ATIVIDADE 2 – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
As variáveis estatísticas podem ser compreendidas como características específicas da população que serão investigadas. Essas variáveis podem ser classificadas em dois grupos distintos: as qualitativas (nominais e ordinárias) e as quantitativas (discretas e contínuas). Mediante ao exposto, analise as sentenças abaixo e avalie as afirmações a seguir.
I- Variáveis qualitativas nominais são aquelas que, em sua organização, não permitem a ordenação dos dados.
II- Variáveis qualitativas ordinais são aquelas que, em sua organização, permitem a ordenação dos dados em rol.
III- Variáveis quantitativas pertencem ao grupo todas as variáveis que se referem a um valor numérico relacionado à população.
IV- Variáveis quantitativas discretas são aquelas que resultam de contagens, podendo apenas assumir valores não inteiros, ou seja, números irracionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I,II,III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A Estatística, foi utilizada por diversos povos, em diferentes épocas, como instrumento para levantamento de informações, contudo foi apenas no século XVI que se deu início às primeiras análises que culminaram em possíveis respostas para objetos de pesquisa. Nessa perspectiva, indique a afirmativa sobre o significado da palavra “Estatística”.
Alternativas
Alternativa 1 – A palavra Estatística tem sua origem no Latim, da palavra Statu, que significa estudo dos números racionais, devido ao fato de todas as atividades de caráter estatístico estarem relacionadas às atividades envolvendo números.
Alternativa 2 – A palavra Estatística tem sua origem no Latim, da palavra Statu, que significa estado, pois todas suas atividades de carácter estatístico estão relacionadas às atividades de estado.
Alternativa 3 – A palavra Estatística tem origem brasileira, significa estado, devido ao fato de todas as atividades de caráter estatístico estarem relacionadas às atividades de estado.
Alternativa 4 – A palavra Estatística tem sua origem no grego, da palavra Estat, que significa estado, devido a todas suas atividades serem caráter matemático.
Alternativa 5 – A palavra Estatística tem sua origem no norte da África, significa Statu, que significa, pois, suas atividades tem origem na manufatura
QUESTÃO 3
A Estatística pode ser percebida como uma ferramenta da matemática, o qual permite que informações coletadas sejam apresentadas com o auxílio de tabelas e gráficos. É indiscutível que uma parte desta Ciência trata de descrever dados, no entanto, existe outra parte que tem seu loco na análise que servirá de base para a tomada de decisões. Nesta perspectiva, a Estatística se encontra dividida em dois grandes ramos correlacionados que são a Estatística Descritiva e a Inferencial.
Sobre isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I- A Estatística Inferencial oferece suporte à tomada de decisão por meio da análise de uma parte relevante dos dados.
II- A estatística Inferencial tem como objetivo coletar, organizar e apresentar os dados observados de forma clara e objetiva.
III- A Estatística Descritiva pode ser considerada como a etapa final de uma pesquisa.
IV- A Estatística Descritiva tem como atributo a obtenção de dados.
As afirmarções são, respectativamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F
Alternativa 2 – V, F, F, V
Alternativa 3 – V, V, V, V
Alternativa 4 – V, V, F, F
Alternativa 5 – F, F, V, V
QUESTÃO 4
Uma tabela de distribuição de frequência deve analisar se a variável a ser representada é discreta ou contínua. Se for discreta, a distribuição será simples (dados agrupados sem intervalo de classe), entretanto, caso ela seja contínua, a distribuição será por intervalo de classes. No que diz respeito aos elementos necessários para construir uma tabela de frequência simples, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Percentual é a frequência relativa multiplicada por dez;
Alternativa 2 – Percentual é a frequência absoluta multiplicada por 100;
Alternativa 3 – Frequência absoluta é o número de observações de um elemento.
Alternativa 4 – Frequência absoluta e relativa é o percentual de cada dado estudado;
Alternativa 5 – Frequência relativa é dada pelo número de vezes que um valor aparece no rol.
