ATIVIDADE 2 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2024
QUESTÃO 1
A avaliação escolar deve ser um ato formativo e contínuo, e nunca ter um fim em si mesmo. Por isso, é de suma importâcia estruturar as etapas de avaliação para que elas possam, processualmente, conduzir o aluno ao conhecimento. Sobre os modelos de avaliação estudados, avalie as afirmações abaixo.
- A avaliação como medida direciona a prova para o resultado final obtido.
- A avaliação como gestão direciona a prova para o resultado final, embora verifique os objetivos alcançados e os não alcançados.
III. A avaliação como problemática de sentido direciona a prova para um processo dialógico e orgânico.
- Os modelos de avaliação refletem propostas pedagógicas de ensino diferentes, direcionadas para objetivos nem sempre formativos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O texto literário é de fundamental importância à formação do aluno/cidadão, por isso, devemos, como mediadores da aprendizagem, sempre refletir acerca de sua utilização em sala de aula. Partindo desse pressuposto, leia o caso a seguir e, depois, assinale a única alternativa correta em relação à ação da professora e o trabalho com seus alunos.
A professora Ana trabalha com a disciplina de literatura no Ensino Médio, e acredita na importância do trabalho com o texto literário, em qualquer nível de ensino, por uma série de fatores. Nesse sentido, apresenta a seus alunos obras variadas não se restringindo, por exemplo, à mera realização de resumos das histórias lidas. Ela e seus alunos fazem análises bastante interessantes dessas, relacionam-nas com a atualidade e refletem acerca dos temas apresentados. (Caso hipotético elaborado pelos professores).
Alternativas
Alternativa 1 – A troca de experiências entre o mundo real e o ficcional na literatura não ajuda a lidar com os medos, sonhos e frustrações, pois os temas são apresentados de modo fantasioso.
Alternativa 2 – A literatura contribui cognitivamente e estimula o processo sensorial do aluno, sendo assim imprescindível no ambiente escolar.
Alternativa 3 – A arte literária faz parte de um mistério que relaciona dois mundos: o terreno e o divino, os potencializando; portanto não deve haver várias leituras.
Alternativa 4 – O mistério, o enigma, a mentira, o medo e o prazer são comumente encontrados na literatura, contudo, não influenciam no trabalho com o ensino da língua materna.
Alternativa 5 – A literatura deve ter um papel moralizante que conduza o aluno a uma postura séria e disciplinada e que o faça analisar a gramática utilizada nos textos literários.
QUESTÃO 3
O professor tem, normalmente, vários recursos para utilizar em sala de aula: livro didático, multimídia, plataformas digitais, livros literários, revistas, jornais dentre outros. Um deles é extremamente comum e corriqueiro em sala de aula: o livro didático. Em algumas regiões, esse é o único material disponível para o uso do professor, por isso a sua boa escolha faz toda a diferença. Acerca do livro didático, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Um bom livro didático deve ter boas imagens, deve ter textos de autores consagrados, ter regras da gramática tradicional e trechos de variados textos.
Alternativa 2 – Excelentes livros didáticos podem ser a única fonte de pesquisa e de conhecimento utilizada pelo professor e pelo aluno, já que ele é completo e inquestionável.
Alternativa 3 – O livro didático, sendo o único material em sala de aula, deve ser seguido do início ao fim pelo professor sem acrescentar nenhuma atividade ou reflexões sobre os conteúdos.
Alternativa 4 – Um bom livro didático deve ter somente textos jornalísticos ou publicitários, muitos exercícios de memorização, muitas sugestões de livros, filmes e sites que abordem determinados conteúdos.
Alternativa 5 – Um bom livro didático deve estar adequado à proposta didática da escola, deve apresentar uma sequência de conteúdos coerentes, deve ter uma linguagem clara, acessível e atividades que valorizem a aprendizagem.
QUESTÃO 4
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que ampara, a nível nacional, o ensino e no qual se inclui o trabalho com a leitura na escola.
