ATIVIDADE 2 – MKT – ANALYTICS MARKETING – 53_2024
QUESTÃO 1
A qualificação de leads envolve identificar, dentre os contatos da sua base, aqueles com maior probabilidade de fechar negócio com a sua empresa. O objetivo é tornar o processo de vendas mais eficiente, permitindo que os vendedores se concentrem em leads mais preparados para a compra.
Fonte: RESULTADOS DIGITAIS. Qualificação de leads: como qualificar e aproveitar as melhores oportunidades para vendas. 08, fev. 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/vendas/qualificacao-de-leads/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Sobre essa qualificação de leads, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A qualificação de leads deve ser feita uma vez só, durante toda a vida da empresa.
Alternativa 2 – Leads quentes são aqueles sem engajamento com a marca e com alta probabilidade de compra.
Alternativa 3 – Leads têm sempre níveis iguais de interesse e prontidão para compra e é importante tratar todos da mesma maneira.
Alternativa 4 – Leads qualificados são aqueles que demonstraram um alto nível de interesse e estão prontos para avançar no ciclo de vendas, mesmo que ainda não tenham comprado.
Alternativa 5 – A qualificação de leads não envolve a análise do comportamento de compra, nível de engajamento e interesse, para determinar sua prontidão para avançar no funil de vendas.
QUESTÃO 2
A qualificação de leads é crucial para o sucesso das estratégias de vendas e marketing, pois permite identificar e focar nos potenciais clientes com maior probabilidade de conversão. Ao diferenciar entre leads frios, mornos e quentes, as empresas podem direcionar seus recursos de maneira mais eficiente, personalizando abordagens e oferecendo incentivos adequados para cada estágio do funil de vendas. Isso não só aumenta a taxa de conversão, mas também melhora a experiência do cliente, ao fornecer informações e ofertas relevantes no momento certo.
Um lead qualificado não é alguém que mostrou um alto grau de interesse e está preparado para avançar no ciclo de vendas, tornando-se um alvo principal para as estratégias de conversão.
Fonte: MOURA, A. C. et al. Analytics Marketing. Florianópolis: Arqué, 2024.
Sobre a qualificação de leads, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Leads qualificados são apenas aqueles que já fizeram uma compra.
Alternativa 2 – A qualificação de leads é uma tarefa que deve ser feita apenas uma vez.
Alternativa 3 – Para qualificar um lead, basta saber o nome e o endereço de e-mail do cliente potencial.
Alternativa 4 – Qualificação de leads é irrelevante, pois todos os leads têm o mesmo potencial de conversão.
Alternativa 5 – Contribui para uma gestão mais eficaz do ciclo de vendas, resultando em maior produtividade e retorno sobre o investimento.
QUESTÃO 3
O conceito de qualificação de leads é bastante simples e envolve segmentar o público prospectado para identificar quais pessoas têm maior probabilidade de comprar da sua empresa, ou seja, os clientes em potencial. Ao fazer isso, você automaticamente gera as melhores oportunidades de negócio e otimiza significativamente o tempo da sua equipe de vendas.
Fonte: INFANTE, Jéssica. Veja como qualificar os leads da sua empresa. Hubspot, 2 jan. 2023. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/sales/qualificar-leads#:~:text=O%20conceito%20de%20qualifica%C3%A7%C3%A3o%20de,ou%20seja%2C%20os%20potenciais%20clientes. Acesso em: 3 jul. 2024.
Os leads podem ser classificados em frios, mornos e quentes. Sobre essa classificação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Leads mornos quase não têm engajamento com a marca.
Alternativa 2 – Leads mornos têm um envolvimento inicial, mas são os mais difíceis de serem convertidos.
Alternativa 3 – Leads frios são aqueles que têm engajamento com a marca e não precisam ser nutridos para aumentar o interesse e a probabilidade de conversão.
Alternativa 4 – Leads frios são aqueles que têm pouco ou nenhum engajamento com a marca e precisam ser nutridos para aumentar o interesse e a probabilidade de conversão.
Alternativa 5 – Leads quentes são aqueles que já estão bem engajados com a marca e têm uma alta probabilidade de não comprarem e desperdiçarem recursos da marca.
QUESTÃO 4
“Nenhuma empresa quer investir em estratégias que resultam em desperdício de dinheiro. Para evitar esse tipo de situação, é necessário acompanhar os KPIs de marketing e realizar os ajustes necessários para impulsionar os lucros”.
Fonte: QUAIS os principais KPIs do marketing e por que utilizá-los para mensurar resultados? Meio e mensagem, 4 jan. 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/kpi-de-marketing. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sobre os indicadores em marketing, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que abriram o e-mail em relação ao número total de e-mails enviados.
Alternativa 2 – A taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que optaram por sair da lista de e-mails após receber uma campanha.
