ATIVIDADE 2 – PED – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2024
QUESTÃO 1
A alfabetização é algo que caminha junto da leitura e da escrita há muito tempo atrás, podendo-se considerar que os primeiros registros de escrita surgiram ainda na antiguidade conforme aponta Cagliari (2003), dado a necessidade dos indivíduos registrarem seu cotidiano, de modo a expressar como viviam e quais eram suas percepções do mundo, pois até então o que se tinha eram os relatos orais (BES, [et.al], 2018).
Com o passar dos anos e o surgimento de novos grupos de pessoas bem como de convívio social, novas necessidades surgiram com relação aos registros gráficos, podendo ser de cunho religioso, financeiro, político e muitos outros, o fato essencial é que esses registros foram sendo aperfeiçoados com regras que possibilitaram o surgimento da escrita em si e da comunicação por meio dela.
A partir do surgimento do alfabeto, o processo de alfabetização, ou seja, de ensinar a ler e escrever passou por mudanças significativas no que tange aos métodos empregados.
BES, Pablo. [et. al]. Alfabetização e letramento. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 2003.
Com base no histórico da alfabetização, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
Desde a antiguidade, observa-se que a alfabetização acontecia dentro de espaços próprios para tal, não podendo o sujeito aprender a ler e escrever fora da escola, além disso, pois o principal método consistia na imitação e cópia.
PORQUE
Para ser alfabetizado na atualidade, diferentemente de períodos anteriores em que se valorizava a memorização em si, busca-se uma formação mais ampla e significativa, ao fazer uso de métodos que possibilitem ao sujeito a alfabetização e o letramento simultaneamente.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Toda a criança desenha. Tendo um instrumento que deixe uma marca: a varinha na areia, a pedra na terra, o caco de tijolo no cimento, o carvão nos muros e calçadas, o lápis, o pincel com tinta no papel, a criança brincando vai deixando sua marca, criando jogos, contando histórias. Desenhando cria em torno de si um espaço de jogo, silencioso e concentrado ou ruidoso seguido de comentários e canções, mas sempre um espaço de criação. A criança desenha para brincar” (MOREIRA, 2008).
Fonte: MOREIRA, A. A. A. O Espaço do desenho: a educação do educador. 12. ed. São Paulo: Loyola, 2008, p. 15
Após ler o excerto e compreender a importância do desenho para o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:
- O desenho é uma forma de brincar e isso contribui para o desenvolvimento intelectual da criança.
- A importância do desenho também reside no desenvolvimento da comunicação e expressão da criança.
III. O desenho constituindo uma atividade lúdica, isso indica que não tem valor pedagógico.
- A importância do desenho reside em sua função lúdica, porém não há desenvolvimento cognitivo e de sensibilidade.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, Apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
O ato de desenhar proporciona a criança um amplo desenvolvimento, pois envolve criatividade, imaginação, cores, formas e auxilia significativamente no processo de aprendizagem da escrita. O desenho passa por etapas que caminham conforme o desenvolvimento da própria criança e é por meio dele que ela se comunica e se posiciona no meio ao qual ela faz parte, permite assim compreender melhor esse universo infantil (RABELLO, 2019). No desenho, a criança expressa suas emoções, como elas se veem e como compreendem o mundo a sua volta, a partir das vivências que possuem, por isso é fundamental que o professor analise a construção do desenho pela criança e converse com ela a respeito do que foi registrado no papel (BOTELHO, 2018).
BOTELHO, Angela Maria Camelo da Silva. O grafismo infantil: as formas de interpretação dos desenhos das crianças. Curitiba, Pr.: Appris Editora, 2018.
RABELLO, Nancy. O desenho infantil: entenda como a criança se comunica por meio de traços e cores. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
A partir da compreensão acerca da relevância que tem o desenho infantil analise as afirmativas que seguem:
I- Em atividades que envolvam o desenho infantil, é importante que o professor tenha planejamento para que sua intervenção seja coerente.
ll- O desenho infantil é carregado de significados, pois é por meio dele que a criança apresenta seus sentimentos, emoções, experiências e conhecimento.
lll- Ao desenhar a criança pode interpretar de várias maneiras o que produziu, podendo externalizar emoções como a alegria com a conclusão do desenho ao ainda a frustração.
lV- Por representar uma ferramenta significativa, cabe ao professor acompanhar bem como proporcionar orientações que fomentem o desenvolvimento infantil por meio do desenho, desconsiderando o processo criativo da criança.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
De acordo com as leituras da disciplina, o processo de alfabetização, em tempos remotos, estava ligado à metodologia trabalhada nas cartilhas. Portanto, a aprendizagem da leitura e da escrita era um ato mecânico e descontextualizado. Sobre o uso da cartilha no processo de alfabetização, leia e analise as afirmativas que seguem:
- O foco dos textos apresentados nas cartilhas consistia na memorização de sílabas, eram produzidos com a intenção de dizer nada a ninguém.
- A ênfase das cartilhas estava centrada nos fonemas e grafemas, isto é, o som e a letra, a escrita ortograficamente correta era o padrão para a avaliação.
III. As cartilhas eram compostas por textos grandes, apresentavam conteúdos significativos da linguagem, valorizando e enfatizando o como se escreve e para quem se escreve.
- Podemos considerar o método de ensino das cartilhas como tradicional, pois os textos contidos nelas não faziam e não fazem parte da realidade dos alunos, são textos sem função social.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
“Os termos “metodologias” e/ou “didáticas da alfabetização” se referem a um conjunto amplo de decisões relacionadas ao como fazer. Implicam decisões relativas a métodos, à organização da sala de aula e de um ambiente de alfabetização e letramento, à definição de capacidades a serem atingidas, à escolha de materiais, de procedimentos de ensino, às formas de avaliar, sempre num contexto da política mais ampla de organização do ensino. Decisões metodológicas sobre procedimentos de ensino são tomadas em função dos conteúdos de alfabetização que se quer ensinar e do conhecimento que o professor possui sobre os processos de aprendizagem dos alunos, quando estes tentam compreender o sistema alfabético e ortográfico da língua e seu funcionamento social.”
Fonte: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/metodos-e-metodologias-de-alfabetizacao. Acesso em: 29 abr. 2024.
Há dois métodos de alfabetização que são mais difundidos: o sintético e o analítico. Com base nessa informação e no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O método sintético é aquele que estabelece relação entre o conhecimento das estruturas mínimas da língua (letra, fonemas e sílabas) com a aquisição da leitura.
PORQUE
- Entende que não há relação de leitura global se não houver um conhecimento prévio das estruturas básicas do texto e sua função comunicacional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
“Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível da aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização.” (SOARES, 2004, p. 20).
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
De acordo com a citação e o estudo sobre alfabetização e letramento, leia as afirmações que seguem.
l- Do ponto de vista crítico, é necessário que, primeiro, se alfabetize e, depois, trabalhe com o letramento, pois é um processo mais complexo, que exigirá uma capacidade maior de raciocínio, uma vez que são processos dissociáveis.
II- Do ponto de vista do letramento, a leitura vai além do ato de decodificar. O indivíduo consegue ler e atribuir significado ao que leu, utilizando a leitura e a escrita em sua prática social.
III- Letramento é um ato mecânico de leitura, na qual o indivíduo se apropria do código linguístico e estabelece relação grafema/fonema. Uma vez estabelecida essa relação, transforma sua capacidade de raciocínio sobre o código linguístico.
IV- Sobre a pessoa que apenas aprendeu a ler e escrever, mas não se apropriou da leitura, incorporando-a na sua prática social, pode-se afirmar que está alfabetizada, mas não alcançou ainda o nível de letramento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II.
Alternativa 2 – II e III.
Alternativa 3 – I e IV.
Alternativa 4 – II e IV.
Alternativa 5 – II, lll e IV.
QUESTÃO 7
Analise o caso a seguir:
Ana é professora de uma turma de crianças com três anos de idade, dentre as várias atividades que ela planeja para a turma o desenho está presente com frequência, pois a professora considera a análise do desenho infantil uma ferramenta fundamental para acompanhar o desenvolvimento da criança sob vários aspectos. Dessa forma, em um dos dias que ela propôs as crianças que desenhassem, Pedro em seu desenho fez movimentos de vai e vem, acrescentou espirais e disse muito satisfeito que havia desenhado ele brincando no parquinho.
Elaborado pela professora, 2024.
Com base no caso apresentado e nos saberes envoltos a análise do desenho de uma criança, analise as afirmativas que seguem:
l- A professora consegue verificar por meio do desenho de Pedro que ele encontra-se na fase das garatujas com atribuição de nomes.
ll- No desenho de Pedro fica evidente que ele encontra-se na fase das garatujas desordenadas uma vez que não possui controle algum sob seu desenho.
lll- A emoção apresentada pelo aluno de alegria e satisfação com a produção do desenho é insignificante para o professor pois ela não remete a nenhum fator representativo da criança.
lV- O trabalho desenvolvido pela professora com o desenho é algo muito importante, contudo as informações transmitidas no caso apresentado não permitem que sejam feitas análises do desenho, nem do desenvolvimento da criança.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – l, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Para que a alfabetização aconteça de maneira eficaz um todo de elementos são necessários, sendo que o professor tem papel de destaque. Observa-se que “[…] é característica importante do professor alfabetizador a capacidade de refletir sobre os seus conhecimentos, as técnicas e as metodologias adotadas e experienciadas no cotidiano. Assim, ele pode sempre aperfeiçoar o que realiza em sala de aula e a própria afirmação de sua identidade docente (BES [et. al], 2018, p. 165).
BES, Pablo. [et. al]. Alfabetização e letramento. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
A partir das ideias do excerto, analise as asserções que seguem:
Cabe ao professor manter-se atualizado por meio de formação continuada de saberes e técnicas que sejam mais efetivas para que a alfabetização e letramento aconteçam de maneira prazerosa e consequentemente mais eficaz para a criança.
PORQUE
Não basta a criança aprender a ler e escrever, isso precisa ser carregado de sentido, de significado e ao professor cabe diagnosticar as necessidades, expectativas e experiências que seus alunos possuem, agregando valor para essa aprendizagem se tornar efetivamente significativa. Dessa maneira um professor atualizado tende a desenvolver melhor o trabalho com a turma.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Analise a imagem a seguir:
Fonte: https://raelitaresende.com.br/2023/02/14/niveis-da-escrita/. Acesso em: 29 abr. 2024.
Após analisar a imagem, coloque-se no lugar do(a) professor(a) que está acompanhando o aluno no processo de alfabetização. Com base nesta informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O(a) professor(a) avisa os pais desse aluno que ele está no nível pré-silábico de alfabetização de acordo com a escrita feita em seu caderno (imagem).
PORQUE
II – A criança começa a estabelecer uma relação entre escrita e a fala, ocasionando uma negação da escrita como recurso de comunicação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
O pedagogo é o profissional que trabalha de forma direta com as crianças que se encontram em fase de alfabetização, seja na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, o docente deve ter como perspectiva teórico e prática preparar o aluno para que seja capaz de desenvolver uma leitura de mundo, com ênfase em despertar atitudes críticas, e isto só se torna possível por meio da leitura com o significado. Teberosky e Colomer (2003), em sua obra intitulada “Aprender a Ler e Escrever: uma Proposta Construtivista”, sugerem algumas propostas para a atuação docente que possibilitará construção de subsídios na formação da capacidade leitora dos alunos, tais como:
l- Incorporar a leitura em voz alta no calendário semanal e inseri-la como parte das rotinas escolares, de modo que as crianças façam jogral e saibam em que momento irá ocorrer a leitura.
ll- Preparar um lugar confortável e alegre na sala de aula. Escolher as histórias segundo critérios de extensão, ritmo, nível de vocabulário e de conceitos adequados para cada faixa etária.
lll- Repetir as leituras de um mesmo livro sempre. A repetição facilita a compreensão, a memorização de palavras e a reconstrução de histórias pela criança, preparando-a como exímia leitora.
lV- Proporcionar a possibilidade de escolha dos livros para que as crianças desenvolvam suas preferências, todavia o professor deve mediar para que a criança escolha leituras adequadas à sua idade.
V- O docente deve se oferecer como modelo de leitor para a acriança. Estimular o empréstimo e a regular circulação de livros e títulos diversos e colocá-los ao alcance da criança, deixando-os na estante ao alcance da visão, e não em um canto escondido.
Dentre estes pontos levantados, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – ll, III e IV apenas.
Alternativa 5 – ll, IV e V apenas.