ATIVIDADE 2 – PED – DIDÁTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
O plano de aula consiste na última etapa do planejamento escolar. É por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que poderemos saber se a trajetória anterior, ou seja, se os processos de planejamento e de pesquisa docente foram bem-sucedidos.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O plano de aula deverá vir depois do planejamento, pois se trata do registro escrito, de todas as ações que serão realizadas no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem.
PORQUE
- Ao registrar o seu plano de aula o professor precisa pensar: por que ensinar? Para que ensinar? Como ensinar? Os conteúdos que foram pesquisados pelo professor e que estão explícitos no Currículo Escolar.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Leia o excerto a seguir:
A tendência pedagógica libertadora apontada por Paulo Freire “partia de uma concepção de filosofia da educação em que o homem é o ‘sujeito da história’ e não seu ‘objeto’ (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 53). Consideramos que, nesta perspectiva, o sujeito é autor da sua própria história, o seu desenvolvimento se dá por meio da troca de ideias, informações, decisões e responsabilidades. Assim, é no ambiente educacional que o indivíduo se desenvolve nos aspectos físico e intelectual
Fonte: FERRAZ, M. H. C. T.; FUSARI, M. F. R. Metodologia do Ensino de Arte. Fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.
Levando em consideração o contexto anterior, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
I – Paulo Freire pretendia construir uma educação que fosse participativa, ou seja, que os sujeitos participassem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, por meio da troca de ideias, decisões e responsabilidades.
PORQUE
II – A concepção filosófica da tendência libertadora defende que o homem é autor da sua própria história, ou seja, é aquele que age e não aquele sujeito que apenas é expectador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. ( Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3
Leia o excerto a seguir:
Planejar é estabelecer metas, “[…] se programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e signifcativas” (Ostetto, 2000, p. 177 apud Mendonça; Cordeiro, 2019, p. 103).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base nos estudos realizados na disciplina de Didática sobre o planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir:
- Planejar é antecipar mentalmente as ações que serão realizadas.
- Planejamento é elaborar um roteiro com as ações que serão realizadas.
III. Planejamento é o levantamento dos conhecimentos dos alunos.
- Planejar é se organizar para que o aluno tenha experiências significativas no processo de ensino e de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Leia o estudo de caso fictício:
Letícia é uma estudante de 28 anos que está em seu primeiro ano do curso de licenciatura. Nesta semana, ela está lendo sobre planejamento e plano de aula. Em uma de suas anotações, ela destacou a ideia de Vasconcellos (2000 apud MENDONÇA; CORDEIRO, 2019) que cita que “Planejamento e uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas. Se tratando de planejamento escolar, consideramos que é um processo de reflexão sobre as atitudes docentes e envolve todas as ações e situações do educador no seu cotidiano pedagógico.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante deste contexto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I – Planejar é precipitar mentalmente ações que desejamos realizar, não só por ser uma tarefa que realizamos antes de agir, mais sim porque norteia nossas condutas.
II – É necessário planejar somente as ações mais complexas, pois estas necessitam de maior atenção por parte de quem está a planejando.
III – Planejamento é a realização de uma ação, seja ela dentro ou fora do contexto escolar.
IV – Planejar é uma tarefa que realizamos somente no contexto profissional, pois há a necessidade de maior assertividade nas tarefas.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, F, F.
QUESTÃO 5
Leia o estudo de caso fictício:
Helena está no primeiro ano do seu curso de graduação e neste módulo está lendo, aprendendo e discutindo sobre João Amós Comênio, um teólogo, filósofo e educador, um intelectual da educação que se destacou como grande estudioso da história da educação, no que se refere aos estudos da Didática. Ela descobriu que Comênio possui uma história de vida muito peculiar, tendo em vista que passou por uma guerra e viveu exilado grande parte da sua vida e que isso contribuiu para que se tornasse um grande estudioso da educação.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
A partir das descobertas de Helena, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Comênio organizou grupos de estudos sobre a Didática.
Alternativa 2 – João Amós Comênio se dedicou, exclusivamente, ao estudo da Didática.
Alternativa 3 – A sua história de vida contribuiu para que organizasse estudos teológicos.
Alternativa 4 – Seus estudos sobre a educação se deu a partir da sua formação teológica e filosófica.
Alternativa 5 – A história de vida de Comênio favoreceu que ele se tornasse um grande estudioso da Educação.
QUESTÃO 6
Leia estudo de caso fictício a seguir:
Mariana é aluna do 7º ano dos anos finais do ensino fundamental. Ela é uma criança ativa e que se relaciona bem com os colegas e com os professores, além de ir muito bem no processo ensino e de aprendizagem, com exceção das atividades que precisam de raciocínio lógico. Ela não consegue desenvolver as atividades e compreender os conteúdos que são trabalhados e que precisam dessa habilidade. Em uma análise da equipe pedagógica da escola, percebeu-se que a professora que é responsável pela turma adota estratégias tradicionais no processo de ensino e aprendizagem, o que não possibilita a interação e a troca de experiências pelos alunos.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base nas características da Tendência Pedagógica Histórico-Crítica e sua proposta para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, sobre as estratégias que a professora deve adotar para que Mariana consiga realizar as atividades que precisam dessa habilidade, analise as afirmativas a seguir:
- O professor deverá ser o mediador entre o aluno e o conhecimento científico; deve ser um motivador, um facilitador da aprendizagem.
