ATIVIDADE 2 – LHIST- HISTÓRIA ANTIGA – 52_2024
QUESTÃO 1
Leia o excerto com atenção:
“Impõe-se, neste ponto da minha narrativa, uma reflexão sobre quem era Ciro, o destruidor do império de Creso, e por que forma os Persas assumiram a supremacia sobre a Ásia. É no testemunho de um certo número de Persas – aqueles que não pretendem enaltecer a história de Ciro, mas simplesmente narrar os fatos – que me fundamento; estou, no entanto, em condições de relatar, a respeito do mesmo Ciro, três outras versões diferentes”.
HERÓDOTO, Histórias, 1994, p. 125.
O trecho do documento acima foi escrito por um dos primeiros historiadores do ocidente, e o método que ele menciona, é utilizado ainda hoje no ofício do historiador. Com base na leitura dele, analise o conteúdo do texto e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A história é fruto sempre dos vencedores.
Alternativa 2 – Que sempre há uma versão correta da história.
Alternativa 3 – Que nem sempre é possível estudar a história pelo método oral.
Alternativa 4 – O historiador deve sempre confiar na versão que lhe é mais favorável.
Alternativa 5 – A informação pode ser diferente, mesmo se tratando do mesmo assunto.
QUESTÃO 2
Acerca da República Romana, considere a colocação a seguir:
“O mesmo esquema se verifica no exercício das magistraturas [promessas demagógicas], que os plebeus alcançam somente muito tempo após a outorga desse direito. É preciso perceber ainda que esse atraso não constitui a única manobra destinada a retardar pelo máximo de tempo possível o acesso da plebe aos porta-chaves. O estratagema é muito mais sutil. Importa relacionar essa atitude de obstrução com a criação da nova classe dirigente, que já conhecemos”.
Fonte: ROULAND, N. Roma, democracia impossível? Os agentes do poder na urbe romana. Brasília: Editora da UnB, 1997, p. 91
Com base no que foi apresentado sobre a política na República Romana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os plebeus tiveram direito e acesso imediato as magistraturas durante a República Romana.
PORQUE
- A República Romana foi sinônima de democracia.
Acerca das asserções considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Vaso de Míconos, 670 a.C. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mykonos_vase.jpg. Acesso em: 4 set. 2023.
A imagem anterior é uma das primeiras representações do cavalo de Tróia. O vaso é datado de 670 a.C., na ilha de Míconos.
Com base na observação da imagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na imagem conseguimos identificar a organização da cidade de Tróia.
( ) O vaso de Míconos apresenta alguns homens vestidos como soldados.
( ) Na imagem é possível ver cabeças humanas ao longo do corpo do cavalo, o que reforça o mito do Cavalo de Tróia.
( ) Em cima do cavalo vemos a representação de um rei, tendo em vista que suas vestes diferenciam-se dos demais homens representados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, F.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, V, V.
QUESTÃO 4
Acerca da figura do faraó no Egito Antigo, leia a colocação a seguir:
“A legitimidade da monarquia faraônica repousava em um princípio importantíssimo que regia todo o mundo egípcio: a maat. Esse é um termo que, genericamente, pode ser traduzido por ‘verdade’, ‘justiça’ e ‘ordem’, mas que, na realidade, comporta uma série de princípios éticos, religiosos, filosóficos e de diversas outras ordens que o tornam algo extremamente complexo e sem paralelos no mundo contemporâneo”.
Fonte: JOÃO, M. T. D. Tópicos de história antiga oriental. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 20
Sobre o poder faraônico egípcio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O poder faraônico não possui referência com qualquer poder na atualidade.
PORQUE
- O princípio desse poder residia em um conceito muito presente no Egito Antigo, que era o maat.
