ATIVIDADE 2 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 53_2024
QUESTÃO 1
Professor de Didática na Universidade de Valencia, na Espanha, José Gimeno Sacristán é um pedagogo que sempre pesquisou sobre a escola e seus problemas educativos, mais especificamente o currículo. Para o autor, o currículo deve ser entendido como um processo que valorize a lógica do pensamento do aluno.
Fonte: ARROYO, Miguel G. Os movimentos sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, p. 47-68, 2015.
Considerando as preposições apresentadas por Sacritán, analise as asserções a seguir:
- Tradicionalmente, os aspectos práticos estariam relacionados a figuras políticas, pedagogos, cientistas, professores universitários.
- Para o autor, a divisão entre prática e teoria pode ser interessante para compreender as fragilidades e atitudes dos alunos.
III. Os aspectos teóricos, tipicamente estão associados a conhecimentos desatados das maneiras em que a prática se encontra.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, V, V.
QUESTÃO 2
Fernando de Azevedo (1894-1974) foi um educador, professor, administrador, ensaísta e sociólogo brasileiro. Participou intensamente do processo de formação da universidade brasileira, em busca de uma educação de qualidade.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Relembrando um dos principais documentos em que Fernando de Azevedo foi responsável, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do documento:
Alternativas
Alternativa 1 – Reforma da Escola Nova.
Alternativa 2 – 1ª Lei de Diretrizes e Bases.
Alternativa 3 – Reforma Leôncio de Carvalho.
Alternativa 4 – Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.
Alternativa 5 – Carga Magna dos Professores Brasileiros.
QUESTÃO 3
Marinho se autodenomina autor de importância na história da Educação Física brasileira, quando registra, em suas obras a memória de suas ações e produções, configurada em monumento. Nesse jogo de constituir a própria memória, o autor, de forma intencional, produz uma série de registros que marcam a sua participação em eventos, cursos, palestras, condecorações, títulos e produções científicas.
Fonte: OLIVEIRA, Antonio Sergio Francisco et al. Inezil Penna Marinho: lugares e práticas em periódicos da educação física. Movimento, p. 575-590, 2015.
Ao apresentar uma metodologia de caráter nacional, qual prática corporal Marinho propunha?
Alternativas
Alternativa 1 – Huka-huka.
Alternativa 2 – Jiu-jitsu brasileiro.
Alternativa 3 – Capoeira.
Alternativa 4 – Peteca.
Alternativa 5 – Futebol de salão.
QUESTÃO 4
Já foi possível avaliar e refletir que na história de formação das escolas brasileiras as demais disciplinas se ocuparem pela educação intelectual dos alunos. A Educação Física, no entanto, deveria assumir o “funcionamento corporal”.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Quanto a falta de autonomia pedagógica, avalie as asserções a seguir:
- Os conteúdos e atividades eram direcionados para o ensino de instituições e contextos fora do ambiente escolar.
PORQUE
- Treinador e professor possuem objetivos diferentes e visam inserir ou iniciar os alunos em determinadas práticas corporais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Ao tratar a cultura física como algo relevante, notamos que o valor que Rui Barbosa dava à educação física sustentava-se no conhecimento que possuía sobre as teorias pedagógicas vigentes, mundialmente, no final do século XIX. As problemáticas da educação física apareciam com grande interesse quando ponderava a educação de uma maneira ampla, admitindo conteúdos imprescindíveis para a educação do corpo.
Fonte: JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o que era defendido por Rui Barbosa, avalie as afirmações a seguir:
- Educação física dever ser uma lição não obrigatória, tornando-se facultativa para a escola.
- Deve ser destacado que a obrigatoriedade da educação física seria justificada por uma razão fisiológica das mais evidentes.
III. A cultura física e a ginástica são colocadas como expressões de uma luta contra um passado “implacável”, ou seja, educação física e uma educação moderna andariam lado a lado.
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
Rui Barbosa foi um dos marcantes intelectuais da história da nação brasileira, lutou, entre muitas das questões que defendia, em prol da instrução popular. Ele sempre esteve presente nos mais diferentes “campos de luta” e, durante o Brasil Imperial até sua transição como República, não foram poucas as questões que Rui Barbosa defendeu.
Fonte: MORMUL, Najla Mehanna; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Rui Barbosa e a educação brasileira: os pareceres de 1882. Cadernos de História da Educação, v. 12, n. 1, 2013.
