AE2 – PED – PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – 51/2024
QUESTÃO 1
O desenvolvimento cognitivo é um processo que acontece desde o nascimento até a vida adulta, em uma construção contínua de estruturas variáveis, que concomitantemente às características que são comuns e constantes a todas faixa etárias, expressa o nível de desenvolvimento intelectual do sujeito. Entendendo estruturas variáveis como sendo modos de organização mental que envolvem características motoras, intelectual e afetiva, em uma perspectiva tanto individual quanto social.
Fonte: FERRACIOLI, L. Aspecto da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 180-194, ago. 1999.
Sobre o desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, analise as afirmativas a seguir:
- Os aspectos motores do desenvolvimento têm uma relevância significativa no primeiro estágio de desenvolvimento, devido a possibilitar a exploração do ambiente.
II. As características intelectuais dos dois últimos estágios diferem-se pelo modo com que o sujeito resolve as situações problemas, pois com a maturidade o raciocínio deixa de ser factual.
III. O comportamento de concentrar-se em si mesmo, sem conseguir perceber o ponto de vista alheio, chamado de egoísmo, é comum até no período operatório-concreto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
O pensamento de Vygotski “[…] indica quão importante é a linguagem para o desenvolvimento infantil, pois esse signo ajuda a criança a controlar o seu próprio comportamento e a leva a usar instrumentos que vão contribuir para a resolução de suas dificuldades por meio do contato social estabelecido com os adultos, tendo esses como mediadores de seu processo de desenvolvimento” (TADEI; LEONEL, 2018, p. 67).
TADEI, G. B. S.; LEONEL, W. H. S. Psicologia das Relações Humanas. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
- As reações vocais que se apresentam na primeira fase do desenvolvimento da linguagem desenvolve-se junto com o pensamento.
PORQUE
- Estas reações vocais são consideradas funções da linguagem, que ocorre primeiramente de maneira emocional e depois converte-se num reflexo condicionado, em decorrência do contato com o social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Em sua teoria de campo o comportamento de uma pessoa é explicado como função da particular situação de forças em seu espaço vital, entendido este como totalidade dos fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um determinado momento. Para elucidar, diante da totalidade de eventos possíveis, por que motivo este e unicamente este comportamento ocorre, Lewin defendia ser preciso considerar a estrutura do espaço de vida (psicologia topológica) e, também, examiná-lo dinamicamente, isto é, como campo de forças (psicologia vetorial)” (Pasqualini; Martins; Euzébios Filho, 2021, p.164-165).
Fonte: PASQUALINI, J. C.; MARTINS, F. R.; EUZÉBIOS FILHO, A. A “Dinâmica de Grupo” de Kurt Lewin: proposições, contexto e crítica. Estud. psicol., Natal, v. 26, n. 2, p. 161-173, jun. 2021. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2021000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 4 fev. 2024.
O enxerto discorre sobre a Teoria de Campo de Kurt Lewin. Com base nessa teoria, analise as afirmativas a seguir:
- O sujeito estabelece seu Campo Holístico Relacional por meio de suas vivências, e este está intimamente ligado à sua maneira de compreender o mundo.
- O grupo tem uma importância fundamental na construção do espaço vital de vida da pessoa (Campo), pois constitui na base de suas percepções, sentimentos e ações.
III. A teoria de Campo tem sua base na Psicanálise de Freud.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Observe a figura a seguir:
Fonte: https://moiraescorsepsi.com.br/wp-content/uploads/2023/02/iceberg.jpg. Acesso em: 26 fev. 2024.
“Freud empregou a palavra ‘aparelho’ para definir uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas, com funções específicas, que estão interligadas entre si, ocupando certo lugar na mente. Assim, o modelo tópico designa um ‘modelo de lugares’; Freud formulou primeiramente a primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e posteriormente apresentou a segunda tópica, conhecida como Teoria Estrutural ou Dinâmica (Freud, 1987 apud Lima, 2010, p. 282).
Fonte: LIMA, A. P. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia. Rev Psiq Clín., São Paulo, v. 37, n. 6, p. 280-7, 2010.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A figura faz alusão à primeira das teorias desenvolvidas por Freud, em que são apresentadas as instâncias do Aparelho Psíquico. O consciente é constituído por tudo o que estamos cientes neste exato momento, e constitui uma pequena parcela da nossa mente. Já o inconsciente é composto pelos elementos instintivos que não têm acesso à consciência e aos conteúdos que foram excluídos dela por repressão ou censura. A maior parcela do nosso aparelho psíquico é inconsciente.
