METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – AE2 – 2024/51
QUESTÃO 1
Para o ensino da Língua Portuguesa, o professor deve estar preparado e em constante trabalho de pesquisa e reflexão de suas práticas pedagógicas, pois, atualmente, há novas concepções do ensino da gramática no Ensino Fundamental.
Fonte: BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2019.
Assinale a alternativa correta sobre o ensino da Língua Portuguesa atualmente:
Alternativas
Alternativa 1 – Destaca a reflexão por meio da gramática normativa.
Alternativa 2 – Prevalece a repetição das regras para aprendizagem.
Alternativa 3 – Ensino de conceitos e regras da gramática em frases.
Alternativa 4 – Aquisição de noções como enunciado, texto e discurso.
Alternativa 5 – Ensino da língua como um sistema fechado e leis combinatórias.
QUESTÃO 2
O professor que renova seus conhecimentos está preparado para utilizar recursos como a criatividade para que o ensino da escrita seja entendido para a utilização da função social. O educador como mediador entre texto, interlocutor e leitor compreende que textos estão presentes no meio social cotidianamente, assim, fazem-se necessárias a leitura e escrita para o social.
Fonte: BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2019.
Referente ao ensino de leitura e escrita com atribuição social, analise as afirmativas a seguir:
- A criança, antes mesmo de adentrar a escola, possui contato com diversos textos em seu meio social, assim, o professor deve dar continuidade ao contato com a leitura em sala de aula.
- O professor deve estar preparado e possuir as habilidades necessárias para que o ensino de produção textual se atente às especificidades de cada texto.
III. O ensino de redação que utiliza como base a narração, a descrição e a dissertação tolhe aprendizado da produção textual e de gêneros textuais que circulam socialmente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Conforme Geraldi (2004), a conquista da maturidade como leitor ocorre ao longo do tempo em que o leitor possui contato com muitos textos. Para o autor, o leitor maduro possui experiência suficiente para, em cada nova leitura, deslocar e alterar o significado de tudo o que ele já leu, tornando mais ampla sua compreensão dos livros, das pessoas e da vida.
Fonte: GERALDI, J. W. Sobre a leitura em sala de aula. In: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.
Segundo Geraldi (2004), acerca de leitura e compreensão textual, existem leituras possíveis de um texto.
Sobre as leituras possíveis apresentadas pelo autor, analise as afirmativas a seguir:
- O leitor pode se posicionar diante de um texto para usufruir de uma leitura de busca de informações que podem levá-lo a extrair um determinado dado ou fato em uma relação de interlocução.
II. Na compreensão e interpretação os textos podem sofrer uma pequena variação de sentido para cada leitor, assim, em um único texto, diferentes interpretações devem ser consideradas, alterando todo o seu sentido.
III. Em textos literários, predomina a interpretação racional, nos quais a função é a exploração estética e sentimental das palavras, ou seja, a interpretação deve ser conforme a emoção do leitor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
O professor é peça importante para que a atividade de leitura seja um instrumento pedagógico efetivo. Assim, não basta escolher qualquer livro na biblioteca e preencher o tempo ocioso da turma com a contação de uma história, essa deve ser uma atividade planejada, pois o trabalho com a literatura na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da criança para ser cidadão crítico e atuante na sociedade.
Fonte: BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto anterior, analise as afirmativas a seguir:
- É importante uma leitura constante, com as pausas existentes no texto, para que haja fruição e compreensão da história.
II. A contação de história é proveitosa a partir do Ensino Fundamental, pois é pouco válida para crianças ainda não alfabetizadas.
III. A organização de um espaço com pufes, almofadas e tapetes faz a diferença no ambiente no momento da leitura.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
A linguagem escrita compreende as concepções de linguagem, mas se expressa de forma diferenciada das demais pela sua complexidade. De acordo com Soares (2017, p. 2), “orientamos desde cedo a criança a apropriar-se de objetos culturais, os mais variados – como abrir e fechar uma caixa, como encaixar um cubo em outro em um brinquedo, como segurar a mamadeira, depois a colher, como cantar parabéns, bater palmas, como mostrar com os dedinhos quantos anos têm. Também é necessário orientar a criança para a apropriação deste outro objeto cultural tão presente em sua vida, a língua escrita”.
Fonte: https://www.tempodecreche.com.br/palavra-de-especialista/linguagem-escrita. Acesso em: 24 jan. 2022.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A escola é o ambiente onde as oportunidades de escrita devem ser possibilitadas intensivamente.
II. Não é um processo simples, haja vista que precisa de muito estímulo, mediação e abordagens por parte dos sujeitos envolvidos.
III. A mediação para a escrita só pode ser feita com a presença física do educador, outros objetos não são relevantes nesta abordagem.