Alternativa 3 – A taxa de conversão é a porcentagem de e-mails que não foram entregues devido a erros, como endereço de e-mail inválido.
Alternativa 4 – A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicaram em um link no e-mail em relação ao número total de e-mails enviados.
Alternativa 5 – A taxa de entrega é a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada após clicar no e-mail, como fazer uma<br/> compra, preencher um formulário ou se inscrever.
QUESTÃO 5
Com o Analytics Marketing, trabalhamos com números, estatísticas e dados reais, compreendendo nossos clientes, suas preferências e o impacto de nossas campanhas de maneira mais precisa do que nunca. Assim, não podemos subestimar o poder das métricas, que são tão relevantes e valiosas para qualquer empresa que queira se destacar em um mercado competitivo.
Fonte: MOURA, A. C. et al. Analytics Marketing. Florianópolis: Arqué, 2024.
Sobre as métricas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Dizem como nossas campanhas estão indo, quão bem estamos atingindo nosso público-alvo e se nossos esforços estão valendo a pena.
PORQUE
- São como as réguas e escalas que usamos para medir o progresso e o sucesso de nossas estratégias de marketing.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A qualificação de leads é uma forma eficiente de lidar com o excesso de atividades, pois evita perder tempo com leads que tenham baixo potencial de compra, de modo que o vendedor consiga atuar de forma muito mais precisa, investindo tempo nos prospects com mais probabilidade de comprar.
Fonte: RESULTADOS DIGITAIS. Qualificação de leads: como qualificar e aproveitar as melhores oportunidades para vendas. 08, fev. 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/vendas/qualificacao-de-leads/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Sobre o principal objetivo da qualificação de leads, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Aumentar o número de contatos na base de dados.
Alternativa 2 – Reduzir o tempo gasto em estratégias de marketing.
Alternativa 3 – Garantir que todos os leads recebam o mesmo tratamento.
Alternativa 4 – Identificar os leads com maior probabilidade de se tornarem clientes.
Alternativa 5 – Identificar os leads com maior probabilidade de gostarem de um determinado conteúdo.
QUESTÃO 7
O Analytics Marketing é como o “detetive” do marketing moderno. Ele nos ajuda a entender o que está funcionando e o que não está em nossas estratégias de marketing. Em essência, é uma ferramenta essencial para tomar decisões informadas e ajustar nossas estratégias para obter melhores resultados.
Fonte: MOURA, A. C.; et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre testes analytics marketing, analise as afirmativas a seguir:
- Permite entender como os consumidores interagem com nossas marcas e tomar decisões estratégicas com base em evidências.
- Com dados precisos sobre o comportamento do cliente, podemos criar mensagens sob medida para diferentes segmentos de público.
III. Prejudica a identificação de tendências e oportunidades emergentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Os canais digitais de atração desempenham um papel crucial no marketing moderno, servindo como os principais condutores de tráfego para empresas e marcas na esfera on-line. Esses canais compreendem uma ampla gama de plataformas, como motores de busca, redes sociais, e-mail marketing, blogs e anúncios na web, que funcionam como ímãs para atrair visitantes interessados em produtos ou serviços específicos.
Fonte: MOURA, A. C. et al. Analytics Marketing. Florianópolis: Arqué, 2024.
Sobre os canais digitais de atração, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Um dos seus principais benefícios é a habilidade de atingir um público-alvo altamente segmentado.
PORQUE
- Têm capacidade de direcionar tráfego qualificado para um site.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
O Analytics Marketing atua como um farol iluminando o vasto mar do marketing moderno. Ele nos orienta, fornecendo dados e informações valiosas sobre nossas estratégias e campanhas. Em essência, é a arte de transformar números em ações inteligentes.
Fonte: MOURA, A. C., et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre testes analytics marketing, analise as afirmativas a seguir:
- Permite identificar tendências e oportunidades emergentes.
- Permite a detecção de mudanças no comportamento do consumidor e ações proativas.
III. Fornece a base necessária para escolhas estratégicas sólidas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Os testes A/B são uma ferramenta essencial para melhorar o desempenho das campanhas de e-mail. Eles permitem comparar duas versões distintas de um e-mail para identificar qual delas oferece melhores resultados. Isso pode incluir testar diferentes linhas de assunto, conteúdos, imagens ou chamadas para ação. Esta seção discutirá como conduzir testes A/B de forma eficaz e como utilizar os resultados para aprimorar continuamente suas campanhas de e-mail.
Fonte: MOURA, A. C.; et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre testes A/B em e-mail marketing, analise as afirmativas a seguir:
- Testes A/B envolvem apenas a comparação de duas versões de e-mails.
- Pequenas alterações entre as versões, como uma palavra na linha de assunto ou a cor de um botão de call-to-action, também podem fornecer informações valiosas.
III. Testes A/B fornecem informações que não podem ser utilizadas para a tomada de decisão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.