Acerca das asserções, considere a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 5
Sobre a economia egípcia, considere o texto a seguir:
“A economia egípcia era em grandíssima parte dependente das cheias do rio Nilo, as quais tornavam o solo propício para a agricultura em um território que era, e até hoje é, cercado por desertos. O Egito é divido, em razão de sua geografia, em duas partes: o delta, chamado também de Baixo Egito, e o vale, conhecido como Alto Egito. Os egípcios chamavam a sua terra de kmt, que significa ‘terra negra’, em alusão às terras férteis localizadas próximas ao Nilo. Desheret, ou ‘terra vermelha’, era o termo empregado por eles para se referirem ao deserto.”
Fonte: JOÃO, M. T. D. Tópicos de história antiga oriental. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 62
Com base no texto exposto anteriormente, analise as afirmativas a seguir:
- A economia egípcia era dependente do Rio Nilo.
- Uma das principais atividades econômicas egípcias foi a agricultura.
III. As terras férteis egípcias eram as “terras vermelhas” e as terras inférteis eram conhecidas como “terras negras”.
- A geografia do Egito Antigo se resume as terras próximas do Nilo serem desérticas, cercadas por solos férteis.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Acerca do Período Arcaico grego, considere o texto a seguir:
“O Período Arcaico (séc. VII e VI a.C.), subsequente à época homérica, testemunhou uma transformação na economia patriarcal homérica. O poder do chefe da família enfraqueceu, o Estado passou a ser mais poderoso e o indivíduo mais livre. A população aumentou e o solo tornou-se insuficiente para assegurar-lhe a subsistência. As terras, até então destinadas as pastagens, converteram-se substancialmente em aráveis.”
HARVEY, Paul. Dicionário Oxford de Literatura Clássica Grega e Latina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 71
Com base nas informações obtidas na leitura anterior, identifique a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O Período Arcaico foi similar ao Período Homérico na economia.
Alternativa 2 – Houve uma diminuição populacional no Período Arcaico em comparação ao Período Homérico.
Alternativa 3 – No Período Arcaico há um enfraquecimento dos poderes locais dos chefes de famílias e, como resultado, o Estado ganha proeminência.
Alternativa 4 – O Período Arcaico abriu espaço para o sistema político oligárquico, o que significa que houve perda da liberdade por parte dos indivíduos.
Alternativa 5 – O Período Arcaico foi o berço da democracia ateniense, haja vista que os chefes locais perderam poder e o Estado adquiriu importância política e econômica.
QUESTÃO 7
Sobre a religião acadiana, considere o texto a seguir:
“Na concepção acadiana, o panteão divino parte de um princípio aquoso primitivo do qual destaca-se duas entidades primárias:
O primeiro casal formado por Tiamat, forma feminina de água salgada, e Apsu, oceano que envolve o mundo.
Ambos os deuses primordiais deram origem a todos os seres, deles nasceram as divindades Lahmu e Lahamu, duas serpentes monstruosas que logo viram o seu papel religioso apagado. Atrás deles vem o segundo casal formado por Anshar e Kishar, representantes de todo o Céu e a Terra.
Este segundo casal deu origem à tríade suprema: Anu, o céu, Enlil, a atmosfera, e Ea, a água (em sumério Enki), que compartilhou a totalidade da criação.”
HOYS, A. M. V. Historia del mundo antiguo (Próximo Oriente y Egypto). Vol. I. Madri: Sanz y Torres, 2003, p. 68
Com base no que foi lido no trecho em questão, identifique a alternativa correta acerca da religião no Oriente Próximo Antigo:
Alternativas
Alternativa 1 – Lemos no excerto que Gilgamesh foi o deus criador do mundo acadiano.
Alternativa 2 – Como é possível identificar no excerto, o panteão no Oriente Médio Antigo era unificado.
Alternativa 3 – Anu, Enlil e Ea, eram deuses em todas as sociedades do Oriente Próximo Antigo, informação atestada no trecho anterior.
Alternativa 4 – As divindades Lahmu e Lahamu são apresentadas no trecho anterior como divindades significativas e persistentes dentro das crenças acadianas.
