ATIVIDADE 2 – GQ – FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA – 52_2024
QUESTÃO 1
Os processos produtivos sofrem variações que nem sempre são percebidas. No entanto, quando se realiza um processo, é possível verificar os pontos ou etapas mais susceptíveis à ocorrência das variações. A este estudo se dá o nome de “mapeamento de processos”. Contudo, não adianta mapear e não gerenciar estes processos, pois quando isso acontece, a empresa tende a ter prejuízos.
Sobre a situação mencionada e os conceitos sobre gerenciamento dos processos, analise as afirmativas a seguir:
- Processo é uma série sistemática de ações direcionadas para a confecção de uma tarefa.
- A realização de ações ordenadas que agrega valor a um determinado produto ou serviço é uma definição de processo.
III. A gestão eficiente depende do conhecimento do gestor sobre alguns itens mais importantes que fazem parte do processo.
- O gerenciamento do processo é feito desde o fornecedor até a entrega do produto ao cliente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Muitas das ferramentas da qualidade foram desenvolvidas há longo tempo; no entanto, continuam sendo usadas, agora com o apoio de mecanismos mais recentes, como é o caso do desenvolvimento de diagramas de causa-efeito a partir de aplicativos instalados em celulares.
Para que seja possível criar novas tecnologias, que facilitem o uso das ferramentas da qualidade, é importante conhecer os objetivos de cada uma delas.
Adaptado de: PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade – Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Considerando o contexto apresentando, analise as afirmativas e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro.
( ) A folha de verificação se propõe ao registro e agrupamento logicamente organizado de dados e informações a respeito de uma tarefa ou processo estudado.
( ) O brainstorming se propõe a sinalização do comportamento, temporal, de variáveis relacionadas à dinâmica de dado processo.
( ) O objetivo do Diagrama de Pareto é o agrupamento de dados de um processo em grupos significativos representativos de segmentos (ou estratos) da população de dados do processo.
( ) O histograma se propõe a representar graficamente o número de vezes que determinada característica ou fenômeno ocorre (distribuição de frequência) no processo estudado.
( ) O objetivo da aplicação do Diagrama de Causa e Efeito é a identificação de fatores ou causas que geram ou sustenta uma degeneração da qualidade ou determinado problema ou efeito de um processou produto.
Assinale a alternativa que representa a ordem correta das afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F, F, V.
Alternativa 3 – F, V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F, V, F.
Alternativa 5 – F, F, V, V, F.
QUESTÃO 3
As ferramentas da qualidade são mecanismos utilizados várias vezes no percorrer do trajeto. Ou seja, a ferramenta pode ser considerada como um meio empregado no método para obtenção do objetivo almejado. Cada ferramenta tem seu objetivo e propósito de execução, logo cuidado nas escolhas.
FRANCO, Jheine Oliveira Bessa Franco. Ferramentas da Qualidade e Seis Sigma. Maringá: Unicesumar, 2018. [Unidades II p. 58].
Assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmações sobre as Ferramentas da Qualidade:
I – O diagrama de Ishikawa tem como principal objetivo identificar possíveis causas, é importante que as ideias sejam sem julgamentos.
II – Podemos utilizar o fluxograma como parte de uma instrução de trabalho para um colaborador novo.
III – O histograma é um gráfico que mede a frequência da distribuição de valores em uma amostra.
IV – O SIPOC ajuda na visão macro do processo.
V – Podemos utilizar mais de uma ferramenta da qualidade para resolver um único problema.
VI – A folha de verificação ajuda a calcular o nível sigma do processo.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V, V, F
Alternativa 2 – V, V, V, F, F, F
Alternativa 3 – F, V, F, V, V, V
Alternativa 4 – F, V, V, V, V, F
Alternativa 5 – V, V, V, V, V, V
QUESTÃO 4
Na oficina RenoveCar (Nome fictício) são prestados serviços de manutenção veicular. Os mecânicos estão demorando muito tempo para finalizar os serviços e, para solucionar esse problema, o gerente da oficina contratou um gestor da qualidade. Após passar alguns momentos observando o local, o gestor da qualidade chamou o gerente para dizer o que encontrou. Ele disse que os mecânicos passavam grande parte do tempo procurando as ferramentas que precisavam para realizar os serviços. O gestor da qualidade indicou a implantação de 5 Sensos na organização. E disse que o senso que mais ajudaria a solucionar este problema seria o ___________.
Elaborado pela professora, 2021.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que melhor completaria a frase e solucionaria a demora nas manutenções da oficina.
Alternativas
Alternativa 1 – Seiri (senso de utilização).
Alternativa 2 – Seiton (senso de organização).
Alternativa 3 – Seiso (senso de limpeza).
Alternativa 4 – Seiketsu (senso de padronização).
Alternativa 5 – Shitsuke (senso de disciplina).
QUESTÃO 5
O processo por trás da experiência do cliente tem um sequenciamento de atividades que podem agregar valor ou não. As atividades que não agregam valor podem trazer insatisfação e ineficiência no processo e devem ser eliminadas, muitas delas estão presentes os 7 desperdícios do Lean. As atividades que agregam são aquelas que o cliente está disposto a pagar por elas e que sem elas ficariam insatisfeitos.
