ATIVIDADE 2 – LET – LITERATURA BRASILEIRA – 52_2024
QUESTÃO 1
Carnal e místico
Pelas regiões tenuíssimas da bruma
vagam as Virgens e as Estrelas raras…
Como que o leve aroma das searas
todo o horizonte em derredor perfuma.
Numa evaporação de branca espuma
vão diluindo as perspectivas claras…
Com brilhos crus e fúlgidos de tiaras
as Estrelas apagam-se uma a uma.
E então, na treva, em místicas dormências,
desfila, com sidéreas latescências,
das Virgens o sonâmbulo cortejo…
Ó Formas vagas, nebulosidades!
Essência das eternas virgindades!
Ó intensas quimeras do Desejo…
SOUZA, João da Cruz e. Carnal e místico. Broquéis. Disponível em: < https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/broqueis-cruzesousa.htm> . Acesso em: 16 maio 2021.
Dentre as características da poética do escritor simbolista João da Cruz e Souza observadas no poema lido, avalie as afirmações a seguir:
I. A referência à cor branca e a alusão a imagens etéreas.
II. Ausência de musicalidade nos versos e a presença do misticismo.
III. Forma clássica do poema em soneto e analogias sensoriais.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I e III, apenas.
QUESTÃO 2
“Para fins didáticos, o Pré-Modernismo compreende o período literário entre a publicação de Canaã, em 1902, de Graça Aranha, e a realização da Semana de Arte Moderna, em 1922. No entanto, é importante salientar que, embora tenha sido uma época de produção variada, ela refletiu a permanência de valores estéticos e ideológicos do século XIX que se mesclaram com os renovadores nacionalistas e problematizadores da realidade social” (Fascina; Oliveira, 2020, p. 180).
Fonte: FASCINA, D. L. M.; OLIVEIRA, N. de. Literatura brasileira. Maringá: UniCesumar, 2020.
O pré-modernismo não deve ser considerado um movimento estético propriamente dito. No entanto, há uma série de características e temáticas que aproximam escritores desse período, como é o caso de Lima Barreto e Monteiro Lobato. Sobre isso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Tanto Monteiro Lobato como Lima Barreto são representantes do nacionalismo na literatura, herança do Romantismo, embora a abordagem dos escritores pré-modernistas não apresente o ufanismo acrítico dos românticos.
PORQUE
- As obras desses escritores, como Triste Fim de Policarpo Quaresma e Urupês, têm como marcas o caráter de literatura de denúncia, abordando a realidade social brasileira de princípios do século XX de maneira, por vezes, ácida, crítica, denunciando as mazelas sociais enfrentadas pela população da época.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Seriam nove horas do dia.
Um sol ardente de março esbate-se nas venezianas que vestem as sacadas de uma sala, nas Laranjeiras. A luz coada pelas verdes empanadas debuxa com a suavidade do nimbo o gracioso busto de Aurélia sobre o aveludado escarlate do papel que forra o gabinete.
Reclinada na conversadeira com os olhos a vagar pelo crepúsculo do aposento, a moça parece imersa em intensa cogitação. O recolho apaga-lhe no semblante, como no porte, a reverberação mordaz que de ordinário ela desfere de si, como a chama sulfúrea de um relâmpago.
Mas a serenidade que se derrama por toda a sua pessoa, se de alguma sorte desmaia a cintilação de sua beleza, a embebe de um fluido inefável de meiguice e carinho, que a torna irresistível” (Alencar, 2019, p. 12).
Fonte: ALENCAR, J. de. Senhora. 3. ed. Jandira: Principis, 2019.
Publicado em 1874, Senhora, de José de Alencar, é uma obra que já apresenta traços do que viria a ser o movimento Realista. No entanto, a obra ainda guarda importantes traços do Romantismo. Considerando as informações apresentadas e a leitura do excerto de Senhora, analise as afirmativas a seguir:
- Diferente das demais obras de José de Alencar, Senhora apresenta uma linguagem objetiva, evitando descrições poéticas das cenas e personagens.
