ATIVIDADE 2 – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2024
QUESTÃO 1
Traçado o perfil do cargo e da cultura organizacional, e no caso da seleção por competências mapeadas, as competências organizacionais e individuais, com uma ou mais vagas em aberto, inicia-se o processo de recrutamento ou captação de pessoal. O recrutamento se refere aos meios utilizados pelas organizações para a divulgação de suas vagas com o objetivo de atrair candidatos desejados por elas. Seu planejamento é importante, porque envolve custos para a empresa que, em geral, disponibiliza um determinado valor para realizá-lo.
BANOV, M. R. Recrutamento, seleção e competências. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
Existem alguns tipos de recrutamento, e um deles é o recrutamento externo. Diante disso, analise as afirmativas que apresentam as vantagens de utilizar esse tipo de recrutamento na organização.
- É mais econômico, pois evita despesas com anúncios, custos para seleção, admissão e integração.
- Renovação e enriquecimento dos recursos humanos, quando há a política de buscar por melhor capital intelectual do que o existente na empresa.
lll. Traz “sangue novo” à empresa, com a possibilidade de introdução de ideias novas, novas soluções para antigos problemas, atualização com o mercado externo e com o que ocorre em outras empresas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – lll, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – l, II e III.
QUESTÃO 2
Gestão estratégica de pessoas é a abordagem usada pela área de Recursos Humanos e lideranças para analisar e definir as ações necessárias para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Essa gestão estratégica visa melhorar os resultados individuais e da organização. A gestão estratégica é a união entre o RH estratégico e o desenvolvimento e treinamento de funcionários, visando um capital humano muito mais evoluído e alinhado aos objetivos organizacionais.
Disponível em: < https://www.gupy.io/blog/gestao-estrategica-de-pessoas>. Acesso em: 01 mai. 2024.
Considerando o texto e os estudos sobre o papel estratégico da escolha de colaboradores, analise as afirmativas a seguir.
- As empresas menos estruturadas tendem a elaborar um planejamento de recrutamento e seleção detalhado, alinhado com a estratégia empresarial global, visando preencher vagas futuras de forma eficiente.
- O planejamento da força de trabalho consiste em formular planos para preencher as vagas futuras, considerando tanto candidatos internos quanto externos, em todos os níveis hierárquicos da organização.
III. O processo de recrutamento e seleção é determinado principalmente pelas características específicas de cada organização, levando em consideração não apenas os requisitos das vagas, mas também outros fatores relevantes.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
A gestão de pessoas envolve a aplicação de diversas técnicas e estratégias para gerenciar o capital humano de forma eficiente e eficaz, promovendo a retenção de talentos, a redução da rotatividade e o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. Para isso, é necessário investir em programas de treinamento e desenvolvimento, criar um ambiente de trabalho agradável e estimulante, e adotar práticas de remuneração e benefícios que incentivem o desempenho e a excelência.
Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-gest%C3%A3o-de-pessoas-conceitos-e-processos-thales/>. Acesso em: 01 mai. 2024.
A respeito dos processos básicos da gestão de pessoas e conforme o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
- As atividades essenciais de RH fazem parte de um sistema empresarial dinâmico, em contínua interação com o ambiente interno e externo.
- Os sistemas que compõem a empresa, como o financeiro, informática, compras, marketing, recursos humanos, entre outros, devem ser vistos como os únicos que são estratégicos por buscarem atingir objetivos organizacionais globais.
III. O mau direcionamento de uma atividade de recursos humanos pode comprometer as demais, pois é essencial que todas as atividades sejam realizadas de forma integrada.
As afirmativas I, II e III, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V; F; V.
Alternativa 2 – V; V; F.
Alternativa 3 – V; V; V.
Alternativa 4 – F; F; V.
Alternativa 5 – F; V; V.
QUESTÃO 4
As atividades essenciais de Recursos Humanos fazem parte de um sistema empresarial dinâmico, em contínua interação com o ambiente. Segundo Carvalho et al. (2012), os sistemas que compõem a empresa, como o financeiro, a informática, as compras, o marketing, os recursos humanos, entre outros, devem ser vistos como estratégicos por buscarem atingir objetivos organizacionais globais.
COSTA, W. S. da; SILVA, P. R. da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O sistema de recursos humanos é caracterizado como um sistema aberto por sua interação constante com o meio organizacional.