GONDIM, Frederico. Indicadores de qualidade como ferramenta para alcançar resultados mais efetivos. São Paulo, SP: Revista Super Varejo, 2006. Acesso em fev. 2019: <www.falconi.com/flcn_articles/indicadores-para-resultados-mais-efetivos>.
Assinale a alternativa que aborde quais são as condições que devem ser cumpridas para que o trabalho seja considerado que agrega valor.
Alternativas
Alternativa 1 – Mudança física, requerimento do cliente, feito correto na primeira vez
Alternativa 2 – Feito correta na primeira vez, garantia de atendimento às especificações, é valioso para o negócio
Alternativa 3 – Zero defeitos, mudança física, VA
Alternativa 4 – Seis Sigma, eliminação de desperdícios, adiciona valor ao negócio
Alternativa 5 – Nenhuma das opções anteriores
QUESTÃO 6
Fonte: PASCAL (2008).
Adaptado de: PASCAL, D. Produção Lean Simplificada: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. tradução Rosalia Angelita Neumann Garcia. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Assinale a alternativa que descreve a melhor forma de mover uma carga de 6.000 kg, com uma empilhadeira com capacidade para 2.000 kg, usando os conceitos Lean Seis Sigma.
Alternativas
Alternativa 1 – 6 viagens de 1.000kg.
Alternativa 2 – 2 viagens de 2.000 kg e 2 viagens de 1.000 kg.
Alternativa 3 – 2 viagens de 3.000 kg.
Alternativa 4 – 3 viagens de 2.000 kg.
Alternativa 5 – 3 viagens de 1.500 kg e 3 viagens de 500 kg.
QUESTÃO 7
O fluxograma ou mapeamento do processo, permite entender a experiência do cliente identificando o sequenciamento de atividades que são realizadas entre os setores envolvidos.
Esta ferramenta traz inúmeros benefícios, pois além de deixar claro todo processo que é realizado, também ajuda a integrar a informação entre diferentes postos de trabalho e como estes se relacionam em um mesmo modelo de negócio, eliminando atividades que não agregam valor, trazendo agilidade e aumentando a assertividade nas tomadas de decisões.
WERKEMA, M.C.C. Lean Seis Sigma: Introdução às Ferramentas do Lean Manufacturing. 2ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier/Campus, 2012.
Assinale a alternativa verdadeira com base no fluxograma abaixo.
1 – A atividade que o cliente mais vê valor é a simpatia da Recepcionista
2 – A atividade que o cliente mais vê valor é quando o gerente entrega o protocolo
3 – A atividade que mais agrega valor é quando o gerente atende o cliente
4 – O lead time do processo é 45 minutos
5 – O lead time do processo é 57 minutos
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V, F
Alternativa 2 – V, V, F, V, F
Alternativa 3 – F, V, V, F, V
Alternativa 4 – F, F, V, V, F
Alternativa 5 – F, F, V, F, V
QUESTÃO 8
Ao chegar em uma construtora, você se depara com um quadro com 7 colunas com as questões: ” O quê?” ” Quem?”, “Onde?”, “Por quê?”, “Quando?”, “Como?” e “Quanto?” no topo. Abaixo linhas em branco para serem preenchidas. Ao questionar os colaboradores sobre a ferramenta é respondido que ele é utilizado como um plano de ação simples, de fácil leitura e interpretação, composto por sete colunas. O quadro é utilizado para entender algum problema, coordenar respostas ou ideias para solucionar as questões que ocorrem no cotidiano da empresa.
Elaborado pela professora, 2021.
A partir das informações anteriores, assinale a alternativa que indica a ferramenta descrita pelos colaboradores.
Alternativas
Alternativa 1 – 5W2H.
Alternativa 2 – FTA.
Alternativa 3 – FMEA.
Alternativa 4 – 5Ss.
Alternativa 5 – 6Ms.
QUESTÃO 9
As ferramentas de gestão da qualidade são úteis para averiguar o processo produtivo, sendo utilizadas para aperfeiçoar a execução, além de apontar em que parte falhas as perdas estão acontecendo, procurando compreender os motivos e a forma que podem ser evitadas estas circunstâncias.
Fonte: FRANCO, J. O. B. Ferramentas da Qualidade e Seis Sigma. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.:
- As ferramentas da gestão da qualidade, quando sua ênfase está no controle da qualidade, buscam liberar os processos produtivos utilizando-se de meios tradicionais.
PORQUE
- Estas ferramentas tendem a realizar as melhorias no processo por serem direcionadas para o atendimento ao consumidor e, consequentemente, a diminuição do atendimento ao cliente.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A metodologia DMAIC é o passo a passo utilizado para solucionar problemas de maneira assertiva, visto que, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas em cada etapa do método de acordo com a necessidade de cada projeto.
CLETO, Marcelo G.; QUINTEIRO, Leandro. Gestão de projetos através do DMAIC: um estudo de caso na indústria automotiva. Paraná: 2011.
Qual etapa do DMAIC representa melhor a seguinte afirmação: “O mapeamento do processo é essencial para identificar etapas que agregam ou não agregam valor”
Alternativas
Alternativa 1 – Definir
Alternativa 2 – Medir
Alternativa 3 – Analisar
Alternativa 4 – Melhorar
Alternativa 5 – Controlar