II. O excerto apresenta harmonia entre os aspectos naturais do dia e o estado de espírito da personagem, de modo que há um espelhamento entre ambos.
III. Seguindo a tradição romântica, Aurélia, a protagonista, é descrita de maneira idealizada, cabendo destaque para a forma como o narrador descreve sua beleza.
IV. A representação do feminino em Senhora visa à verossimilhança, traço realista, o que é reforçado pela forma racional como as ações de Aurélia são descritas no excerto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 4
Aluísio Azevedo introduzira na narrativa brasileira o ímpeto panfletário que estimulará, posteriormente, muita literatura de denúncia: Inglês de Sousa traz para ela a contribuição de um estilo terso, plástico e vigoroso que modelará a matéria regionalista, transmitindo-a em “formas brasileiras” aos futuros descritores de situações e paisagens.
Fonte: STEGAGNO-PICCHIO, L. História da Literatura Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 2004.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O legado literário de escritores realistas e naturalistas, como Aluísio Azevedo e Inglês de Souza, é resgatado pelos escritores da segunda fase do Modernismo brasileiro, também conhecida como Geração de 1930.
PORQUE
II. Os escritores da Geração de 1930, como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, estavam preocupados em denunciar as mazelas sociais vivenciadas nos rincões do nordeste brasileiro e fizeram uso de elementos presentes na prosa realista e naturalista para construir romances com forte crítica social.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As afirmações I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
“Embora houvesse todo esse desenvolvimento tecnológico, desde o final do século XIX, a Europa atravessava uma situação instável devido às competições políticas, o que acelerava a corrida armamentista. Em 1914, começou a Primeira Guerra Mundial, de proporções desconhecidas pela humanidade até então, o que fez os sistemas políticos, sociais e filosóficos questionarem os valores de seu tempo. Artisticamente, surgem dessa descrença, os movimentos de vanguarda que influenciaram decisivamente o Modernismo brasileiro” (Fascina; Oliveira, 2020, p. 197).
Fonte: FASCINA, D. L. M.; OLIVEIRA, N. de. Literatura brasileira. Maringá: UniCesumar, 2020.
O Modernismo brasileiro teve forte influência das chamadas vanguardas europeias, dentre as quais podemos destacar os movimentos conhecidos como Dadaísmo, Cubismo, Futurismo, Surrealismo e Expressionismo. Sobre isso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As vanguardas europeias foram fundamentais para influenciar os artistas modernistas a desafiarem as convenções sociais a respeito dos conceitos de arte e cultura, o que fez com que, principalmente, os artistas da Primeira Geração Modernista fossem duramente criticados pelos mais conservadores, devido às inovações e subversões estéticas verificadas em suas obras.
PORQUE
II. Os artistas da Primeira Geração Modernista, como Oswald e Mário de Andrade, defendiam a liberdade de criação e a experimentação, desde a temática até as formas do fazer artístico, focando mais em cenas do cotidiano e abandonando a preocupação de fazer uma arte dita brasileira, visto que havia a preocupação em atingir o universal e desprezar o local.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
“Muitos deles ou quase a maior parte dos que andavam ali traziam aqueles bicos de osso nos beiços. E alguns, que andavam sem eles, tinham os beiços furados e nos buracos uns espelhos de pau, que pareciam espelhos de borracha; outros traziam três daqueles bicos, a saber, um no meio e os dois nos cabos. Aí andavam outros, quartejados de cores, a saber, metade deles da sua própria cor, e metade de tintura preta, a modos de azulada; e outros quartejados de escaques. Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha.
Ali por então não houve mais fala ou entendimento com eles, por a barbaria deles ser tamanha, que se não entendia nem ouvia ninguém”.
Fonte: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 11 maio 2023.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada a certidão de nascimento do Brasil e inaugura nosso processo de cultura letrada. Considerando o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Caminha revela grande interesse pelos processos culturais dos nativos, descrevendo as cenas com riqueza de detalhes.
