ATIVIDADE 2 – PED – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 53_2024
QUESTÃO 1
Erik Erikson foi o percussor dos estudos do desenvolvimento psicossocial. Quando rompeu com a psicanálise freudiana, afirmou que o desenvolvimento do ego se estenderia por toda a vida do sujeito, levando-o a ser considerado o primeiro psicanalista a defender a concepção de ciclo da vida.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/homem-homem-de-negocios-6874913/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando os pressupostos da teoria do desenvolvimento psicossocial e a imagem apresentada, analise as afirmativas a seguir:
- A teoria do desenvolvimento psicossocial sistematiza oito estágios marcados por conflitos específicos, os quais a resolução promove o desenvolvimento da personalidade dos sujeitos.
- A imagem apresenta um homem com aproximadamente 40 anos, em um ambiente de escritório trabalhado. Podemos inferir que a imagem sugere um sujeito vivenciando a fase da produtividade X estagnação, na qual o conflito é a necessidade de estabilidade emocional e financeira.
III. O reconhecimento de si e da comunidade é fundamental neste estágio do desenvolvimento, pois se não ocorrer os sentimentos de fracasso e estagnação se fazem presentes comprometendo o bem estar do indivíduo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
João e Tereza estavam casados há um bom tempo e decidiram ter filhos. Ambos com mais de 40 anos, com histórico de sedentarismo, alimentação com pouco valor nutricional e com consumo de álcool regularmente. Quando passaram a tentar engravidar, optaram por melhorar a alimentação e iniciar um programa de exercícios, além de diminuir a ingesta de álcool. Meses após o início do processo obtiveram o positivo e estavam demasiadamente felizes, mas nos primeiros exames de imagem foi detectada uma alteração na formação do feto sugerindo Síndrome de Down.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o exposto e tendo por referência os estudos acerca das mutações genéticas abordados em nossa disciplina, analise as afirmativas a seguir.
- Podemos inferir que o exame de imagem referido no estudo de caso é o de transluscência nucal, pois nele se identifica uma alteração na prega do pescoço, características de sujeitos com esta síndrome.
- O melhor, e menos arriscado, exame genético para verificar com exatidão o diagnóstico de mutações genéticas como a síndrome de down é a amniocentese, pois colhe o material por meio de uma agulha fina introduzida no ventre materno.
III. O NIPT é um exame de sangue realizado pela gestante após a nona semana de gestação, portanto não coloca em risco a gestação e possibilita o rastreio de alterações genéticas como a síndrome de down.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Uma conversa na sala do café em seu ambiente de trabalho chama a sua atenção.
A leitura da seguinte matéria esta acontecendo:
Quando seu bebê chega às 28 semanas de gestação, ele consegue ouvir os batimentos cardíacos, sentir o calor do líquido amniótico e até perceber sabores, mas como ele percebe o mundo por meio de cada sentido depois de nascer?Após o nascimento, seu bebê começa a perceber o mundo e seu sistema nervoso recebe tantas informações que ele se cansa rapidamente, o que lhe dá sono. Enquanto dorme, seu cérebro processa todas as novas informações e é por isto que os recém-nascidos adoram dormir o tempo todo!
Fonte: Como o mundo é percebido: os 5 sentidos do seu bebê. MAIS ABRAÇOS. 03 set. 2020. Disponível em: https://www.maisabracos.com.br/bebe/recem-nascido/como-o-mundo-e-percebido-com-cada-sentido.html. Acesso em 12 mai. 2023
Na sequência outra pessoa se manifesta afirmando:
A crença de que o recém-nascido não sente dor como os adultos foi desmistificada a partir de estudos realizados pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em abril de 2015. Foram realizadas ressonâncias magnéticas em bebês e adultos sendo expostos a um estímulo doloroso equivalente a espetar o dedo em um lápis bem apontado. Neste estudo comprovou-se que as mesmas áreas cerebrais acionadas no adulto o são nos bebês.
Fonte: BEBÊS sentem dores como os adultos. Revista Veja, 25 abr. 2015. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/bebes-sentem-dores-como-os-adultos/. Acesso em: 12 mai. 2023
Atenta a conversa, por avaliar como importante o tema, você percebeu que ao explanarem sobre as condições perceptivas do bebê ao nascer somente uma das afirmações estava correta. Assim sendo, assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento sensorial do bebê.
Alternativas
Alternativa 1 – O tato é aperfeiçoado conforme o contato que a criança tem com seus cuidadores.
Alternativa 2 – O paladar só será desenvolvido quando for iniciada a introdução alimentar do bebê por volta dos 6 meses de idade.
