ATIVIDADE 2 – MKT – TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING – 52_2024
QUESTÃO 1
Mario e Joana trabalham no setor de marketing de uma grande empresa, e uma de suas funções está na organização e realização de eventos que constam dentro do planejamento anual da organização. Nesse momento, ambos estão envolvidos na organização de uma festa de lançamento de um novo produto no mercado, sendo esse um evento grande e que deverá atrair a atenção do público em busca de vendas e consolidação do produto no segmento.
O evento que Mario e Joana estão organizando deve ser um Macro (mega) evento, com o perfil dos participantes denominado como geral e com objetivo de caráter comercial. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:
- O evento que Mario e Joana estão organizando é considerado Macro ou Mega, pois envolve um número de participantes entre 500 e 5 mil.
- Ao definir o perfil dos participantes como geral, Mario e Joana determinaram que o evento está sendo organizado para uma clientela em geral e limitada da empresa.
III. Tendo o objetivo de caráter comercial, o evento que Mario e Joana estão organizando tem como objetivo a venda e comercialização de um produto no mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
O marketing desempenha um papel fundamental nas campanhas eleitorais, sendo uma ferramenta essencial para comunicar mensagens políticas, conquistar eleitores e influenciar o resultado das eleições. No contexto político, o marketing eleitoral envolve a aplicação de estratégias e técnicas de marketing para construir a imagem de candidatos, promover suas propostas e mobilizar o eleitorado. Ao longo das últimas décadas, o marketing político tem se tornado cada vez mais sofisticado e onipresente, adaptando-se às mudanças tecnológicas e sociais para alcançar e engajar os eleitores em diferentes plataformas e mídias.
O marketing político atua em dois momentos distintos. Sobre esses dois momentos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O primeiro momento é a campanha eleitoral; e o segundo momento é o marketing permanente para divulgar os feitos do mandato.
Alternativa 2 – O primeiro momento é o planejamento estratégico de longo prazo; e o segundo momento é a realização de pesquisas de opinião pública.
Alternativa 3 – O primeiro momento é a construção da imagem do candidato; e o segundo momento é a distribuição de brindes durante eventos políticos.
Alternativa 4 – O primeiro momento é a realização de debates televisivos; e o segundo momento é o envolvimento em causas sociais após a eleição.
Alternativa 5 – Não existem dois momentos no marketing político, só há um momento, que é a propaganda de campanha.
QUESTÃO 3
Apenas discutir sobre a sustentabilidade com a sociedade não basta para que as ações referentes a esse tema/assunto seja efetivas e reais. É preciso buscar e realizar a sensibilização ambiental, levando os indivíduos a se posicionarem frente a esse tema. Além disso, é preciso que todos, tanto organização, quanto indivíduos, conheçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte: QUINCOSES , Cândice; CALVI, Gabriel; STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; CANCIAN, Wainer Cristiano. Tópicos Contemporâneos em Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Assim, avalie a (s) asserções(s) que apresenta(m) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- Redução das Igualdades e Desigualdade de Gêneros.
- Erradicação da Pobreza e Fome Zero.
III. Vida na Água e Vida Terrestre.
- Energia Limpa e Acessível; e Água potável e saneamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – I e II.
Alternativa 3 – III e IV.
Alternativa 4 – II, III e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A imagem de um candidato no contexto político é uma representação complexa e multifacetada, que é influenciada por uma variedade de fatores. O marketing desempenha um papel crucial na construção da imagem e na comunicação das mensagens de um candidato para o público.
Qual a natureza da imagem de um candidato no contexto político?
Alternativas
Alternativa 1 – A imagem de um candidato é completamente tangível e baseada em fatos objetivos, não sendo influenciada por percepções subjetivas.
Alternativa 2 – A imagem de um candidato é inteiramente construída pela equipe de marketing, independentemente da percepção das pessoas.
Alternativa 3 – A imagem de um candidato é uma representação subjetiva e abstrata, muitas vezes distorcida, que se desenvolve no imaginário das pessoas, sendo influenciada por percepções individuais e não necessariamente refletindo a verdade.
Alternativa 4 – A imagem de um candidato é imutável e não pode ser moldada através da comunicação e do engajamento com os eleitores.
Alternativa 5 – A imagem de um candidato é determinada apenas pelos seus feitos passados, não sendo influenciada por estratégias de comunicação ou engajamento com o público.
