ATIVIDADE 2 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA II – 53_2024
QUESTÃO 1
A avaliação no contexto educacional é um processo contínuo e sistemático, visando analisar, compreender e medir o desempenho, progresso e aprendizagem dos alunos de acordo com objetivos e critérios estabelecidos previamente. No entanto, compreendemos que a avaliação deve ir além da classificação do conhecimento adquirido, buscando compreender a aplicação prática desse conhecimento, as habilidades desenvolvidas e a evolução da aprendizagem ao longo do tempo (Davies; Araújo, 2024).
Fonte: DAVIES, F.; ARAUJO, S. Prática de Ensino da Língua Inglesa II. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 240 p.
Com base em nossos estudos acerca do conceito de avaliação e sua função no ensino, analie as sentenças a seguir:
- É uma forma de classificar os alunos em níveis como inferior, médio e superior, de acordo com um padrão pré-estabelecido.
- Trata-se de uma forma de compreender as características do gênero discursivo.
III. A avaliação é o ponto de partida para a reflexão do processo didático-pedagógico.
- Resume-se a julgar se o aluno tem ou não interesse pela língua inglesa.
- Avaliar é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, III e V, apenas.
Alternativa 4 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
“As tecnologias digitais hoje são muitas, acessíveis, instantâneas e podem ser utilizadas para aprender em qualquer lugar, tempo e de múltiplas formas. O que faz a diferença não são os aplicativos, mas estarem nas mãos de educadores, gestores (e estudantes) com uma mente aberta e criativa, capaz de encantar, de fazer sonhar, de inspirar. Professores interessantes desenham atividades interessantes, gravam vídeos atraentes. Professores afetivos conseguem comunicar-se de forma acolhedora com seus estudantes através de qualquer aplicativo, plataforma ou rede social” (Moran, 2017, p. 1).
Fonte: MORAN, J. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. In: A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Editora Papirus. 2017.
Sobre os benefícios do uso da tecnologia na educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Ferramentas digitais no ensino permitem o acesso a variadas formas de conhecimento e ajudam a ampliar algumas funções cognitivas como memória, raciocínio e percepção.
Alternativa 2 – O avanço tecnológico e a troca de informações desaceleraram a comunicação e dificultam o acesso aos múltiplos saberes.
Alternativa 3 – O uso de ferramentas digitais no ensino faz com que os alunos se tornem mais dependentes do professor na aquisição do conhecimento.
Alternativa 4 – As formas tradicionais de ensino e abordagem do conteúdo são mais efetivas para atrair a atenção da geração Y.
Alternativa 5 – Com o uso de tecnologias na educação, o professor deixa de ser um condutor do saber e passa a ser o único detentor do conhecimento.
QUESTÃO 3
Na avaliação do ensino de Língua Inglesa, diversos instrumentos avaliativos podem ser empregados para avaliar a aprendizagem dos alunos nas diferentes habilidades e aspectos linguísticos. Portanto, compreende-se a importância da avaliação ser realizada sempre de maneira processual, além disso, deve abarcar as quatro habilidades comunicativas necessárias para a proficiência na língua: reading, writing, speaking e learning.
Fonte: adaptada de: DAVIES, F.; ARAUJO, S. Prática de Ensino da Língua Inglesa II. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 240 p.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na avaliação da compreensão escrita (reading), o professor deve prover maior quantidade de textos, porém, evitar variedade de gêneros textuais.
( ) A realização de um diálogo entre dois ou mais alunos pode ser uma boa atividade para a avaliação da compreensão e produção oral.
( ) A avaliação contínua é um método eficaz para a avaliação das habilidades comunicativas em Língua Inglesa.
( ) A produção escrita pode ser avaliada pelo professor, pelo próprio aluno a partir de um direcionamento dado ou pelos colegas de sala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, F.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – V, F, V, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, V, V, F.
QUESTÃO 4
Utilizar materiais autênticos, como folhetos, manuais ou documentos reais relacionados à área de atuação dos alunos, permite que eles tenham contato com a linguagem específica de sua profissão. Por exemplo, se os alunos são da área de turismo e hospitalidade, podem ter acesso a menus de restaurantes, itinerários de passeios turísticos ou folhetos de hotéis (Davies; Araújo, 2024).
Fonte: DAVIES, F.; ARAÚJO, S. Prática de Ensino da Língua Inglesa II. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 240 p.
Considerando a discussão empreendida em nossa aula acerca de materiais autênticos, analise as sentenças a seguir:
- A letra de uma música na língua alvo pode ser considerada material autêntico.
II. Um livro didático importado de um país em que se fala o idioma alvo é material autêntico.
III. O material autêntico confere ao aluno a sensação de uso real da língua estrangeira.
IV. A dificuldade para o uso de material autêntico como material complementar é a demanda de tempo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) afirmam que a verificação do rendimento escolar deve ser “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jun. 2024.
