ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
A produção de conhecimento começou com os primeiros hominídeos e continuou a se intensificar ao longo do tempo. Cada geração constrói sobre as descobertas da anterior, seja confirmando e expandindo o conhecimento existente ou refutando o saber tradicional, resultando em um contínuo avanço do conhecimento.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração os cinco tipos de conhecimento citados por Aranha e Martins (1993) e Chauí (1994), pontualmente sobre o senso comum, analise as afirmativas a seguir:
- O senso comum é um conhecimento espontâneo, aprendido no dia a dia, e é uma mistura de vários tipos de conhecimento.
- O senso comum pode ser submetido a uma análise lógica e generalizado como forma de explicação do real.
III. A ideologia, para Marx, é uma falsa consciência que surge da divisão da sociedade em classes.
- A ideologia pode mascarar formas de dominação, dificultando a reflexão e causando o imobilismo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas para integrar métodos qualitativos e quantitativos. É importante ressaltar que nenhum método é superior ao outro; cada abordagem tem suas próprias características e é escolhida com base no tipo de pesquisa a ser realizada.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Tendo em vista a pesquisa científica e os meios de desenvolvê-la, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A pesquisa qualitativa trata de problemáticas pontuais e explora dados que não podem ser quantificados.
PORQUE
- A pesquisa quantitativa trata de problemáticas amplas e apresenta dados em formatos de codificação e análises estatísticas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Com foco em condutas associadas a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco é uma conhecida organização que tem relação direta com a ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1998, reconhecendo a crescente mutabilidade da realidade, a Unesco divulgou um relatório voltado a educação para o século XXI, este organizado por Jacques Delors, que foi bastante divulgado a nível mundial.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre o relatório da Unesco e os quatro pilares da educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O relatório da Unesco, organizado por Jacques Delors, foi lançado em 2010 e introduziu o conceito dos quatro pilares da educação.
Alternativa 2 – Aprender a conviver refere-se ao desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar situações adversas no mundo do trabalho.
Alternativa 3 – Aprender a conhecer é focado na memorização de conteúdos escolares transmitidos pela escola.
Alternativa 4 – Aprender a ser envolve a integração dos demais pilares e o desenvolvimento da capacidade autônoma de decisão sobre assuntos cotidianos.
Alternativa 5 – O relatório da Unesco defende que a formação deve ser exclusivamente intelectual, sem ênfase em áreas subjetivas.
QUESTÃO 4
Há em nosso país um Ministério encarregado pela definição e implantação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo este o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tal política é desenvolvida com base em consulta pública e o envolvimento de diversas entidades, tanto públicas como privadas e, em seguida, transformada em lei.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a implementação de políticas voltadas a ciência e tecnologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
- O financiamento da pesquisa pelo poder público no Brasil é realizado principalmente por meio do CNPq e da FINEP, agências subordinadas ao MCTI.
- O MEC, por meio da CAPES, oferece bolsas e programas de cooperação internacional para estudantes e professores, contribuindo para a pesquisa no ensino superior.
III. As universidades brasileiras desempenham um papel importante na democratização dos benefícios da ciência e tecnologia através de ações de extensão universitária.
- O financiamento privado é suficiente para todas as áreas de pesquisa, não havendo necessidade de investimento público.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
A vida moderna é marcada por rápidas mudanças tecnológicas, que influenciam nosso modo de agir, pensar e sentir. Ao contrário de nossos avós, que experimentaram mudanças mais lentas, as pessoas na Idade Média viviam em um mundo quase estático, com poucas transformações ao longo de suas vidas.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o impacto do método científico e das transformações científico-tecnológicas na sociedade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O método científico foi sempre visto como uma forma infalível de trazer evolução e progresso, sem efeitos indesejados.
Alternativa 2 – As transformações científicas e tecnológicas da Idade Moderna não alteraram a vida das pessoas, que continuaram a viver no campo regidas pela natureza.
Alternativa 3 – A invenção do relógio não teve impacto significativo no controle dos horários dos operários nas fábricas.
Alternativa 4 – No capitalismo, a ciência passou a ser subordinada à produção, gerando inovações que beneficiam os processos industriais.
