ATIVIDADE 2 – PED – LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 53_2024
QUESTÃO 1
“Ser leitor é querer saber o que se passa na cabeça de outro, para compreender melhor o que se passa na nossa. Essa atitude, no entanto, implica a possibilidade de distanciar-se do fato, para ter dele uma visão de cima, evidenciando um aumento do poder sobre o mundo e sobre si por meio desse esforço teórico. Ao mesmo tempo, implica o sentimento de pertencer a uma comunidade de preocupações que, mais que um destinatário, nos faz textos, seja um manual de instruções, seja um romance, um texto teórico ou um poema.” (FOUCAMBERT, 1994, p.30)
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 30
Refletindo sobre a leitura e a produção de texto, analise as afirmativas:
- Habilidades de leitura e escrita são valores históricos e culturais que formam o indivíduo.
II. O ato da escrita é uma habilidade adquirida somente a partir do entendimento das regras gramaticais.
III. Escrever, além de ser um processo físico, é um ato cultural que mostra a integração com a sociedade e seus costumes.
IV. Práticas de leitura e escrita são fundamentais para a formação completa de um aluno na educação básica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 2
“A perspectiva formalista trata, assim, de uma concepção antiga e forte de prestígio, que concorreu e muito concorre ainda na formação dos docentes de letras. As noções de certo e de errado, as tarefas de análise linguística que ficam apenas no âmbito da palavra, do sintagma ou da oração, a atividade de interpretação de textos como o exercício da procura do verdadeiro sentido ou do que o autor quer dizer são poucos dos muitos exemplos que poderíamos citar de práticas envolvidas nas salas de aula sob a luz da concepção formalista de linguagem” (Oliveira; Wilson, 236, p. 236).
Fonte: OLIVEIRA, M. R. de; WILSON, V. Linguística e ensino. In: MARTELOTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 235-242.
Sobre o que o professor que adota essa postura em sala de aula no ensino de língua portuguesa está valorizando, analise as afirmativas a seguir:
- O conjunto de regras descontextualizado do seu uso cotidiano.
- A prática linguística e sua mobilidade de usos.
III. O entendimento de uma língua em constante transformação.
- O entendimento de uma língua estanque e normativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
“A concepção de língua como sistema, prevalente até então no ensino da gramática, e a concepção de língua como expressão estética, prevalente inicialmente no ensino da retórica e da poética e, posteriormente, no estudo de textos, são substituídas pela concepção da língua como comunicação. Os objetivos passam a ser pragmáticos e utilitários: trata-se de desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos do aluno como emissor e recebedor de mensagens, através da utilização e compreensão de códigos diversos – verbais e não verbais” (Soares, 2004, p. 169).
Fonte: SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Ed. Loyola, 2004, p. 169.
Após ler o excerto, a noção de língua expressa no texto é caracterizada como uma visão de:
- Língua interativa e que constrói sentidos de forma dinâmica.
- Língua como instrumento de comunicação com elementos pré-definidos claros.
III. Língua de uso diário e cotidiano, sem papéis fixos e definidos.
- Língua como um reflexo do pensamento humano e suas limitações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
“A expressão se constrói no interior da mente, sendo sua exteriorização apenas uma tradução. […] As leis da criação linguística são essencialmente as leis da psicologia individual, e da capacidade de o homem organizar de maneira lógica seu pensamento dependerá a exteriorização desse pensamento por meio de uma linguagem organizada e articulada” (Travaglia, 2003, p. 21).
Fonte: TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.
Com base na concepção de língua que subjaz no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Linguagem como expressão do pensamento, pois evidencia a língua como reprodução do que pensa o ser humano.
Alternativa 2 – Linguagem como instrumento de comunicação, pois o ser humano só pode comunicar o que pensa.
Alternativa 3 – Linguagem como forma de interação, pois a língua é dinâmica e interativa.
Alternativa 4 – Linguagem como meio de sobrevivência, uma vez que só quem sabe usá-la sobrevive na atualidade.
Alternativa 5 – Linguagem como expressão da verdade, uma vez que a comunicação apresenta a verdade humana.
QUESTÃO 5
“Em que sentido uma tal concepção de linguagem interfere nos processos de ensino/aprendizagem? Antes de mais nada, o deslocamento da noção de representação para a noção de trabalho linguístico exige incorporar o processo de produção de discursos como essencial, de modo que não se trata mais de apreender uma língua para dela se apropriar, mas trata-se de usá-la e, usando-a, apreendê-la” (Geraldi, 2002, p. 53).
Fonte: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
Após ler o excerto, fica claro que a opção de língua que o professor faz para ensinar afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A concepção de linguagem escolhida pelo professor para levar a língua materna para sala de aula é fundamental para a aprendizagem dos alunos.