Alternativa 5 – O panteão acadiano pensava o início do mundo partindo da água. Nesse sentido, seus deuses primordiais (Tiamat e Apsu) estavam relacionados à água.
QUESTÃO 8
Acerca das práticas econômicas do Oriente Próximo Antigo, leia o texto a seguir:
“Durante milhares de anos antes de se construírem as primeiras cidades, as pessoas viviam e prosperaram na Mesopotâmia. As famílias de agricultores que habitavam pequenos povoados e cidades no Norte, dependiam das precipitações para regar seus campos, mas os camponeses do Sul utilizavam água do rio. Ao longo de toda a região, os pastores cuidavam de seus rebanhos de ovelhas e cabras; homens e mulheres confeccionavam as artes de elaboração de cerâmica fina, tecidos e utensílios de pedra. Com os ladrilhos secos ao sol, construíam casas retangulares para eles e santuários para os deuses, sempre nos mesmos lugares sagrados.”
PODANY, A. H. El Antiguo Oriente Próximo: una breve introducción. Madri: Alianza, 2016, p. 34
O texto anterior nos rende muitas informações acerca da vivência e práticas econômicas da antiguidade do Oriente Próximo. Com base nestas informações, analise as afirmativas a seguir e, em seguida, considere alternativa correta:
- Na Mesopotâmia Antiga havia agricultores, pastores e artesãos.
- Cabras e ovelhas eram animais criados por pastores mesopotâmicos.
III. Os artesãos podiam fabricar cerâmica fina, tecidos e utensílios de pedra.
- No antigo Oriente Próximo não havia exclusividade do uso das águas dos rios na agricultura, pois também havia utilização de água da chuva no cultivo de terras.
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O teatro grego é uma das características culturais mais marcantes e reconhecidas no mundo. Sua complexidade, temas abordados e objetivos, tornaram esse tipo de material muito apreciado em seu tempo e na posteridade. Sobre o teatro grego, leia a colocação a seguir:
“Na sequência das investigações sobre os conteúdos e/ou as formas educativas da Grécia na Antiguidade, impossível deixar de lado as tragédias. Estas se apresentam como uma literatura insubstituível no exame da consciência do povo grego. A dramaturgia possibilita reflexões sobre as forças universais, revelando, de forma muito especial, a lenta e difícil passagem do saber mítico para o saber racional.”
NAGEL, Lizia Helena. Dançando com os textos gregos: a intimidade da literatura com a educação. Maringá: EDUEM, 2006, p. 79
Sobre o que foi discutido anteriormente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As tragédias gregas detinham o caráter puramente lúdico.
PORQUE
- O teatro grego, sobretudo, a tragédia, possibilitava reflexões complexas que demonstrou o desenvolvimento do pensamento racional.
Acerca das asserções, considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Leia o verbete explicativo de “Tarquínio” a seguir:
“Tarquínio: nome de dois reis semilendários de Roma, que segundo a tradição seriam etruscos: Tarquínio Prisco (‘o mais velho’, assim chamado por Tito Lívio), e Tarquínio Soberbo (assim chamado por causa de seu caráter tirânico). Constava que Tarquínio Prisco foi assassinado, após reinar durante trinta e oito anos, a mando dos filhos de Anco Márcio.”
HARVEY, Paul. Dicionário Oxford de literatura grega e latina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 477
Com base nas informações retiradas do verbete, analise as afirmações a seguir como V (verdadeiras) ou F (falsas):
__ Existiu apenas um rei romano de nome Tarquínio.
__ Tarquínio Prisco e Tarquínio Soberbo foram dois reis nascidos em Roma.
__ Ambos os reis de nome Tarquínio tiveram mortes de causas naturais, visto que os reinados foram tranquilos.
__ Ambos os reis chamados Tarquínio são pessoas do passado, cuja existência é comprovada documentalmente.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V e V.
Alternativa 2 – F, V, V e V.
Alternativa 3 – F, V, V e F.
Alternativa 4 – F, V, F e V.
Alternativa 5 – F, F, F e F.