PORQUE
- Uma das instâncias da Teoria Estrutural ou Dinâmica, o Id, é inconsciente, devido a ser o mais primitivo e ser formado por impulsos biológicos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Nos estudos de Vygotsky sobre a brincadeira fica evidente o entendimento de que esta é composta de regras, mesmo quando acontece de maneira livre ou não estruturada. Ou seja, até mesmo numa brincadeira de faz de conta a criança segue posturas ou comportamentos que estão pré-estabelecidos pelo seu conhecimento do personagem que assume. Para o autor, a brincadeira é fundamental no processo de desenvolvimento intelectual, visto que a representação e a simbolização conduzem ao pensamento abstrato (Vygotsky, 1991).
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Diante disso, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Quando a criança joga, age de maneira dependente do que consegue ver.
Alternativa 2 – A criança pequena formula uma hipótese abstratamente para depois agir e brincar.
Alternativa 3 – O jogo permite a criança agir independente daquilo que consegue ver, auxiliando-a no controle de seu comportamento.
Alternativa 4 – A imaginação, compreendida como um processo psicológico, evidencia-se na consciência de crianças bem pequenas.
Alternativa 5 – A situação imaginária consiste na busca da criança em refazer as ações do adulto da mesma maneira com que ocorre na realidade.
QUESTÃO 6
No contexto educacional, o conceito de competência estava relacionado ao desempenho ou à qualificação para ser admitido ou ainda de ser capaz, demonstrando que o significado do termo estava relacionado à crise estrutural do sistema capitalista, em que o trabalhador deve adequar-se às necessidades do sistema produtivo. Diante disso, a ideia do modelo de competências utilizado na Educação baseia-se em uma concepção que se centra nos objetivos de ensino, que são expressos em termos comportamentais, como também no uso de estratégias específicas nas práticas pedagógicas. Um discurso que tem como base a qualificação e a competência pressupõe que todos os sujeitos podem alcançar um rol de habilidade comuns, por meio de um treinamento institucionalizado, não considerando a individualidade de cada trabalhador (Fairclough, 2001).
Fonte: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001.
O excerto refere-se a um período da história do Ensino Brasileiro, no qual o sistema de ensino foi intitulado de:
Alternativas
Alternativa 1 – Escolanovismo.
Alternativa 2 – Construtivismo.
Alternativa 3 – Escola Tradicional.
Alternativa 4 – Pedagogia Tecnicista.
Alternativa 5 – Pedagogia Histórico-Crítica.
QUESTÃO 7
“Antes de entrarem para a escola, os alunos já vinham realizando, no seu dia a dia, aprendizagens diversas, referentes à sobrevivência e ao desenvolvimento biológico dos primeiros anos de vida, como os movimentos e a percepção; ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos, como a linguagem, os gestos, os desenhos, as brincadeiras. Eles aprenderam observando e imitando os outros com os quais conviveram, com os quais construíram práticas sociais que demandaram o desenvolvimento de habilidades relacionadas com as funções psicológicas superiores – percepção, memória, atenção, imaginação –, que estão presentes na vida cotidiana” (Gomes; Monteiro, 2005, p. 13).
Fonte: GOMES, M. F. C.; MONTEIRO, S. M. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita: caderno do professor (Coleção Alfabetização e Letramento). Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A linguagem é um sistema simbólico que possibilita aos humanos a comunicação, consiste em uma forma de consciência e auxilia na elaboração do pensamento. É importante ressaltar que mesmo sendo de grande relevância para o pensamento, a linguagem apresenta um desenvolvimento inicial independente dele.
PORQUE
- No início, a criança apresenta reações vocais emocionais, convertendo-se em reflexo condicionado, sendo funcional no contato social, substituindo a linguagem elementar, usual no princípio da vida.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Patto (1987, p. 55) divide a história da educação no país em três períodos: “o que corresponde ao período colonial, ao Império e a Primeira República, nos quais predomina o modelo agroexportador; o que ocorre entre 1930 e o início dos anos sessenta, quando o modelo econômico prevalecente é o de substituição das importações e comporta uma divisão em dois períodos: de 1930 a 1945 e de 1945 a 1964; finalmente, o que, a partir de 1965, corresponde ao modelo de internacionalização do mercado interno”.
PATTO, M. H. S. Psicologia e Ideologia: uma introdução critica à psicologia escolar. São Paulo: T. A Queiroz, 1987.
Examinando o movimento da educação brasileira nos períodos destacados pela autora, analise as afirmativas e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso:
- O entendimento de que a educação por muito tempo foi reprodutora das relações dominantes provocou um movimento, por parte do poder público, que buscava compreender a situação da educação dentro de uma perspectiva crítico reprodutivista.
