ATIVIDADE 2 – LET – LITERATURAS EM LINGUA INGLESA I – 53_2024
QUESTÃO 1
TEXTO 1
Pelo espaço que abrange no orbe humano
Nove vezes o dia e nove a noite,
Ele com sua multidão horrenda,
A cair estiveram derrotados
Apesar de imortais, e confundidos
Rolaram nos cachões de um mar de fogo.
Fonte: MILTON, John. Paraíso Perdido. Rio de Janeiro: W. W. Jackson, 1949.
TEXTO 2
Milton viveu em uma época de exacerbado racionalismo e foi ele próprio um ilustre representante do espírito dessa época. No entanto, ele viu o que não viram seus contemporâneos: ele viu que a razão ao se afirmar produzia consequências essencialmente ligadas à questão da liberdade humana. O conhecimento de que o homem era capaz não era um conhecimento neutro; era algo que tinha a ver com a questão do bem e do mal.
Fonte: MELLO, Mario Vieira de. O humanista: a ordem na alma do indivíduo e na sociedade. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
Sobre Paradise Lost, obra máxima de John Milton, analise as afirmativas a seguir:
- Milton não instaurou em seu poema uma reflexão relativa à atitude da escolha de Lúcifer.
II. Paradise Lost, ao pôr no centro de seu drama também os personagens de Adão e Eva, constrói, por extensão, uma concepção de toda a humanidade a partir de elementos morais e metafísicos.
III. É nítido, no poema de Milton, o enfoque dado a uma das características humanas mais potentes: a complexa relação com a liberdade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.
QUESTÃO 2
As tragédias de William Shakespeare são obras imortais que exploram os aspectos mais sombrios da condição humana, mergulhando em temas como amor impossível, ambição desmedida, traição, vingança e destino inexorável. Com uma habilidade magistral, Shakespeare constrói narrativas complexas e personagens profundamente cativantes, cujas tragédias ressoam através dos séculos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Shakespeare não alcançou sucesso e reconhecimento em vida.
PORQUE
- Em peças como “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Macbeth” e “Otelo”, Shakespeare examina as consequências devastadoras das paixões desenfreadas e das decisões precipitadas. Em “Romeu e Julieta”, o amor proibido entre os jovens amantes de famílias rivais leva a uma série de eventos trágicos que culminam em suas mortes prematuras. Em “Hamlet”, o príncipe atormentado pela indecisão e pelo luto é consumido pelo desejo de vingança, que eventualmente resulta em uma carnificina devastadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3
The withdrawal of the Roman legions during the fifth century in a vain attempt to protect Rome itself from the threat of Germanic conquest left the island vulnerable to seafaring Germanic invaders. These belonged primarily to three related tribes, the Angles, the Saxons, and the Jutes. The name English derives from de Angles […].
Fonte: DONALDSON, D. Middle Ages. In: ABRAMS, M. H. The Norton anthology of English literature. Nova York: Norton, 1993.
Acerca da gênese da formação civilizacional e literária da Inglaterra, analise as afirmativas a seguir:
- A confluência dos diversos povos que ocuparam o território imprimiu na língua inglesa inúmeras marcas de outros idiomas.
II. Algumas das mais importantes obras literárias do período foram escritas após a cristianização da ilha, a exemplo de Beowulf e Caedmon’s Hymn.
III. Não se pode afirmar que a variedade cultural ocorrida graças aos vários povos que formaram a Inglaterra tenha exercido influência nas obras literárias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.
QUESTÃO 4
Jane Austen, uma das mais renomadas autoras da literatura inglesa do século XIX, é reconhecida por suas habilidades em retratar a sociedade e os costumes de sua época com agudeza e ironia. Suas obras exploram as complexidades dos relacionamentos humanos, especialmente os matrimoniais, em um contexto social em que a classe, a moralidade e o papel das mulheres são temas frequentemente abordados.
Sobre uma obra escrita por Jane Austen, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – <em>Orgulho e Preconceito.</em>
Alternativa 2 – <em>O Retrato de Dorian Gray.</em>
Alternativa 3 – <em>Cem Anos de Solidão.</em>
Alternativa 4 – <em>Moby Dick.</em>
Alternativa 5 – <em>Crime e Castigo.</em>
QUESTÃO 5
Em Frankenstein, de Mary Shelley, o protagonista, Victor Frankenstein, é um jovem obcecado pelo conhecimento. A partir da obra, Shelley explora temas como a responsabilidade moral, os limites da ciência e a solidão.
Sobre um elemento central na obra Frankenstein, de Mary Shelley, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A busca pelo elixir da imortalidade.