PORQUE
- Tem como objetivo enfrentar e superar, de forma racional, eficiente e eficaz, os inúmeros e crescentes desafios do ambiente interno da empresa, em questão de gestão adequada do contingente disponível, de forma integrada com os demais sistemas da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Levando em consideração o elemento Cultura Organizacional, leia e reflita sobre a seguinte situação:
Em uma empresa que atua no ramo alimentício há mais de 60 anos,numa cidade do interior do estado de São Paulo no Brasil, onde o dono que sempre cultivou a relação humana com seus empregados, com práticas de muita proximidade com seus empregados como doação de presentes de Natal para os filhos dos funcionários,celebração com festas comemorativas nos aniversários da empresa, uma relação informal nas tratativas dos processos, um olhar para o cliente preservando sempre a boa relação, inicia um processo de transição para a venda da empresa devido a avançada idade do proprietário. Sem o estabelecimento de um plano sucessório já são previstas algumas mudanças significativas que poderão causar sérios impactos nestas transição. A empresa interessada na compra e a mais cotada pelo oferta tem sede fora do Brasil e pouco conhece da cultura implantada na empresa em questão. Nas demais empresas do grupo localizadas fora do Brasil há uma cultura voltada à tecnologia, com foco na lucratividade e com poucos pacotes de benefícios para os funcionários.
Fonte: HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon (orgs.). Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.
Com base no relato acima, considerando os principais impactos gerados, caso o negócio da situação apresentada no enunciado seja concretizado,analise as alternativas a seguir:
- Há uma tendência de um aumento no pedido de demissões dos colaboradores, uma vez que muitos poderão não se adaptar à nova cultura organizacional.
II.A inovação tecnológica embora seja algo positivo no mundo contemporâneo pode causar desaceleração na empresa caso não haja um programa para qualificar os empregados que estavam mais adaptados a processos manualizados.
III. O aspecto liderança tem um grande impacto estratégico neste processo de mudança da cultura da organização, para que se minimize os impactos da transição deve-se cuidar da escolha de de pessoas que farão parte do novo quadro de líderes no novo modelo da empresa, caso contrário poderão surgir muitos conflitos nas relações
- O aspecto comunicação não é importante, pois neste momento todos deverão estar focados na possibilidade do lucro final com a venda da empresa o que irá garantir a sustentabilidade da empresa por muitos anos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II apenas.
Alternativa 2 – I e III apenas.
Alternativa 3 – I, II, III apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a cultura organizacional emerge como ponto-chave para o sucesso dos negócios. Uma pesquisa realizada pela consultoria PWC com 3,2 mil profissionais em mais de 50 países mostra que culturas fortes geram melhores resultados empresariais. O estudo identificou que 67% dos executivos e gestores acreditam que o conjunto de crenças, valores e normas é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa.
Disponível em: < https://rhpravoce.com.br/colab/cultura-organizacional-alicerce-da-inovacao-e-do-sucesso/>. Acesso em: 01 mai. 2024.
Considerando o texto e os estudos sobre cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir.
- A cultura organizacional é um reflexo das escolhas e preferências dos criadores ou lideranças da empresa, compartilhadas com os membros ao longo de sua história, influenciando diretamente o modo como a organização funciona e se comporta.
- As empresas, independentemente de seu porte, raramente enfrentam problemas de adaptação externa, já que a cultura organizacional é capaz de fornecer respostas consistentes e eficazes para os desafios do mercado altamente competitivo.
III. Os problemas de adaptação interna em uma organização referem-se exclusivamente à comunicação eficaz e à busca por membros que se adaptem à cultura existente, estabelecendo critérios claros para admissão e demissão.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Texto 1
(Adaptado de: ENADE, 2018) Em uma empresa de engenharia, a confiança entre os funcionários, seus pares e seus chefes é considerada um fator-chave para o sucesso organizacional. O capital humano é visto como o maior ativo da empresa, e o compartilhamento de informações e o trabalho em equipe são fundamentais para que os projetos alcancem bons resultados.
Texto 2
É uma escolha da organização adotar uma abordagem em que as pessoas sejam parceiras, fornecedoras de conhecimentos, habilidades e competências, que imprimam significado e rumo aos objetivos do negócio.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier/Campos, 2010.
Com base na análise dos textos apresentados, analise as afirmações a seguir.
- Em ambos os textos, nota-se uma abordagem que percebe o valor das pessoas nas organizações.
- No texto 1, a empresa adota um modelo de gestão de pessoas em que o fator humano é percebido como estratégico para a melhor forma de execução de seus projetos.