IV. A capacidade de escrever textos com qualidade é contínua, ou seja, inicia-se no ensino fundamental e vamos aprimorando ao longo da vida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Durante o processo de exploração da leitura de textos, um dos aspectos fundamentais é o conhecimento de mundo que cada aluno já sabe, ou seja, os conhecimentos prévios que eles já possuem sobre determinados assuntos abordados em sala de aula. Sobre a compreensão dos conhecimentos prévios durante esse processo, analise as afirmativas a seguir :
I – O docente precisa estar preparado para lidar com todas as situações possíveis em salas de aulas, uma vez que temos diversos alunos e cada um possui seus conhecimentos prévios;
II – As circunstâncias por conta desse processo interferem diretamente nos conhecimentos e experiências que os discentes trazem para a sala de aula;
III – Os conhecimentos prévios trazidos para a sala de aula podem ser positivos ou negativos, uma vez que os mesmos podem ser suficientes para a compreensão de determinados textos, como podem ser insuficientes;
IV – Em algumas vezes, por conta dos conhecimentos prévios dos alunos serem insuficientes para a compreensão dos conteúdos, eles podem ter uma certa falha no entendimento sobre o assunto;
V – Durante o processo de exploração da leitura de textos, os conhecimentos prévios que os alunos já trazem como bagagem não devem ser levados em consideração, pois por se tratar de um assunto complexo, somente o que é apresentado pelo professor se torna válido.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
As produções de textos orais ou escritos apresentam um conjunto de características relativamente estáveis. Essas características configuram diferentes textos ou gêneros do discurso, que podem ser caracterizados por três aspectos básicos: tema, modo composicional (a estrutura) e o estilo (usos específicos da língua).
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019 (adaptado).
Considerando a abordagem dos gêneros textuais em sala de aula, leia as afirmações a seguir e assinale (V) para verdadeiras e (F) para Falsas:
- A aprendizagem de gêneros textuais promove a interação e o enriquecimento da habilidade comunicativa.
II. A aprendizagem de um novo gênero estabelece novos aspectos como um ponto de vista linguístico díspar.
III. O ensino dos gêneros qualifica e amplia a capacidade de produção textual dos alunos, além de levar a percepções diferenciadas.
IV. O ensino de produção de texto por meio dos gêneros abarca as tipologias textuais, inclusive os textos trabalhados em cursos de redação.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V
Alternativa 2 – V, F, V, F
Alternativa 3 – V, V, V, F
Alternativa 4 – F, V, V, F
Alternativa 5 – F, F, F, F
QUESTÃO 8
Ao trabalhar com a escrita de textos em sala de aula é importante que o professor explore com os alunos não somente o texto em si, mas sua composição e intecionalidade. Sobre o trabalho com a produção textual, analise as asserções abaixo:
- O ensino da Língua Portuguesa na atualidade está vinculado diretamente na importância da leitura e escrita de textos de maneira significativa para a promoção da compreensão das informações que estão presentes em nossa prática social.
PORQUE
- É necessário compreender que estes processos são interligados, sendo assim, os textos são produzidos para um interlocutor específico, alguém que deverá lê-lo e compreendê-lo considerando seu contexto social para que a comunicação ocorra de maneira completa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Considerando o ensino da Gramática no Ensino Fundamental, a ______________ possui grande parte de seu foco na classificação gramatical. Atualmente, a proposta não é eliminar esse tipo de conteúdo, mas demonstrar, nas aulas de Língua Portuguesa, noções de outras aquisições, como: ______________, variedades linguísticas, semântica, variações de registro etc. Assim, a língua pode ser vista como um _______________ e interativo, e não um sistema intocável de leis combinatórias. Nesse sentido, o ensino da língua e o trabalho linguístico devem acontecer de acordo com o contexto em que se dá o _____________, uma vez que existe um processo de produção e interlocutores que estão envolvidos.
Fonte: BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2019.
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente:
Alternativas
Alternativa 1 – Preconceito linguístico; processo dinâmico; gramática tradicional; enunciado linguístico.
Alternativa 2 – Processo dinâmico; preconceito linguístico; gramática tradicional; enunciado linguístico.
Alternativa 3 – Gramática tradicional; preconceito linguístico; processo dinâmico; enunciado linguístico.
Alternativa 4 – Enunciado linguístico; gramática tradicional; processo dinâmico; preconceito linguístico.
Alternativa 5 – Processo dinâmico; gramática tradicional; preconceito linguístico; enunciado linguístico
QUESTÃO 10
A alfabetização é fase essencial no aprendizado, no entanto, é necessário ser mais do que simplesmente alfabetizado e um decodificador de códigos linguísticos, pois vivemos em uma sociedade letrada que exige o uso e a aplicação da leitura e escrita na prática social.
Fonte: BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto anterior, analise as afirmativas a seguir:
- A criança deve obter a permissão para as tentativas de escrita de palavras após o domínio da ortografia e escrita.
II. No início da alfabetização, a criança tende a não apresentar a forma adequada para o tipo de texto que quer produzir.
III. Com o auxílio do professor e muitas leituras, a criança entenderá que conteúdo e forma são importantes em um trabalho escrito.
IV. A sociedade contemporânea reconhece que somente a alfabetização promove a aptidão para o uso da escrita nas práticas sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e Ill, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.