QUESTÃO 5
No decorrer de nossos estudos, foi possível perceber que a Estatística como ciências está subdivida em dois ramos um que destaca à destaca como ferramenta, e permite o uso dos dados coletados para suporte as tabelas e os gráficos, e outro, que à direciona para realizar a tomada de decisão. Nessa perspectiva, qual alternativa indica os ramos acima citados, respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1 – Estatística Moderada e Intuitiva;
Alternativa 2 – Estatística Tabelada e Direcional;
Alternativa 3 – Estatística Inferencial e Reflexiva;
Alternativa 4 – Estatística Descritiva e Inferencial;
Alternativa 5 – Estatística Descritiva e Percentual;
QUESTÃO 6
Amostragem é uma técnica utilizada para a escolha dos elementos de uma população que irão compor a amostra a ser estudada. É importante lembrarmos que essa amostra deve ser representativa da população que lhe originou. Assim, cada elemento da população deve ter a mesma chance de ser escolhido (CRESPO, 2002).
CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva. 2002.
Analise as seguintes afirmações sobre a amostragem.
- Na amostragem proporcional estratificada, todos os elementos da população têm igual probabilidade de serem escolhidos, não somente antes de ser iniciado, mas até completar-se o processo de coleta.
- A amostragem aleatória simples é utilizada quando a pesquisa apresenta a necessidade de dividir a população que será investigada.
III. Utilizamos a amostra sistemática quando os elementos da população que vamos estudar se encontram naturalmente ordenados.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – ll, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e lI, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – l, II e III, apenas.
QUESTÃO 7
Com base nas informações apresentadas na tabela, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- O conjunto de números referente a notas dos alunos representa uma frequência bimodal.
PORQUE
II- De acordo com a Estatística, moda (Mo) é o elemento que aparece com mais frequência no conjunto de observações, caracterizando deste modo um conjunto com 2 modas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Com base na imagem didática acerca de um modelo de tabela, avalie as afirmações a seguir a respeito dos elementos que compõem a tabela.
- O número 3 diz respeito ao cabeçalho de uma tabela.
- O número 2 diz respeito célula ou casa de uma tabela.
III. O número 6 diz respeito a coluna de uma tabela.
- O número 4 diz respeito ao título de uma tabela.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – III e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O trabalho com os problemas de contagem tem por objetivo proporcionar à criança situações de aprendizagem que envolvam diversos tipos de agrupamentos. Essa atividade possibilita o desenvolvimento do raciocínio combinatório e a compreensão do princípio multiplicativo que poderão ser utilizados, futuramente, para aplicação no cálculo de probabilidades.
ARAÚJO, João Luis Dequi; SIGNORINI, Marcela Boccoli. Estatística Aplicada à Educação Básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021
Assinale a alternativa correta que representa uma atividade prática envolvendo o tema probabilidade.
Alternativas
Alternativa 1 – Lançamento de dois dados;
Alternativa 2 – Combinação combinatórias de roupas;
Alternativa 3 – Pesquisa sobre o sorvete preferido dos colegas da turma;
Alternativa 4 – Pesquisa sobre os meses de aniversário dos colegas e professores;
Alternativa 5 – Construção de gráficos para representar as pesquisas realizadas dentro e fora da sala de aula.
QUESTÃO 10
Segundo Crespo (2002, p. 16), a Estatística é considerada “uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para utilização dos mesmos para a tomada de decisões”. Em nossos estudos, vimos que a Estatística está dividida em dois grandes ramos, que se correlacionam, isto é, a Estatística Descritiva e a Inferencial. Leia e analise as assertivas que seguem sobre esses dois ramos da Estatística:
CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva. 2002.
I – A Estatística Inferencial consiste em concluir algo com base em uma parte do todo, ou seja, ela utiliza apenas uma amostra.
II – A Estatística Inferencial ou Indutiva possibilita inferir sobre o comportamento de uma população a partir do conhecimento da amostra.
III – A Estatística Descritiva consiste em coletar, interpretar e analisar os dados de uma pesquisa, de forma ampla, ela não sintetiza os dados.
IV – A Estatística Descritiva, ou simplesmente, Estatística, é muito utilizada, pois apresenta os resultados de uma pesquisa de forma sintetizada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.