III. O texto 2 se relaciona com a abordagem conceitual “Pessoas como colaboradoras ou parceiras da organização” e traz como destaque a importância da ênfase na inteligência e no talento humano.
- Ambos os textos trazem marcas de empresas com: dependência da chefia, preocupação com normas e regras, alto grau de subordinação e horários rigidamente estabelecidos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Com a evolução da área de RH – Recursos Humanos, surgiram várias denominações ao longo do tempo. No passado, as expressões utilizadas eram: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente, tem-se utilizado muito o termo GP – Gestão de Pessoas.
Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-evolucao-da-area-de-recursos-humanos-frente-ao-ambiente-de-mudancas-organizacionais. Acesso em: 9 jan. 2023.
Nesse sentido, é importante que fiquem esclarecidos os diferentes sentidos que os termos RH – Recursos Humanos ou GP – Gestão de Pessoas podem assumir em suas responsabilidades. Conforme Chiavenato (2014) e diante do exposto, analise as afirmativas.
- RH/GP, como profissão, refere-se aos profissionais que trabalham com as pessoas nas organizações: selecionadoras, treinadoras, administradoras, engenheiros de segurança etc.
- RH/GP, como um conjunto de práticas de recursos humanos, refere-se a métodos, procedimentos, ao modo como a organização realiza as atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, entre outras.
lll. RH/GP, como função ou departamento, refere-se à unidade operacional como prestador de serviços de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, higiene e segurança, benefícios, entre outros. Assume, aqui, a chamada função de staff, ou seja, é uma área prestadora de serviços de consultoria interna, aconselhamento e informação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – lll, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – l, II e III.
QUESTÃO 9
Essas são as novas habilidades que os profissionais de recursos humanos devem ter para gerar valor e ser reconhecidos pelo negócio. Elas foram mapeadas pelo gestor de pessoas Dave Ulrich após pesquisa com mais de 30 mil respondentes, sendo 4 mil de RH, em todo o mundo.
Conforme visto na imagem, uma das competências apontadas como necessárias para os gestores de RH é Ativista com Credibilidade. Segundo Cláudia Feijó: “Essa é a competência mais fácil de ser percebida entre os profissionais de RH. Nada mais é do que a capacidade de cumprir o que promete, possuir credibilidade pessoal e exercer influência positiva sobre as outras pessoas, construindo relacionamentos”.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/compet%C3%AAncias-dos-profissionais-de-rh-cl%C3%A1udia-feij%C3%B3/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 3 fev. 2022.
Em tempos de crise, seja econômica ou mesmo social, como o experienciado durante a pandemia da COVID-19, os profissionais de RH têm papel importante nas organizações, pois são um forte elo entre gestão e colaboradores. Nesse momento, a credibilidade de quem desempenha esse papel se faz muito necessária para garantir engajamento no cumprimento dos objetivos organizacionais.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Diante de tanta diversidade de temas que se apresentam no cotidiano das empresas, especialmente em momentos de crise, o profissional de RH precisa ter um bom posicionamento pessoal, especialmente se ocupar um cargo estratégico na empresa.
PORQUE
Momentos de crise invariavelmente provocam mudanças, gerando desconfiança e resistência entre os colaboradores. E está no papel do profissional de RH trabalhar com o grupo para minimizar o desconforto e manter o grupo comprometido com as metas da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Uma empresa que busca sucesso tem como prática um forte alinhamento entre o seu planejamento estratégico com o planejamento estratégico de RH, por entender que é essencial que ambos caminhem na busca dos empregados mais engajados e qualificados. O planejamento estratégico do RH tem como função de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais em cada uma de suas áreas e para o alcance dos objetivos individuais dos funcionários, assim deve buscar uma sintonia das metas dos negócios e o comprometimento e satisfação das pessoas
Fonte: DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
Com base nas discussões em aula, leitura do material de apoio assinale a alternativa correta relacionada às práticas estratégicas de recursos humanos:
Alternativas
Alternativa 1 – Para otimizar a produtividade, é necessária a vontade do empregador.
Alternativa 2 – A mudança na filosofia de vida das empresas, em todos os sentidos da existência humana.
Alternativa 3 – O desenvolvimento de políticas que influenciem a vontade e que refletem no comportamento e produtividade dos trabalhadores, dependerá do ambiente pessoal e individual.
Alternativa 4 – A globalização dos mercados e seus desdobramentos nas organizações.
Alternativa 5 – O trabalhador precisa ter possibilidade financeira de consumir, para então quebrar o ciclo produtivo.