Sobre avaliação, de acordo com o proposto pela LDB (1996), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A avaliação deve ser realizada de maneira única e não processual.
PORQUE
- Prioriza-se uma nota final e não o desenvolvimento do aluno ao longo do processo de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 6
O uso das tecnologias como ferramental educacional, em sala de aula, tem se tornado cada vez mais comum. Apesar de, atualmente, existirem uma grande quantidade de sites e aplicativos que podem ser utilizados pelos professores, ainda existem alguns problemas relacionas à essa prática.
Considerando aspectos relacionados às dificuldades que um professor pode encontrar ao utilizar tecnologia em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
- Algumas escolas não possuem acesso à internet de qualidade ou ferramentas tecnológicas necessárias.
II. Uso de tecnologias no ensino não é costuma atrair a atenção dos estudantes.
III. Professores, algumas vezes, não estão preparados para utilizar as ferramentas digitais.
IV. Há poucas ferramentas educationais disponíveis online.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II, III e IV.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.
QUESTÃO 7
“Ensinar uma língua estrangeira é muito mais do que ensinar somente a estrutura gramatical. Ensinar uma língua é saber mais sobre as diversidades culturais dos países que fazem parte, aprender a expressar-se tanto na oralidade quanto na escrita etc. E para este ensino o professor tem o papel fundamental, através de sua forma de ensinar, já que ele será a ponte entre o aluno e a aprendizagem” (Anjos; Xavier, 2016, p. 40).
Fonte: ANJOS, A. M. S. dos.; XAVIER, C. O. Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão. Anais […]. São Cristóvão: UFS, 2016, p. 40.
A partir do exposto, assinale a alternativa correta sobre o uso de gêneros textuais no ensino de língua inglesa:
Alternativas
Alternativa 1 – Os gêneros textuais não fazem parte do cotidiano do aluno, por isso é tão relevante que o professor seja o intermediador.
Alternativa 2 – A utilização de gêneros textuais permite aproximar o aluno dos contextos reais de utilização da língua, bem como valores culturais e mudanças históricas.
Alternativa 3 – O principal objetivo do uso de gêneros textuais é o ensino da gramática da língua inglesa.
Alternativa 4 – Os gêneros textuais selecionados para utilização em sala de aula devem sempre fazer parte do material didático.
Alternativa 5 – Textos autênticos não devem ser utilizados em sala de aula, pois não possuem valor pedagógico.
QUESTÃO 8
O domínio de uma língua estrangeira no Brasil confere ao indivíduo um diferencial em vários aspectos, sobretudo, no mercado de trabalho. Pesquisas apontam que um indivíduo bilíngue tem suas chances aumentadas em até 50% ao buscar por um emprego. A valorização do bilinguismo dá origem a uma grande busca pela aprendizagem de uma língua estrangeira, em nosso caso específico, pela aprendizagem da língua inglesa. Essa aprendizagem pode ocorrer em ambientes acadêmicos, ou não.
Acerca dos contextos de ensino e aprendizagem de língua inglesa, analise as sentenças a seguir:
- As escolas públicas, de modo geral, adotam o livro didático ofertado dentro do Programa Nacional do Livro Didático.
II. O livro didático, ou apostila do método, é utilizado apenas como orientação nas escolas privadas, ficando o professor livre para sua adaptação.
III. Os institutos de idiomas possuem material próprio e, de modo geral, pautam-se na bordagem comunicativa.
IV. Uma das maiores dificuldades para o professor de aulas particulares é a preparação de material para alunos com objetivos diversificados.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
“O ensino de inglês como língua franca responde à necessidade atual de uma comunicação internacional eficaz. Essa abordagem se concentra nas habilidades práticas de comunicação, na adaptabilidade cultural e na capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz em situações diversificadas” (DAVIES; ARAÚJO, 2024, p. 15).
Fonte: DAVIES, F.; ARAÚJO, S. Prática de Ensino da Língua Inglesa II. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 240 p.
Sobre o ensino de inglês como língua franca, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No ensino de inglês como língua franca, o objetivo central é capacitar os alunos a se comunicarem eficazmente em situações internacionais.
PORQUE
- A ênfase recai na clareza, na adaptabili- dade linguística e na capacidade de lidar com diferentes estilos de fala e sotaques.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas (Marcushi, 2008).
Fonte: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
Acerca dos gêneros textuais, analise as sentenças a seguir:
- Um tipo de gênero está sempre vinculado a uma relação social.
II. A escolha de um gênero é influenciada histórica e socialmente.
III. Os gêneros surgem em situações comunicativas do cotidiano.
IV. Tema, estilo e estrutura são características dos gêneros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.