ATIVIDADE 2 – PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO – 52 _2024
QUESTÃO 1
A Educação Profissional como modalidade de ensino faz parte da educação básica, a qual é ofertada por meio dos cursos técnicos profissionalizantes. Na sua forma integrada, ela tenta garantir a formação geral científica e básica (específica de cada curso), com duração de quatro anos, e destina-se aos alunos egressos do Ensino Fundamental. É ofertado, ainda, para alunos com 18 anos ou mais, o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Ainda existem os Cursos Técnicos na forma subsequente, os quais se destinam àqueles alunos concluintes do Ensino Médio, que desejam a complementação dos estudos a fim de obter a profissionalização, geralmente, com duração de um a dois a anos, conforme a Lei nº. 11.741, de 2008.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre a Educação Profissional, analise as seguintes afirmações:
- O curso de Formação de Docentes é ofertado em Nível Médio, na forma integrada para alunos egressos do Ensino Fundamental e profissionaliza para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- O curso de Formação de Docentes, disponibilizado no Nível Fundamental Séries Finais em uma modalidade integrada, constitui uma porta de entrada essencial para jovens recém-saídos do Ensino Fundamental que aspiram a se tornar educadores.
III. Este curso tem como objetivo principal capacitar esses estudantes para a docência, especificamente focando na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapas cruciais no desenvolvimento educacional e social das crianças.
- Durante o período de formação, os futuros docentes são imersos em disciplinas que abordam os fundamentos da educação, psicologia infantil, metodologias de ensino, além de técnicas lúdicas e práticas pedagógicas adaptadas às necessidades e ao ritmo de aprendizado das crianças pequenas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 2
A Constituição Federal de 1988, conhecida como a “Constituição Cidadã”, marcou um ponto de virada significativo na história da educação brasileira. Ela estabeleceu a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família, promovendo a democratização do acesso à educação e garantindo princípios fundamentais para a construção de um sistema educacional inclusivo e de qualidade. Este documento legal não apenas consagrou a educação como um direito inalienável, mas também delineou diretrizes que orientam políticas públicas educacionais até os dias atuais. Um dos aspectos mais relevantes da Constituição de 1988 para a educação foi a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino fundamental. Isso significou que o Estado brasileiro assumiu o compromisso de oferecer educação básica gratuita a todas as crianças e adolescentes, independentemente de sua condição socioeconômica, garantindo, assim, um passo crucial em direção à igualdade de oportunidades educacionais.
Fontes: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 17 abr. 2024.
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que condiz com os avanços da Constituição Federal de 1988 na educação brasileira.
Alternativas
Alternativa 1 – Um dos marcos da Constituição de 1988 foi a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino fundamental, garantindo educação básica gratuita a todas as crianças e adolescentes.
Alternativa 2 – A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família, promovendo assim a democratização do acesso à educação no Brasil.
Alternativa 3 – A Constituição de 1988 eliminou a necessidade de investimentos na capacitação e no desenvolvimento profissional dos professores, considerando a formação inicial suficiente para a qualidade do ensino.
Alternativa 4 – A Constituição incentivou a valorização dos profissionais da educação, determinando que o acesso ao magistério deveria ser feito por meio de formação em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena.
Alternativa 5 – A gestão democrática do ensino público, introduzida pela Constituição de 1988, promoveu a participação da comunidade escolar e da sociedade na definição de políticas educacionais, através da criação de conselhos escolares e outros mecanismos de participação.
QUESTÃO 3
A Família Real veio para o Brasil em 1808 e, a partir desse momento, instituiu-se o ensino mútuo, oficializado, aprovado pela lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827. O respectivo método, foi proposto e difundido por Andrew Bell, que era pastor da Igreja Anglicana, e Joseph Lancaster, da seita dos Quakers. De acordo com esse processo de ensino, os alunos com desempenho melhor auxiliavam os professores nas turmas com maior número de alunos. Uma característica era o acompanhamento do professor em uma posição mais elevada da sala, assim, poderia supervisionar o trabalho dos alunos e de seus monitores.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima com o período narrado.
Alternativas
Alternativa 1 – Monitorial.
Alternativa 2 – Escola Nova.
Alternativa 3 – Construtivismo.
Alternativa 4 – Progressivismo.
Alternativa 5 – Educação Tradicional.
QUESTÃO 4
O princípio do trabalho, na ação educativa, implica no rigor teórico-metodológico, capaz de desenvolver a consciência crítica dos sujeitos. Na educação formal, para os conhecimentos da prática social se tornarem científicos, é preciso que o professor ensine, oriente, instigue e mostre o caminho que deseja chegar, ou seja, o objetivo desejado. O rigor metodológico, nesse sentido, é fundamental para a apreensão da consciência crítica acerca da realidade. Desse modo, o trabalho como eixo do processo educativo considera o movimento da sociedade, incorporando a própria história da formação humana.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- Quando o profissional docente adota a postura teórico-metodológica, pautada no trabalho como princípio educativo, ele percebe a mudança frente à realidade.
