Em relação a esse conteúdo, leia as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta, que aborda o âmbito qualitativo:
I – Força – é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo por meio da contração dos músculos.
II- Equilíbrio – adquirida por uma combinação de ações musculares que objetiva sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
I II- Resistência – proporciona realizar esforço durante um tempo, com suporte da fadiga e recuperação após pouco tempo da prática.
IV- Velocidade – é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
Considerando o texto acima e os estudos sobre posição de expectativa durante a disciplina, análise as afirmativas abaixo considerando V para verdadeira e F para falsa.
I- Passo cruzado: utilizado para percorrer maiores distâncias e necessita de prática.
II- Corrida: com a finalidade de cobrir distâncias maiores, é utilizada com passos pequenos e rápidos
III- Salto: pode ser utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas ou muito distantes.
IV- Passo simples: utilizado normalmente no andar, para distâncias curtas, para todas as direções e quando a bola não está em jogo.
V- Deslocamentos: para troca de posição na quadra, sem mudar, no entanto, a posição de expectativa do jogador (média, alta), utilizado em todas as direções.
Considerando o texto acima e a divisão feita por Bojikian, J. e Bojikian, L. (2012), que separa os fundamentos em três grupos de capacidades motoras inerentes aos fundamentos que as compõem. Assim sendo, assinale a alternativa que possui corretamente as habilidades do grupo II proposta por Bojikian, J. e Bojikian
I. Os professores devem evitar exercícios de alta intensidade, bem como a especialização precoce.
II. É importante que o professor priorize atividades que envolvam grande repertório motor e de caráter lúdico.
III. As orientações de atividades são determinadas pela idade, porém o professor deve observar que o ritmo cronológico da criança, às vezes, não representa o ritmo biológico.
IV. Faz-se necessário que no Voleibol o professor já comece a trabalhar as funções (levantamento; atacante central; atacante ponteiro; líbero) com cada aluno(a), para melhor desenvolver as funções táticas.
É correto apenas o que se afirma em:
I – Lançar a bola para cima e para frente, correr e agarrar a bola na posição do toque.
II – Em duplas, um lança a bola baixa em diferentes direções, para que o outro aluno corra e lance a bola na posição do toque.
III – Separados em duplas, um lança bola para o outro realizar toques, sendo o professor responsável por determinas as repetições e/ou o tempo do exercício.
IV – Ficar de cócoras, atrás de uma bola parada no solo, com um dos pés ligeiramente à frente do outro, colocar as mãos sobre a bola de modo que forme o triângulo com o posicionamento dos dedos e elevar a bola sobre a testa (cerca de um palmo da testa).
Considerando o excerto acima e os materiais da disciplina, assinale a alternativa correta.
Baseado nessa informação analise as afirmativas:
I – A criança e o adolescente têm uma base motora igual à de um adulto não sendo necessário levar em consideração diferentes cargas de treinamento.
II- A maturação sexual é considerada a principal variável a ser considerada, quando uma criança inicia o processo de aprendizado e especialização esportiva.
III- Os processos maturacionais ocorrem igualmente para meninos e meninas não sendo necessário na escola ou na iniciação esportiva separar as turmas por gênero.
IV- Os processos de maturação, possui eventos específicos que são o marco desse processo (em meninas a primeira menarca, em meninos o início da produção de espermatozóides), porém apesar de ser um marco, a maturação requer um processo de consolidação da maturidade óssea, alcance do potencial máximo anabólico. Que tem que ser considerados no processo de ensino aprendizado.
Assinale a alternativa correta: