ATIVIDADE 2 – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024
QUESTÃO 1
Segundo Toledo (1997, p. 30), “classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca”. No desenvolvimento da criança, acontecem diferentes momentos de classificação e um desses momentos é a coleção não figural.
TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, que identifica as características dessa classificação.
Alternativas
Alternativa 1 – Não leva em conta a semelhança dos objetos.
Alternativa 2 – Caracteriza-se pela capacidade de a criança dominar a relação de inclusão, ou seja, conservar o todo, após tê-lo dividido em partes.
Alternativa 3 – As crianças não se preocupam em agrupar objetos de acordo com suas semelhanças ou diferenças, mas sim por associação ou conveniência.
Alternativa 4 – Nesta fase, a criança percebe as semelhanças e diferenças entre objetos e tenta agrupá-los por critérios, que levam em conta as semelhanças e diferenças.
Alternativa 5 – Nesta fase, a criança começa juntando objetos semelhantes, como se estivesse iniciando uma classificação e, subitamente, abandona o critério de semelhança, passando a brincar com as mesmas figuras.
QUESTÃO 2
Uma das funções do professor é ser mediador, ao confrontar as perguntas dos alunos, com o objetivo de questionar, contestar, promover o debate sobre os resultados obtidos e valorizar as soluções mais adequadas. Neste sentido, o professor deverá utilizar diferentes estratégias para promover a aprendizagem de seus alunos. Uma dessas estratégias é o lúdico, envolvendo jogos e brincadeiras. Sobre esse assunto, leia as afirmações:
I – No processo de desenvolvimento de estratégias de jogo, o aluno envolve-se com o levantamento de hipóteses e conjecturas, aspecto fundamental no desenvolvimento do pensamento científico, inclusive matemático.
II – Os jogos, quando bem utilizados e adequados às questões e conteúdos trabalhados em classe, ampliam as oportunidades de compreensão através de experiências significativas e desafiadoras que podem propor.
III – O uso de jogos, além de ser um objeto sociocultural onde a Matemática está presente, é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos.
IV – Para as crianças, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que não possuem um sentido funcional. Portanto, seu uso em sala de aula deve ser limitado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Ao ser inserida na escola, “a criança entra em contato com grandezas e medidas, o que faz com que ela adquira conhecimentos espontâneos, necessários para a compreensão e sistematização da aprendizagem dos números decimais” (BURGO, 2016, p. 137). Sobre isso, analise as afirmativas que seguem:
BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia da matemática. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016.
- Porque a Matemática está presente em nosso dia a dia.
- Porque os conhecimentos estão nas relações que estabelecemos com os outros e com o meio no qual estamos inseridos.
III. Os conhecimentos sobre medidas possibilitam os cálculos com números decimais que, historicamente, têm motivado insucessos.
- Se a escola for capaz de mobilizar esse conhecimento espontâneo que a criança forma em suas práticas cotidianas, poderá potencializar a sua capacidade de realizar com sucesso a atividade matemática.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Para Burgo (2018, p. 89), “quanto ao aspecto posicional, é importante observar a riqueza do mesmo, tendo em vista que é possível escrever infinitos números a partir de poucos algarismos. No entanto, a utilização da posição como indicador do valor relativo, apesar de extremamente prática na escrita, representa uma complicação para a criança”.
BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia da Matemática. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.
- A posição de um símbolo com relação a outro não é um aspecto do mundo que interessa à criança tanto como sua forma, sua cor ou seu tamanho. Ela fica perplexa com a ideia de que as partes do código têm uma relação específica com o todo quantificado.
PORQUE
- O motivo para tanta dificuldade com relação ao valor posicional é que a criança de seis e sete anos está, ainda, em processo de construir o sistema numérico por meio da operação mental “+1” além de iniciar a coordenação da inclusão hierárquica. Também, as crianças desta faixa etária pensam de forma aditiva e é muito difícil para elas pensarem no “2” de 26 como sendo 2 x 10.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
“A educação para o século XXI”: essa expressão tem sido muito comum. Fica parecendo que esse tempo ainda está para chegar e não que estamos terminando o seu primeiro quinto. Refletindo sobre isso, o professor precisa analisar suas ações e ser mais ativo nos processos educacionais, se quer ajudar na formação de um indivíduo íntegro, com competências e habilidades, que acompanhe as mudanças do mundo atual.
A Educação para o século XXI. Disponível em: https://porvir.org/especiais/personalizacao/#indice. Acesso em: 30 abr. 2019.
Diante do exposto anteriormente, analise as afirmativas em relação a como deve ser as ações do professor de Matemática no desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos.
- No ensino de Matemática, não é só fazer contas, ela faz parte do mundo cotidiano, e compreender suas funções torna-se papel importante para o professor que precisa antes compreender para poder ensinar.
- Na efetivação da educação Matemática, o professor deverá ser interessado em desenvolver-se intelectualmente e profissionalmente e refletir sobre sua prática para tornar-se um educador e um pesquisador em formação contínua.
III. No ensino de Matemática, é importante que o professor conheça a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
- O professor tem também a função de mediar, ao ser o responsável por promover os procedimentos metodológicos, estabelecer debates sobre os resultados encontrados, orientar reformulações e valorizar as soluções mais adequadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Imenes (1989, p. 18), menciona que foi por meio da “A agricultura e o pastoreio modificaram profundamente a vida dos homens, dando origem às primeiras aldeias que, lentamente, transformaram-se em cidades. Algumas destas cidades cresceram e abrigaram as primeiras grandes civilizações”. Percebe-se que a organização do homem foi dando novas origens nos movimentos pela civilização.