Alternativa 3 – A audição do recém-nascido é perfeita ao nascimento. Ao nascer, o bebê é, inclusive, capaz de reconhecera voz da mãe.
Alternativa 4 – O olfato é pouco desenvolvido ao nascer e é construído a partir das experiências olfativas que são disponibilizadas ao bebê.
Alternativa 5 – A visão é o sentido mais desenvolvido ao nascer, sendo o bebê humano capaz de reconhecer cores e objetos de forma nítida.
QUESTÃO 4
Na atualidade há o aumento progressivo de queixas relacionadas sobre alterações de atenção concentrada em crianças por parte da comunidade escolar. Neste sentido, cientistas tem se debruçado sobre o tema realizando pesquisas buscando entender o que tem motivado esse quadro. Segue um viés a ser analisado.
As crianças compõem um dos maiores grupos de consumidores de tecnologia. Um estudo recente do Massachusetts Aggression Reduction Center descobriu que, na quinta série, 40% das crianças têm telefones celulares. Os pais relataram que a finalidade de um telefone nessa idade é por motivos de segurança ou para manter contato com a família, mas muitos pais dão aos filhos um telefone para manter contato com amigos da escola.
O recente surgimento de brinquedos eletrônicos e tablets para crianças oferece novas oportunidades de aprendizagem, mas também pode ter consequências inesperadas no desenvolvimento motor, atividade, atenção e sono. Algumas dessas implicações para a saúde podem não se manifestar até o final da adolescência ou na idade adulta. De fato, vários estudos identificaram repercussões na saúde associadas ao aumento do uso de tecnologia em adolescentes em idade universitária, incluindo diminuição da qualidade do sono, aumento da desatenção e aumento do índice de massa corporal (IMC). (FULLER, C., et al. (2017).
Excerto disponível em: <https://scioeducation.com/artigos/o-impacto-da-tecnologia-no-sono-das-criancas/>.
Considerando o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – O cansaço, o estresse e a falta de uma boa noite de sono interfere na qualidade da atenção, consequentemente na aprendizagem.
PORQUE
II – O sono apresenta diferentes níveis durante a noite e caso o indivíduo não alcance os níveis de sono profundo, o organismo não se recupera do cansaço e do estresse do cotidiano. Assim, não consegue manter níveis de atenção em concentração pertinentes a uma boa aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
QUESTÃO 5
Ao observar uma criança brincando de ciranda durante o intervalo de aula, é possível analisar diferentes aspectos de seu desenvolvimento. A forma como socializa pode ser o objeto da avaliação, bem como a destreza motora, a capacidade de compreensão etc. E, nesse processo de busca de entendimento acerca do desenvolvimento infantil, podemos encontrar diferentes teorias que norteiam a observação a ser realizada, como uma espécie de filtro tomado como parâmetro para a avaliação do desenvolvimento da criança.
Considerando as teorias do desenvolvimento abordadas na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
- A Teoria da Aprendizagem afirma que o ambiente propicia situações que modelam o comportamento dos indivíduos, tanto no quesito ação quanto crenças que norteiam o organismo modificado pela experiência.
- A Teoria Cognitiva pressupõe que o desenvolvimento das habilidades cognitivas ocorrem de forma aleatória, portanto, sem uma sequência pré-estabelecida, dependendo unicamente das experiências propiciadas pelo ambiente.
III. A Teoria Contextualista ou Bioecológica compreende a relação entre sujeito e ambiente como sendo indissociáveis, de tal modo que as experiências vividas em diferentes contextos afetam a expressão do comportamento desde aspectos mais íntimos até os mais amplos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I e III, apenas.
QUESTÃO 6
A Psicologia foi se especializando em diferentes disciplinas mediante a necessidade de compreensão dos processos biopsicossociais múltiplos que os indivíduos apresentam. Um exemplo disso é a Psicologia do Desenvolvimento, que só se tornou necessária quando identificaram a infância como um momento em que a criança requer suportes diferentes das demais faixas etárias.
Considerando os pressupostos e o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A análise da passagem do tempo é o principal eixo a ser estudado quando pensamos em Psicologia do Desenvolvimento, por isso o tempo é considerado uma variável desta disciplina.
Alternativa 2 – A Psicologia do Desenvolvimento manifesta pouco interesse em compreender as mudanças evolutivas em função dos processos intraindividuais e ambientais.
Alternativa 3 – A Psicologia do Desenvolvimento objetiva compreender a criança e o adolescente por meio da descrição e exploração das mudanças biopsicossociais que se apresentam em função da idade cronológica.
