitura da palavra acessibilidade faz lembrar de outra: acesso. Mas acesso a que? Acesso a um maior salário? Acesso a um cargo mais elevado? Uma segunda leitura, mais atenta, faz refletir que acesso significa sair de uma determinada situação ou local para uma outra situação ou local diferente do anterior, quer dizer, acesso significa chegar a um lugar ou a uma situação diferente da anterior. Já o termo acessibilidade parece refletir algo mais concreto, palpável. O conceito de acessibilidade se sedimenta em situações que podem ser vivenciadas nas condições concretas da vida cotidiana.
MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005. Disponível em: https://bityli.com/PKhUCQC. Acesso em: 16 set. 2022.
Considerando o texto e as informações, sobre os fatores que proporcionam o entendimento de acessibilidade, analise as sentenças a seguir:
- A acessibilidade arquitetônica, sem barreiras físicas em todos os locais internos e externos.
- A acessibilidade metodológica, sem barreiras dos meios e técnicas de estudo, de ação comunitária e de educação dos filhos.
III. A acessibilidade instrumental, sem barreiras nos instrumentos e materiais de estudo, de atividade da vida diária, esporte e recreação.
- A acessibilidade comunicacional, sem barreiras nos programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas e da convivência na diversidade humana.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas
QUESTÃO 6
A Síndrome de Down, também denominada trissomia 21 ou T21, é uma alteração genética causada pela presença integral ou parcial de uma terceira cópia do cromossoma 21. Pessoas com síndrome de Down apresentam níveis variados de deficiência intelectual e física. As crianças e adultos afetados têm algumas características faciais distintas, mas nem todos os indivíduos afetados terão o mesmo conjunto de características.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.
Fonte: Google Imagens (2022).
Considerando as características da síndrome do Down, analise as afirmativas abaixo:
- A hipotonia é uma característica presente em todas as pessoas com síndrome de Down.
- Problemas de audição e de visão são características presentes em uma grande parcela das pessoas com síndrome de Down
III. Problemas neurológicos e alterações na coluna cervical são características presentes em apenas uma parcela pequena das pessoas com síndrome de Down.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – II e III apenas.
Alternativa 4 – I e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Existe uma síndrome que é uma doença de ordem neurológica e de caráter progressivo, que acomete em maior proporção crianças do sexo feminino, sendo hoje comprovada também em crianças do sexo masculino. Por volta dos 6-18 meses de idade, os primeiros sinais clínicos aparecem, estando associados à perda de aquisições motoras e aquisições cognitivas, ou seja, perda das capacidades anteriormente adquiridas, iniciando-se, portanto, o curso da doença.
Fonte: SILVA, N. L S.; PASSOS, X. S.; PARREIRA, S. L. S. Síndromes: uma revisão da literatura. J. Health Sci. Inst, p. 53-57, 2016. Disponível em: https://bityli.com/pNHIlJJ. Acesso em: 16 set. 2022.
Considerando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa que corresponde à síndrome caracterizada:
Alternativas
Alternativa 1 – Síndrome de Rett.
Alternativa 2 – Síndrome de West.
Alternativa 3 – Síndrome de Down.
Alternativa 4 – Síndrome de Hunter.
Alternativa 5 – Síndrome de Asperger.
QUESTÃO 8
Durante as últimas décadas, tem sido possível acompanhar tentativas de se enfrentar desafios que são postos à nossa realidade, e fazendo parte desse conjunto de desafios, temos as políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino comum. Vários países, como Canadá, Itália e Estados Unidos, são pioneiros na implantação de escolas chamadas inclusivistas e ganham cada vez mais adeptos. As experiências desses países interferiram para a criação de um corpo de preceitos acerca da inclusão escolar, colaborando para ações políticas cada vez mais emergentes nessa direção, dando destaque à Conferência Mundial de Educação para Todos e a amplamente divulgada Declaração de Salamanca (1994).
Fonte: ZEPPONE, R. M. O. A conferência mundial de educação para todos e a declaração de Salamanca: alguns apontamentos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 41, p. 363-375, 2011. Disponível em: https://bityli.com/MIEuJAe. Acesso em: 15 set. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre a Declaração de Salamanca, analise as afirmativas a seguir:
- A Declaração de Salamanca incentivou a inclusão e também o investimento dos países para a ampliação do acesso à educação inclusiva.
- A Declaração de Salamanca instituiu que toda criança e jovem com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular.
III. A Declaração de Salamanca é aceita até os dias de hoje como uma das conferências mais importantes em benefício da pessoa com deficiência no contexto educacional.
- A Declaração de Salamanca salienta que as escolas regulares devem se adequar através de uma pedagogia centrada na criança, indo ao encontro das necessidades especiais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Ao longo do tempo foi possível observar a utilização de diversas formas de conceituar a pessoa com deficiência. Inicialmente, na Idade Média, constatamos que eles eram chamados de “monstruosidade”, contudo esses termos foram se modificando ao passar dos séculos com o objetivo de conceitua-los como membros integrantes de uma sociedade.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Pautado nesta temática, assinale a alternativa que corresponde à forma mais adequada e atual de conceituar a pessoa que apresenta qualquer tipo de deficiência:
Alternativas
Alternativa 1 – Criança especial.
Alternativa 2 – Pessoa portadora de deficiência.
Alternativa 3 – Pessoa com deficiência.
Alternativa 4 – Pessoa com necessidade especial.
Alternativa 5 – Portador de necessidade especial.
QUESTÃO 10
O nome paralimpíadas é uma junção dos termos “para”, que significa “um ao lado do outro”, e “olimpíada”, de “Olímpia”, região que originou os jogos desportivos. A palavra advém de “olimpíadas”, todavia, sua origem está fortemente associada à Segunda Guerra Mundial.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir considerando a origem dos Jogos Paralímpicos:
- Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados sobreviventes se uniram para criar esportes que eles pudessem praticar, mesmo estando mutilados e com lesões medulares.
- O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados no hospital em processo de reabilitação, começou a organizar jogos internos com o intuito de tornar a recuperação deles um pouco mais prazerosa.
III. Os soldados que sobreviveram após os combates passaram a praticar esportes adaptados incentivados por um dos soldados sobreviventes, grande criador das olímpiadas adaptadas de inverno, em função do clima europeu.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.