QUESTÃO 5
Estudos têm sido realizados com o objetivo de analisar os processos de gerenciamento de eventos desde o pré-evento, trans-evento até o pós-evento. A fim de direcionar os esforços para um planejamento e organização eficazes, de forma que se tenha cada vez mais resultados positivos, sendo o planejamento o ponto de partida da organização do evento. Assim um planejamento completo e detalhado é imprescindível para o desenvolvimento de um evento bem-sucedido. Todo esse esforço deve ser desenvolvido com antecedência, pois os eventos desempenham um importante papel e como recurso estratégico contribuem de forma significativa para as organizações, assim como para as indústrias do turismo e do lazer.
Com base no texto apresentado sobre o planejamento e organização de eventos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os eventos devem ser bem planejados e organizados, devendo para isso ser desenvolvidas no processo de planejamento atividades como, pesquisa de mercado, definir os objetivos, definição das estratégias e a elaboração do projeto do evento.
PORQUE
- Essas atividades do processo de planejamento de eventos são elementos fundamentais da gestão de eventos e devem ser desenvolvidos e alinhados pela equipe no momento do trans-evento, para então serem aplicados posteriormente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
De acordo com Gouveia e Estender (2016), o marketing esportivo, desde quando surgiu como ferramenta estratégica das organizações, se mostrou uma importante forma de divulgação, consolidação e promoção da marca. Entre as diferentes estratégias possíveis, destaca-se o patrocínio esportivo que apresenta grandes benefícios para as organizações como método de comunicação estratégica. Os autores evidenciam um exemplo prático dessa estratégia adotado pelo Banco Real, quando patrocinou o tenista Gustavo Kuerten e assim agregou à sua imagem o sentido de dedicação, patriotismo, perseverança e superação que estavam associados a imagem do tenista e transparecia ao público. Outro benefício, estava relacionado ao sentimento de orgulho compartilhado entre os colaboradores do banco por trabalhar em uma instituição associada a tais valores.
GOUVEIA, G. N.; ESTENDER, A. C. Percepções acerca do patrocínio e marketing esportivo como diferencial estratégico. Pensamento & Realidade, v. 31, n. 3, p. 19, 2016.
Com base no texto apresentado e a respeito da promoção aplicada ao marketing esportivo, avalie as afirmações a seguir:
- Os resultados do patrocínio ao tenista abrangem exclusivamente o benefício de retorno financeiro, pois os fãs do atleta comprarão os produtos ou serviços da marca patrocinadora.
- O atleta patrocinado quando envolvido em escândalos e que apresenta conduta que vai contra os princípios éticos do esporte pode transferir aspectos negativos à imagem da marca patrocinadora.
III. Os atletas são considerados importantes instrumentos para a construção de marcas corporativas e para a venda de produtos de diferentes segmentos, podendo gerar inúmeros retornos para a organização.
- Os atletas correspondem a um dos produtos do marketing esportivo, e os resultados conquistados pelo Banco Real evidenciam como as organizações podem se beneficiar das estratégias aplicadas a esse produto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
A construção de identidade no marketing político é um processo fundamental para a diferenciação e o posicionamento de candidatos e partidos políticos no cenário eleitoral. Essa prática envolve a formulação e comunicação de uma imagem única e distintiva que ressoa com os eleitores, transmitindo valores, crenças e propósitos compartilhados. O marketing político envolve a imagem da figura política, que fará parte da percepção do públicos com relação ao político.
Sobre a importância da construção de identidade, imagem e reputação no marketing político, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Os candidatos devem focar exclusivamente em seus interesses pessoais, ignorando as demandas das comunidades e a necessidade de transparência nos projetos políticos.
Alternativa 2 – A construção de identidade, imagem e reputação não é no marketing político, uma vez que o foco principal deve ser a promoção das propostas políticas.
Alternativa 3 – É fundamental que os candidatos incorporem práticas de responsabilidade social e diálogo com as comunidades, pois isso contribui para aumentar a confiança da sociedade e fortalecer sua identidade política.
Alternativa 4 – Os gestores políticos devem priorizar a descaracterização de sua identidade para se adequarem às demandas do eleitorado, mesmo que isso signifique comprometer sua integridade pessoal.
