ATIVIDADE 2 – EDU – LIBRAS – 53_2024
QUESTÃO 1
A língua de sinais é a maior conquista da comunidade surda, por isso compreender a estrutura interna dela é muito importante para o desenvolvimento da língua e também na inserção da comunidade surda. A Libras possui essa característica, sua construção inicial é baseada na fonologia, assim como nas línguas orais. Sobre isso, Quadros e Karnopp (2004, p. 81) dizem que: “A principal preocupação da fonética é descrever as unidades mínimas dos sinais. A fonética descreve as propriedades físicas, articulatórias e perceptivas de configuração e orientação de mão, movimento locação, expressão corporal e facial. […] A fonologia estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com as diferenças de significado”.
Fonte: QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.
Após esse início de construção dos sinais, toda a dinâmica de sinalização ocorre para compressão e uso dos sinais para os surdos ou ouvintes. Sobre os parâmetros da língua brasileira de sinais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A orientação das mãos é realizada através do apontamento.
Alternativa 2 – As expressões são muito importantes para a relação interpessoal em qualquer língua.
Alternativa 3 – O movimento somente é usado em sinais relacionados a classificadores.
Alternativa 4 – A configuração de mão fica sempre nítida quando realizada com a mão direta, apenas.
Alternativa 5 – A mudança de locação/localização não muda o significado do sinal se a configuração for a mesma.
QUESTÃO 2
Referente ao profissional intérprete de Libras e suas atuações, seu reconhecimento veio no momento da regulamentação da LIBRAS, pois faz a função de tradução e interpretação da língua de sinais para o público surdo nos espaços necessários. Porém, não é somente “mexer as mãos” ou seja ouvir a palavra em português e sinalizar, na verdade, corresponde a outra Língua e sua estrutura gramatical. Portanto, para garantir respeito com o surdo e seriedade no trabalho do profissional intérprete a FENES em adaptação por Quadros (2006) construiu um Código
de Ética.
Santos; Adriana Prado Santana Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes : UNICESUMAR, 2023.
A partir dos estudos e leitura do código de ética, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O intérprete deverá reconhecer seu próprio nível da sua competência e usar descrição em aceitar tarefas, procurando a assistência de outro intérprete quando necessário.
( ) O intérprete será uma pessoa de alto caráter moral, honesto, confiável, consciente e de maturidade emocional. Ele guardará informações confidenciais e não trairá confidências as quais foram reveladas a ele.
( ) O intérprete manterá influência na sua atuação durante o decorrer de sua interpretação, evitando perder seus valores e suas crenças dando seu próprio ponto de vista, e fortalecendo sua opinião.
( ) O intérprete deverá procurar manter a dignidade e a pureza da língua de sinais. Ele também deverá estar pronto para aprender e aceitar sinais novos, se isto for necessário para o entendimento.
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – V, V, F, V.
Alternativa 3 – F, V, F, F.
Alternativa 4 – F, V, V, V.
Alternativa 5 – V, V, V, V.
QUESTÃO 3
Os três personagens que deveriam estar bem alinhados dentro da sala de aula quando falamos da educação dos surdos tratam-se especificamente deles: o professor, o intérprete de Libras e o aluno. Sobre o segundo, Lacerda (2006, p. 7) comenta:
“[…] definir melhor a função do intérprete educacional; figura desconhecida, nova, que, com um delineamento mais adequado (direitos e deveres do intérprete, limites da interpretação, divisão do papel de intérprete e de professor, relação do intérprete com alunos surdos e ouvintes em sala de aula, entre outros), poderia favorecer um melhor aproveitamento deste profissional no espaço escolar”.
Fonte: LACERDA, C. B. F. de. O intérprete de língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes: problematizando a questão: In: LACERDA, C. B. F.; GÓES, M. C. R. (org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2006. p. 51-84.
Sobre o papel do intérprete, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O intérprete é responsável pelo aluno surdo.
Alternativa 2 – O professor não tem a responsabilidade de saber a língua de sinais, por isso a presença do intérprete.
Alternativa 3 – O intérprete de Libras tem a função de fazer a interpretação e tradução em libras para o público surdo.
Alternativa 4 – Os intérpretes são habilitados na língua e na disciplina ministrada pelo professor.
Alternativa 5 – O intérprete auxiliará o professor na produção de material adaptado junto ao professor regente.
QUESTÃO 4
A diferença cultural se torna nítida quando comparamos as comunidades de nossos estudos. Leia os trechos a seguir:
Texto 1
“Os estudantes da LSB precisam estar atentos para as diferenças culturais entre os dois mundos (Surdo e Ouvinte), a fim de que sejam prevenidos os choques culturais, isto é, situações nas quais o ouvinte possa eventualmente interpretar uma diferença cultural como desrespeito ou falta de polidez”.
Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/19315.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
Texto 2
Ter conhecimento sobre a cultura do outro não anula nossa identidade, mas nos faz compreender as características que possam identificar o outro e mostrar suas especificidades. Outro ponto que podemos destacar é o que nos diz Machado (2011, p. 85): “Você também percebeu que a Libras não é uma língua tão fácil de aprender. Não é uma mímica. Para sua aquisição é necessário muito estudo e principalmente seu exercício corporal, na interação com as comunidades surdas ou com ouvintes que a dominem linguisticamente, internalizando sua aquisição”.
Fonte: MACHADO, R. R. Língua brasileira de sinais (Libras). Ponta Grossa: EPG/NUTEAD, 2011.
Sobre as características da língua brasileira de sinais, analise as afirmativas a seguir:
- Os sinais podem ser feitos de qualquer maneira.
- A libras possui sinais icônicos.
III. Alguns sinais possuem uma característica clara do objeto que está sendo mencionado.
- Sinais arbitrários não possuem peso gramatical.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
A Cultura surda, segundo Strobel (2008, p. 24), apresenta a seguinte definição: Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável.
Santos; Adriana Prado Santana. Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes:UNICESUMAR, 2023.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
I- A cultura surda pode se dizer que é o jeito que o sujeito percebe o mundo a qual ele esta inserido e assim contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas.
Porque
II- Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 6
Observe a imagem a seguir:
Fonte: https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_166856_427622_1.png. Acesso em: 26 fev. 2024.
As expressões faciais e/ou corporais são componentes dos cinco parâmetros da língua de sinais, constituindo assim a fonologia para a Libras. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Podemos questionar ou afirmar dependendo das nossas expressões faciais e corporais.
PORQUE
- Somente os surdos usam esse sistema de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Leia o trecho:
Art. 4º – O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente. Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais – Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
(BRASIL, Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 15 jan.2023)
De acordo com a Lei nº 10.436 e estudos na disciplina, analise as afirmações que apresentam adequações para que a inclusão aconteça de forma plena em todos os níveis e modalidades da educação do sujeito surdo em seus direitos.
- A educação bilíngue para crianças surdas, segundo o MEC (2006), consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais – Libras e a Língua Portuguesa, na modalidade oral e escrita.
- Língua de sinais, no caso do Brasil – a Libras, e também, pelo aprendizado da Língua Portuguesa, na modalidade escrita (ou oral em alguns casos, se a família desejar e a criança tiver condições para esta aprendizagem).
III. Para o aluno surdo cursar uma faculdade ele precisar estar alfabetizado na modalidade da língua portuguesa, pois a educação mais adequada é a Bilingue.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Segundo Martinez (2000), existem diferentes tipos de perda auditiva, além disso, são chamados de surdos os indivíduos que têm perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido. A deficiência auditiva ou surdez, é causada por má formação congênita ou ao longo da vida.
SANTOS; Adriana Prado Santana. Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes : UNICESUMAR,2023.
De acordo com o exposto e os estudos na disciplina, assinale a alternativa correta que apresenta os exames específicos para saber o grau de surdez:
Alternativas
Alternativa 1 – Exame da fala com fonoaudiólogo e clinico geral.
Alternativa 2 – Raio-x coclear para a visão de uma lesão no ouvido.
Alternativa 3 – Teste da orelhinha ao nascer, por meio do exame de sangue registra se o bebê é surdo ou não.
Alternativa 4 – Exame de audiometria realizado pelo fonoaudiólogo, o resultado do Decibel acusa o grau de surdez ou a surdez total.
Alternativa 5 – Exames de genética realizados desde o ventre da mãe, feitos pelo fonoaudiólogo e pediatra, assim já descobrem a surdez.
QUESTÃO 9
Vamos relembrar o que diz a Lei nº 12.319/2010, no parágrafo único:
O exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras – Língua Portuguesa deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento dessa função, constituída por docentes surdos, linguistas, tradutores e intérpretes de Libras de instituições de educação superior.
Fonte: SANTOS; Adriana Prado Santana. Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes: UNICESUMAR, 2023.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
I- Hoje, para o tradutor-intérprete de Libras, existem cursos de especialização (pós-graduação) em Libras, cursos específicos de formações continuadas, congressos e seminários visando dar continuidade à formação desse profissional.
Porque
II- Libras é uma língua, uma vez aprendida não é necessário o conhecimento especifico, e sim, a fluência para assumir concursos, dar cursos e trabalhar em qualquer área.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 10
Leia,
Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos (Brasil, 2021).
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm: Acesso em 26/03/2024.
Já que a abordagem bilinguista compreende toda a gramática e estrutura da língua de sinais, sabemos que assim tornaria a dinâmica em sala de aula melhor, a partir da compreensão dessas especificidades, sobre este tema e entendendo a importância do aprendizado da língua de sinais, analise as afirmativas abaixo.
- As língua oral e a língua de sinais possuem uma regionalidade.
- As crianças surdas devem ser expostas às línguas existentes em seus ambientes sociais.
III. O processo da aquisição das línguas ocorre de acordo com a maturação da criança.
- As crianças só conseguem aprender libras quando são filhas de pais surdos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.