ATIVIDADE 2 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA – 53_2024
QUESTÃO 1
A avaliação da aprendizagem se concretiza, segundo os documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular e o planejamento do professor. Nesse âmbito, precisamos compreender a importância da avaliação, a qual deve apresentar uma proposta Diagnóstica, Formativa e Somativa. Tomando por base a função das possibilidades avaliativas no processo de ensino e aprendizagem, analise as afirmações abaixo.
- A prova objetiva é a melhor forma de avaliar as crianças do 1º ano, porque estes ainda não sabem ler adequadamente.
- Em avaliações propostas os professores dos anos iniciais devem permitir que as crianças identifiquem, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
III. O professor dos anos iniciais precisa ter uma escuta sensível e um olhar atento para avaliar adequadamente seus alunos.
- Para as avaliações, em história, o professor precisa propor atividades que permitam aos alunos comparar informações, estabelecendo diferenças e semelhanças.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II.
Alternativa 2 – I e IV.
Alternativa 3 – III e IV.
Alternativa 4 – I, II e III.
Alternativa 5 – II, III e IV.
QUESTÃO 2
Para uma criança em idade escolar, a passagem do tempo está diretamente relacionada às atividades diárias, como a hora de acordar, o horário das aulas, os intervalos para recreio, o término das aulas e o retorno para casa. A organização da rotina escolar, com seus horários fixos e sequência de atividades, ajuda a criança a compreender conceitos temporais, como passado, presente e futuro, além de desenvolver noções de sequência temporal, como o antes e o depois.
Fonte: SMITH, P. Ensino de História e o Cotidiano Escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
Considerando as informações sobre o cotidiano escolar das crianças, analise as afirmativas a seguir.
- A rotina escolar proporciona às crianças uma compreensão mais ampla sobre a passagem do tempo, ajudando-as a desenvolver noções temporais como passado, presente e futuro.
- As crianças em idade escolar não conseguem compreender a sequência temporal das atividades diárias, uma vez que sua percepção do tempo ainda é muito limitada.
III. A organização da rotina escolar não influencia a percepção da temporalidade das crianças, pois elas estão mais focadas nas atividades imediatas do que na noção de tempo.
- O aprendizado da temporalidade por meio da rotina escolar contribui para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade das crianças.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Segundo Paul Lovejoy, a história africana não deve ser vista apenas como uma história de escravidão e exploração, mas sim como uma história de sociedades complexas, com suas próprias dinâmicas culturais, políticas e econômicas. Lovejoy destaca a importância de compreendermos as sociedades africanas pré-coloniais em sua diversidade e riqueza, contribuindo para uma visão mais ampla e equilibrada da história do continente.
Fonte: LOVEJOY, P. E. Transformations in Slavery: A History of Slavery in Africa. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
Considerando as informações apresentadas por Paul Lovejoy, analise as afirmativas a seguir:
- A história africana é frequentemente reduzida a uma narrativa de escravidão e exploração, desconsiderando a diversidade e complexidade das sociedades do continente.
PORQUE
- Paul Lovejoy argumenta que a história africana deve ser compreendida em sua totalidade, incluindo não apenas os períodos de escravidão e exploração, mas também as dinâmicas culturais, políticas e econômicas das sociedades africanas pré-coloniais, contribuindo para uma visão mais abrangente da história do continente.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, a população indígena no Brasil alcançou cerca de 900 mil pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias distintas, abrangendo aproximadamente 274 línguas vivas. Este aumento na população indígena reflete não apenas o crescimento demográfico, mas também os esforços de preservação e reconhecimento dos povos indígenas no Brasil.
Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/brasil-registra-274-linguas-indigenas-diferentes-faladas-por-305-etnias. Acesso em: 1 jul. 2024.
A partir dos dados fornecidos, analise as afirmativas a seguir:
- A diversidade étnica e linguística entre os povos indígenas no Brasil é uma evidência da riqueza cultural presente neste grupo étnico, contribuindo para a pluralidade da identidade nacional.
- O aumento na população indígena reflete não apenas questões demográficas, mas também os esforços de políticas públicas e iniciativas de reconhecimento e valorização da cultura indígena no Brasil.
