ATIVIDADE 2 – PED – NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
“A internet, os softwares de busca, as redes sociais possibilitam a todos mergulhar num oceano de dados e informações nunca disponíveis. Como uma commodity, a internet passou a fazer parte da rotina de todos.”
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 33.
São exemplos de softwares navegadores:
Alternativas
Alternativa 1 – WhatsApp, Mozilla Firefox e Bing.
Alternativa 2 – Facebook, Instagram e WhatsApp.
Alternativa 3 – Internet Explorer, Ópera e Instagram.
Alternativa 4 – Google Chrome, Internet Explorer e WhatsApp.
Alternativa 5 – Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox.
QUESTÃO 2
[…] em uma perspectiva mais superficial, o conceito de tecnologia pode ser aplicado a tudo aquilo que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir seus poderes, superar suas limitações físicas, tornar seu trabalho mais fácil e a sua vida mais agradável. Além disso, a tecnologia não é apenas instrumento, ferramenta ou equipamento tangível. Ela pode constituir-se por elementos intangíveis, como procedimentos, métodos, técnicas, etc.
VELOSO, R. Tecnologias da informação e da comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011.
Considerando o fragmento de texto acima e o material da disciplina, avalie os itens a seguir quanto a serem ou não considerados tecnologia e coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
- a) caneta.
- b) cometa.
- c) design thinking.
- d) agricultura.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – F, V, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, V.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 3
“Pacotes de utilitários ou suítes são programas de computador apresentados em conjunto, que possuem diversas funções e facilidades diferentes, disponibilizados aos usuários. Geralmente, esses pacotes incluem um editor de texto, uma planilha de cálculos, um gerenciador de correio eletrônico, um gerenciador de banco de dados e um aplicativo para efetuar apresentações gráficas”.
IDANKAS, Rodney. Informática para concursos. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009, p. 141.
Com base nos estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir e considere V para Verdadeiras e F para Falsas:
- O WORD é um editor de textos que faz parte do pacote MS OFFICE.
- O IMPRESS e o POWERPOINT são programas para apresentação gráfica.
III. As suítes de aplicativos MS OFFICE e LibreOFFICE apresentam programas semelhantes.
- O CALC é um programa de planilha eletrônica produzido pela Microsoft.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – F, V, F, V.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 4
O Sistema Operacional (SO) é responsável por fazer a leitura dos hardware para que o dispositivo eletrônico possa funcionar em perfeito estado. Para que um smartphone funcione é necessário além dos dispositivos de um sistema operacional, dentre os mais utilizados são Android e iOS. No computador e notebook não é diferente, além de hardwares é necessário o SO para fazer a leitura e o usuário conseguir utilizá-lo.
Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmações:
- Windows 7 é considerado Sistema Operacional.
- Windows 10 é considerado Sistema Operacional.
III. Ubuntu não é considerado Sistema Operacional.
- Chrome OS não é considerado Sistema Operacional.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Para implementar uma aprendizagem adaptativa, independentemente do modelo de caracterização individual adotado, deve-se, inicialmente, empregar um instrumento de avaliação para o reconhecimento do estilo do aprendiz. O ambiente de aprendizagem poderá, a partir dos resultados deste levantamento inicial, ser adaptado às necessidades de cada usuário.
BECHARA, J. J. B.; HAGUENAUER, C. J.. Por uma aprendizagem adaptativa baseada na plataforma Moodle. EducaOnline, UFRJ, v. 4, n. 1, 2010.Disponível em: https://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=95. Acesso em: 15 de jun. 2020.
Analise as alternativas a seguir e verifique qual delas corresponde a uma Plataforma Adaptativa:
Alternativas
Alternativa 1 – Khan Academy
Alternativa 2 – Blackboard
Alternativa 3 – Studeo
Alternativa 4 – Proinfo
Alternativa 5 – Udemy
QUESTÃO 6
A plataforma Facebook é uma rede de relacionamentos sociais de interface simples e funcional que abriga perfis de pessoas físicas e jurídicas de forma gratuita. Cada perfil criado passa a integrar uma rede interligada que formam a rede social em si. A plataforma recebe uma gama enorme de usuários todos os dias. O educador tem a possibilidade de optar por uma rede de relacionamentos livre ou formar uma rede mais restrita, como suas turmas de ensino em espaço formal utilizando a plataforma como canal para disseminar informações complementares ao currículo tradicional ou buscar aprofundamento em temas discutidos em sala de aula.
FUMIAN, Amélia Milagres; RODRIGUES, D. C. G. A. O facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 173-182, 2013.
Sobre Redes Sociais, leia as assertivas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso:
- O professor pode utilizar o facebook para tirar dúvida de alunos por meio do chat, considerando que muitos alunos estão conectados nesta plataforma.
- Por meio dos compartilhamentos é possível difundir informações e conhecimentos para os alunos, podendo ser feito em uma página do professor ou da disciplina ou até mesmo em um grupo da sala.