PORQUE
- Tanto no aspecto social quanto no educacional, pois pensar a atividade humana é pensar nas mudanças decorrentes dessa atividade.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A Educação Profissional é, hoje, uma modalidade de ensino, mas já foi ofertada na forma de cursos técnicos, conforme a Lei n. 5.692/71, quando a profissionalização era obrigatória nas escolas públicas, sendo modificada pela Lei n. 7.044/82, a qual tornou a profissionalização, no segundo grau, opcional às escolas que a ofertavam. Na década de 90, o término da etapa do Ensino Médio passou a ser condição de ingresso para os cursos profissionalizantes, questão retratada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9.394/96, e, principalmente, no Decreto n. 2.208/97.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre a Formação Docente, analise as seguintes afirmações:
- A formação de nível médio possibilita um acesso mais amplo à profissão docente, especialmente em regiões onde há escassez de professores com formação superior. Isso é particularmente importante em comunidades rurais ou áreas remotas, onde a oferta de educação superior é limitada ou inexistente.
- Para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, professores com formação de nível médio, especialmente aqueles formados em cursos Normais, estão aptos a atender às necessidades específicas dessas faixas etárias.
III. Os cursos de formação de nível médio em educação costumam ter um enfoque prático, preparando os futuros professores com conhecimentos e habilidades específicas para começar a lecionar.
- Professores com formação de nível médio desempenham um papel importante na educação básica e são essenciais para o funcionamento do sistema educacional. A experiência prática adquirida pode servir de base para uma formação continuada, incentivando-os a prosseguir com estudos em nível superior e especializações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 6
O estágio curricular é o componente do curso de formação de professores que se destina às atividades que envolvem a observação, a participação e a docência. Nos três momentos, é preciso preparação, mediação e intervenção, no espaço escolar e na sala de aula, no momento da vivência docente. Entendido como o conjunto de atividades que os alunos devem realizar durante o curso, ele corresponde ao exercício experiencial para o futuro campo de trabalho.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá – PR. UniCesumar, 2020.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O estágio supervisionado é crucial na formação de profissionais, pois atua como uma ponte entre os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e a prática real no ambiente de trabalho.
PORQUE
- Este processo permite que os estudantes apliquem conceitos, teorias e métodos aprendidos de maneira concreta, enfrentando situações reais que demandam soluções práticas, criativas e eficazes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A formação de professores é diretamente influenciada pelos desejos da sociedade, embora também exista uma crescente preocupação devido à evidente desvalorização e perda de identidade dos profissionais da educação no contexto atual. Simultaneamente, a escola é vista como um palco para a resolução de dilemas e problemas sociais, sendo constantemente convocada para tal missão. Isso, por sua vez, acaba comprometendo sua missão primordial de ensinar conteúdos de maneira sistemática. Ademais, a questão da capacitação docente, apesar de ser uma exigência, encontra obstáculos burocráticos e falta de uma fiscalização eficaz por parte do Estado para garantir a formação e avaliação focadas na qualidade desejada. No Brasil, a formação e a capacitação dos professores são temas de debate entre os setores educacionais que se dedicam à educação e à capacitação docente. É crucial entender as transformações na educação, as variadas abordagens didático-pedagógicas, assim como os fatores sociais que impactam diferentes ambientes. Refletir sobre as condições ideais para acolher a diversidade cultural torna-se essencial.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima com o enunciado.
Alternativas
Alternativa 1 – A principal preocupação é com a infraestrutura física das escolas, garantindo que todas estejam equipadas com tecnologia de ponta para a educação moderna.
Alternativa 2 – A maior preocupação expressa é a implementação de uniformes escolares padronizados em todas as escolas como forma de promover a igualdade entre os alunos.
Alternativa 3 – O texto destaca como principal preocupação a necessidade de regulamentar mais estritamente o tempo de recreio nas escolas para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
Alternativa 4 – A formação de professores é um assunto superado nos ambientes escolares, considerando que as escolas já se encontram com estruturas sólidas, além dos docentes não precisarem de formação contínua.
Alternativa 5 – A preocupação central é com a desvalorização dos profissionais da educação e a perda da missão primordial da escola de ensinar conteúdos de maneira sistemática, além dos desafios burocráticos enfrentados na capacitação docente.