Nesse sentido, marque a alternativa que destaca o conceito dessa atividade linguística, ou seja, a leitura, tendo em vista a concepção mais adequada conforme a BNCC:
Alternativas
Alternativa 1 – O trabalho com a leitura, na escola, deve ter, como base, os conhecimentos gramaticais, ou seja, usar os textos como recursos para o conhecimento das normas linguísticas.
Alternativa 2 – A atividade de leitura escolar tem como protagonista o aluno, fazendo com que a interpretação seja espontânea, livre de qualquer comprovação e múltipla.
Alternativa 3 – O trabalho com o eixo de leitura deve ser relacionado à produção textual e análise linguística, além de contemplar a diversidade de gêneros discursivos e incentivar a análise aprofundada e comprovada.
Alternativa 4 – As atividades de leitura não podem ser trabalhadas de forma separada das práticas de análise linguística e produção textual, pois configuraria um exercício isolado e sem sentido.
Alternativa 5 – As variações linguísticas são reconhecidas pela BNCC, portanto, os textos trabalhados nas atividades de leitura devem contemplar apenas a variação dos alunos.
QUESTÃO 5
O cotidiano escolar é formado, em sua essência, pela relação entre o professor, o aluno e o objeto de estudo. Neste processo, cada sujeito precisa assumir seu papel, com vistas à aprendizagem.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aula-discuss%C3%A3o-garotas-estude-302116/. Acesso em: 12 mar. 2024.
Tendo em vista o processo de ensino/aprendizagem institucional e os papéis sociais das personagens envolvidas nele, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
- Assim como qualquer esfera social, na escola, embora o ensino e a aprendizagem aconteçam tanto do professor para o aluno quanto do aluno em relação ao professor, cada um desempenha papéis específicos.
PORQUE
- Cabe ao docente planejar as atividades, o andamento, manter-se atualizado quanto à teoria e à prática pedagógica, além de mediar o processo educacional. Enquanto o aluno deve se dedicar ao objeto de estudo e participar efetivamente das práticas escolares com comprometimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Conforme Koch e Elias (2008), uma das formas de se entender a leitura é como uma atividade restrita, ou seja, apenas a realização fonética ou a construção de uma imagem acústica do significante por parte do leitor, o qual precisa captar a representação mental desse processo.
Fonte: KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2008.
Marque a alternativa a seguir que destaca a concepção de leitura que corresponde a essa filosofia:
Alternativas
Alternativa 1 – Concepção de linguagem como interação.
Alternativa 2 – Concepção de linguagem como prática social.
Alternativa 3 – Concepção de linguagem como instrumento de comunicação.
Alternativa 4 – Concepção de linguagem como trabalho.
Alternativa 5 – Concepção de linguagem como expressão do pensamento.
QUESTÃO 7
O trabalho de língua portuguesa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem, como um de seus eixos a produção de textos escritos e orais, de diferentes gêneros, inclusive os hipertextos. Leia o que o documento ressalta:
Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.
Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Texto disponível em: Acesso em: 13 mar. 2024. |
Quanto ao trabalho com a produção textual na escola, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
- Uma das principais habilidades a ser desenvolvida no aluno é a autonomia no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem da leitura, escrita, oralidade e domínio dos recursos linguísticos, a fim de que sua participação nas esferas pública, privada, de trabalho e pessoal seja efetiva. Assim, o professor deve auxiliá-lo, na produção de textos, por exemplo, como mediador, ou seja, aquele que intermeia essas práticas, entre outros, por meio de sequências didáticas.
PORQUE
- Esse modelo de trabalho com os gêneros discursivos desenvolve-se apenas com pequenas orientações do docente, cabendo ao aluno assumir a total responsabilidade das etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A Literatura é extremamente importante no processo de formação do cidadão e da sociedade de modo geral. Por isso, faz parte, inclusive, das práticas escolares, como um dos eixos da disciplina Língua Portuguesa.
Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/livro-cachorro-contos-de-fadas-794978/. Acesso em: 12 mar. 2024.