IMENES, L. M. A numeração indo-arábica. São Paulo: Scipione, 1989 (Vivendo a Matemática).
Diante disso, analise a importância da agricultara e de outros movimentos no contexto da civilização, da sociedade e para a matemática.
- A agricultura teve papel importante, em todas as civilizações, ao trazer consigo a necessidade de calendários precisos, nos quais foi necessário desenvolver os conhecimentos de astronomia e matemática.
- O comércio desempenhou um papel importante na organização das civilizações, estimulou o contato e levou a desenvolver uma linguagem escrita.
III. As antigas civilizações atingiram elevado grau de organização, e trouxe uma série de problemas, cuja solução exigia o conhecimento e o domínio dos números e acabaram por desenvolver diferentes maneiras de representar quantidades.
- O conhecimento desses antigos sistemas de numeração pode ajudar na compreensão do nosso sistema atual de numeração: o sistema numérico decimal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
De acordo com Burgo (2018, p. 139), “o uso dos números racionais teve origem, quando as antigas civilizações necessitaram da expressão numérica para medição das terras que margeavam os rios fundamentais para a sobrevivência dos povos. O Estado, sendo proprietário dessas terras, arrendava sob contrato às famílias. […] Devido à diversidade das áreas arrendadas, o Estado viu-se na contingência de criar sistemas rigorosos de fiscalização que assegurassem o cumprimento das leis referentes à produção e diminuísse as possibilidades de prejuízo”.
BURGO, O. G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018.
Diante desse fato, criaram-se medidas efetivas que delimitassem as áreas a serem produzidas. Analise as informações a seguir sobre quais foram essas medidas:
- Foram criados padrões de medida ou unidade. Contudo, a questão é que nem sempre é possível caber um número inteiro de vezes na grandeza a medir.
- Para obter uma maior aproximação da medida real da grandeza, foi forçoso subdividir a unidade em um certo número de partes iguais.
III. O mais frequente é aplicar-se à unidade sobre a grandeza a ser medida e sobrar uma parte inferior à unidade considerada.
- Ante a impossibilidade do uso dos números inteiros para a medida, criaram-se os números fracionários.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Você sabe a diferença entre competência e habilidade destacada na Base Nacional Comum Curricular?
Veja o caso a seguir:
O Sr. Carlos Antônio fez autoescola e saiu com sua habilitação para dirigir, ela já é um motorista competente, ao ser capaz de se locomover pelas vias com segurança, sem infligir as leis de trânsito, ou seja, deve seguir e respeitar diversas ações envolvidas na atividade de conduzir um veículo.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
- Diante do caso do Sr. Carlos Antônio, pode entender que competência é a mobilização de conhecimentos que faz dirigir bem.
PORQUE
- Para que o Sr. Carlos Antônio conseguisse realizar todas as ações de dirigir, ele precisou ter competência que ele adquiriu ao saber os movimentos que precisa realizar. Porém, é necessário ter habilidade motora, noção tempo espaço, capacidade de ler e interpretar sinais de trânsito, conhecimento de mecânica, inteligência emocional, ou seja, são habilidades que ele precisa e desenvolve ao longo de toda a vida, e agregam para torná-lo um motorista competente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
No trabalho com a divisão, o professor estabelece condições ou regras que devem ser respeitadas no ato de dividir. Essas condições precisam ser variadas, abrangendo todas as possibilidades já discutidas, até que os alunos adquiram consciência de que o resultado da divisão não é absoluto, mas depende das condições pré-estabelecidas.
Observe que, para resolver o problema abaixo, é importante conhecer os termos da divisão, pois, caso contrário, será difícil resolvê-lo.
“Em uma divisão, o resultado encontrado (quociente) foi 36. Sabendo que sobrou um resto 05 e que o divisor era 12, calcule o dividendo.”
Após o cálculo, assinale a alternativa correta que representa o dividendo.
Alternativas
Alternativa 1 – 432.
Alternativa 2 – 337.
Alternativa 3 – 427.
Alternativa 4 – 437.
Alternativa 5 – 368.
QUESTÃO 10
Delors et al. (2005) destaca que é essencial para a educação que se reflita em relação às competências que são os pilares da educação. Em que o ensino e aprendizagem não pode ficar voltado somente para a absorção de conhecimento, mas deverá dar lugar a um educador que ensine a pensar, a saber comunicar, a pesquisar, desenvolver o raciocínio lógico, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente. E para isso, Delors et al. (2005) destaca os pilares da educação.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/Unesco,
2005.
Leia as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa em relação aos pilares da educação evidenciados pelo autor acima especificado.
- Para o autor, o professor deve despertar no aluno o desejo de aprender a conhecer.
- O autor entende que o professor deve criar condições para levar o aluno a aprender a fazer, de modo a utilizar em sua vida diária.
III.O professor, segundo o autor, não pode ficar preocupado em cumprir somente com o currículo a ser trabalhado, pois o aluno precisa aprender a viver junto, sendo um pilar de grande importância nas suas relações sociais.
- O autor destaca que com menos importância o professor deve auxiliar o aluno a aprender a ser o condutor no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, não deve dar tanta atenção a este pilar.
As afirmações I, II, III, e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, V, F.