Alternativa 5 – Descobertas científicas e tecnológicas nunca foram consideradas disruptivas, pois não alteram modos de vida estabelecidos.
QUESTÃO 6
O Behaviorismo é uma teoria psicológica que foca no estudo do comportamento observável, tanto humano quanto animal. Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e B.F. Skinner, relacionado ao condicionamento operante.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas a seguir:
- O behaviorismo foca nos comportamentos observáveis e exclui pensamentos, sonhos e motivações internas.
- Para Skinner, o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivenciado ao longo de sua vida.
III. Segundo o behaviorismo, a aprendizagem é uma mudança de comportamento como reação a estímulos externos.
- O condicionamento, incluindo reforços positivos e negativos, é defendido pelos behavioristas como método de ensino.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
É inegável que a ciência não resolve a massiva parte das adversidades da humanidade, mas devemos concordar que esta é indispensável e encontra-se em quase todas nossas atividades cotidianas. Se pararmos para pensar, a realidade é que deixamos de pensar, refletir, analisar, filosofar sobre as coisas e acabamos por nos ater ao senso comum.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A pesquisa científica não tem impacto na economia ou no planejamento urbano.
Alternativa 2 – As tecnologias sociais visam principalmente o lucro e a competitividade no mercado.
Alternativa 3 – O desenvolvimento sustentável e a inovação são impulsionados pela pesquisa científica.
Alternativa 4 – A formação para o trabalho deve focar exclusivamente em ofícios tradicionais.
Alternativa 5 – O conhecimento científico é irrelevante para a produção de novos materiais e processos.
QUESTÃO 8
O cérebro é um órgão altamente sofisticado, com uma notável capacidade de adaptação conhecida como neuroplasticidade. Essa plasticidade neural permite que o cérebro se reprograme em resposta a diferentes experiências e ambientes. A habilidade de aprender é um dos maiores talentos da nossa espécie, justificando o título de homo docens, ou seja, uma espécie que ensina a si própria.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a neuroplasticidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A sinapse ocorre exclusivamente por processos elétricos e não envolve mensageiros químicos.
Alternativa 2 – Os neurônios se conectam através de dendritos que lançam sinais diretamente nos axônios.
Alternativa 3 – Aprender algo novo significa criar novas correntes cerebrais ou fortalecer as já existentes.
Alternativa 4 – A sinapse não tem relação com o pensamento, que é gerado por processos diferentes no cérebro.
Alternativa 5 – As ligações entre neurônios não podem ser fortalecidas, pois são fixas desde o nascimento.
QUESTÃO 9
A produção de conhecimento não se limita apenas à ciência. Na busca por entender o mundo e o próprio papel nele, as pessoas também criam mitos, costumes, filosofias, entre outros. Cada tipo de conhecimento possui suas próprias características, mas todos compartilham o objetivo de compreender o mundo e dar-lhe significado.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre os cinco tipos básicos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
- O mito explica o real por meio de experiências e narrativas, sem se apoiar em evidências racionais.
- A arte tem um caráter estético e se relaciona com a sensibilidade, atingindo os sentidos e não necessariamente a lógica.
III. O senso comum é sempre crítico e questiona os motivos das coisas.
- A ciência busca compreender a realidade por meio da razão e das relações de causa e efeito entre os fenômenos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço, realizou estudos observando o desenvolvimento das funções mentais a fim de entender os processos cognitivos que permitem ao ser humano conhecer o mundo em seus aspectos materiais e simbólicos. Ao mencionar as concepções clássicas sobre aprendizagem, nota-se que Piaget concebeu que o pensamento infantil, embora mais simples, possui uma lógica clara específica da faixa etária.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, analise as afirmativas a seguir:
- Piaget demonstrou que o ser humano desenvolve níveis cognitivos mais complexos ao longo do tempo.
- O equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente é constante e não se altera com novos desafios ou conflitos.
III. A aprendizagem, segundo Piaget, é um processo constante de desequilibração e equilibração.
- Os mecanismos internos para a aprendizagem, de acordo com Piaget, são a assimilação e a acomodação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.