Amparado(a) nos estudos acerca da literatura, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A literatura auxilia na “leitura de mundo” e, por consequência, na análise crítica acerca das questões sociais e históricas, entre outras funções.
Alternativa 2 – A Literatura, por se amparar somente no sentido ficcional da história narrada, não tem relação com o mundo real.
Alternativa 3 – Não é papel da literatura levantar discussão relativa a questões como valores sociais, éticos, econômicos ou políticos.
Alternativa 4 – Mesmo que esteja interligada à ficção, a literatura deve sempre se apoiar na realidade, cumprindo seu papel com a sociedade.
Alternativa 5 – A Literatura, por ser uma das únicas fontes culturais na escola, deve se desenvolver, em âmbito educacional, apenas por meio das obras e autores clássicos.
QUESTÃO 9
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como os estudiosos da área de ensino, destaca que as novas tecnologias devem fazer parte das práticas de ensino, devido a diversos fatores.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/filho-aluna-videoconfer%c3%aancia-5976952/. Acesso em: 6 abr. 2023.
Tendo em vista tal discussão, quanto às orientações atuais desse documento, analise as afirmativas a seguir:
- O uso das tecnologias é importante na escola por elas se configurarem como novos mecanismos que podem contribuir à construção, ao desenvolvimento e à manutenção do conhecimento, ou seja, colaborar à diversificação e ao enriquecimento das práticas escolares.
- Embora muitos alunos tenham acesso a computador, celulares e internet, boa parte da população não o tem. Assim, o trabalho com as novas tecnologias na escola é também uma forma de inclusão dos educandos na sociedade.
III. Durante a pandemia, muitos docentes que ainda se esquivavam do uso das novas tecnologias na escola precisaram, repentinamente, aprender a lidar com elas e desmistificar, em vários casos, a ideia de que esses instrumentos eram requeridos somente por modismo.
- O período em que precisamos ministrar as aulas de forma remota durante o pico da pandemia da Covid-19 mostrou que os alunos, junto às novas tecnologias, são capazes de aprender de forma autônoma, mostrando-se cada vez menos necessária a profissão docente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Com base em seus estudos sobre o trabalho com a análise linguística na escola, leia o relato de ensino descrito a seguir:
O professor Pedro defende que suas práticas se pautam nas diretrizes atuais para o ensino de língua portuguesa destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora, assim como o documento incentiva, adeque, quando necessário, as orientações ao seu contexto.
Dessa forma, ele entende que os alunos já chegam à escola com o conhecimento da linguagem informal, fazendo-se desnecessário focar em usos específicos. Para ele, é papel da escola apresentar os gêneros formais, as teorias, regras gramaticais com base na gramática normativa, sempre mostrando que essa variação de uso da linguagem é mais importante e garante a ascensão social. Dessa forma, dedica-se à formulação de extensas listas de frases, nas quais os alunos devem identificar e classificar os termos estudados. Isso, segundo o docente, faz que todos gravem as normas e entendam a gramática. |
Sobre isso, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A prática do professor segue as orientações da Base Nacional, pois o trabalho com a gramática tem uma finalidade específica e colabora para a construção de sentidos e reflexão acerca dos recursos da língua.
( ) Ao estimular apenas o estudo da gramática normativa e os gêneros formais, deixando de lado outras variações, o professor se contradiz em sua fala de que segue as orientações da BNCC.
( ) O docente se mostra desatualizado e preconceituoso, uma vez que acredita e, com isso, incute a ideia nos alunos, de que suas variações linguísticas são menos importantes que a culta, a tal ponto de ser impossível ascender na sociedade sem o conhecimento das normas gramaticais.
( ) Embora a concepção do professor seja ultrapassada em alguns aspectos e suas atividades não façam muito sentido, o trabalho com a gramática normativa é importante e um direito do aluno que, assim, tem a possibilidade de ampliação do letramento, não, necessariamente, de ascensão social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, F.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – V, F, F, V.
Alternativa 5 – F, V, F, V.