III. A concentração de mais de 900 mil pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias distintas, evidencia a presença significativa dos povos indígenas na composição demográfica do Brasil.
- A diversidade linguística entre os povos indígenas representa um desafio para a implementação de políticas de educação, sendo necessário implementar mais de 200 línguas nas escolas brasileiras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O excerto de texto a seguir é parte da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, datada de 1º de maio de 1500, na qual ele descreve os primeiros contatos dos portugueses com os povos indígenas do Brasil. A carta é uma das principais fontes primárias sobre a chegada dos europeus ao território brasileiro e é amplamente estudada por historiadores.
“Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha. Entre elas andava uma com uma coxa por cima de si e um moço a puxava pelas mãos, da maneira que se ela não o cobrisse de si mostrara a sua vergonha. E eles andavam assim, tão alegres, em tanta inocência como em suas aldeias. E segundo pude entender, andavam ali em suas festas por algum respeito que fizeram a nós. Eram elas mui bem-feitas, de corpos e de rostos; e os cabelos delas, uns delas eram corredios e outros carapinhos; e os corpos delas tão limpos e tão gordos e tão formosos, que bem parecia gente de linhagem. E dos rapazes, uns são brancos, outros pardos, outros pretos, uns de cabelos crespos, outros de cabeça rapada, uns de uma maneira, outros de outra. E andavam entre eles com uma vergonha que era prazer vê-la, assim de meninos como de moças, e a todos ajudávamos em tudo o que lhes davam, e eles muito nisso se contentavam”.
Fonte: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000292.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
A partir da leitura deste excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O documento histórico de Pero Vaz de Caminha é fundamental para compreender os primeiros contatos entre os europeus e os povos nativos do Brasil.
PORQUE
- A análise crítica desse documento histórico é essencial para compreender as perspectivas eurocêntricas e as lacunas na representação dos povos indígenas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
QUESTÃO 6
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de História deve promover o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos alunos compreender o tempo histórico, as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, além de refletir criticamente sobre esses processos. A BNCC estabelece que o ensino de História deve ultrapassar a mera memorização de fatos e datas, buscando contextualizá-los e relacioná-los com o presente, de forma a formar cidadãos críticos e conscientes da sua inserção na sociedade.
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2024.
Considerando as diretrizes da BNCC para o ensino de História, no que melhor reflete o papel do professor de História na promoção do pensamento científico dos alunos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Apresentar aos alunos apenas os eventos históricos já consolidados pela historiografia, sem questionar suas interpretações.
Alternativa 2 – Estimular os alunos a desenvolverem pesquisas históricas utilizando diferentes fontes primárias e secundárias.
Alternativa 3 – Limitar o ensino de História a um conjunto de fatos e datas, sem preocupação com a análise crítica.
Alternativa 4 – Incentivar os alunos a decorarem uma lista extensa de acontecimentos históricos sem compreender seu contexto.
Alternativa 5 – Focar apenas nos aspectos políticos da História, ignorando sua dimensão social e cultural.
QUESTÃO 7
O planejamento está presente no cotidiano escolar, e no ensino de História não seria diferente. A respeito deste assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Não devemos ensinar o edifício da História em si, mas sim, ensinar os alunos a edificarem o edifício. Pois, até agora, a História era ensinada como se já houvessem quadros acabados. Ensinar a edificar é o mesmo que levar nossos alunos a construir conceitos e aplicá-los diante das várias situações-problema que a vida impõe. Significa ainda ensinar a selecionar, relacionar, interpretar, compreender e construir argumentos.
PORQUE
II – O desafio do professor não é saber se isso é possível, mas sim fazê-lo ensinando História e, por esse motivo, o planejamento é um dos primeiros passos para a aprendizagem eficiente e eficaz. Planejar é um processo de busca e equilíbrio entre meios e fins, envolve recursos e objetivos, convergindo para a eficácia que se traduz em resultados. O planejamento é um ato reflexivo, que vai da decisão à ação, previsão e racionalização, definindo etapas e pressupondo uma avaliação.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (Gabarito Oficial)
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 8
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática “Eu, o Outro e Nós” é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas dos estudantes. Essa abordagem visa promover a compreensão da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre as relações interpessoais e coletivas, considerando diferentes perspectivas históricas e culturais.