II. As diferenças culturais fazem com que Pero Vaz tenha dificuldades para encontrar palavras que possam descrever o que vê e, com isso, há o uso de termos genéricos.
III. O olhar do colonizador se revela neutro, buscando comentar o modo de vida dos indígenas sem implicar juízo de valor sobre suas ações.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
“Em pé, junto ao mastro, unidos os calcanhares, os braços caindo ao longo do corpo, militarmente perfilado, havia, contudo, na linha dos ombros, no jeito da cabeça, onde quer que fosse, um recolhido e traiçoeiro cunho de flexibilidade e destreza felinas. Com efeito, Bom-Crioulo não era somente um homem robusto, uma dessas organizações privilegiadas que trazem no corpo a sobranceira resistência do bronze e que esmagam com o peso dos músculos. A força nervosa era nele uma qualidade intrínseca sobrepujando todas as outras qualidades fisiológicas, emprestando-lhe movimentos extraordinários, invencíveis mesmo, de um acrobatismo imprevisto e raro. […]
Bom-Crioulo tinha despido a camisa de algodão, e, nu da cintura para cima, numa riquíssima exibição de músculos, os seios muito salientes, as espáduas negras reluzentes, um sulco profundo e liso d’alto a baixo no dorso, nem sequer gemia, como se estivesse a receber o mais leve dos castigos.
Entretanto, já iam cinqüenta chibatadas! Ninguém lhe ouvira um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor. Viam-se unicamente naquele costão negro as marcas do junco, umas sobre as outras, entrecruzando-se como uma grande teia de aranha, roxas e latejantes, cortando a pele em todos os sentidos”.
Fonte: CAMINHA, A. Bom-Crioulo. São Paulo: Ática, 1995. p. 18-20 (adaptado).
Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, é um dos marcos da prosa naturalista brasileira. Tendo em vista o excerto apresentado e as características do Naturalismo, analise as afirmativas a seguir.
I. No excerto, verifica-se a clara divisão social presente na crítica naturalista, tendo em vista o tratamento que Bom-Crioulo recebe de seus superiores.
II. A escrita naturalista é marcada pelo descritivismo, o qual opera na narrativa dos fatos de modo a retirar a emotividade, descrevendo os acontecimentos de maneira racional.
III. O narrador onisciente transparece empatia com a personagem, contrastando com a postura dos algozes de Bom-Crioulo.
IV. A figura de Bom-Crioulo passa pelo zoomorfismo, visto que a personagem é descrita como detentora de força sobre-humana, como se ele não sofresse mediante o castigo a ele imposto.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Observe a figura a seguir:
Figura 1 – Bonjour Monsieur, de Gustave Coubert (1854)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_realismo#/media/Ficheiro:Gustave_Courbet_-_Bonjour_Monsieur_Courbet_-_Mus%C3%A9e_Fabre.jpg. Acesso em: 2 abr. 2024.
“Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara, e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que aqui está na sala, um Mefistófoles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja — primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério” (Assis, 2019, p. 12).
Fonte: ASSIS, M. de. Quincas Borba. 3. ed. Jandira: Principis, 2019.
Tanto a tela do pintor francês Gustave Coubert quanto o texto de Machado de Assis são representantes do Realismo, movimento estético influenciado pela expansão do pensamento científico do século XIX e pela Revolução Industrial, sendo uma das principais características desse movimento a preocupação com a verossimilhança, isto é, uma representação próxima da realidade.
Sobre os traços do Realismo presentes no trecho e na figura, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Idealização dos personagens e representação de fatos do cotidiano.
Alternativa 2 – Divisão social entre classes e interpretação objetiva da vida.
Alternativa 3 – Harmonia entre homem e natureza e desigualdade social.
Alternativa 4 – Representação da classe trabalhadora e subjetividade.
Alternativa 5 – Foco no todo e despreocupação com os detalhes da cena.