QUESTÃO 8
A Escola Nova representou uma verdadeira revolução no cenário educacional, buscando uma profunda reformulação na maneira de conceber e praticar a educação. Emergindo como uma resposta às limitações do modelo educacional tradicional, caracterizado por seu enfoque na memorização e na figura autoritária do professor, essa abordagem pedagógica colocou o aluno no centro do processo educativo, valorizando suas experiências, interesses e necessidades individuais. Originária do movimento internacional de renovação educativa e ganhando força no Brasil em 1932 com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a Escola Nova almejava formar cidadãos críticos, autônomos e participativos, capazes de contribuir ativamente para a sociedade. Dentro desta visão renovada, o aprendizado deixou de ser visto como um processo passivo de absorção de conteúdos, transformando-se em uma jornada ativa de descoberta e construção do conhecimento. A pedagogia escolanovista enfatizava a aprendizagem por meio da experiência direta e da interação com o meio, argumentando que o conhecimento mais significativo é aquele adquirido através da exploração, da experimentação e da reflexão sobre as atividades vivenciadas pelo aluno. Assim, a sala de aula tornou-se um ambiente dinâmico, onde o educando tinha a liberdade de expressar suas ideias, explorar suas curiosidades e desenvolver suas capacidades em um ritmo próprio.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- A Escola Nova colocou o aluno como o centro do processo educativo, valorizando suas experiências, interesses e necessidades individuais, em contraposição ao modelo tradicional que se centrava na autoridade do professor e na memorização.
PORQUE
- Dentro da concepção pedagógica escolanovista, o aprendizado é visto como um processo ativo, onde o conhecimento significativo é adquirido por meio da exploração, da experimentação e da reflexão sobre as atividades vivenciadas pelo aluno.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
As universidades têm compromisso com o trabalho que envolva ensino, pesquisa e extensão e isto significa que, ofertando a formação de professores em Nível Superior, devem fomentar o conhecimento como forma de elevação da cultura teórica, epistemológica, portanto, científica, pois quando ele não atende a essas questões, as instituições têm dificuldade para garantir sua dimensões teórico-epistemológica, necessária à formação humana como um todo, ou seja, tendem a cair em um reducionismo pedagógico. Essa questão ficou entendida quando houve a abertura do Curso Normal Superior e Instituto Superior de Educação. Os cursos ofertados por essas instituições, tal como os cursos de Pedagogia das universidades, têm como finalidade formar professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, em um primeiro momento; no entanto faz-se necessário preserve o rigor teórico-metodológico pautado na pesquisa, nos procedimentos investigativos, nas situações que contribuem para o conhecimento e desenvolvimento humano. Os educadores, continuamente, discutem e debatem as licenciaturas, especificamente, o curso de Pedagogia, desde o Parecer n. 252/69 até os nossos dias, e essa é uma prática constante.
Fontes: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº. 252/69. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, n. 100, p. 101-179, 1969.
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima do enunciado.
Alternativas
Alternativa 1 – As universidades devem comprometer-se com ensino, pesquisa e extensão, elevando o conhecimento para aprimorar a formação técnica e profissional dos professores.
Alternativa 2 – É necessário que os cursos de formação de professores, incluindo Pedagogia, enfatizem as habilidades teóricas, desconsiderando a importância da pesquisa e dos procedimentos investigativos.
Alternativa 3 – A discussão e o debate sobre as licenciaturas, especificamente o curso de Pedagogia, são uma prática já superada entre educadores, evidenciando a importância da evolução constante na formação docente.
Alternativa 4 – Os cursos de Pedagogia oferecidos têm o objetivo de preparar professores primariamente para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, mantendo um alto padrão de rigor teórico-metodológico.
Alternativa 5 – A criação do Curso Normal Superior e do Instituto Superior de Educação foi um marco importante para garantir uma base teórico-epistemológica sólida na formação de professores, evitando o reducionismo pedagógico.
QUESTÃO 10
A formação de professores no Brasil passou por muitas concepções de ensino e de aprendizagem: concepções didáticas, filosóficas, sociológicas, antropológicas e psicológicas, ou seja, as áreas que fundamentam a área educacional todo. No entanto, em cada momento histórico, compreenderemos melhor as teorias e concepções que regem o ensino e a formação docente.
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
Dessa forma, os princípios que devem nortear o trabalho pedagógico na formação de docentes em nível médio – na Modalidade Normal, bem como, na formação em Pedagogia são:
Alternativas
Alternativa 1 – O trabalho como princípio educativo; a práxis com princípio cultural; o ensino de técnicas.
Alternativa 2 – O trabalho como princípio educativo; a práxis como princípio curricular; o ensino tecnológico.
Alternativa 3 – O trabalho como princípio de alienação; a práxis como princípio curricular; o direito do trabalhador..
Alternativa 4 – O trabalho como princípio educativo; a práxis como princípio curricular; o princípio cultural e disciplinar.
Alternativa 5 – O trabalho como princípio educativo; a práxis como princípio curricular e sua dimensão reflexiva; o direito da criança ao processo de escolarização.