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o tema “Eu, o Outro e Nós” à luz da metodologia do ensino de história:
- A abordagem da temática “Eu, o Outro e Nós” no ensino de história contribui para a compreensão da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e social, promovendo uma visão mais crítica e reflexiva sobre as relações sociais ao longo do tempo.
- Através do estudo das diferentes perspectivas históricas e culturais, os alunos desenvolvem a capacidade de análise comparativa entre sociedades passadas e presentes, reconhecendo as continuidades e rupturas nas relações interpessoais e coletivas.
III. A metodologia do ensino de história, ao abordar o tema “Eu, o Outro e Nós”, busca exclusivamente promover a empatia e o respeito pelas diferenças, sem considerar os aspectos políticos e econômicos que influenciam as relações sociais.
- O ensino de história requer a problematização das narrativas dominantes, incentivando os estudantes a questionar as representações históricas que perpetuam estereótipos e preconceitos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Considere o caso hipotético a seguir:
Em uma determinada escola, o professor de História, Pedro, está planejando uma aula sobre a História do Brasil. Ele sabe que muitas vezes os alunos têm dificuldade em se conectar com os eventos históricos, pois os veem como distantes e irrelevantes para suas vidas cotidianas. Para superar esse desafio, Pedro decide incorporar a contação de histórias como estratégia de ensino. Primeiro, ele seleciona cuidadosamente as histórias que serão narradas durante a aula, escolhendo aquelas que exemplificam os eventos e os conceitos que ele quer que os alunos aprendam. Ele inclui histórias de personagens históricos, bem como narrativas sobre os motivos e as consequências das ações dessas figuras. Durante a preparação, Pedro se concentra em desenvolver sua entonação, sua dramaticidade e suas expressões faciais para tornar a narrativa mais envolvente e emocionante para os alunos. Ele sabe que isso é essencial para despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos, incentivando-os a se envolverem mais com o conteúdo. Na aula, Pedro transforma a sala de aula em um ambiente dinâmico, onde os alunos são transportados para o Brasil do século XVI através das histórias que ele conta. Ele utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos, para complementar as narrativas e ajudar os alunos a visualizarem os eventos históricos. À medida que a aula avança, os alunos estão visivelmente envolvidos e entusiasmados com as histórias que estão ouvindo. Eles fazem perguntas, discutem os acontecimentos e até mesmo sugerem outras histórias que gostariam de ouvir. Pedro aproveita essas interações para aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conceitos históricos em questão.
Considerando esse caso hipotético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O professor deve escolher as histórias a serem narradas considerando os objetivos propostos para o conteúdo selecionado, desenvolvendo a entonação, a dramaticidade, as expressões para que desperte a curiosidade dos pequenos.
PORQUE
- O cotidiano da sala de aula é, ao mesmo tempo, laboratório e palco da capacidade de levarmos os alunos à historicidade, desenvolvendo conceito e fatos, permitindo-lhes a apropriação pessoal de um verdadeiro conhecimento histórico, em seu sentido e propriedades.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 10
O professor João, um dedicado pedagogo, enxerga no planejamento a chave para a excelência em sua prática pedagógica. Para ele, o planejamento é muito mais que uma simples etapa burocrática; é a bússola que guia suas aulas e impulsiona a qualidade do ensino. Com meticulosidade, ele molda suas estratégias, antecipa desafios e adaptações, buscando sempre proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora para seus alunos.
Com base nas ideias do professor João sobre o planejamento pedagógico, analise as afirmativas a seguir:
- Deve ser realizado exclusivamente pela equipe pedagógica com o objetivo de facilitar o trabalho do professor em sala de aula e manter o rigor metodológico.
- É o momento inicial de qualquer ação docente, realizado no início do ano letivo, é flexível e pode ser ajustado ao longo do tempo conforme as necessidades.
III. Elaborado pelo professor, é usado para guiar a aula, portanto, não cabe a participação e envolvimento dos alunos durante sua execução.
- É um instrumento transformador da prática docente. Ele atua diretamente na qualidade do ensino e da aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.