QUESTÃO 9
Em Peri o sentimento era um culto, espécie de idolatria fanática, na qual não entrava um só pensamento de egoísmo; amava Cecília não para sentir um prazer ou ter uma satisfação, mas para dedicar-se inteiramente a ela, para cumprir o menor dos seus desejos, para evitar que a moça tivesse um pensamento que não fosse imediatamente uma realidade.
Ao contrário dos outros ele não estava ali, nem por um ciúme inquieto, nem por uma esperança risonha; arrostava a morte unicamente para ver se Cecília estava contente, feliz e alegre; se não desejava alguma coisa que ele adivinharia no seu rosto, e iria buscar nessa mesma noite, nesse mesmo instante.
Assim o amor se transformava tão completamente nessas organizações, que apresentava três sentimentos bem distintos; um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião.
Fonte: ALENCAR, J. de. O Guarani. 3. ed. Jandira: Principis, 2019. p. 43.
Publicado em 1857, O Guarani é um dos romances que, ao lado de Iracema e Ubirajara, compõe a chamada tríade indianista escrita por José de Alencar. Tendo em vista as características do indianismo e considerando a leitura do excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A representação do indígena se dá por meio da fidelidade aos traços culturais dos povos nativos, visando proteger a identidade nacional a partir do resgate de um suposto Brasil “original”.
II. Peri é retratado como subserviente ao branco, emulando o mito do bom selvagem, incorporando elementos morais do colonizador em detrimento de aspectos de sua própria cultura.
III. A figura do “índio” heróico representada por Peri é o equivalente aos cavaleiros medievais do romantismo europeu, daí advém seu comportamento ético e sentimentos nobres.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Observe a figura a seguir:
Figura 1 – O anjo da morte, de Horace Vernet (1851)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Romantismo_brasileiro#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Jean-Horace_Vernet_-_The_Angel_of_Death.jpg. Acesso em: 1 abr. 2024.
Leia o trecho a seguir:
“— Que público, Sr. Pádua? Deixe-se disso; seja homem. Lembre-se que sua mulher não tem outra pessoa… e que há de fazer? Pois um homem… Seja homem, ande.
Pádua enxugou os olhos e foi para casa, onde viveu prostrado alguns dias, mudo, fechado na alcova — ou então no quintal, ao pé do poço, como se a ideia da morte teimasse nele. D. Fortunata ralhava:
— Joãozinho, você é criança?
Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir à minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar. Minha mãe foi achá-lo à beira do poço, e intimou-lhe que vivesse. Que maluquice era aquela de parecer que ia ficar desgraçado, por causa de uma gratificação menos, e perder um emprego interino? Não, senhor, devia ser homem, pai de família, imitar a mulher e a filha… Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para cumprir a vontade de minha mãe” (Assis, 2019, p. 35).
Fonte: ASSIS, M. de. Dom Casmurro. 2. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019.
Enquanto na figura temos um exemplar da arte Romântica, o excerto de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é um dos clássicos da arte Realista brasileira. Tais movimentos, segundo teóricos como Massaud Moisés, são antagônicos, haja vista a discrepância nas abordagens que tais movimentos têm em se tratando de temas como a visão sobre a religião e os papéis sociais dos gêneros masculino e feminino. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I. O trecho apresenta uma visão idealizada do homem, representado como sujeito nobre, religioso, que clama a Deus pela vida de sua amada. Já a mulher surge como ser fraco que padece frente à morte, revelando a visão negativa do movimento romântico sobre o feminino.
II. No texto de Machado de Assis, vemos a desconstrução do heroísmo masculino, visto que temos a representação de um personagem covarde e incapaz de lidar com os próprios problemas, divergindo, dessa forma, do ideal do homem defendido pelo Romantismo.
III. Enquanto a figura traz uma visão romantizada da morte e um forte apelo religioso, o trecho apresenta ceticismo e uma crítica ao materialismo que guia a vida da burguesia, a qual perde facilmente sua fé frente aos problemas da vida cotidiana.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.