III. Após montar o grupo da sala e postar os conteúdos da disciplina, o professor pode divulgar as datas das avaliações por meio da ferramenta: Eventos do Facebook.
- A enquete do Facebook é um ótimo recurso para os professores e alunos debaterem sobre um determinado tema, tendo em vista, que na enquete os alunos podem postar comentários, fotos e compartilhar vídeos sobre os assuntos das aulas.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, F.
Alternativa 2 – V, V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F, F.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 7
Diferentemente de um Blog, a Webquest constitui-se como uma ferramenta de natureza essencialmente didática, criada por Bernie Dodge, professor da Universidade do Estado de San Diego, em 1995.
Acerca da Webquest, avalie as seguintes afirmativas:
- Uma Webquest pode ser entendida como uma proposta metodológica na qual os alunos realizam uma pesquisa orientada na internet.
- Na Webquest, os alunos deverão analisar os recursos disponíveis e apresentar de maneira criativa uma solução para determinada situação problema.
III. Geralmente, uma Webquest é constituída por introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão.
- A criação de uma Webquest é um processo demorado e, além disso, requer a utilização de um software específico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
A sala de aula está em constante transformação, as mídias digitais começam a substituir os livros físicos presentes nas bibliotecas. Basta um clique para saber o que está acontecendo em qualquer parte do mundo, não precisamos nos deslocar ou aguardar a notícia por vários dias, basta abrir as redes sociais e se conectar. […] Não podemos admitir que um aluno fique quatro ou cinco horas na sala de aula de forma passiva, sem expressar ou participar do que está sendo exposto. O aluno que está presente no mundo virtual não se satisfaz sem a participação ativa, a proposta não é deixar os livros de lado, mas sim, oferecer outros métodos que envolva o aluno nas práticas de ensino.
JORGE, Welington J.; SILVA, Marcelo J. da. Novas Tecnologias na Educação. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Sobre as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir e considere V para Verdadeiras e F para Falsas:
- Nas metodologias ativas, o aluno assume um papel ativo, de protagonista, e o professor um papel de mentor, facilitador, aquele que não dá respostas prontas, mas que aponta o caminho a ser seguido.
- Graças à internet, as informações estão disponíveis e a um clique de distância do aluno, o que faz com que o docente tenha que se reinventar para propor atividades que engajem mais os estudantes na aprendizagem.
III. Diante desse cenário cada vez mais digital, os livros físicos perderam a sua importância, e cabe ao professor escolher os e-books que mais se adaptem aos dispositivos móveis.
- Em contraposição ao modelo tradicional de ensino, as metodologias ativas propõem um repensar da sala de aula e da educação como um todo, e o uso de diferentes estratégias para promover o engajamento e participação do aluno.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – F, V, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, V.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 9
“Os aplicativos desenvolvidos pela Google permitem aos seus utilizadores o desenvolvimento de várias competências em diferentes níveis, tais como: a escrita online (pessoal ou colaborativa), o estímulo visual por imagens e por fim o auditivo através da gravação e reprodução de arquivos em formato de som. Estes recursos são gratuitos e encontram-se à disposição do professor e dos alunos através da Internet. A variedade de ferramentas que a Google oferece é tamanha que permite aos utilizadores realizarem praticamente todas as atividades de criação, edição, gravação, divulgação e armazenamento de arquivos diretamente a partir da Web. Estas funcionalidades agregadas à criatividade do professor poderão potencializar diversas estratégias didáticas em sala de aula.”
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula. Paidei@ – Revista Científica de Educação a Distância. ISSN 1 983-2664. Volume 5- no 1-janeiro/abril de 2011. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/163>. Acesso em 28 dez. 2022.
Considerando este fragmento de texto, e o conteúdo da disciplina, podemos afirmar que a alternativa que inclui ferramenta Google de escrita pessoal ou colaborativa é:
Alternativas
Alternativa 1 – Google Expeditions.
Alternativa 2 – Google Cardboard.
Alternativa 3 – OneDrive.
Alternativa 4 – Apresentações Google.
Alternativa 5 – Google Arts&Culture.
QUESTÃO 10
Esta metodologia “fundamenta-se em princípios educacionais e em resultados da pesquisa em ciência cognitiva, os quais mostram que a aprendizagem não é um processo de recepção passiva e acumulação de informações, mas de construção de conhecimentos. Para que informações se tornem conhecimento é preciso ativar conceitos e estruturas cognitivas existentes a respeito do assunto, permitir aos alunos que as elaborem e as ressignifiquem”.
DE CAMARGO RIBEIROA, Luis Roberto. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.
Com base nos estudos da disciplina, o trecho acima se refere a:
Alternativas
Alternativa 1 – Aprendizagem Baseada em Resultados
Alternativa 2 – Aprendizagem Baseada em Respostas
Alternativa 3 – Aprendizagem Baseada em Problemas
Alternativa 4 – Aprendizagem Baseada em Ideias
Alternativa 5 – Aprendizagem Baseada em Casos