Alternativa 2 – A criação de um ser por meio da ciência.
Alternativa 3 – A história de amor proibido entre dois jovens.
Alternativa 4 – A luta de um cientista para conquistar o mundo.
Alternativa 5 – A busca pelo amor incondicional.
QUESTÃO 6
O teatro elizabetano, que floresceu durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra (1558-1603), foi um período de grande efervescência cultural e criativa na história britânica. Caracterizado por uma rica diversidade de gêneros, estilos e temas, o teatro elizabetano foi uma parte crucial do renascimento cultural que marcou o período elisabetano.
Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
- Uma das características mais marcantes do teatro elizabetano foi a ascensão dos teatros públicos, que proporcionaram entretenimento acessível para diferentes classes sociais.
- Os teatros, como o famoso Globe Theatre em Londres, tornaram-se locais vibrantes de expressão artística, onde multidões se reuniam para assistir a uma ampla variedade de peças.
III. O teatro elizabetano também foi um período de grande experimentação e inovação. Autores como Christopher Marlowe e William Shakespeare produziram uma série de obras que desafiaram as convenções e exploraram novas formas de expressão dramática.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III
QUESTÃO 7
William Shakespeare é reconhecido como um dos maiores dramaturgos da história, e seu teatro é celebrado pela sua profundidade, complexidade e universalidade. Com uma vasta produção que abrange tragédias, comédias, dramas históricos e romances, Shakespeare demonstrou uma habilidade ímpar em explorar os aspectos mais profundos da natureza humana.
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
- Uma característica do teatro de Shakespeare é a sua capacidade de oferecer reflexões intemporais sobre temas como amor, poder, traição, honra e ambição.
- O teatro de Shakespeare é conhecido por sua linguagem poética e seus diálogos ricamente elaborados.
III. Um aspecto notável do teatro de Shakespeare é a sua riqueza de personagens complexos e multifacetados.
- As peças de Shakespeare exploram os dilemas morais e emocionais dos personagens de forma rasa e superficial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
TEXTO 1
It seems to me accordant with reason
To inform you of the state of every one
Of all of these, as it appeared to me,
And who they were, and what was their degree,
And even how arrayed there at the inn;
And with a knight thus will I first begin.
Fonte: CHAUCER, Geoffrey. The Canterbury Tales. Geneva: Encyclopaedia Britannica, 1952. v. 22 (Col. Great Books of Western World).
Em The Canterbury Tales, muito da época em que Chaucer viveu e escreveu está evidenciado. Sobre a relação entre seu poema e a Idade Média, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Chaucer demonstrou-se um criador literário profundamente preocupado e empenhado em expor os tipos humanos que compunham a teia social de sua época.
PORQUE
- A Idade Média foi um período da história humana caracterizado, entre outros fatores, por pouca variedade e atividade cultural.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
TEXTO 1
Fonte: A VIEW in White Chapel Road, de H. T. Alken (1831). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1831-View-Whitechapel-Road-steam-carriage-caricature.jpg. Acesso em: 27 jun. 2024.
Baseando-se na imagem e na relação entre o romantismo inglês e o advento da chamada Revolução Industrial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Dentre as muitas apresentações que o romantismo teve nos vários pontos da Europa em que se fez presente e influente, na Inglaterra, o movimento literário mostrou-se significativamente incompatível com o contexto dos avanços técnicos promovidos pela Revolução Industrial.
PORQUE
- Os autores românticos buscaram escrever sobre determinados fatos da vida mais estreitamente ligados, por exemplo, ao plano das emoções ou às obscuridades sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Vivacidade e equilíbrio mental formam a espinha dorsal de sua personalidade. Sua vivacidade promove uma observação tão aguda e uma tal plasticidade do intelecto que toda experiência ou sensação deixam sua marca sobre ele – o poeta absorve tudo, não rejeita nada.
Fonte: GASSNER, John. Mestres do Teatro I. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Baseando-se no trecho e em seus conhecimentos sobre William Shakespeare, assinale a alternativa correta que apresenta uma característica condizente com os temas contidos na obra do dramaturgo inglês:
Alternativas
Alternativa 1 – Falta de interesse pela realidade variada e polissêmica.
Alternativa 2 – Pouca atenção às diversas manifestações psicológicas.
Alternativa 3 – Aguda captação da pluralidade de ocorrências na mecânica da vida.
Alternativa 4 – Ausência de conflito entre os indivíduos e a realidade.
Alternativa 5 – Ausência de extremada reflexão individual, típica da era antropocêntrica.