PORQUE
- Só a partir das regras claras e bem definidas que o aluno consegue compreender os usos e sentidos da linguagem.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
“[…] se professores e teóricos procurarem, sob o manto da ‘língua’ a multiplicidade e complexidade linguística e cultural natural em qualquer comunidade ou sujeito falante, ao invés de procurar a ‘unidade’ 675 na diversidade; se encararmos realmente o múltiplo, as ‘misturas’, as diferenças, ao invés de buscar as semelhanças estruturais para justificar uma pretensa ‘unidade sistemática na língua’ ou mesmo um sistema que incorpore a variabilidade; se entendermos como multilinguismo o que chamamos de variação dialetal, seria mais fácil compreender e trabalhar com a pluralidade cultural dos usuários das escolas brasileiras” (Cavalcanti; Bortoni-Ricardo, 2007, p. 61).
Fonte: CAVALCANTI, M.; BORTONI-RICARDO, S. M. Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
A partir do excerto, evidencia-se que a apresentação da língua materna como disciplina escolar deve estar calcada em práticas fundamentadas por teorias que entendem a língua como organismo vivo. Com base nesta informação analise as asserções a seguir:
- A mudança de postura dos professores em sala de aula impactaria positiva e diretamente na aprendizagem dos alunos mesmo que estes adotassem posturas teóricas tradicionais.
PORQUE
- O conhecimento da regra e das estruturas de forma fixa e normativa é a grande tendência teórica que é postulada no ensino de língua materna na modernidade.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
“A leitura e a escrita são muito importantes para as pessoas exercerem seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida”. (BRASIL, 2006, p. 05).
BRASIL. Indicadores da qualidade na educação: dimensão ensino e aprendizagem da leitura e da escrita/Ação Educativa. São Paulo: Ação Educativa, 2006.
Um leitor crítico é aquele que consegue interferir diretamente em sua realidade concreta, tendo esse conceito e a interpretação do excerto, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – A formação de um leitor crítico está ligada somente ao ambiente escolar e suas necessidades didáticas.
Alternativa 2 – O leitor crítico é aquele que consegue, ler, analisar e produzir conhecimento diante da sua realidade cotidiana.
Alternativa 3 – Um bom leitor é aquele que prende-se exclusivamente ao universo da literatura, seus autores e universos fantásticos.
Alternativa 4 – A escola é a única responsável pela formação de um bom leitor uma vez que ela tem um espaço destinado a essa prática.
Alternativa 5 – O papel de formar um bom leitor está vinculado a escola e a família, mas isso não deveria sem assim, pois a escola é a única responsável.
QUESTÃO 8
“[…] passaram a considerar a leitura e a escrita não apenas como habilidades que deveriam ser ensinadas formalmente, mas também como um tipo de conhecimento que sofre processos de reorganização com a idade e a experiência, tal como ocorre em outros domínios do desenvolvimento como conhecimento físico, linguístico ou matemático.” (TOLCHINSKY, 2003, p.5 apud SOARES, 2016. p. 56)
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Nesse sentido, sobre a prática da escrita, leia as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – É um processo único e inalterado ao longo dos anos.
Alternativa 2 – É uma aprendizagem importante e estanque na vida escolar.
Alternativa 3 – É uma habilidade que será aprimorada constantemente diante do uso da língua.
Alternativa 4 – É uma habilidade secundária e pouco utilizada na vida cotidiana.
Alternativa 5 – É um processo muito difícil e que sempre necessita do uso de todas as regras gramaticais.
QUESTÃO 9
A leitura está diretamente associada a habilidade de escrita, pois é um processo interativo que fundamenta para o aluno uma base de pensamento, conceitos e substrato linguístico que pode possibilitar uma boa produção de texto, segundo os PCNs (BRASIL, 1998, p. 69).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Assim, com base nesta informação dos PCNs sobre o ato da leitura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A leitura é uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
PORQUE
- Proporcionar aos alunos uma boa experiência de leitura que os possibilite se tornarem bons leitores é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de produção de texto e análise linguística.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.<br/>
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.<br/>
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.<br/>
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.<br/>
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.<br/>
QUESTÃO 10
Observe a imagem a seguir que apresenta a estrutura de comunicação desenvolvida por Roman Jakobson:
Disponível em: https://culturadetravesseiro.blogspot.com/2010/12/teoria-da-comunicacao.html. Acesso em: 30 jan. 2023.
Considerando a teria da comunicação de Jakobson, analise os seis elementos propostos pelo autor e avalie as afirmações a seguir.
- O emissor é aquele responsável por produzir e assegurar o real sentido do que é transmitido.
- Uma vez que a mensagem é transmitida, somente o canal pode interferir em sua estrutura.
III. O código se configura como a linguagem utilizada para a comunicação, o que pode ser a língua portuguesa e suas variações.
- O emissor cumpre a simples função de receber a mensagem e decodificá-la, atribuindo o sentido que bem entender ao texto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.