Acerca dos pressupostos defendidos por Rui Barbosa, avalie as afirmações abaixo:
- Considerava que a ginástica e a cultura física eram importantes para a formação dos sujeitos, a fim de organização uma educação moderna, entretanto, compreendida como elemento facultativo.
- Atuando como professor e legislador, o autor contribuiu para aprovação de várias reformas e pareceres educacionais que auxiliaram na transformação do país.
III. Quando apresenta súmulas sobre propostas pedagógicas, Rui Barbosa aborda elementos acerca como: higiene escolar, corpo e espírito e educação física.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Alice, é doutora em Educação Física. Estudou sobre abordagens pedagógicas da EF desde o mestrado e recentemente foi aprovada em um concurso público para essa disciplina no curso de licenciatura em EF. Organizando o planejamento das aulas, decidiu que trataria acerca dos estudiosos que foram e são considerados inovadores, pois refletiam acerca da ênfase nos alunos.
Elaborado pelo professor, 2022.
Nesta direção, assinale a alternativa que apresenta exemplos de os autores que Alice pode apresentar:
Alternativas
Alternativa 1 – John Dewey, Paulo Freire e Maria Montessori.
Alternativa 2 – José Gimeno Sacristán, Celestin Freinet e Edouard Claparède.
Alternativa 3 – Johann Friedrich Herbart, Maria Montessori e Demerval Saviani.
Alternativa 4 – Maria Montessori, John Dewey e Celestin Freinet.
Alternativa 5 – Paulo Freire, Johann Friedrich Herbart e Edouard Claparède
QUESTÃO 8
Ao realizar uma breve busca no Google Imagens com o termo “Educação Física”, o resultado encontrado foi o do print abaixo:
Ao analisar a imagem acima e os conteúdos dispostos no livro é possível avaliar que:
- O pensamento médico apresentou como herança para EF a centralidade das disciplinas oriundas da saúde como centrais.
- Os fundamentos do campo médico perdem espaço para os elementos do campo pedagógico.
III. A influência médica geral a transmissão de conhecimentos disciplinares invisíveis na EF.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 9
Dentre os mais diversos colaboradores na teorização da Educação Física brasileira, destaca-se a figura Fernando Azevedo, que assim como Rui Barbosa, era advogado de formação, sendo pedagogo e, professor de Educação Física por atuação acadêmica.
Fonte: JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018 (adaptado).
Com base na contribuição de Fernando Azevedo para o campo das Teorias Pedagógicas da Educação Física, analise as afirmativas que se seguem:
Sendo considerado pioneiro da aplicação da Educação Física no ambiente escolar no Brasil República, Fernando Azevedo desenvolveu métodos para a prática ginástica nos colégios.- Fernando Azevedo criou o concurso público para o cargo de professor de educação física no Brasil, sendo o primeiro a ser aprovado, empossado e a ensinar a disciplina no Ginásio em Belo Horizonte.
III. Os estudos e teorizações de Azevedo sobre os benefícios do desenvolvimento motor, físico, intelectual e moral da prática da ginástica nas escolas é a base sobre a qual se construiu o ensino da educação física brasileira rompendo o tempo e, chegando sua influência até os dias atuais.
- Consciente da importância do ensino da Educação Física Azevedo inicia o projeto de implantação dessa disciplina como obrigatória nas grades de ensino a partir de então, encontrando apoio e respaldo dos setores educacional, econômico e até mesmo junto aos militares que, colaboravam com o ensino na época.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Mariana, recém contratada para ministrar uma disciplina sobre Teorias pedagógicas da Educação Física no Brasil, decidiu que em uma das suas aulas, trataria acerca dos autores considerados da geração pedagógicas inovadora, os quais organizaram estudos e pesquisas sobre as ciências da educação apontando para necessidade de um novo olhar para o “dever ser” do professor.
Elaborado pelo professor, 2021.
Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta quais são os autores que Mariana deve apresentar em sua aula:
Alternativas
Alternativa 1 – John Dewey, Paulo Freire, Maria Montessori e Demerval Saviani.
Alternativa 2 – José Gimeno Sacristán, Celestin Freinet, Edouard Claparède e Johann Friedrich Herbart.
Alternativa 3 – Johann Friedrich Herbart, Maria Montessori, Demerval Saviani e Edouard Claparède.
Alternativa 4 – Maria Montessori, John Dewey, Edouard Claparède e Celestin Freinet.
Alternativa 5 – Celestin Freinet, Paulo Freire, Johann Friedrich Herbart e Edouard Claparède.