II. A repetição dos conteúdos e a sua memorização para a prova era a forma de aproximação do aluno aos conteúdos científicos. Nesta tendência pedagógica, o professor era figura de autoridade, entendido como o único detentor do saber.
III. O primeiro momento, marcado pelo modelo agroexportador, o Brasil tinha um grande número de analfabetos e uma grande necessidade de mão de obra que fosse qualificada, diante desta necessidade foi implantado o método Paulo Freire de Alfabetização para Adultos.
IV. As ideias de Jean Piaget foram interpretadas e utilizadas com ênfase na autonomia do sujeito em aprender, possibilitando, com isso, que o aluno tivesse mais autonomia para aprender na prática, estando aptos para atuação nas indústrias, com uma formação mais profissionalizante, ou seja, com ênfase na técnica.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, V.
Alternativa 2 – F, F, V, F.
Alternativa 3 – V, V, F, F.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, F, V.
QUESTÃO 9
Com um ano de idade, a criança passa por um período de rápido desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Inicia o caminhar, pega e explora objetos pequenos, compreende e executa comandos simples, reconhece pessoas do seu convívio, demonstra afeto, começa a imitar comportamentos, apresenta sono mais regular e na alimentação já ocorre a introdução de alimentos sólidos. É relevante ressaltar que o desenvolvimento de cada criança é único e acontece no seu próprio ritmo. Algumas crianças podem atingir o marco do desenvolvimento mais cedo e outras mais tarde.
Segundo Elder (1996 apud Sifuentes; Dessen; Oliveira, 2007, p. 380) e Valsiner (1989 apud Sifuentes; Dessen; Oliveira, 2007, p. 380), o sujeito ao longo de todo o seu desenvolvimento passa por períodos de mudanças e de continuidades. As mudanças estão relacionadas não só ao momento ou período de vida do sujeito, mas também se refere ao que acontece na sociedade em que está inserido.
Fonte: SIFUENTES, T. R.; DESSEN, M. A.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Desenvolvimento Humano: Desafios para a Compreensão das Trajetórias Probabilísticas. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 23, n. 4, p. 379-386, out./dez. 2007.
Com base no exposto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A influência do meio sociocultural é um dos aspectos que devem ser considerados na compreensão do desenvolvimento da criança.
( ) Analisando as informações sobre o desenvolvimento da criança de um ano de idade, podemos considerar que os dados apresentados reportam diretamente a questões hereditárias.
( ) Compreende e executa comandos simples, e reconhece pessoas do seu convívio: estas habilidades agregam aspectos relacionados ao desenvolvimento intelectual da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F.
Alternativa 2 – F, F, F.
Alternativa 3 – V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – F, F, V.
QUESTÃO 10
“[…] em seus primórdios, a Psicologia Social adotou uma abordagem eminentemente molar, dedicando-se prioritariamente ao estudo dos processos socioculturais e concebendo o indivíduo como integrante desse sistema. Com o passar do tempo, porém, ela foi progressivamente adotando níveis mais moleculares de análise e se tornando mais individualista, ao se focalizar cada vez mais na investigação de processos intraindividuais. Em reação a tal individualização, a Psicologia Social irá assistir a outras mudanças de rumo, responsáveis pelo desenvolvimento de abordagens que se voltam novamente para a análise de eventos e processos histórica e culturalmente situados e dinâmicos” (FERREIRA, 2010, p. 51).
FERREIRA, M. C. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 26, n. spe, p. 51-64, 2010.
Partindo desta compreensão, analise as alternativas a seguir e assinale a que se refere a modalidade de Psicologia Social Sociológica.
Alternativas
Alternativa 1 – Apresenta uma postura crítica no que se refere as organizações, instituições e também as práticas da sociedade na atualidade.
Alternativa 2 – Enfatiza, essencialmente, os processos intraindividuais que interferem no modo com que o sujeito interage com os estímulos sociais.
Alternativa 3 – Discute problemas sociais, políticos e filosóficos a partir da região, rompendo com o pensamento tradicional que enfatizava o individualismo.
Alternativa 4 – Quando nos referimos a esta modalidade de Psicologia Social consideramos que ela recebeu influência de várias abordagens teóricas como o Behaviorismo e Psicanálise.
Alternativa 5 – É responsável pela compreensão dos fenômenos que acontecem nos diferentes grupos e sociedades, evidenciando a experiência que o sujeito desenvolve por meio da participação nestes.