- Planejar a aula a fim de que os conteúdos científicos façam sentido aos alunos e tenham relação com a sua vivência diária.
III. Conhecer a realidade do aluno e suas vivências e partir delas, relacionando com o conhecimento científico.
- Permitir que os alunos participem das aulas, dando suas ideias e opiniões, para que assim possam refletir criticamente sobre os conteúdos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Ao escrever a obra Didática Magna, Comênio tinha como objetivo que toda a sociedade pudesse usufruir da cidadania, ou seja, que todas as pessoas, independente da sua classe social, cor, sexo ou idade, pudessem ser livres da ignorância e do sofrimento por meio do conhecimento.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base na importância que a Didática Magna possui para a História da Educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Partindo do que observava na sociedade, Comênio escreveu a <em>Didática Magna</em> para que pudesse criar a sua própria escola.
Alternativa 2 – No contexto histórico em que viveu Comênio, havia igualdade entre ricos e pobres, por isso todos podiam usufruir da escola.
Alternativa 3 – No período em que viveu Comênio, o ensino era tradicional, destinado somente à burguesia e ministrado pela igreja.
Alternativa 4 – Para Comênio, a Didática consiste em um processo de ensino, em que o professor deve transferir o conhecimento aos seus alunos.
Alternativa 5 – A escolarização para Comênio deveria iniciar com os adolescentes, pois estes teriam condições de aprender.
QUESTÃO 8
Leia o excerto abaixo:
No Brasil, a educação escolar iniciou-se a partir da chegada da Companhia de Jesus, em março de 1549. Trouxeram junto com eles um plano de estudos, elaborado por Inácio de Loyola que vigorou até 1552. Esse documento padronizava a educação em todas as instituições da Companhia de Jesus […] (MENDONÇA, CORDEIRO, 2019, p. 31).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
A partir deste contexto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Inácio de Loyola foi o primeiro professor a realizar o ensino escolar aos índios em terras brasileiras.
Alternativa 2 – A educação escolar no Brasil iniciou com a chegada da Companhia de Jesus e dos padres jesuítas.
Alternativa 3 – A educação escolar chegou ao Brasil por meio da corte Portuguesa, a qual ensinava os índios a ler e a escrever.
Alternativa 4 – A educação escolar se instituiu no Brasil por meio dos professores Portugueses, que vieram junto com a corte Portuguesa.
Alternativa 5 – A educação escolar já existia no Brasil antes da chegada dos Portugueses, pois eram os próprios índios que ensinavam uns aos outros.
QUESTÃO 9
Leia os excertos a seguir:
“Devemos considerar que a mediação se constitui como elemento essencial ao processo de ensino, uma vez que funciona como um estímulo para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, a mediação é compreendida a partir da relação dialógica entre professores e alunos, relação esta que se estabelece, constantemente, pela da utilização de diferentes métodos” (Barroso et al. 2014 apud Mendonça; Cordeiro, 2019, p. 80).
“[…] ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender têm que ser com o esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a compreensão de algo e com o empenho igualmente crítico do aluno de ir entrando, como sujeito de aprendizagem, no processo de desvelamento que o professor ou professora deve deflagrar” (Freire, 2002, p. 134).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Dentro do contexto escolar, a mediação é quando o professor faz a ponte entre o aluno e o conhecimento, criando condições para que os alunos aprendam.
PORQUE
- Essas condições se revelam através da escolha de métodos, instrumentos, recursos pedagógicos, técnicas e estratégias, por meio dos quais o professor levará os alunos a aprenderem a compreender os conhecimentos científicos e relacioná-los com a sua realidade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A avaliação é indispensável durante o processo de ação-reflexão-ação, ou seja, a avaliação deve acontecer durante o processo de ensino e de aprendizagem, para que o aluno possa participar da construção do seu conhecimento.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 2003.
Com base nessa ideia de avaliação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A avaliação serve apenas para classificação e hierarquização dos alunos.
Alternativa 2 – A avaliação é um processo de julgamento do aluno pelo professor, com fins exclusivos de atribuição de nota.
Alternativa 3 – No processo de avaliação considera-se mais a ação docente e sua reflexão do que a aprendizagem do aluno.
Alternativa 4 – A avaliação busca identificar conhecimento, habilidades e competências dos alunos, estando, assim, desassociada com o processo de ensino.
Alternativa 5 – A avaliação para o docente deve ser o momento de reflexão de suas ações no processo de ensino, e que resulta na aprendizagem, ou não, de seus alunos e propicia as mudanças necessárias para o processo de aprendizagem.