Alternativa 5 – O candidato não precisa de uma identidade, ele pode modificá-la ao longo da campanha.
QUESTÃO 8
O discurso ambiental tem se apoiado na concepção de Desenvolvimento Sustentável, buscando discutir políticas de desenvolvimento que trouxessem uma relação equilibrada entre a natureza e a sociedade humana. Esse conceito visa estabelecer políticas e práticas de desenvolvimento que promovam uma relação equilibrada entre o crescimento econômico, a proteção ambiental e o bem-estar social, garantindo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Ao buscar esse equilíbrio, o desenvolvimento sustentável reconhece a interdependência entre a natureza e a sociedade humana, destacando a necessidade de abordar questões ambientais, sociais e econômicas de forma integrada e holística.
Fonte: QUINCOSES, C. et al. Tópicos contemporâneos em marketing . Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, analise as afirmativas a seguir:
- Paz: estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz, e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
- Planeta: estamos determinados a proteger o planeta da degradação, nomeadamente por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre as alterações climáticas, para que se possam suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
III. Pessoas: estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em condições de dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
- Prosperidade: estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
- Parceria: estamos determinados a mobilizar os meios necessários para executar esta Agenda através de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base em um espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis, e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 9
Nos últimos anos, o cenário político tem passado por transformações significativas, influenciadas pelo avanço da tecnologia e pela crescente exigência de transparência e responsabilidade por parte dos eleitores. Nesse contexto, a tradicional abordagem do marketing político, caracterizada por promessas vazias, vem perdendo sua eficácia. Os partidos políticos, organizações políticas e candidatos, portanto, encontram-se diante da necessidade premente de uma reavaliação de suas estratégias.
Fonte: QUINCOSES, C. et al. Tópicos contemporâneos em marketing . Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os partidos políticos, as organizações políticas e os candidatos precisam entender que o marketing do espetáculo, das promessas mirabolantes, não atende mais às expectativas dos públicos, e é rejeitado.
PORQUE
- O marketing político deve ser constante, buscando aproximar o partido e o candidato da sociedade. Com isso, o candidato ganha mais destaque quando contribui para estabelecer vínculo e afinidade com o eleitor, que também compartilha as necessidades de melhoria de sua comunidade e, dependendo do envolvimento com o candidato, contribui para ajudar na promoção dos projetos dele, aumentar as forças e influenciar outras lideranças da região (bairro, associações, entre outros), aumentando as possibilidades eleitorais e as chances de vitória.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Uma marca brasileira do ramo de cosméticos, atende o mercado nacional e internacional com produtos voltados para o público feminino e que está orientado a um consumo cada vez mais sustentável. Assim, seus principais esforços de comunicação estão orientados para esse mesmo público e com foco na imagem sustentável da marca. Atualmente todos os produtos da empresa são eco-friendly, com baixo impacto ambiental, embalagens sustentáveis e sem adição de insumos tóxicos em sua composição, como informam os selos das embalagens e suas campanhas publicitárias. No entanto, conforme reportagem divulgada pela mídia nacional, a empresa pratica greenwashing, pois realiza testes em animais para validar a eficácia de seus produtos antes do lançamento no mercado, alguns dos seus produtos apresentaram chumbo na composição e seus processos causam grandes danos à natureza. Ainda conforme investigação, a empresa apresentou diversos sinais de oportunismo pelo uso inapropriado de mensagens ambientais em suas campanhas publicitárias.
Com base no caso hipotético apresentado e a respeito das práticas de greenwashing, analise as afirmativas a seguir:
- A empresa pratica greenwashing ao fazer campanhas enganosas de cunho sustentável para a promoção de seus produtos a fim de atrair os consumidores que estão em busca de um consumo mais sustentável.
- A falta de transparência nas ações executadas pela empresa gera um impacto negativo à imagem da organização, pois conforme a reportagem revela, a realidade praticada pode ser totalmente diferente da divulgada pela marca.
III. A veiculação de uma campanha publicitária que evidencia as práticas ecológicas e sustentáveis, mas que não correspondem com a realidade praticada nos processos produtivos da marca corresponde a um caso de greenwashing.
- A prática adotada pela empresa de cosméticos citada é considerada como greenwashing ou lavagem/maquiagem verde, que ocorre quando se utiliza de discursos como eco-friendly ou sustentável de forma estratégica para criar uma imagem positiva falsa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.