Alternativa 4 – Os parâmetros sistematizados como marcos do desenvolvimento e comportamentos típicos de cada faixa etária são levantados somente em condições de laboratórios, para garantir a fidedignidade dos dados obtidos.
Alternativa 5 – A Psicologia do Desenvolvimento dedica-se ao estudo do desenvolvimento normal, portanto não fornece parâmetros para identificar os comportamentos atípicos ou distúrbios de quaisquer ordens.
QUESTÃO 7
A Psicologia enquanto ciência autônoma é considerada ainda jovem, pois tornou-se independente da filosofia e da fisiologia em 1879, com a criação do Laboratório de Psicologia experimental em Leipzig, na Alemanha, por Wundt, desenvolvendo estudos acerca de como os indivíduos apreendem as sensações e sentimentos. Entretanto, as bases filosóficas foram e ainda são fundamentais para a análise das teorias psicológicas, por fornecerem as primeiras indagações sobre o processo de desenvolvimento individual e subjetivo do homem.
Fonte: SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Thompson Learning Edições, 2006.
Considerando os modelos propostos por Locke e Rousseau, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- John Locke é o filósofo fundador do modelo organicista, no qual se afirma que os marcos de desenvolvimento são universais independente de condições externas a que os indivíduos fossem submetidos.
PORQUE
- A proposição do autor era de que os indivíduos nasciam sem quaisquer habilidades, interesses ou tendências, sendo influenciados exclusivamente pelos valores e interesses estabelecidos pela sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
No contexto escolar, são atendidas centenas de crianças que, apesar de terem a mesma faixa etária, apresentam comportamentos e ritmos de aprendizagem singulares, evidenciando a heterogeneidade que compõe até mesmo uma turma com a mesma idade. Podemos analisar esse fenômeno considerando os fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- O desenvolvimento humano apresenta padrões universais identificados em todos os sujeitos, mas são impactados por questões tanto ambientais quanto culturais.
- Podemos identificar como características singulares: altura, peso, gênero, temperamento, personalidade e padrões de reações emocionais.
III. Aspectos relacionados à comunidade, como acesso a espaços de lazer e cultura, bem como os relacionamentos estabelecidos nestes contextos, pouco influenciam no desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Antônio tem 2 anos e é tido como uma criança tranquila, com funções biológicas regulares e que se adapta bem a novas situações. Quem convive com ele afirma que esse padrão de comportamento ocorre porque seus pais são sujeitos harmoniosos, que evitam conflitos desnecessários e buscam conviver em comunidade de forma cooperativa.
“O termo temperamento refere-se a características individuais que supostamente têm base biológica ou genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em variadas situações. Por exemplo, o temperamento pode afetar o humor e as emoções de crianças pequenas, a forma com que abordam e reagem a situações, seu nível de medo, frustração, tristeza, desconforto etc. Essas respostas exercem também um papel nas interações sociais subsequentes e no funcionamento social. Uma tendência do temperamento refere-se a um perfil específico de sentimentos e comportamentos que se originam na biologia da criança, e aparecem no início do desenvolvimento” (CEECD, 2011, p. 5).
Fonte: https://www.enciclopedia-crianca.com/pdf/complet/temperamento. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A compreensão de que Antônio é uma criança tranquila em razão dos pais é coerente se analisarmos a afirmação sob a perspectiva da herdabilidade do temperamento.
PORQUE
- O temperamento remete às características individuais que possuem base biológica ou genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em situações diversas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Psicologia do desenvolvimento ou psicologias do desenvolvimento? Compreender o desenvolvimento humano é uma tarefa árdua, dado que dentre todas as especíes existem, somos sem dúvida a mais complexa. Para pensarmos o desenvolvimento humano temos diferentes linhas teóricas que elegem um determinado aspecto a ser explorado, sendo ele a personalidade, a inteligência, a linguagem enfim, propondo a partir de pressupostos teórico filosóficos especificos a explicação sobre algum fenômeno humano.
Elaborada pelo professor, 2023.
Considerando os aspectos gerais das teorias exploradas na disciplina de psicologia do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.
- As teorias da aprendizagem compreendem as causas do desenvolvimento a partir da relação do indivíduo com o ambiente, sendo representada pelo behavorismo.
- O foco das teorias cognitivas consiste na interação organismo x ambiente, dando ênfase ao aspecto biológico, e é representada pela epistemologia genética.
III. A teoria contextualista pressupõe que a relação entre sujeito e ambiente são indissociáveis, pois os múltiplos meios em que se relacionam afetam o seu desenvolvimento, sendo representada pela teoria bioecológica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.